SóProvas


ID
2751187
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.


As anatomias do belo


Ainda polêmico, o corpo livre sempre foi um dos elementos centrais para a produção artística, seja a serviço de padrões de beleza, seja para quebrá-los radicalmente


O corpo sempre esteve presente na arte, durante muito tempo por meio de representações que dizem bastante sobre a cultura de cada época e, também, sobre a maneira como enxergamos cada uma delas. Nas pinturas rupestres, por exemplo, as imagens ilustravam basicamente homens em lutas com animais. Eram quase dicas de sobrevivência. Naquela época, não existiam pretensões estéticas, mas hoje somos capazes de ver equilíbrio nos traços duros de uma realidade crua. Também aprendemos a apreciar as figuras humanas angulosas da Grécia antiga, reflexos de uma sociedade otimista, voltada para uma revolução filosófica e, aí sim, em busca de ideais de beleza.

Entre a violência de um e a harmonia de outro, a história da arte foi construindo o que seria a percepção da beleza através do corpo humano. Trata-se de um conceito largo mesmo, que trafega entre a barbárie e a civilização com uma facilidade enganosa: variações entre esses dois extremos estão no centro da discussão, atualíssima, de como o corpo pode expressar – ou não – o belo na arte.

Ato 1: No dia 19 de novembro de 1971, o artista norte-americano Chris Burden entrou na pequena galeria F Space, em Santa Ana, Califórnia, e se posicionou em frente a uma parede. A uma distância de cerca de quatro metros, seu assistente empunhou um rifle calibre 22 e disparou em sua direção. O plano era que o tiro pegasse de raspão o seu braço esquerdo, fazendo escorrer uma única gota de sangue. Um vermelho singelo e poético. Belo. Mas a bala acabou entrando na pele. No registro da performance, filmada em Super 8, vemos um Chris Burden assustado sair de cena.

Shoot era uma crítica aos tiroteios a que os norte-americanos assistiam diariamente na TV durante a Guerra do Vietnã. Mas foi além e garantiu ao artista um lugar de destaque entre aqueles que exploram os limites entre a arte e a vida, e questionam a repulsa ou a atração que situações extremas causam nas pessoas. Os espectadores podiam interromper o atirador a qualquer momento. Mas, como viria a acontecer outras vezes na arte, testemunharam tudo em silêncio. A possibilidade do sangue derramado se impôs como outro tipo de estética – a de uma beleza que nasce do terrível.


KATO, Gisele. Bravo. Disponível em: <http://bravo.vc/seasons/ s03e02/>. Acesso em: 28 nov. 2017 (Adaptação).

De acordo com o texto, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Achei díficil a questão, porque o texto expressa sim que a cultura manifestada em determinada sociedade influencia a arte (como no caso dos homens nas cavernas e da Grécia antiga). Esforçando-me para compreender o gabarito, acredito que a passagem que compara os extremos das artes representadas, por um lado, nas pinturas rupestres e, por outro, nas figuras humanas da Grécia antiga, justificam a alternativa B. 

     

    "Nas pinturas rupestres, por exemplo, as imagens ilustravam basicamente homens em lutas com animais. Eram quase dicas de sobrevivência. Naquela época, não existiam pretensões estéticas, mas hoje somos capazes de ver equilíbrio nos traços duros de uma realidade crua. Também aprendemos a apreciar as figuras humanas angulosas da Grécia antiga, reflexos de uma sociedade otimista, voltada para uma revolução filosófica e, aí sim, em busca de ideais de beleza."

     

    Ou seja a arte,em razão de seus limites amplos, incorpora (e não é moldada/fixada) diferentes estéticas presentes em diferentes sociedades, de diferentes épocas. 

    -------------------------

    E por que a D está errada?

    "d) A arte sempre tem como objetivo despertar nas pessoas a busca pelos ideais de beleza, mesmo que isso seja feito por meio daquilo que não é belo."

    despertar nas pessoas a busca pelos ideais de beleza: essa foi característica citada fazendo referência à arte da Grécia antiga.

    "(...) o corpo livre sempre foi um dos elementos centrais para a produção artística, seja a serviço de padrões de beleza, seja para quebrá-los radicalmente. O corpo Uesteve presente na arte, durante muito tempo por meio de representações que dizem bastante sobre a cultura de cada época e, também, sobre a maneira como enxergamos cada uma delas.

    [Repare que as ocorrências do advérbio 'sempre' estão associadas ao 'corpo', e não aos ideias de beleza]

  • Quem conseguir acertar as questões de compreensão e interpretação desta banca com certeza são capazes de responder a qualquer outra.

  • Bem surpreso com o gabarito também.

    Até mesmo por consider o próprio título como um resumo do exposto no texto: "As anatomias do belo".

    Ao longo do mesmo pudemos perceber esse contrate de opiniões como formadores da arte.

    Enfim, brigar com banca após gabarito é como brigar com faca afiada, e sempre veremos isso em interpretação de textos.

  • PESSOAL VAMOS INDICAR ESSA QUESTÃO PRA COMENTÁRIO.....ESSE GABARITO NÃO PODE ESTAR CERTO

  • O parágrafo 1 responde. A arte não é SÓ pinturas rupestres, nem SÓ estética grega, ou seja, ela tem limites amplos o bastante para não se prender a um tempo determinado da história.


    GABARITO B

  • Meio ambígua a letra B, mas ok. A arte, de forma geral, não se restringe a um só povo em uma só época, prova disso é que existem diferentes formas de arte, como: arte grega, arte rupestre, arte como forma de protesto.


    Ao mesmo tempo, o erro da letra C é dizer que a arte não interfere na realidade. Ora, a arte como forma de protesto serve justamente pra isso, mudar a realidade. É o caso rapaz que recebe um tiro citado no texto.


    Gab B

  • GABARITO: B

    A) A arte é feita para ser admirada de forma contemplativa, sem interação dos espectadores. Por isso no momento do tiro (e em outros da arte), as pessoas não interromperam o atirador.

    B) Os limites da arte são amplos o bastante para que ela não seja moldada por uma determinada estética presente em uma sociedade em uma determinada época.

    C) Mesmo que nasça daquilo que não é belo ou do que choca, a arte impõe a seu espectador uma atitude que conforma o olhar do público, sem interferir na realidade.

    D)A arte sempre tem como objetivo despertar nas pessoas a busca pelos ideais de beleza, mesmo que isso seja feito por meio daquilo que não é belo.

  • Marquei letra D. Fiquei na dúvida entre B e D. Não sei porque a letra D está errada.

  • a) A arte é feita para ser admirada de forma contemplativa, sem interação dos espectadores. Por isso no momento do tiro (e em outros da arte), as pessoas não interromperam o atirador.

    Erro: "Os espectadores podiam interromper o atirador a qualquer momento. Mas, como viria a acontecer outras vezes na arte, testemunharam tudo em silêncio."

    b) Os limites da arte são amplos o bastante para que ela não seja moldada por uma determinada estética presente em uma sociedade em uma determinada época.

    Justificativa: "Ainda polêmico, o corpo livre sempre foi um dos elementos centrais para a produção artística, seja a serviço de padrões de beleza, seja para quebrá-los radicalmente." "[...] não existiam pretensões estéticas [...]"

    c) Mesmo que nasça daquilo que não é belo ou do que choca, a arte impõe a seu espectador uma atitude que conforma o olhar do público, sem interferir na realidade.

    Erro: "[...] questionam a repulsa ou a atração que situações extremas causam nas pessoas."

    d) A arte sempre tem como objetivo despertar nas pessoas a busca pelos ideais de beleza, mesmo que isso seja feito por meio daquilo que não é belo.

    Erro: "Ainda polêmico, o corpo livre sempre foi um dos elementos centrais para a produção artística, seja a serviço de padrões de beleza, seja para quebrá-los radicalmente."