letra c
Henry Jenkins, em sua obra “Cultura da Conexão” (2014, p. 246), aponta que, na era de compartilhamento digital, há uma variedade de considerações estratégicas e técnicas que podem aumentar as chances de um conteúdo de valor ser propagado. O conteúdo é mais suscetível a ser compartilhado se corresponder aos seguintes critérios:
Disponível quando e onde o público quiser: os produtores, sejam profissionais ou amadores, precisam ir além de uma mentalidade “se você construir, eles virão”, levando ou enviando material para onde o público achar que é mais útil.
•
Portátil: os membros do público não querem ficar presos em um lugar só. Eles querem seus textos de mídia “em movimento”. O conteúdo tem de ser citável (pode ser editado pela audiência) e apropriável (fácil de pegar e inserir em outros lugares pelo público). Os públicos muitas vezes abandonam o material se o compartilhamento se mostrar muito oneroso.
•
Facilmente reutilizável em uma série de maneiras: os produtores de mídia e o público de mídia circulam conteúdo por razões muito diferentes. A criação de textos de mídia que sejam abertos a uma variedade de usos do público é fundamental para a criação de material para ser propagado.
•
Relevante para os vários públicos: o conteúdo que atraia a mais do que um público-alvo, tanto o público pretendido como o público excedente, tem um significado mais amplo como mídia propagável.
•
Parte de um fluxo constante de material: a mentalidade “viral” leva marcas a investirem toda a sua energia em um texto de mídia específico e espera que gere sucessos exponenciais. Alguns fluxos de material podem ressoar mais do que outros, uma vez que os criadores nem sempre são capazes de fazer previsões, porém é importante que sejam regulares.
oneroso
adjetivo
que impõe, envolve ou está sujeito a ônus, encargo, obrigação.
que ocasiona despesas, gastos; dispendioso.
que é pesado, sufoca, oprime; molesto, incômodo.
JURÍDICO (TERMO): que produz reciprocidade de vantagens e obrigações para as partes envolvidas (diz-se de ato).