SóProvas


ID
2751871
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com o sistema de repartição de competências previsto na Constituição Federal,

Alternativas
Comentários
  • GAB.: E

     

     

    CF/88

     

    Art. 25,

     

    § 1º São reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam vedadas por esta Constituição.

     

    § 2º Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação.

     

     

    HAIL IRMÃOS!

     

  • Gravem: Gás canalizado = competência dos Estados. Vedada edição de medida provisória. (art. 25, §2º, CF)

  • A velha competência residual dos estados-membros.

  • a) ERRADO

    Art. 30. Compete aos Municípios:

    II - suplementar a legislação federal e a estadual no que couber;

     

    b) ERRADO

    Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:

    I - direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho;

     

    c) ERRADO

    Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:

    Veja que não tem municípios.

    Municipios aparecem na competência coMum (COMunicipios)

     

    d) ERRADO

    Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:

    XXVII – normas gerais de licitação e contratação, em todas as modalidades, para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, obedecido o disposto no art. 37, XXI, e para as empresas públicas e sociedades de economia mista, nos termos do art. 173, § 1°, III; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

    e) CERTO

    Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição.

    § 2º Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 5, de 1995)

  • parabens pelo comentario Alice Lannes!

  • CESPE - IPAJM-ES - 2010

    Os estados-membros têm competência comum, não legislativa, e residual ou reservada. Neste último caso, aos estados-membros estarão reservadas todas as competências que não sejam vedadas a eles, ou seja, as que não forem de competência expressa dos outros entes. Uma das competências expressamente reservadas aos estados-membros pela CF é a de explorar os serviços locais de gás canalizado, mediante concessão, na forma da lei, vedada a regulamentação da referida matéria por medida provisória. CERTO

     

    LETRA E

  • LETRA E

     

    ESTADOS:

    - A CF/88 NÃO LISTA TAXATIVAMENTE AS COMPETÊNCIAS DOS ESTADOS-MEMBROS, CHAMADAS COMPETÊNCIAS RESIDUAIS OU REMANESCENTE.

    - ELE EXPLORA OS SERVIÇOS DE GÁS CANALIZADO.

    - PODERÃO,MEDIANTE LEI COMPLEMENTAR, INSTITUIR REGIÕES METROPOLITANAS, AGLOMERAÇÕES E MICRORREGIÕES

    - ORGANIZARÃO SUA JUSTIÇA.

     

     

    UNIÃO> AUTORIZAÇÃO, PERMISSÃO E CONCESSÃO.

    ESTADOS> CONCESSÃO.

    MUNICÍPIOS> CONCESSÃO E PERMISSÃO.

  • A) ERRADA, PELO CONTRÁRIO PÉ NECESSÁRIO QUE O MUNICIPIO FAÇA ISSO.

     

    B - ERRADA

     

    C - MUNICIPIO NÃO ENTRA NA LEGISLAÇÃO CONCORRENTE

     

    Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre

     

    D- ERRADA, ISSO É COMPETÊNCIA DA UNIÃO.

     

    E- CORRETA.

  •  

    Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição. -> AUTO-ORGANIZAÇÃO -> Poder Constituinte Derivado Decorrente E AUTONORMATIZAÇÃO

     

    § 1º São reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam vedadas por esta Constituição. -> COMPETÊNCIA REMANESCENTE/RESIDUAL.

     

    § 2º Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação. -> ESTADO MEMBRO PODE EDITAR MP, DESDE QUE HAJA PREVISÃO NA RESPECTIVA CONSTITUIÇÃO.

  • GAB.: E

     "Cabe aos Estados o exercício das competências que não lhes sejam vedadas, além de outras enumeradas pela Constituição, como a exploração, direta ou mediante concessão, dos serviços locais de gás canalizado, na forma da lei".

  • A questão aborda a temática relacionada à repartição constitucional de competências entre os entes. Analisemos as alternativas, com base na CF/88:

    Alternativa “a": está incorreta. É possível a suplementação. Nesse sentido: Art. 30 - Compete aos Municípios: [...] I - legislar sobre assuntos de interesse local; II - suplementar a legislação federal e a estadual no que couber.
    Alternativa “b": está incorreta. A competência relativa ao Direito do trabalho é privativa da União, conforme art. 22, I da CF/88. 

    Alternativa “c": está incorreta. Nas competências concorrentes, não se inclui os municípios. Nesse sentido: art. 24 - Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: [...].

    Alternativa “d": está incorreta. Trata-se de competência privativa da União. Nesse sentido: Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre: [...] XXVII – normas gerais de licitação e contratação, em todas as modalidades, para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, obedecido o disposto no art. 37, XXI, e para as empresas públicas e sociedades de economia mista, nos termos do art. 173, § 1°, III.

    Alternativa “e": está correta. Conforme art. 25 - Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição. § 1º São reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam vedadas por esta Constituição; § 2º Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação.           

    Gabarito do professor: letra e.

  • competências dos Estados em questões

     

    2015

    Além das competências legislativas remanescentes, a Constituição Federal de 1988 enumerou algumas competências aos estados-membros, como, por exemplo, a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios, por meio de lei estadual.
     

    Certa

     

     

    2016

    O estado do Pará pode explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, não podendo a regulamentação da exploração ocorrer por meio de medida provisória.

    certa

     

    2015

    A fim de integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum, é permitido aos estados, por intermédio de lei complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes.

    certa

     

     

     

  • A) Art. 30. Compete aos Municípios: I - legislar sobre assuntos de interesse local; II - suplementar a legislação federal e a estadual no que couber;

     

    B) Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre: I - direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho;

     

    C) Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre: (...) Trata-se de matérias de competência legislativa privativa da União.

     

    D) Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre: XXVII – normas gerais de licitação e contratação, em todas as modalidades, para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, obedecido o disposto no art. 37, XXI, e para as empresas públicas e sociedades de economia mista, nos termos do art. 173, § 1°, III; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

    E) Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição.

     

    § 1º São reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam vedadas por esta Constituição.

     

    § 2º Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 5, de 1995)

     

    § 3º Os Estados poderão, mediante lei complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.

  • Questão clássica em provas.

    Olha o Gàaaaaasssss

  • a) é vedado [Permitido] aos Municípios suplementar a legislação federal e estadual, ainda que para atender ao interesse local.

     

    b) cabe aos Estados [União]  estabelecer os requisitos dos contratos de trabalho firmados em seus territórios.

     

    c) cabe à União, aos Estados e aos Municípios [Município não tem competência concorrente] legislar em regime de concorrência sobre todas as matérias.

     

    d) cabe aos Estados [União] legislar, privativamente, sobre normas gerais de licitação e contratação, em todas as modalidades, para as empresas públicas e sociedades de economia mista estaduais.

     

    e) cabe aos Estados o exercício das competências que não lhes sejam vedadas, além de outras enumeradas pela Constituição, como a exploração, direta ou mediante concessão, dos serviços locais de gás canalizado, na forma da lei.

  • COMENTÁRIO - PROFESSOR Q.CONCURSOS:

    A questão aborda a temática relacionada à repartição constitucional de competências entre os entes. Analisemos as alternativas, com base na CF/88:

    Alternativa “a": está incorreta. É possível a suplementação. Nesse sentido: Art. 30 - Compete aos Municípios: [...] I - legislar sobre assuntos de interesse local; II - suplementar a legislação federal e a estadual no que couber.


    Alternativa “b": está incorreta. A competência relativa ao Direito do trabalho é privativa da União, conforme art. 22, I da CF/88.  



    Alternativa “c": está incorreta. Nas competências concorrentes, não se inclui os municípios. Nesse sentido: art. 24 - Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: [...].



    Alternativa “d": está incorreta. Trata-se de competência privativa da União. Nesse sentido: Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre: [...] XXVII – normas gerais de licitação e contratação, em todas as modalidades, para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, obedecido o disposto no art. 37, XXI, e para as empresas públicas e sociedades de economia mista, nos termos do art. 173, § 1°, III.



    Alternativa “e": está correta. Conforme art. 25 - Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição. § 1º São reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam vedadas por esta Constituição; § 2º Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação.   

             

    Gabarito do professor: letra E. 
     

  •  A) Errada: é vedado aos Municípios suplementar a legislação federal e estadual, ainda que para atender ao interesse local. (Respeitando as leis vigentes e a CF)

     B)Errada: cabe aos Estados ( Leis trabalhistas é  competência da união) estabelecer os requisitos dos contratos de trabalho firmados em seus territórios.

     c)Errada: cabe à União, aos Estados e aos Municípios legislar em regime de concorrência sobre todas as matérias (Existem matérias exclusivas e concorrentes) .

     d)Errada: cabe aos Estados (União) legislar, privativamente, sobre normas gerais de licitação e contratação, em todas as modalidades, para as empresas públicas e sociedades de economia mista estaduais.

     e)Certa: cabe aos Estados o exercício das competências que não lhes sejam vedadas, além de outras enumeradas pela Constituição, como a exploração, direta ou mediante concessão, dos serviços locais de gás canalizado, na forma da lei.

     

  • Ohhhh gássss!!!

     

    GÁS NATURAL: UNIÃO

    GÁS CANALIZADO: ESTADOS

    GAB.E

  • Não esquecer:

     

    → Gás canalizADO - EstADO

     

  • QUESTÕES DE MULTIPLAS ESCOLHAS SÃO UMA MARAVILHA

  • Ouhhh gás... vê se não esquece... Preciso de vc aqui!!! Sempre erro essa!!! Hahaha
  • Oh o gásssss
  • QC tá virando a OLX... povo sem noção vem fazer propragando aqui, só o que faltava.

  • Se for para fazer comentários desnecessários, nem deveriam comentar, sinceramente não sei o que estão fazendo aqui... LAMENTÁVEL!

  • Viu gás canalizado, marcou Estados!

  • Resposta: E

    Sempre soube que esses comentaristas de plantão nunca fizeram de coração.

  • Boa noite,

    Para os malas de plantão (o recado não é pra ninguém especificamente).

    Como tem vários comentários nesse sentido em diversas questões.... Qual o problema com as respostas repetidas nos comentários dos colegas? Se não for por repetição e massificação, qual o objetivo de se resolver centenas de questões de um mesmo assunto? Humm?

    Então, para de encher o saco pô.... e basta rolar os comentários!!! Simples!!! E já que é muita perda de "tempo" assim, tem-se a opção de não ver os comentários.

    Com carinho,

    Wagner

  • Gás Natural:UNIÃO

    Gás Canalizado: ESTADOS

  • Que tara é essa com gás canalizado? É muita questão sobre isso.

  • GABARITO E

    Art: 25 § 2º Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, a empresa estatal, com exclusividade de distribuição, os serviços locais de gás canalizado.

    Gás Canalizado: Estado !

    Vai dar certo!

  • GABARITO: LETRA E

    A questão aborda a temática relacionada à repartição constitucional de competências entre os entes. Analisemos as alternativas, com base na CF/88:

    Alternativa “a": está incorreta. É possível a suplementação. Nesse sentido: Art. 30 - Compete aos Municípios: [...] I - legislar sobre assuntos de interesse local; II - suplementar a legislação federal e a estadual no que couber.

    Alternativa “b": está incorreta. A competência relativa ao Direito do trabalho é privativa da União, conforme art. 22, I da CF/88. 

    Alternativa “c": está incorreta. Nas competências concorrentes, não se inclui os municípios. Nesse sentido: art. 24 - Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: [...].

    Alternativa “d": está incorreta. Trata-se de competência privativa da União. Nesse sentido: Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre: [...] XXVII – normas gerais de licitação e contratação, em todas as modalidades, para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, obedecido o disposto no art. 37, XXI, e para as empresas públicas e sociedades de economia mista, nos termos do art. 173, § 1°, III.

    Alternativa “e": está correta. Conforme art. 25 - Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição. § 1º São reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam vedadas por esta Constituição; § 2º Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação.   

    FONTE: Bruno Farage, Mestre em Teoria e Filosofia do Direito - UERJ, de Direito Constitucional, Direitos Humanos, Filosofia do Direito, Estatuto da Advocacia e da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB

  • GABARITO LETRA E

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

    ARTIGO 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição.

    § 2º Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação

  • § 2º Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação

    PENSOU EM GÁS CANALIZADO, PENSOU EM ESTADO