SóProvas


ID
2752711
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                          Meditação e foco no macarrão


      "Sente os pés no chão", diz a instrutora, com a voz serena de quem há décadas deve sentir os pés no chão, "sente a respiração”.

      "Inspira, expira", ela diz, mas o narrador dentro da minha cabeça fala mais alto: "Eis então que no início do terceiro milênio, tendo chegado à Lua e à engenharia genética, os seres humanos se voltavam ávidos a técnicas milenares de relaxamento na esperança de encontrar alguma paz e algum sentido para suas vidas simultaneamente atribuladas e vazias".

      Um lagarto, penso, jamais faria um curso de meditação. "Sente a pedra. A barriga na pedra. Relaxa a cauda. Agora sente o sol aquecendo as escamas. Esquece as moscas. Esquece as cobras rondando a toca. Inspira. Expira." Eu imagino que o lagarto sinta a pedra. A barriga na pedra. O prazer simples e ancestral de lagartear sob o sol.

      Se o lagarto consegue esquecer as moscas ou a cobra rondando a toca, já não sei. A parte mais interna e mais antiga do nosso cérebro é igual à dos répteis. É dali que vem o medo, ferramenta evolutiva fundamental para trazer nossos genes triunfantes e nossos cérebros aflitos através dos milênios até aquela roda, no décimo segundo andar de um prédio na cidade de São Paulo.

      Não há nada de místico na meditação. Pelo contrário. Meditar é aprender a estar aqui, agora. Eu acho que nunca estive aqui, agora. O ansioso está sempre em outro lugar. Sempre pré-ocupado. Às vezes acho que nasci meia hora atrasado e nunca recuperei esses trinta minutos. "Inspira. Expira".

      Não é um problema só meu. A revista dominical do "New York Times" fez uma matéria de capa ano passado sobre o tema. Dizia que vivemos a era da ansiedade. Todas as redes sociais são latifúndios produzindo ansiedade. Mesmo o presente mais palpável, como um prato fumegante de macarrão, nós conseguimos digitalizar e transformar em ansiedade. Eu preciso postar a minha selfie dando a primeira garfada neste macarrão, depois nem vou conseguir comer o resto do macarrão, ou sentir o gosto do macarrão, porque estarei ocupado conferindo quantas pessoas estão comentando a minha foto comendo o macarrão que esfria, a minha frente.

      "Inspira, expira.” A voz da instrutora é tão calma e segura que me dá a certeza de que ela consegue comer o macarrão e me dá a esperança de que também eu, um dia, aprenderei a comer o macarrão. É só o que eu peço a cinco mil anos de tradição acumulada por monges e budas e maharishis e demais sábios barbudos ou imberbes do longínquo Oriente. "Inspira. Expira.” Foco no macarrão.

(Adaptado de: PRATA, Antonio. Folha de S. Paulo. Disponível em: www.folha.uol.com.br)  

Considerando a argumentação estabelecida no texto, articulam-se a ideias opostas as seguintes palavras:

Alternativas
Comentários
  • Maconha?

  • Qual o erro da B?

  • Gabarito - C

     

     

    6º Parágrafo  -  "Mesmo o presente mais palpável, como um prato fumegante de macarrão, nós conseguimos digitalizar e transformar em ansiedade. Eu preciso postar a minha selfie dando a primeira garfada neste macarrão, depois nem vou conseguir comer o resto do macarrão, ou sentir o gosto do macarrão, porque estarei ocupado conferindo quantas pessoas estão comentando a minha foto comendo o macarrão que esfria, a minha frente.

     

     

    →  Relação de oposição contextual, pois o macarrão é o presente ''palpável'' (mundo real), enquanto a foto é algo superficial (mundo virtual). Nas demais alternativas não há esse contraste nítido. Sim Renato, muita maconha.

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Confira o meu material gratuito > https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • Já acabou FCC??? Me bate mais que tá pouco

  • Sabe o nome disso? Cannabis Sativa!

  • Eu ate entendi o contexto, mas pq nao poderia ser ansioso x atrasado?

     

  • Para mim era a alternativa B. Alguém pode me explicar a alternativa C?????

  • "depois nem vou conseguir comer o resto do macarrão, ou sentir o gosto do macarrão, porque estarei ocupado conferindo quantas pessoas estão comentando a minha foto comendo o macarrão que esfria, a minha frente".

    -pq ele não termina de comer o resto do macarrão???

    -isso msm, pq tá acupado conferindo os comentários da foto....

    -conferir os comentários da foto é a adversidade que faz ele não terminar de comer o macarrão.

  • FORÇOU A BARRA!

  • Acertei, mas tive que elaborar uma viagem muito louca e no conforto da minha casa. Fico imaginando a galera na hora da prova se deparando com um trambolho desse, pqp

  • Gabarito: letra C

     

    a) penso; imagino (3° parágrafo). ERRADO

    Ideia de sinônimos. 

     

     b) ansioso; atrasado (5° parágrafo). ERRADO

    Não representam palavras opostas. 

     

     c) macarrão; foto (6° parágrafo). CORRETA

    São opostos, ou come o macarrão ou posta a foto. Numa leitura metafórica, o macarrão representa o agora, o que é diferente da foto, que é o pré-ocupado, é a ansiedade.

     

     d) pedra; sol  (3° parágrafo). ERRADO

    São elementos da natureza. Nesse contexto, não são opostos e sim sinônimos. 

     

     e) Relaxa; lagartear (3° parágrafo). ERRADO

    Ideia de sinônimos.

  • Viagem da gota serena foi essa? Não entendi ainda.

  • Morto!!!!!

  • Uso de substâncias proibidas fazem isso.

  • Meu Deus!

     

  • Não concordo, porque a oposição está entre comer ou postar, não necessariamente entre o macarrão e a foto!

  • Muita maconha.

  • Um dia ainda enviarei essas questões brisa da FCC para o autor do texto pra ver se ele concorda ou a FCC realmente viaja !

  • macarrão (comer, apreciar, sentir o gosto...)

    foto ( ansiedade, preocupação, curiosidade em olhar os comentários)

     

    no contexto geral, são opostos

    gab: C

  • MACONHA DA ESSAS PARANOIA FORTE NÃO, AI É DROGA PESADA!

  • Gabarito: C

     

    Interessante a questão!!  Embora possamos considerar uma certa oposição de ideias nas palavras Ansioso (efeito prospectivo) x  Atrasado (efeito retrospectivo), a assertiva solicita essa análise conforme argumentação estabelecida pelo autor, neste contexto em específico.

     

    Errei, mas com a definição do gabarito passamos a fazer uma análise mais apurada para tentar compreender. De fato encontramos uma oposição de argumento (Real x Virtual), vejamos:

     

     

     

    * Macarrão - Está no plano real, algo palpável e pronto para ser consumido.

    * Foto -  Está no plano virtual, não é perceptível pelo tato (Diferentemente da foto revelada). 

     

     

    Qto à alternativa B --> A expressão "Atrasado" condiz com o efeito retórico, retrospectivo o qual estamos acostumados a utilizá-lo (tempo). Já o termo "Ansioso" não está atrelado a preocupação futura, prospectiva ... o texto diz "o ansioso está sempre em outro lugar" (espaço). Se assim for, não temos uma oposição, pois o texto nos remete a ideia de tempo x espaço.

     

     

    Não sei se está correto, estou tentanto entender o gabarito!!

     

     

     

     

  • VANESSA LOBACK, no enunciado da questão ele diz  "articulam-se a ideias opostas as seguintes palavras". Não quer dizer que as palavras em si sejam opostas, mas sim ao que elas estão ligadas.

  • discordo totalmente,

     

    Um lagarto, penso, jamais faria um curso de meditação.   ( por outro lado )  Eu imagino que o lagarto sinta a pedra. A barriga na pedra. O prazer simples e ancestral de lagartear sob o sol.​

    Vejo que há uma forte contraposição de ideias aqui, tanto é que pode ser subtendido a locução ( por outro lado, de outro modo, etc..) locuções que expressam contraposição de ideias. 

     

    por isso acho que a letra A. deveria ser o gabarito. 

  • Não concordo, porque a oposição está entre comer ou postar, não necessariamente entre o macarrão e a foto! [2]

    Diria até que oposição está entre estar presente no ato de comer, e não estar presente. A pessoa come o macarrão imaginando ou preocupado com a reação a sua foto postada. É complicado dizer que a palavra em si é articulada de maneira oposta... 

  • eu acertei a questão com um metodo :

    a) penso; imagino - ambas remetem a idea do imaginario, sentido abstrato

    b) ansioso; atrasado - ambas remetem a ideia do estado/situação da pessoa.

    c) macarrão; foto - uma é algo de comer, a outra é de ver , ideias opostas.

    d) pedra; sol - são objetos relacionados entre si para ocorrer a ação do lagarto.

    e) relaxar; lagartear - remetem a mesma ideia sendo palavras diferentes

     

    - Meu metódo , não to dizendo que tem que pensar assim pra responder, até porque achei a questão extremamente subjetiva. abraços!

  • Saudades da Fundação Copia e Cola

  • Dispensei mais tempo do que supus nessa questão...de toda forma, é plausível pensar que o “macarrão”, a comida, é real; por outro lado, o da foto não. É uma projeção do que é real. Entendi que há oposição entre “real” e “não real”.

     

    Letra C

  • Pra não gabaritar...

  • Jesus, tende Piedade de mim!

    Confesso que marquei a letra B e jamais imaginei (à primeira vista) que macarrão e foto teriam sentidos opostos, mas raciocine comigo, segundo a visão do autor:

    O macarrão é palpável como o tablet nosso de resolução de questões de cada dia, e a foto, como as próprias questões no site do qconcursos.

    Quanto a ansioso e atrasado arriscaria dizer que, no contexto, são sinônimos; pois se o ansioso não está aqui no presente ele ainda está em "sua viagem", assim como o atrasado está ausente até sua chegada.

    Espero ter ajudado e não complicado ainda mais kkk

    Força, foco e fé em Deus que dá certo! 

     

  • Gabarito: alternativa c

    Segue a justificativa da banca:

    O macarrão remete ao instante presente. A foto opõe-se a essa ideia, pois nos distrai do presente, gerando ansiedade quanto ao futuro. Outra leitura possível: o macarrão equivale à realidade palpável, enquanto a foto se refere à realidade virtual, representativa, e portanto distanciada da experiência imediata. Quando o autor brinca com a frase ‘Foco no macarrão’, o vocábulo ‘macarrão’ evoca o aqui e agora. A foto é justamente o que nos desconcentra e nos afasta deste aqui e agora.
    As demais alternativas não podem ser assinaladas, pois apresentam palavras que se relacionam a uma mesma ideia: penso e imagino remetem ao exercício intelectivo; ansioso e atrasado são palavras que descrevem uma mesma condição, sendo a primeira uma possível causa da segunda; pedra e sol são usadas para criar um ambiente sensível, relacionado ao instante presente; Relaxa e lagartear são palavras que descrevem um estado de tranquilidade e entrega à realidade imediata.
    A questão está, portanto, correta, bem como o respectivo gabarito, nada havendo a ser alterado.

  • A CESPE é uma "menininha" perto da FCC...

  • O cara que fez essa questão acordou cedo, escovou os dentes, fez um café, ligou o computador e pensou: 'como eu posso fazer pra acabar com a vida do maior número de concurseiros hoje?'

  • O que são as teorias de MR. NOBODY perto dessa questão?

  • A FCC querendo ser a FGV.

  • Se não fosse para ser humilhado eu nem levantaria da cama hoje,vlw Fcc ! <3

  • Que isso heim?????

    A resposta correta seria minha última opção!!

  • Ja passou 1 ano e até hoje não me conformo com essa questão!

  • Cara, quem acertou essa questão sem chutar, parabéns kkk

  • Sou só eu ou português da FCC é realmente bizarro?

  • que maconha

  • ideias opostas: ou come o macarrão ou posta a foto.

    u preciso postar a minha selfie dando a primeira garfada neste macarrão, depois nem vou conseguir comer o resto do macarrão, ou sentir o gosto do macarrão, porque estarei ocupado conferindo quantas pessoas estão comentando a minha foto comendo o macarrão que esfria, a minha frente

    sempre observo os conectivos, me ajuda

  • Fui na mais absurda!!!De tão absurda dá até medo!!!A FCC pega muito pesado em questões de tribunais..

  • Cara, jurava que a E era letra correta

    Meu raciocínio: Relaxar ( estático )

    Lagatear ( ideia de movimento ) kkkkkkkkkkkkkk

    Infelizmente errado :( kkk

  • Pra quem mora no RS ficou fácil entender o significado de "lagartear".

  • GABARITO: C.

     

    Basta pensarmos que uma coisa é o macarrão (algo real, ali na frente dele, palpável) e outra coisa é a foto do macarrão (uma mera representação visual do macarrão, incapaz de transmitir todas as nuances do prato).

  • Meu Deussss...to sem palavras! Isso não mede conhecimento.

  • os cara fuma umas pesada pra elaborar essas questões hein kk

  • Eu já tive que voltar no texto e procurar as palavras atribuindo sentido delas no contexto!

    Então percebi que as sequências das palavras realmente faziam sentido, conforme seu desenvolvimento, menos, o macarrão e a foto uma sequência ilógica e diferente das outras alternativas, mas olha que questão heim rsrs..

    Sorte colegas!

  • FCC em dia de FGV.

  • É por este tipo de pergunta que eu odeio uma banca chamada FGV... FCC não siga esse caminho!

    Então uma dica pra esse tipo de questão, que é o que serve pra FGV tbm: NUNCA, JAMAIS, EM HIPÓTESE ALGUMA vá na mais óbvia, como no caso da B kkkkkkkkkkkkkkkkk.

    Retorne ao texto, porque as alternativas estarão apresentando situações opostas que nada tem ligação!

  • " O ansioso está sempre em outro lugar. Sempre pré-ocupado. Às vezes acho que nasci meia hora atrasado e nunca recuperei esses trinta minutos"

    Desde o nascimento se considera ansioso. Isso por achar que ñ estava "vivenciando o momento do nascimento" ,presente de fato, o que o tornaria, entre outras coisas, tão ansioso.

    Gab. C

  • Não consegui entender o que a questão está pedindo

  • Acertei usando o absurdo!