SóProvas


ID
2752870
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Suponha que determinada empresa pública esteja realizando um processo de planejamento estratégico utilizando como metodologia o Balanced Scorecard (BSC). Isso significa que, na fase denominada diagnóstico institucional,

Alternativas
Comentários
  • Mais uma vez a FCC mistura fases e ferramentas para confundir o candidato. Mas o bizu é focar no objetivo da fase/etapa e não na ferramenta utilizada. A ideia é que se a ferramenra vai ser utlizada em determinada fase/etapa é para cumprir o objetivo da fase/etapa.

     

    Esse tipo de joguinho está sendo utilizado com frequência pela FCC, olhem a questão Q868229.

     

    As fases básicas para elaboração e implementação do planejamento estratégico são as seguintes:

     1- Diagnóstico Estratégico

     2- Missão da Empresa

     3- Instrumentos prescritivos e quantitativos 

     4- Controle e Avaliação

     

    A questão trata da fase de diagnóstico institucional, que busca mostrar em que pé a empresa está e divide-se em 5 etapas:

       - Identificação da Visão: os principais responsáveis pela organização estabelecem o que a empresa quer ser em um futuro próximo ou distante.

       - Identificação de valores: são delineados os princípios, crenças e questões éticas fundamentais que pautarão as ações e decisões da empresa ao londo do tempo. Ligados a Cultura organizacional.

      - Análise externa: são analisadas as ameaças e oportunidades do ambiente externo.

      - Análise interna:  se verificam os pontos fortes e fracos (forças e fraquezas) da organização.

      - Análise dos Concorrentes: análise detalhada da concorrência com o objetivo de identificar as vantagens competitivas da organização e do concorrente.    

     

    a) na análise externa são analisadas as ameaças e oportunidades do ambiente externo.

    b) a missão da empresa, conforme supracitado, é definida em outra fase, não no diagnóstico estratégico.

    c) na análise interna se verificam os pontos fortes e fracos.

    e) não estabelece indicadores, alternativa para o candidato associar ao BSC e marcar de bobo

     

    Portanto, o importante nessas questões é focar nos objetivos da fase/etapa e não na ferramenta utilizada.

     

  • Essa alternativa foi pura maldade! Banca fdp.

  • Então, nem fudendo que é letra D... Aliás... retifico, tem que ver quem é esse autor aí, pois segundo o PALUDO as fases são essas

     

    15.2.1. Etapas do planejamento estratégico
    15.2.1.1. Definição da missão, da visão e dos valores

    15.2.1.2. Diagnóstico institucional/estratégico
    15.2.1.3. Definição de questões, objetivos e estratégias 15.2.1.4. Desmembramento dos planos
    15.2.1.5. Implementação
    15.2.1.6. Avaliação 

     

     

    Missão, Visão e valores são definidas antes do diagnóstico


    Segundo Paludo

     

    "Como já alertamos, para alguns autores essa fase precede a definição da missão, da visão e dos valores – com a qual não concordamos. Cremos firmemente que primeiro define-se qual a “razão de ser” e “aonde se quer chegar” para depois – partindo de uma realidade atual apontada pelo diagnóstico estratégico – definir objetivos, escolher estratégias, traçar planos de ação e construir o futuro desejado. "

     

     

    E eu achei que isso já era ponto pacífico na FCC

     

    2018

    Uma das etapas do planejamento estratégico é o denominado diagnóstico institucional, que, na faceta correspondente à análise interna, concentra-se em

     a)mapear os desafios e oportunidades que se apresentam para o crescimento da organização.

     b) mapear as principais competências disponíveis no mercado.

     c) definir a missão da organização, que corresponde ao futuro almejado.

     d) clarificar a visão da organização, ou seja, a sua essência ou razão de existência.  

     e) identificar as forças e as fraquezas da organização.

     

  • Questão Q586607, pergunta exatamente a mesma coisa: 

    (...) diagnóstico institucional : efetuar a análise externa, identificando ameaças e oportunidades, bem como a interna, apontado forças e fraquezas. 

    por que nessa questão o gabarito foi diferente ??

  • Alô?

    Lembro-me que respondi uma questão IGUAL a essa da FCC em que a matriz SWOT era a resposta, pqp. 

  • Pelo que eu entendi, todas as alternativas tem elementos que compõem a análise institucional, porém, só na D (Gabarito) esse elemento é discrito corretamente. Veja:
     

     a) efetuará a análise externa das forças e fraquezas da instituição, realizando o mapeamento das competências existentes na organização. 

     b) avaliará a missão da empresa, tal como estabelecida na lei que a instituiu, e irá ajustá-la aos cenários identificados para sua atuação no curto e médio prazo

     c) realizará a análise interna dos desafios e oportunidades da empresa, tomando por base, exclusivamente, a perspectiva econômica. 

     d) definirá a visão da empresa, olhando para o futuro e identificando a forma que espera que a mesma seja reconhecida por colaboradores, clientes e pela sociedade

     e) definirá os valores que devem orientar a atuação da empresa, com o estabelecimento de indicadores que tomem por base a tradução em metas financeiras ou sociais desses valores.

  • a) ERRADA

    FOFA

    Análise Interna = Forças e Fraquezas

    Análisa Externa = Ameaças e Oportunidades

     

    B) ERRADA.   Avaliará a missão da empresa, tal como estabelecida na lei que a instituiu, e irá ajustá-la aos cenários identificados para sua atuação no curto e médio prazo. 

    Missão: razão de ser, determina a identidade da empresa. Determina o seu negócio, posicionando a organização perante o mercado. A missão é um conceito atemporal, ou seja, não é passageira. Normalmente é definida com “os pés no chão”. A determinação da missão irá mostrar para o público como a empresa pretende se posicionar no mercado.
    Exemplos de Missão: Nike – “O negócio da Nike é vender atitude”; Natura – “Criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar e o estar bem”.
    Prof. Vinícius Ribeiro
    www.grancursosonline.com.br
     

     

    C) ERRADA

    Análise Interna = Forças e Fraquezas

     

    D) CERTA.

    Visão: consiste num macro-objetivo não quantificável, expressa onde e como a organização pretende estar no futuro. Toda visão possui componente racional, a partir da análise ambiental, e um componente emocional, sendo produto da imaginação, geralmente do dono, do presidente; um sonho não necessariamente atingível. Exemplo de Visão: Disney – “Criar um mundo onde todos possam se sentir crianças”; Natura – “Construção de um mundo melhor, ser uma empresa reconhecida mundialmente pela qualidade e ênfase na natureza”; Coca-Cola – “Um dia, em
    qualquer lugar, quando alguém abrir uma torneira, saia Coca-Cola”.

     

    E) ERRADA.

    Não tem indicadores.

    Valores: conjunto de princípios que todos os funcionários devem estar preparados para defender, principalmente nos momentos de crise, quando a organização passa por dificuldades. Os valores devem nortear, inclusive, códigos de ética ou de conduta organizacional.
    Exemplos de Valores:
    • Ética e responsabilidade;
    • Excelência na gestão;
    • Transparência;
    • Responsabilização.

  • O problema da alternativa é afirmar que seria definida a visão no BSC, quando na realidade, esta ja deve estar definida.


    Este foi meu recurso:

     

    A análise da visão de uma empresa, no que tange ao BSC, de fato é feita na etapa de diagnóstico institucional, no entanto, ao contrário do que é afirmado no item a, dado como gabarito, o BSC não define ou cria a visão. Na verdade, é preciso que ela já exista para que o BSC apenas a alinhe com a missão, estratégia e indicadores. O BSC não é propriamente uma ferramenta de definição de visão ou missão, mas sim de implementação com base em indicadores, de modo que ambos - visão e missão - precisam estar previamente definidas e estabelecidas.

     

    O entendimento exposto pode ser confirmado nas seguintes obras:

     

    1 - Introdução à Teoria Geral da Administração - Chiavenato - 9º Ed. 2014 (página 447) - O BSC cria um contexto para que as decisões relacionadas com as operações cotidianas possam ser ALINHADAS com a estratégia e a visão organizacional, permitindo(...)

     

    2 - Administração Pública - Augustinho Paludo 5ª Ed. (página 360) - O Balanced Scorecard pode ser entendido como um modelo de gestão estratégica, voltado para o futuro das organizações, que ALINHA missão, visão e estratégias a um conjunto equilibrado de indicadores.

     

    3 - Administração Geral e Pública - 2016 - Elisabete Abreu e Lima (página 136) - Foi quando os professores (...) criaram o BSC, um painel de indicadores balanceados, que visava avaliar o desempenho organizacional, integrando indicadores financeiros e não financeiros. Essa nova ferramenta permite o ALINHAMENTO das estratégias, ações e indicadoes aos objetivos da organização(...)

     

    E também nas seguintes questões:

     

    FCC - TRF 3ª Região - AJAA - 2016:

     

    Enunciado - O Balances Scorecard - BSC corresponde a um modelo de gestão estratégica que ALINHA missão, visão e estratégia da organização a um conjunto de indicadores.

     

    FCC - TRT 13ª - Analista Judiciário - Contabilidade - 2014

     

    Enunciado - O Balanced Scorecard - BSC, cujos mentores são Robert Kaplan e David Norton, é:

    Gabarito - c) um modelo de gestão estratégica que ALINHA missão, visão e estratégias a um conjunto de indicadores financeiros e não financeiros.

     

    Dessa forma, é possível observar que o BSC tem o objetivo de alinhar e harmonizar aspectos (missão, visão, estratégia) já existentes para que funcionem da melhor forma, não sendo responsável pela definição ou criação de nenhum deles.

     

  • Esse tipo de questão já virou pegadinha da FCC principalmente com referência a análise SWOT! É só desconsiderar o BSC e resolver a questão.

  • "a mesma"

  • FCC DESTRUINDO A DOUTRINA

  • Raquel da Fonseca Bertoloto,


    A letra A afirma que:

    Efetuará a análise externa das forças e fraquezas da instituição, realizando o mapeamento das competências existentes na organização. 


    FORÇAS E FRAQUEZAS - ANÁLISE INTERNA.



  • O certo, hoje, não é mais o que se vê nos livros, mas sim, o que as bancas dizem. Se elas dizem, não existirá doutrina contrária. Isso é estanho!

  • Cara eu não entendo a poha dessa banca te juro. Uma hora ela dá como gabarito a matriz swot outra hora dá esse. Eu fui na alternativa "a" justamente por já ter respondido este tipo de questão e ela dá essa a resposta.

    Affs FCC!

     

  • Regiane, devemos ter atenção a esse tipo de questão... A letra "A" está errada pois análise externa está relacionada a desafios/oportunidades e ameças e não a forças e fraquezas, pois essa está relacionada à análise interna....

    Espero ter ajudado... Favor informar caso esteja errado.... " O segredo é não desistir"

  • Não cabe nenhum recurso.

    A questão pergunta sobre diagnóstico institucional.

    O fato de ela ter citado BSC foi só pra confundir.

    Em nenhum momento ela cobra BSC, apenas cita.

  • Suponha que determinada empresa pública esteja realizando um processo de planejamento estratégico utilizando como metodologia o Balanced Scorecard (BSC). Isso significa que, na fase denominada diagnóstico institucional,

    definirá a visão da empresa, olhando para o futuro e identificando a forma que espera que a mesma seja reconhecida por colaboradores, clientes e pela sociedade.

  • Suponha que determinada empresa pública esteja realizando um processo de planejamento estratégico utilizando como metodologia o Balanced Scorecard (BSC). Isso significa que, na fase denominada diagnóstico institucional,

    definirá a visão da empresa, olhando para o futuro e identificando a forma que espera que a mesma seja reconhecida por colaboradores, clientes e pela sociedade.

  • SE LENHAR!!!!! 

  • Missão e Valores também são definidos no Planejamento estratégico.

  • 1° faço a SWOT depois o BSC

  • A escolha dos indicadores para a gestão de uma empresa não deve se restringir a informações econômicas ou financeiras. Em suma, O BSC alinha os objetivos estratégicos com os indicadores de desempenho. Por isso que na fase de diagnóstico (Análise e verificação de todos os aspectos inerentes à realidade externa e interna da empresa), Definirá a visão ( O que a empresa quer ser em um futuro próximo ou distante), e a empresa espera que a visão seja reconhecida por todos.

  • Tem horas que parece que quanto menos soubermos, quanto menos nos se aprofundarmos na matéria, mais chances de acertar a questão nós temos!!!

    Gab: D

  • a gente acerta por eliminação, mas acerta.
  • A escolha dos indicadores para a gestão de uma empresa não deve se restringir a informações econômicas ou financeiras. Em suma, O BSC alinha os objetivos estratégicos com os indicadores de desempenho. Por isso que na fase de diagnóstico (Análise e verificação de todos os aspectos inerentes à realidade externa e interna da empresa), Definirá a visão ( O que a empresa quer ser em um futuro próximo ou distante), e a empresa espera que a visão seja reconhecida por todos.

    Complementando a Jessica, no planejamento estratégico é que se utiliza a SWOT dentro do BSC.

    O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma , e é um  de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). É uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para  e  de uma  ou , mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário

    SW analisados internamente

    OT analisados externamente

  • O mundo dos concursos é terra sem lei, e Administração é aquele lugar escuro que nem os fora da lei tem coragem de ir. Que alguma divindade me ajude no TRF 3.

    Cada hora uma resposta!

  • Complementando o comentário dos colegas, segue o comentário do professor do Estratégia

    https://www.youtube.com/watch?v=fwTfe_R7YMI&feature=youtu.be

    [02:53:25 a 02:55:15]

  • Para resolução da questão, faz-se necessário o conhecimento das etapas do planejamento estratégico, sendo que a questão aborda em específico no seu enunciado a fase: diagnóstico institucional. 
    Não há consenso sobre o número, a sequência-padrão nem quanto aos termos utilizados para a definição das etapas do planejamento estratégico.

    Quanto à ordem das etapas: a maioria entende que primeiro se define a missão e a visão para depois realizar o diagnóstico estratégico – mas há quem pense diferente: que primeiro viria o diagnóstico institucional e depois seria definida a missão e a visão. 
    Independentemente da nomenclatura e das etapas utilizadas,todos descrevem os mesmos assuntos. Preferimos ampliar essas etapas para facilitar a compreensão do processo de planejamento estratégico, adotando as seguintes: 1. definição da missão, da visão e dos valores; 2. diagnóstico institucional/estratégico; 3. definição de questões, objetivos e estratégias; 4. desmembramento dos planos; 5. implementação; 6. avaliação. 
    Diante disso, segue abaixo o conceito de diagnóstico institucional/estratégico:

    A finalidade do diagnóstico é identificar os pontos fortes e fracos da organização, e analisar as oportunidades e ameaças com as quais a organização vai ter que lidar no ambiente externo. 
    Entretanto, ao analisar a questão, observamos que os itens que tem convergência com o conceito de diagnóstico institucional, possuem erros. Deste modo, minha opinião é que a questão deveria ser anulada. 
    Contudo, para o candidato em provas da FCC ou de outras bancas de múltipla escolha, deixo a seguinte dica: vale tentar sempre buscar a menos errada, pois não há certeza que a questão vai ser anulada. 
    Assim, vamos analisar item a item procurando erros até chegar ao menos errado.

    a)  Errado: No diagnóstico institucional, analise externa refere-se à oportunidade e ameaças. Lado outro, forças e fraquezas são realizadas na análise interna.

    b)  Errado: A missão é a razão de existência da organização e seu aspecto temporal é de longo prazo.

    c)  Errado: Análise interna refere-se a forças e fraquezas. 

    d)  Certo: Visão é a projeção daquilo que se quer alcançar. 

    e)  Errado: Valores não são desdobrados em metas financeiras.

    Portanto, o item que não tem erro é a letra “D", embora não faça parte do diagnóstico institucional.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Fontes:

    Administração Geral e Pública para AFRF e AFT/Augustinho Paludo/Editora Campus Concursos – 1ed.

    Administração Pública/Augustinho Paludo/Editora Método – 5ed.

    Curso de Administração Geral/Rodrigo Rennó/Estratégia Concursos

    Teoria Geral da Administração/Idalberto Chiavenato/Editora Manole - 9ed.


    Fé em Deus e siga em frente, porque a vitória está próxima!
  • Estou focando em Cespe e FCC, e o que eu tenho a dizer, acima de tudo, é: olhos atentos ao comando da questão. Só com isso, você já salva algumas. E todos sabemos o quanto 1 ponto é importante para classificar dentro do número de vagas.

    #PraCimaDeles