SóProvas


ID
2755042
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Meyer, Allen e Smith (1993) desenvolveram uma concepção de comprometimento organizacional com três tipos de comprometimento. As frases: “Eu ficaria feliz em ficar o resto da minha carreira nesta organização” e “Eu realmente me sinto como se os problemas da organização fossem os meus próprios”, referem-se ao comprometimento

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     

    Os três tipos de comprometimento são:

    Comprometimento afetivo: ocorre quando o funcionário deseja permanecer na organização devido a ligações emocionais. (EU QUERO)

    Comprometimento contínuo/calculativo/instrumental: ocorre quando o funcionário deve permanecer na organização porque precisa dos benefícios e do salário ou não consegue encontrar outro emprego. (EU PRECISO)

    Comprometimento normativo: ocorre quando o funcionário acredita que deve este comprometimento para a organização, com base na sua crença de que é a coisa certa a se fazer. (EU TENHO)

     

    Fonte: Ribas

  • Os autores referenciados na questão propuseram um modelo de comprometimento organizacional configurado em três componentes distintos – afetivo, caracterizado pelo desejo de permanecer na organização; instrumental, caracterizado pela necessidade de permanecer na organização; e normativo, caracterizado por uma obrigação moral de permanecer na organização.

    O primeiro seria desencadeado por experiências anteriores de trabalho, especialmente aquelas que satisfizeram necessidades psicológicas do empregado, levando-o a se sentir confortável dentro da organização e competente em seu trabalho. Já o segundo seria desenvolvido a partir de dois fatores antecedentes: (a) a magnitude e ou o número de investimentos (side-bets) feitos pelo empregado na organização e (b) a falta de alternativas de empregos no mercado. E o último deles seria um estado psicológico desencadeado por experiências prévias de socialização presentes no convívio familiar e social, bem como no processo de socialização organizacional, ocorrido após a entrada do empregado na organização.

    Segundo os autores, o comprometimento organizacional seria um estado psicológico manifestado pela combinação de diferentes níveis dos três componentes. Por exemplo, o empregado pode apresentar uma forte necessidade e uma forte obrigação, mas um baixo desejo de permanecer na organização.

    A compreensão desses três componentes são fundamentais para o desenvolvimento de políticas voltadas à redução da rotatividade.

    GABARITO: B

  • Meyer, Allen e Smith (1993) desenvolveram uma concepção de comprometimento organizacional com três tipos de comprometimento. As frases: “Eu ficaria feliz em ficar o resto da minha carreira nesta organização” e “Eu realmente me sinto como se os problemas da organização fossem os meus próprios”, referem-se ao comprometimento afetivo

    Os três tipos de comprometimento são:

    Comprometimento afetivo: ocorre quando o funcionário deseja permanecer na organização devido a ligações emocionais. (EU QUERO)

    Comprometimento contínuo/calculativo/instrumental: ocorre quando o funcionário deve permanecer na organização porque precisa dos benefícios e do salário ou não consegue encontrar outro emprego. (EU PRECISO)

    Comprometimento normativo: ocorre quando o funcionário acredita que deve este comprometimento para a organização, com base na sua crença de que é a coisa certa a se fazer. (EU TENHO)

     

    Fonte: Ribas