-
Segue o link em que poderá ser extraído tal conteúdo
TEXTO: Serviço social e política social 80 anos de uma relação visceral
https://books.google.com.br/books?id=PH02DwAAQBAJ&pg=PT124&dq=a+rela%C3%A7%C3%A3o+entre+a+possibilidade+hist%C3%B3rica+da+profiss%C3%A3o+e+do+Estado+Social+com+suas+pol%C3%ADticas+sociais+est%C3%A1+relacionada+ao+movimento+da+totalidade+concreta&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiIiOjfsczcAhWLh5AKHcqwDx0Q6AEIKDAA#v=onepage&q=a%20rela%C3%A7%C3%A3o%20entre%20a%20possibilidade%20hist%C3%B3rica%20da%20profiss%C3%A3o%20e%20do%20Estado%20Social%20com%20suas%20pol%C3%ADticas%20sociais%20est%C3%A1%20relacionada%20ao%20movimento%20da%20totalidade%20concreta&f=false
-
"Quando nos referimos a um vínculo ontologico entre esses processos, trata-se de falar de uma requisição do movimento da realidade , ou seja, a relação entre a possibilidade histórica da profissão e do Estado Social com sua politicas sociais está relacionada o movimento da totalidade concreta, o modo de produção capitalista, generalizando-se na passagem do capitalismo de livre concorrência para o capitalismo monopolista". (BEHRING, 1998; NETTO, 1992). Extraído do livro :Serviço Social no Brasil- História de resistência e de ruptura com o conservadorismo- Maria Liduína de Oliveira e Silva.
Só relembrando: o Capitalismo se constitui em três fases. A 1º foi o Capitalismo comercial ou mercantil (burguesia nascente que gera sua acumulação de capital por meio da intermediação entre a produção dos artesãos e manufaturas e o mercado consumidor, que se crescia na época), a 2ª foi o Capitalismo industrial ou concorrencial (com a Revolução Industrial, aumenta-se a produção, utiliza-se de mais recursos naturais (matéria-prima, energia), de novas tecnologias e de contratação de mão-de-obra assalariada. A 3º é o Capitalismo financeiro ou monopolista (mercado liderado por grandes monopólios, fusão entre capital financeiro e industrial. (PROFESSORA JULIANA NUNES)
-
só eu que vi mais de uma alternativa correta? ¬¬
-
GABARITO A
-
Achei estranha essa
-
Letra A: a alternativa representa a sintese da trajetória do Serviço Social no Brasil. Ao conjugar a ontologia, explica que a trajetória da profissão reúne as características principais: caridade religiosa da igreja; serviço de utilidade pública; profissionalização.
-
Odeio a FCC
-
Obs :Coloquei para salvar no meu perfil
Valeu kamila a dica.
Segue o link em que poderá ser extraído tal conteúdo
TEXTO: Serviço social e política social 80 anos de uma relação visceral
-
Gabarito: A
“quando nos referimos a um vínculo ontológico entre esses processos, trata-se de falar de uma requisição do movimento da realidade, ou seja, a relação entre a possibilidade histórica da profissão e do Estado Social com suas políticas sociais está relacionada ao movimento da totalidade concreta, o modo de produção capitalista, generalizando-se na passagem do livre concorrência para o capitalismo monopolista (Bering, 1998 e Netto, 1992). Portanto, busca-se observar essa relação na história e não a partir de si mesma.”
SILVA, Maria Liduína de Oliveira e. Serviço Social no Brasil: História de resistências e de ruptura com o conservadorismo – 1. Serviço Social e Política Social: Um vínculo Ontológico – São Paulo: Cortez, 2017 - ePUB