SóProvas


ID
2758012
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa correta no que se refere ao emprego dos elementos destacados.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

     

     

    d) Os hábitos alimentares do sargento, a que o tenente fez menção, não parecem interessar à segurança interna.

     

    Quem faz menção, faz menção a algo. O tenente fez menção a hábitos(substantivo masculino), logo não cabe crase.

     

    Não parecem interessar a alguém.  'segurança' é substantivo feminino, portanto pede crase.

     

    me corrijam, se estiver errado.

     

    bons estudos.

  • a) Após denunciar o sargento, o tenente chegou à ser chamado de “linguarudo”, xingamento do qual não se chateou ---> crase antes de verbo no infinitivo.

     

    b) Acusado de revelar informações impróprias à respeito do sargento, o tenente alegou de que estava cumprindo ordens. ---> quem alega, alega algo a alguém / Crase antes de palavra masculina

     

    c) O tenente foi advertido à não fazer menção aos hábitos alimentares do sargento, aos quais não são nada saudáveis. ---> OS QUAIS / Crase antes de palavra negativa

     

    d) CORRETA.

     

    e) A segurança interna, departamento o qual foi encaminhada a denúncia sobre o sargento, não deu importância à ela.---> Crase antes de pronome.

     

    Força e Honra

  • (A) A segurança interna, departamento ao qual foi encaminhada a denúncia sobre o sargento, não deu importância a ela.

    “o qual” concorda com seu referente: “o departamento”, mas faltou a preposição. Não há crase antes de pronome reto “ela”, pois este não aceita artigo.

    (B) Após denunciar o sargento, o tenente chegou a ser chamado de “linguarudo”, xingamento com o qual não se chateou.

    Não há crase antes de verbo. Chatear não pede preposição “de”.

    (C) Os hábitos alimentares do sargento, a que o tenente fez menção, não parecem interessar à segurança interna.

    Perfeito. A preposição ‘a’ antes do relativo “que” deriva da regência do substantivo “menção”. A crase se justifica pela fusão de “Interessar A+A segurança interna”.

    (D) O tenente foi advertido a não fazer menção aos hábitos alimentares do sargento, os quais não são nada saudáveis.

    Não há crase antes de verbo. Não há nenhum termo que peça a preposição “a”, então ela não deveria estar ali.

    (E) Acusado de revelar informações impróprias a respeito do sargento, o tenente alegou que estava cumprindo ordens.

    Não há crase antes de palavra masculina. Alegar não pede preposição “a”, nem qualquer outra, pois é transitivo direto. Gabarito letra C.

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/portugues-prova-agente-policial-pc-sp-prova-comentada/

  • Eu acertei mas... não seria correto colocar "aos quais o tenente fez menção"?

    O termo 'menção' pede preposição "a", pois quem quem faz menção faz menção a alguma coisa. Mas, no caso do trecho destacado, o tenente fez menção aos hábitos alimentares do sargento, ou seja, o termo está no plural.

    Me ajudem nessa, por favor. Grato.

  • Respondendo a minha própria dúvida a fim de ajudar quem também se intrigou com a questão, coloco aqui a resposta da minha professora:

     

    "Se o autor tivesse empregado o pronome relativo 'quais', certamente seria necessário, além da preposição, o artigo 'os', para concordar com 'hábitos'.

    Porém, empregou-se o pronome relativo QUE, o qual não é precedido de artigo, por isso este não foi empregado, apenas a preposição.

    Veja outros exemplos:

    Os filmes de que (dos quais) mais gosto são os de terror.

    Os livros a que (aos quais) você se referiu são ótimos."

     

    ...ou seja, os dois casos estariam corretos.

  • Leandro, gratidão por sua generosidade em compartilhar sua dúvida e ainda vir postar a explicação dias depois, o que demonstra que você está engajado em entender corretamente o conteúdo. Boa sorte na sua caminhada! Sucesso.

  •  a)

    Após denunciar o sargento, o tenente chegou à ser chamado de “linguarudo”, xingamento do qual não se chateou.(o verbo chegar é verbo transitivo indireto ou seja pede preposição, o tenente chegou a que? a ser ..., e esse "a" não recebe acento grave,porque está diante de verbo.)       (o verbo chater é verbo transitivo indireto,pois quem se chatea,se chatea de alguma coisa OU  com alguma coisa e nesse caso com o sargento, então "do qual" está errado. ÍTEM ERRADO devido o uso da crase e devido a preposição de 

     b)

    Acusado de revelar informações impróprias à respeito do sargento, o tenente alegou de que estava cumprindo ordens.( A palavra "impróprias" é um adjetivo pois qualifica o substantivo informações "informações impróprias a que"? a respeito... , aqui trata-se de uma regência nominal pois a palavra "imprópria" nesse contexto é um adjetivo, como está diante de uma palavra masculina a crase não é admitida.) (O tenente alegou o que? que estava..., a palavra alegar é verbo transitivo direto,pois quem alega,alega algo, e o seu complemento vai ser um objeto direto no caso sem a preposição de ÍTEM ERRADO por usar o acento grave e colocar a preposição de

     c)

    O tenente foi advertido à não fazer menção aos hábitos alimentares do sargento, aos quais não são nada saudáveis.(O verbo "advertir" nesse contexto é transitivo indireto exigindo a preposição "a" e a resposta é com um outro "a" ,artigo - pois "o tenente foi advertido a que"? à não ..., uso correto da crase). (A construção "aos quais" está errado,porque está se referindo a palavra hábitos, então deve ser reescrita sem "a" ficando "os hábitos") ÍTEM ERRADO

     d)

    Os hábitos alimentares do sargento, a que o tenente fez menção, não parecem interessar à segurança interna.( O tenente fez menção a que? aos hábitos, correta construção, e para inclementar mais informações, esse "a" não recebe acento grave,porque está diante de palavra masculina) ( Não parece interessar a quem? à segurança..., a palavra interessar é verbo transitivo indireto pedindo a preposição "a" e esse "a" está diante de uma palavra feminina, motivo pelo qual recebe acento grave). ÍTEM CORRETO

     e)

    A segurança interna, departamento o qual foi encaminhada a denúncia sobre o sargento, não deu importância à ela.( Foi encaminha a denúncia...,quem encaminha ,encaminha algo a alguem sobre alguma coisa, então " foi encaminhada o que? resposta: a denúncia,"esse a não recebe acento grave porque o termo regente é um verbo transitivo direto"    -  encaminhada a quem? resposta: ao departamento,"esse a mesmo tendo um termo regente como transitivo indireto exigindo a preposição a,não recebe acento grave pelo fato de está diante de palavra masculina"      -    sobre o que: resposta: sobre o sargento.   ( ... não deu importância a ela. "quem dá , dá algo a alguem, então deu o que? importância, a quem? a ela, e não usa crase,pois nos casos de pronome só usa se for diante de pronomes de tratamento - senhora,senhorita, dona e madame especificados).ERRADO

  • As bancas que pegam pesados em português é FCC e Cespe.

  • com exceção da letra D, as demais alternativas encontramos casos proibitivos de crase.

  • Toda palavra precedida de crase é feminina, mas NEM TODA PALAVRA FEMININA é precedida de crase.
  • Pra matar por crase:

    a) não usa crase antes de verbo

    b) não usa crase antes de palavra masculina

    c) não usa crase antes de palavra masculina

    d) CORRETA interessar algo a alguém. interessar os hábitos (a+a)= à segurança interna 

    e) não usa crase antes de pronome pessoal

  • COMENTÁRIO DE: Leandro Sipriani (10 de Agosto de 2018, às 16h22)

    Respondendo a minha própria dúvida a fim de ajudar quem também se intrigou com a questão, coloco aqui a resposta da minha professora:

    Dúvida:"O termo 'menção' pede preposição "a", pois quem quem faz menção, faz menção a alguma coisa. Mas, no caso do trecho destacado, o tenente fez menção aos hábitos alimentares do sargento, ou seja, o termo está no plural."

    Resposta:

    "Se o autor tivesse empregado o pronome relativo 'quais', certamente seria necessário, além da preposição, o artigo 'os', para concordar com 'hábitos'.

    Porém, empregou-se o pronome relativo QUE, o qual não é precedido de artigo, por isso este não foi empregado, apenas a preposição.

    Veja outros exemplos:

    Os filmes de que (dos quais) mais gosto são os de terror.

    Os livros a que (aos quais) você se referiu são ótimos."

     

    ...ou seja, os dois casos estariam corretos.

  • Da pra fazer só pela crase. 

  • Da pra ir só pelas regras de proibição de crase

    a- crase antes de verbo NÃO

    b e c - crase antes de palavra masculina NÃO

    e- crase antes de pronome NÃO - macete: crase antes de pronome passa fome

  • GABARITO D 

  • a) Após denunciar o sargento, o tenente chegou à (DIANTE DE VERBO NÃO HÁ CRASE)ser chamado de “linguarudo”, xingamento do qual não se chateou.

     b) Acusado de revelar informações impróprias à (PALAVRA MASCULINA) respeito do sargento, o tenente alegou de que estava cumprindo ordens.

     c) O tenente foi advertido à(DIANTE DE VERBO NÃO USA) não fazer menção aos hábitos alimentares do sargento, aos quais não são nada saudáveis.

     d) Os hábitos alimentares do sargento, a que o tenente fez menção, não parecem interessar( A QUEM?) à segurança interna. CORRETA

     e) A segurança interna, departamento o qual foi encaminhada a denúncia sobre o sargento, não deu importância à ela. (DIANTE DE PRONOMES PESSOAIS NÃO HÁ CRASE)

  • Obrigada, Leandro. Tirou minha dúvida!

  • crase -  aprenda de vez essa joça!  vídeo topíssimo => https://www.youtube.com/watch?v=R3QIPDyIFWI

    Sem ter que decorrar as famigeradas regras. Professor de português Breno Blandy.

    Assiti de forma cética, mas fiquei "de cara"! 

    Idenifique se tem crase ou não apenas usando uma frase: " A ___________ estava bonita".

    O traço é subistituído pela palavra que vem após o artigo/preposição "a", se a frase fiser sentido, ou seja, a palavra aceitar o artigo "a" do início da oração, caberá a crase. Com essa análise é possível até identificar o porquê da crase ser facultativa em alguns casos.

    vale a pena ver o vídeo. O prof. manda bem!!

  • Leandro, o pronome relativo "que" neste contexto não flexiona. Ele atraiu a preposição imposta pela regência do verbo posposto e remeteu ao termo antecedente sem variar em número.

    Bons estudos

    Edit: não vi que você tinha sanado a dúvida, :P

  • Bem, eu acertei por eliminação.

    .

    Contudo, creio que seria "mais" correto se reescrito assim:

    .

    Os hábitos alimentares do sargento, aos quais o tenente fez menção, não parecem interessar à segurança interna.

  • Seguir Vídeo Aula.

  • Essa questão dá pra eleminar só fazendo uso da crase.

  • A- Diante de verbo ñ usa crase ( a ser);

    B- Diante de palavra masculina ñ usa crase (a respeito);

    D- Diante de verbo ñ usa crase; Correto usar os quais...

    E- Diante de pronomes pessoais ñ usa crase; Correto usar a qual...

  • Fui perceber agora os termos deslocados.


    Segue o jogo

  • O correto na D não seria "aos quais"?
  • GUSTAVO, TAMBÉM ESTARIA CERTO!!!

    COMO SE TRATA DE VERBO TRANSITIVO INDIRETO, OS 2 CASOS ESTARIAM CORRETOS.

  • Essa questão dá para responder por exclusão tranquilo!

  • D)correta.

    Os hábitos alimentares do sargento, a que o tenente fez menção, não parecem interessar( A QUEM?) à segurança interna. CORRETA

  • Uau Lariza! parabéns.

  • Direto ao assunto. Explicação de cada item :

    a) não usa crase antes de verbo

    b) não usa crase antes de palavra masculina

    c) não usa crase antes de palavra masculina

    d) CORRETA interessar algo a alguém. interessar os hábitos (a+a)= à segurança interna 

    e) não usa crase antes de pronome pessoal

  • sobre o item C

    os quais: se refere a palavras que não pedem preposição

    aos quais: é a forma preposicionada. Usada quando se refere a verbos transitivos indiretos que pedem preposição.

  • Desde quando é possível usar crase antes de pronome ?

  • é possível sim crase antes de pronomes possessivos femininos, porem é facultativo...

  • R: Gabarito D

    OBS: Análise somente do acento grave indicativo de crase

    A)Após denunciar o sargento, o tenente chegou à ser chamado de “linguarudo”, xingamento do qual não se chateou(NÃO USA CRASE ANTES DE VERBOS)

    B)Acusado de revelar informações impróprias à respeito do sargento, o tenente alegou de que estava cumprindo ordens. ( NÃO USA CRASE ANTES DE PALAVRAS NO MASCULINO)

    C)O tenente foi advertido à não fazer menção aos hábitos alimentares do sargento, aos quais não são nada saudáveis. ( NÃO USA CRASE ANTES DE PALAVRAS NO MASCULINO)

    D)Os hábitos alimentares do sargento, a que o tenente fez menção, não parecem interessar à segurança interna. ( CORRETO, DIANTE DE PALAVRA NO FEMININO, CRASE OBRIGATÓRIA - GABARITO)

    E)A segurança interna, departamento o qual foi encaminhada a denúncia sobre o sargento, não deu importância à ela. ( DIANTE DE PRONOME, CRASE PASSA FOME)

    Ef, 2:8

  • CASOS PROIBIDOS DE CRASE

    Caso 1

    Antes de palavras masculinas: Quando uma palavra for masculina, ela aceitará o artigo definido "o".

    1. Refiro-me a aluno que não faz o exercício.

    2. Gostou de andar a  e a cavalo.

    Caso 2

    Antes de palavra no plural (a+plural): Nesse caso, o "a" será apenas preposição, já que não concorda com o substantivo.

    1. Vou a festas de vários jovens.

    2. Refiro-me a mulheres mais maduras.

    Caso 3

    Antes de pronomes, em geral: Os pronomes não aceitam artigo, por essa razão o "a" será apenas uma preposição.

    1. Indefinidos: Refiro a toda mulher que mora aqui.

    2. Relativos(quem, cuja): Diga tudo a quem lhe falou isso.

    3. Tratamento: Informei a Vossa Excelência tudo ontem.

    4. Retos: Falei a ela tudo sobre você.

    5. Oblíquos: Diga a mim que pensa sobre isso.

    Caso 4

    Antes de verbos no infinitivo: O verbo não aceita artigo antes dele, nesse caso, haverá apenas uma preposição.

    1. Ficou a ver navios na festa.

    2. Promoção a partir de hoje.

    Caso 5

    Antes de artigos indefinidos: Servem para indefinir o substantivo, sendo apenas: um - uma.

    1. Cheguei a uma festa muito boa.

    2. Obedeci a um policial estranho.

    Caso 6

    Entre palavras iguais: Essas estruturas devem ser fixas, caso a regência do verbo peça, haverá crase (Declarou guerra à guerra.).

    1. Ficou face a face com o ladrão.

    2. Dia a dia, ele sempre estuda

    Caso 7

    Após preposições: São preposições essenciais (a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, por, perante, sem, sob, sobre, trás), há também preposições acidentais (durante, conforme, salvo, exceto, segundo, consoante, mediante, fora, senão).

    1. Vou para a casa de Maria.

    2. Não ficarei após as 18h na festa.

    Caso 8

    Em objetos diretos : Os objetos diretos completam sempre o verbo transitivo direto, tais completos não aceitam preposição, por isso não há crase.

    1. Comprei a casada minha sogra.

    2. Quero a boneca da minha tia.

    Caso 9

    Após o advérbiodaqui” ou "daí": Essas palavras não aceitam artigo, sendo o "a" apenas uma preposição.

    1. Daí a 2h, nós nos encontraremos.

    2. Daqui a uma hora, eu chegarei.

    Caso 10

    Antes do sujeito: O sujeito é o termo que comanda o verbo, não vindo preposicionado.

    1. Disseram tudo as meninas.

    2. Chegou a encomenda.

  • Antes de pronome crase passa fome

  • Concordo com o comentário da Paula Pratto.

  • Só complementando, os pronomes relativos aquele, aquela, aquilo admitem a crase:

    Me referia àquele assunto tratado na reunião (a + aquele);

    As ofensas foram direcionadas àquela moça (a + aquela);

    Ninguém fez menção àquilo que foi dito ontem (a + aquilo).

  • Fiz pelos Casos de proibição da crase:

    a) antes de verbo ,NAO SE USA CRASE

    b) antes de palavras masculinas , NAO SE USA CRASE

    c) antes de negação , NAO SE USA CRASE

    d) Perfeita. crase no singular antes de palavra feminina no singular , USO PERMITIDO DA CRASE

    d) antes de pronomes , NAO SE USA CRASE

  • GABARITO: LETRA D

    ACRESCENTANDO:

    Tudo o que você precisa para acertar qualquer questão de CRASE:

    I - CASOS PROIBIDOS: (são 15)

    1→ Antes de palavra masculina

    2→ Antes artigo indefinido (Um(ns)/Uma(s))

    3→ Entre expressões c/ palavras repetidas

    4→ Antes de verbos

    5→ Prep. + Palavra plural

    6→ Antes de numeral cardinal (*horas)

    7→ Nome feminino completo

    8→ Antes de Prep. (*Até)

    9→ Em sujeito

    10→ Obj. Direito

    11→ Antes de Dona + Nome próprio (*posse/*figurado)

    12→ Antes pronome pessoalmente

    13→ Antes pronome de tratamento (*senhora/senhorita/própria/outra)

    14→ Antes pronome indefinido

    15→ Antes Pronome demonstrativo(*Aquele/aquela/aquilo)

    II - CASOS ESPECIAIS: (são7)

    1→ Casa/Terra/Distância – C/ especificador – Crase

    2→ Antes de QUE e DE → qnd “A” = Aquela ou Palavra Feminina

    3→ à qual/ às quais → Consequente → Prep. (a)

    4→ Topônimos (gosto de/da_____)

    a) Feminino – C/ crase

    b) Neutro – S/ Crase

    c) Neutro Especificado – C/ Crase

    5→ Paralelismo

    6→ Mudança de sentido (saiu a(`) francesa)

    7→ Loc. Adverbiais de Instrumento (em geral c/ crase)

    III – CASOS FACULTATIVOS (são 3):

    1→ Pron. Possessivo Feminino Sing. + Ñ subentender/substituir palavra feminina

    2→ Após Até

    3→ Antes de nome feminino s/ especificador

    IV – CASOS OBRIGATÓRIOS (são 5):

    1→ Prep. “A” + Artigo “a”

    2→ Prep. + Aquele/Aquela/Aquilo

    3→ Loc. Adverbiais Feminina

    4→ Antes de horas (pode está subentendida)

    5→ A moda de / A maneira de (pode está subentendida)

    FONTE: Português Descomplicado. Professora Flávia Rita

  • comentando para revisar depois

  • O Qconcursos possui excelentes professores de português!

  • A

    Após denunciar o sargento, o tenente chegou à ser (proibido antes de verbo) chamado de “linguarudo”, xingamento do qual não se chateou.

    B

    Acusado de revelar informações impróprias à respeito (antes de palavra masculina) do sargento, o tenente alegou de que estava cumprindo ordens.

    C

    O tenente foi advertido à não (antes de adv de negação) fazer menção aos hábitos alimentares do sargento, aos quais não são nada saudáveis.

    D

    Os hábitos alimentares do sargento, a que o tenente fez menção, não parecem interessar à segurança interna.

    E

    A segurança interna, departamento o qual foi encaminhada a denúncia sobre o sargento, não deu importância à ela (antes de pronome).

  • Matei a questão apenas pela crase.

  • 1) Diante de pronome, crase passa fome!

    2) Diante de masculino, crase é pepino!

    3) Diante de ação, crase é marcação!

    4) Palavras repetidas: crases proibidas!

    5) Diante de numeral, crase faz mal!

    6) Quando houver hora, crase sem demora

    7) Antes artigo indefinido (Um(ns)/Uma(s)

    8) Antes de verbos

    9) Nome feminino completo

    9) Prep. + Palavra plural

    10)Antes de Prep. (*Até)

    11)Antes de Dona + Nome próprio (*posse/*figurado)

     12) Obj. Direito

    13)Em sujeito

    14)Antes pronome de tratamento (*senhora/senhorita/própria/outra)

    15)Antes pronome indefinido

    16)Antes Pronome demonstrativo(*Aquele/aquela/aquilo)

     CASOS ESPECIAIS: (são7)

    1→ Casa/Terra/Distância – C/ especificador – Crase

    2→ Antes de QUE e DE → qnd “A” = Aquela ou Palavra Feminina

    3→ à qual/ às quais → Consequente → Prep. (a)

    4→ Topônimos (gosto de/da_____)

    a) Feminino – C/ crase

    b) Neutro – S/ Crase

    c) Neutro Especificado – C/ Crase

    5→ Paralelismo

    6→ Mudança de sentido (saiu a(`) francesa)

    7→ Loc. Adverbiais de Instrumento (em geral c/ crase)

    III – CASOS FACULTATIVOS (são 3):

    1→ Pron. Possessivo Feminino Sing. + Ñ subentender/substituir palavra feminina

    2→ Após Até

    3→ Antes de nome feminino s/ especificador

    IV – CASOS OBRIGATÓRIOS (são 5):

    1→ Prep. “A” + Artigo “a”

    2→ Prep. + Aquele/Aquela/Aquilo

    3→ Loc. Adverbiais Feminina

    4→ Antes de horas (pode está subentendida)

    5→ A moda de / A maneira de (pode está subentendida)

    FONTE: Português Descomplicado. Professora Flávia Rita

  • em uma aula ouvir dizer que não se coloca crase diante de um verbo no infinitivo e nem antes.
  • Leandro Sipriani, já estava pensando nisso, quando li seu comentário.

    Contribuições assim são ótimas! Agradeço, meu amigo.