SóProvas


ID
2758408
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O esgoto doméstico é uma das principais fontes de poluentes orgânicos despejados nos corpos d’água.

Se a quantidade de matéria orgânica e de microrganismos aeróbios no esgoto for alta, a diminuição da concentração de oxigênio dissolvido no meio provocará alterações no ambiente aquático.

A quantidade de oxigênio necessária para o consumo da matéria orgânica pode ser avaliada em laboratório, utilizando o excesso do reagente

Alternativas
Comentários
  • Esta questão abrange conceitos relacionados à demanda química de oxigênio. Para saber a quantidade necessária de oxigênio para o consumo de matéria orgânica é possível realizar uma análise indireta. Essa análise consiste na utilização de um agente oxidante em excesso, que será misturado à amostra de água, dando início a uma reação de oxirredução, em que o agente oxidante se reduz e a matéria orgânica é oxidada. É necessário que o excesso de agente oxidante seja titulado com outro composto para saber de fato quanto de agente oxidante reagiu para oxidar a matéria orgânica. Com base no exposto, observemos a análise das alternativas:

    A) CORRETA - O K2Cr2O7 é um agente oxidante forte, capaz de oxidar a matéria orgânica em CO2 e H2O, em meio ácido. Sendo assim, ele pode ser misturado em excesso à amostra de água para que ocorra a reação de oxirredução, com o cromo sendo reduzido de Cr+6 a Cr+3 e toda a matéria orgânica sendo oxidada. Para poder quantificar o quanto de matéria orgânica foi oxidada, é preciso realizar uma titulação com algum composto capaz de reagir com o excesso de Cr2O72-, transformando-o em Cr3+. Dessa forma, é possível saber a quantidade real de Cr2O72- que foi consumida para a oxidação da matéria orgânica. O FeSO4 é capaz de causar a redução do Cr2O72-, mudando o NOX do Cr de +6 a +3, uma vez que o Fe+2 é oxidado a Fe+3. A equação abaixo mostra um exemplo desse procedimento para a oxidação da matéria orgânica:
    3 CH2O + 2 Cr2O72- + 16 H+ ⇌ 3 CO2 + 11 H2O + 4 Cr3+
    Cr2O72- + 6 Fe2+ + 14 H+ ⇌ 2 Cr3+ + 6 Fe3+ + 7H2O



    B) ERRADA - O Cério possui NOX variável, entre os valores +4 e +3 e, dessa forma, a fórmula correta do seu sulfato é Ce(SO4)2. O Ce(SO4)2 pode ser um agente oxidante, uma vez que pode ser reduzido de +4 a +3, entretanto, o AgNO3 não é capaz de reagir com o excesso desse composto, já que a prata tem NOX fixo +1 e não vai ser oxidada para que o Ce seja reduzido.

    C) ERRADA - Como dito no texto acima, é preciso que haja um agente oxidante em meio ácido para promover a oxidação da matéria orgânica.

    D) ERRADA - Como explicado acima, é preciso que haja um agente oxidante em meio ácido para promover a oxidação da matéria orgânica.

    E) ERRADA - De acordo com o texto inicial acima, é preciso que haja um agente oxidante em meio ácido para promover a oxidação da matéria orgânica.

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Gabarito = A

  • Letras D e E - Agentes oxidantes, sofrem redução. Mn7+ vai a Mn2+ e I5+ vai a I2(0).

    Letra C - ???? Desinfectante???

    Letra B - ??? Sulfato de cério II???

    letras B e C meio mirabolantes. Letra A correta.