SóProvas


ID
2759065
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

De acordo com a Teoria Bifatorial, desenvolvida por Herzberg para buscar explicar os elementos que envolvem a satisfação no trabalho, os denominados fatores higiênicos

Alternativas
Comentários
  • GAB:A

    Para a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg a motivação para o trabalho resulta de dois fatores:
    >>Os Fatores Higiênicos

    São referentes ao ambiente de trabalho, também chamados de fatores extrínsecos ou profiláticos. Eles evitam a insatisfação caso estejam presentes.

    São ex: remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas...

     

    **É BOM LEMBRAR QUE OS FATORES HIGIÊNICOS,SE PRESENTES, NÃO MOTIVAM O FUNCIONÁRIO,MAS SE NÃO ESTIVEREM PRESENTES CAUSAM INSATISFAÇÃO!!!
     

     

    >>Fatores Motivacionais: referentes ao próprio trabalho, sendo também chamados de fatores intrínsecos. São responsáveis pela existência de satisfação dos funcionários.

    São ex: reconhecimento, o trabalho em si, progresso e crescimento...
     

  • Gabarito: A


    Nesta teoria, os fatores higiênicos são aqueles necessários para evitar que o funcionário fique insatisfeito em seu trabalho, porém, eles não são capazes de fazer com que ele se sinta completamente satisfeito. Para o autor, o oposto de satisfação não é a insatisfação, mas nenhuma satisfação. Bem como, o oposto de insatisfação não é a satisfação, mas sim nenhuma insatisfação.
     

    Fatores higiênicos

    Dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, etc. Segundo Herzberg, estes fatores são suficientes apenas para evitar que as pessoas fiquem desmotivadas. A ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador. São chamados fatores insatisfacientes, também conhecidos como extrínsecos ou ambientais.
     

    Fatores Motivacionais

    Referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto-avaliação de desempenho. São chamados fatores satisfacientes. A presença produz motivação, enquanto a ausência não produz satisfação. Também chamados de intrínsecos.

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
     

    a) estão relacionados à insatisfação no trabalho, sendo administrados pela empresa e extrínsecos à motivação do funcionário
     

    b) são intrínsecos à satisfação dos indivíduos em geral, induzindo o processo de motivação no trabalho.

    Fatores higiênicos são extrínsecos e sua presença não motiva, como explicado acima.

     

    c) não repercutem na satisfação ou insatisfação do indivíduo, sendo neutros do ponto de vista da motivação.

    Repercutem na insatisfação, não podendo, deste modo, dizer que são neutros.

     

    d) são fatores indutores do processo motivacional, correspondendo às recompensas diretas por comportamentos ou ações desejadas.

    Errado, visto que os fatores motivacionais são os responsáveis por induzir o processo motivacional (presença produz a motivação).

     

    e) representam forças antagônicas à motivação, devendo ser neutralizados pelo reforço positivo e evitados mediante punição.

    A teoria nem fala em reforço positivo e punição (base da Teoria Behavorista de Skinner). Além disso, não se tratam de forças antagônicas.

  • Letra (a)

     

    Herzberg desenvolveu sua teoria para tentar entender os fatores que causariam insatisfação e aqueles responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho. Os fatores que agradavam ao funcionário foram chamados de motivadores, enquanto aqueles que desagradavam foram chamados de higiênicos.

     

    Segundo o autor, existem dois fatores:


    Fatores de higiene: são os fatores extrínsecos e são insatisfacentes, ou seja, os que previnem a insatisfação.


    Fatores de motivação: são os fatores intrínsecos, associados a sentimentos positivos e estão relacionados com o cargo.


    Os fatores de higiene são os necessários para evitar a insatisfação no ambiente de trabalho, mas, por outro lado, não são suficientes para provocar satisfação.

     

    Ribas

  • LETRA A

     

    Teoria dos dois fatores de Herzberg

     

    (MAIS COBRADO PELA FCC EM MOTIVAÇÃO)

     

    Segundo Herzberg, existem dois fatores:

     

    Fatores higiênicos / Manutenção/ Preventivos / Extrinsecos /Insatisfacientes -> não motivam, apenas evitam a insatisfação (quando retirados, o sujeito deixa de estar motivado). Ex: salário, ambiente de trabalho, relações interpessoais, segurança, status, punição e recompensa.

     

    Fatores motivacionais / Intrínsecos / Satisfacientes -> serve para motivar , associado a sentimentos positivos. Ex: PLR (participação nos lucros) , RECONHECIMENTO, elogios, oportunidade de crescer/promoção, a responsabilidade e maior autonomia, conquista, renda variável.

     

    Q855108 adotar a Teoria Bifatorial, desenvolvida por Herzberg, o que significa que deverá levar em conta : a) fatores extrínsecos, ditos de higiene, que previnem a insatisfação, e fatores intrínsecos, associados a sentimentos positivos.

     

    Q589661 Considere que determinada organização pretenda incrementar os fatores motivacionais de sua equipe, utilizando, como base, a Teoria Bifatorial desenvolvida por Herzberg. Nesse contexto, a elevação do salário dos seus colaboradores constituiria um fator  : d) de higiene, que previne a insatisfação, mas não é considerado um fator de motivação. 

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e em breve venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos! https://www.instagram.com/qciano/

  • GABARITO:A

    Desenvolvido por Frederick Herzberg , a Teoria dos Dois Fatores que são: fatores higiênicos ou extrínsecos e fatores motivacionais ou intrínsecos.
          

     Fatores higiênicos: está relacionado com as necessidades básicas do individuo no ambiente de trabalho. As empresas visam atender essa necessidade oferecendo: adequadas condições de trabalho; remuneração adequada e paga no dia certo, harmônico com o mercado; Equilíbrio interno na remuneração; Padrão claro e estável de supervisão e organização; Habilidade de informação e Comunicação adequada. [GABARITO]


    O fato de alguns fatores estarem satisfeito não significa que tenhamos motivação, porém, o seu não atendimento nos leva à desmotivação.

     

           Fatores motivacionais: está ligado aos aspectos psicológicos de reconhecimento, autoestima, autorealizaçao, entre outros. E também o fato de tais necessidades não gera a desmotivação, mas a ocorrência de reconhecimento sempre cria um estado de motivação positiva. Segundo Herzberg, precisam ser oferecidos aos colaboradores níveis apropriados de fatores de motivação, uma vez, que fatores de higiene não promovem a motivação, não importa o quanto ele sejam favoráveis. A satisfação e insatisfação no ambiente de trabalho são estruturas separadas, que não se relacionam entre si.

     

  • FATORES HIGIÊNICOS é as condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais e etc.

  • TEORIA BIFATORIAL DE HERZBERG, que é dividida em fatores higiênicos(extrinsecos, insatisfacientes; relacionados aos salários, clima da empresa)  e fatores de motivação ( intrisecos, satisfacientes; relacuionados ao crescimento, ao aprendizado, ao cargo, atividades em si do cargo) 

    OS FATORES HIGIÊNCIOS NÃO LEVAM A MOTIVAÇÃO, ELES PREVINEM A INSATISFAÇÃO! 

     

    LETRA A

     

  • Fatores higiênicos

    Dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, etc. Segundo Herzberg, estes fatores são suficientes apenas para evitar que as pessoas fiquem desmotivadas. A ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador. São chamados fatores insatisfacientes, também conhecidos como extrínsecos ou ambientais.

  • Teoria dos dois fatores ou bifatorial de Herzberg

    Busca tentar entender os fatores que causariam insatisfação e aqueles responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho.

    Fatores de higiene – são fatores extrínsecos e são insatisfacentes, ou seja, os que previnem a insatisfação mas não são suficientes para provocar satisfação.

    Fatores de motivação – são fatores intrínsecos, associados a sentimentos positivos e estão relacionados com o cargo. A presença produz motivação, enquanto a ausência não produz satisfação.

  • * Fatores Higiênicos: também denominados extrínsecos porque se localizam no ambiente que rodeia as pessoas e abrangem as condições dentro das quais elas desempenham seu trabalho. As principais necessidades higiênicas são: salário, benefícios sociais, tipo de chefia, condições de trabalho, políticas e diretrizes da empresa, clima de relacionamento entre a empresa e funcionários, regulamentos internos.

    Os fatores higiênicos são importantes para a motivação, mas, por si só, não a causam, e sua ausência acarreta desmotivação. Sendo assim, insuficientes para motivar sem a presença de fatores motivacionais que confiram sentido ao trabalho, causam neutralidade.

     

    Prof. Katia Lima

  • GABARITO A

     

    ◈ FATORES HIGIÊNICOS (EXTRÍNSECOS)

    ✎ Se não tem: Gera INsatisfação.

    ✎ Se tem: previne a insatisfação.

     

    ◈ FATORES MOTIVACIONAIS (INTRÍNSECOS)

    ✎ Se ausentes: nulo. Não gera insatisfação

    ✎ Se presentes: Gera Satisfação.

     

     

    RESUMOS: https://goo.gl/92FN88

  •  Definição dos dois fatores de Herzberg:

    Fatores higiênicos

    Dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, etc. Segundo Herzberg, estes fatores são suficientes apenas para evitar que as pessoas fiquem desmotivadas. A ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador. São chamados fatores insatisfacientes, também conhecidos como extrínsecos ou ambientais.

    Fatores Motivacionais

    Referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto-avaliação de desempenho. São chamados fatores satisfacientes. A presença produz motivação, enquanto a ausência não produz satisfação. Também chamados de intrínsecos.


    GAB. A

  • LETRA A

    ---------O TEXTO DESSA BANCA É ESTRANHO

     

     

    A teoria dos dois fatores de Herzberg

     

     Teoria dos 2 Fatores de Herzberg: 

     

     

     

    >>1- Fatores Higiênicos: AMBIENTE ( EXTRÍNSECOS, tudo relacionado ao ambiente) 

     

     

     

    >>2- Fatores MOTIVACIONAIS : TRABALHO (tudo relacionado ao trabalho em sí e ao seu desempenho)

     

    __________________________________________________________________________________________________

     

     

     

    - A satisfação no cargo depende dos fatores MOTIVACIONAIS ou satisfacientes. O conteúdo ou atividades desafiantes e estimulantes do cargo desempenhado pela pessoa.

     

     

     

    - A insatisfação no cargo depende dos fatores hIIIIgiênicos ou IIIInsatisfacientes. O ambiente de trabalho, salário, benefícios recebidos, supervisão, colegas e contexto geral que envolve o cargo ocupado.

     

     

     

    Assim:

     

     

     

    FATORES MOTIVACIONAIS - Satisfacientes -  Conteúdo do Cargo (Como a pessoa se sente em relação ao seu cargo):

     

     

     

    >> Motivacionais: TRABALHO ( AQUI É fatores intrínsecos.) INTRÍNCECOS É DE DENTRO DA PESSOA

     

     

     

    1. Trabalho em si

     

     

     

    2. Realização

     

     

     

    3. Reconhecimento

     

     

     

    4. Progresso profissional

     

     

     

    5. Responsabilidade

     

     

     

    FATORES HIGIÊNICOS  - Insatisfacientes - Contexto do Cargo (Como a pessoa se sente em relação à sua empresa)

     

     

     

    >> AMBIENTE >> EXTRÍNSECOS ( AMBIENTE DE FORA DA PESSOA , OU SEJA, AO REDOR )

     

     

     

    1. Condições de trabalho

     

     

     

    2. Administração da empresa

     

     

     

    3. Salário

     

     

     

    4. Relações com o supervisor

     

     

     

    5. Benefícios e serviços sociais

     

    ____________________________________________________________________________________________________

     

    RESUMO

     

    Fatores motivacionais - ESTAO SOB O CONTROLE do individuo. (autorealização, crescimento individual...) "vc precisa se motivar, outros não o farão por vc"

     

    Fatores higiênicos - estão FORA DO CONTROLE do individuo. (salário, clima organizacional...) "higiêne está no ambiente, é externo..."

     

  • A

  • Os fatores higiênicos não induzem a motivação, mas a insatisfação no indivíduo.

  • Daqui a pouco até matéria relativa à medicina será cobrada...pra caba mesmo

  • Teoria dos dois fatores ou teoria Bifatorial (F. Herzberg)

     

    Herzberg partiu da relação homem-trabalho para descrever sua teoria. Para ele, dois são os fatores que influenciam o comportamento humano no trabalho: fatores higiênicos e motivacionais.

     

    --Fatores Higiênicos (ou insatisfacientes)

     

    São aqueles ligados a aspectos que cercam o trabalho. São fatores extrínsecos, fora do controle dos empregados, condições controladas pela empresa e que circundam o indivíduo. Exemplos disso: supervisão do chefe, salário, relação com os colegas, políticas de administração de pessoal, condições físicas e segurança no trabalho, etc.

     

    Se atendidos esses fatores, não levam o indivíduo à satisfação, mas se NÃO atendidos levam à INSATISFAÇÃO das pessoas que ali trabalham. Isso significa que quando esses fatores são ótimos, plenamente atendidos, eles apenas evitam a insatisfação dos empregados. Se por algum momento elevam a satisfação, não a sustentam por muito tempo.

     

    Fonte: Livro Gestão de Pessoas, Autora Cristiana Duran, Coleção Concursos Públicos, Editora Juspodivm.

  • O enunciado pede para que você assinale a resposta de acordo com a teoria dos dois fatores (Bifatorial), vejamos cada uma das alternativas.

    Alternativa A. Correto. Os fatores higiênicos são aqueles que se relacionam com a insatisfação. Se estiverem presentes geram neutralidade, porém quando ausentes geram a insatisfação.

    Alternativa B. Errado. Fatores higiênicos não induzem motivação.

    Alternativa C. Errado. Os fatores higiênicos repercutem na insatisfação do indivíduo.

    Alternativa D. Errado. Fatores higiênicos não induzem motivação.

    Alternativa E. Errado. Os fatores higiênicos devem estar presentes e devem ser considerados pela empresa para a prevenção da insatisfação.

    Gabarito: A

  • Gabarito: A

    A questão cobra conhecimentos sobre a Teoria dos Dois Fatores ou Teoria Bifatorial de Frederic Herzberg.

    O autor entende que a motivação é intrínseca. Assim, os fatores externos não são motivadores.

    De acordo com essa teoria, há duas categorias de fatores a serem considerados na motivação:

    1) Fatores higiênicos: referem-se às condições ambientais e físicas do trabalho. São aspectos que não podem ser controlados pelos funcionários. Ex: salários e relacionamento interpessoal.

    2) Fatores motivadores: referem-se ao conteúdo do cargo, das tarefas e à realização do trabalho. Tais aspectos estão sob controle dos indivíduos.

    @adm.semduvida