SóProvas


ID
2759959
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Redação clara e em concordância com a norma-padrão da língua está presente na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • a) Atitudes como aquela do renomado ator são moralmente condenável / condenáveis, por isso sanções previstas na lei devem ser efetivamente aplicadas, como forma de coibir comportamentos indiscutivelmente inadequados. ERRADO

     

     

    b)  O tumultuado revesamento / revezamento de funcionários responsáveis pela revisão dos cinco últimos processos em análise impediu o coordenador de inclui-los num dos malotes recém-enviados à direção, sob a rúbrica/ rubrica de urgência. ERRADO

    Revezamento vem da palavra "vez", ou seja alteração de vez/ revezamento.

     

     

    c)  A tendência de alguns jovens empresários do setor adotar/ de adotarem regras de conduta/ condutas distintas dos empresários mais antigos merece ser analisada com cautela, pois é relevante considerar a experiência já adquirida. ERRADO

     

     

    d)  Se o debate desse assunto foi consensualmente tido como fundamental para o desenvolvimento do programa, os responsáveis haveriam de ter comunicado isso antes, porque agora a inclusão do tema é extemporânea.    GABARITO

     

     

    e) Foi convidado à defesa e argumentou de forma contundentecom um preciso e belo jogo de palavras que não deixassem dúvidas sobre a veracidade dos fatos, como comprova o resultado a favor do acusado.  ERRADO

     

    Proibido vírgula separando seu complemento do seu adjunto quando ele estiver na sua forma direta. Também, termos que explicam ou esclarecem devem estar separados por pontuação.

     

    Foi convidado à defesa e argumentou de forma contundente com um preciso e belo jogo de palavras, que não deixassem dúvidas sobre a veracidade dos fatos, como comprova o resultado a favor do acusado

  • Alysson - Obrigado por seu comentário

  • Penso que o erro da letra c) seja o seguinte:

     

    c)  A tendência de alguns jovens empresários do setor [ de ] adotar regras de conduta distintas dos empresários mais antigos merece ser analisada com cautela, pois é relevante considerar a experiência já adquirida.

     

    Quem tem tendência, tem tendência de/para fazer alguma coisa:

    (a coisa para que se tende): «as tendências (dos jovens) para a moda».

    Fonte: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/as-regencias-do-substantivo-tendencia/29638

  • Só para complementar;outro erro na alternativa B: o "Inclui-los" está sem acento.

  • Acredito que o erro da alternativa C possa ser a pontuação inclusive, tendo em vista o caráter explicativo do trecho entre vírgulas:


    (c) A tendência de alguns jovens empresários do setor ( , ) adotar regras de conduta distintas dos empresários mais antigos ( , ) merece ser analisada com cautela, pois é relevante considerar a experiência já adquirida.


    Me corrijam se estiver equivocado. ;)

  • GAB: D

     

    a) Atitudes como aquela do renomado ator são moralmente condenáveis, por isso sanções previstas na lei devem ser efetivamente aplicadas, como forma de coibir comportamentos indiscutivelmente inadequados.

     

     b) O tumultuado revesamento de funcionários responsáveis pela revisão dos cinco últimos processos em análise impediu o coordenador de incluí-los em um dos malotes recém-enviados à direção, sob a rúbrica de urgência.

     

     c) A tendência de  alguns jovens empresários do setor adotarem regras de condutas distintas dos empresários mais antigos  merece ser.....

                                suj. do verbo adotar                                

     

     d) Se o debate desse assunto foi consensualmente tido como fundamental para o desenvolvimento do programa, os responsáveis haveriam de ter comunicado isso antes, porque agora a inclusão do tema é extemporânea.

     

     e) Foi convidado à defesa e argumentou de forma contundente,com um preciso e belo jogo de palavras que não deixasse dúvidas sobre a veracidade dos fatos, como comprova o resultado a favor do acusado.

     

    Fiquei na dúvida se a concordância pode ser pelo o complemento nominal (palavras) ou pelo nome (jogo)

  • Letra D.

    Muito pertinente o comentário lembrando que "revezamento" é uma palavra derivada de "vez". 

  • a) Atitudes como aquela do renomado ator são moralmente condenável (CONDENÁVEIS), por isso sanções previstas  na lei devem ser efetivamente aplicadas, como forma de coibir comportamentos indiscutivelmente inaqueados.

     

    b) O tumultuado revesamento (REVEZAMENTO COM "Z") de funcionários responsáveis pela revisão dos cinco últimos processos em análise impediu o coordenador de inclui-los (INCLUÍ-LOS) num dos malotes recém-enviados à direção, sob a rúbrica de urgência.

     

    c) A tendência de alguns jovens empresários do setor (DE) adotar (ADOTAREM) regras de condutas distintas dos empresários mais antigos merece ser analisada, pois é relevente considerar a experiência já adquirida.

     

    d) Se o debate desse assunto foi consesualmente tido como fundamental para o desenvolvimento do programa, os responsáveis haveriam de ter comunicado isso antes, porque agora a inclusão do tema é extemporânea.

     

    e) Foi convidado à defesa e argumentou de forma contundente, com um preciso e belo jogo de palavras que não deixassem (DEIXASSE, pois teria que concordar com O BELO JOGO de palavras) dúvidas sobre a veracidade dos fatos, como comprova o resultado a favor do acusado.

     

    GABARITO LETRA (D)

     

  • complementando:

    letra B " sob a rúbrica de urgência" =  sob a rubrica de urgência

    corrija me se eu estiver errado.

     

  • c)  A tendência de alguns jovens empresários do setor de adotarem regras de condutas distintas dos empresários mais antigos merece ser analisada com cautela, pois é relevante considerar a experiência já adquirida.

    no caso referido a forma verbal "adoterem" concorda com o núcleo do sujeito "jovens" que é precedido do pronome indefinido plural alguns, por isso, creio eu, que a acertiva está errada.

    caso eu esteja equivocado me corrija

  • Sobre a alternativa E, acredito que o certo seria:


    Foi convidado à defesa e argumentou de forma contundente, com um preciso e belo jogo de palavras que não deixou / deixaram dúvidas sobre a veracidade dos fatos, como comprova o resultado a favor do acusado.


    O erro, acredito eu, estaria no modo verbal. E não no singular / plural.

  • Gab "D"

    a) Atitudes como aquela do renomado ator são moralmente condenável (consideráveis), por isso sanções previstas na lei devem ser efetivamente aplicadas, como forma de coibir comportamentos indiscutivelmente inadequados.

    b) O tumultuado revesamento (revezamento) de funcionários responsáveis pela revisão dos cinco últimos processos em análise impediu o coordenador de inclui-los (incluí-los) num dos malotes recém-enviados à direção, sob a rúbrica (rubrica) de urgência.

    c) A tendência de alguns jovens empresários do setor adotar regras de conduta distintas dos empresários mais antigos merece ser analisada com cautela, pois é relevante considerar a experiência já adquirida. (tá foda até de fazer a leitura... kkk)

    d) Se o debate desse assunto foi consensualmente tido como fundamental para o desenvolvimento do programa, os responsáveis haveriam de ter comunicado isso antes, porque agora a inclusão do tema é extemporânea. (correta)

    e) Foi convidado à defesa e argumentou de forma contundente, com um preciso e belo jogo de palavras que não deixassem (deixasse) dúvidas sobre a veracidade dos fatos, como comprova o resultado a favor do acusado.

     

    Por Jhonatan Almeida 

  • eu li "expontânea" ao invés de extemporânea.. vacilo

  • O correto não seria "Se o debate desse assunto FOSSE consensualmente tido"??

  • Questão bem difícil, eu avaliei apenas a concordância, sem me atentar para o uso de virgulas e outras coisas, nao poderia ser diferente, acabei errando

  • Alternativa (D) 

    Verbo Haver no sentido de "Ter" é VARIÁVEL. 

     

  • Lindo e amado verbo HAVER! Vc controla as bancas do Brasil! Zil zil!!!!

  • O correto não seria "Se o debate desse assunto FOSSE consensualmente tido"?????

  • a) "são moralmente condenáveis"

    b) "revezamento"

    c) "em adotar regras"

    e) não deixaram dúvidas"


  • a) Atitudes como aquela do renomado ator são moralmente condenáveis, por isso sanções previstas na lei devem ser efetivamente aplicadas, como forma de coibir comportamentos indiscutivelmente inadequados.

     

    b) O tumultuado revezamento de funcionários responsáveis pela revisão dos cinco últimos processos em análise impediu o coordenador de incluí-los num dos malotes recém-enviados à direção, sob a rubrica de urgência.

     

    c) A tendência de alguns jovens empresários do setor de adotarem regras de condutas distintas dos empresários mais antigos merece ser analisada com cautela, pois é relevante considerar a experiência já adquirida.

     

    d) Se o debate desse assunto foi consensualmente tido como fundamental para o desenvolvimento do programa, os responsáveis haveriam de ter comunicado isso antes, porque agora a inclusão do tema é extemporânea.

     

    e) Foi convidado à defesa e argumentou de forma contundente, com um preciso e belo jogo de palavras, que não deixasse dúvidas sobre a veracidade dos fatos, como comprova o resultado a favor do acusado.

  • sobre a "E"

    o preciso  o belo jogo de palavras não deixaram dúvidas.

  • e) "...com um preciso e belo JOGO de palavras que não DEIXOU dúvidas..."

  • Nível hard. letra d 

  • Mas o "haveriam" pode variar em número?

    Não consegui compreeder essa. :(

  • Verbo "haver" quando não está no sentido de "existir" mais locução verbal, somente o verbo auxiliar "haver" será flexionado.

  • A tendência de alguns jovens empresários do setor adotar regras de conduta distintas dos empresários mais antigos merece ser analisada com cautela, pois é relevante considerar a experiência já adquirida.

    O erro se encontra na ausência do complemento de "A tendência", que de acordo com a regência nominal pode ser a preposição A ou PARA.

    Corrijam-me caso o comentário esteja errado.

  • Respondendo a dúvida da colega Kamylla Semini, o verbo haver pode ser pessoal ou impessoal dependendo do contexto.


    Quando o verbo "haver" significar EXISTÊNCIA, OCORRÊNCIA E TEMPO TRANSCORRIDO ele será impessoal, ou seja, não terá concordância.


    Quando o verbo "haver" for verbo auxiliar numa locução verbal, ele necessariamente será pessoal, ou seja, terá a concordância com o sujeito (nesse caso existirá sujeito).


    Agora, se ele for verbo principal numa locução verbal, esta será toda impessoal.


    O item "d" traz justamente um exemplo, em que o verbo "haver" participa de uma locução verbal como verbo auxiliar.


    Espero ajudar.


    Bons estudos.

  • O famoso verbo "haver". Misericórdia!

  • Apenas para complementar na alternativa C, em que um pessoa citou o erro em inclui-los, e outra não citou em seu comentários, para sanar tal dúvida segue:

    No tocante à 3ª conjugação, cabe lembrar que só recebem acento agudo as formas verbais oxítonas em que o “i” forma sílaba sozinho: distribuí-lo, construí-la, incluí-las, reconstituí-los. Compare com: puni-lo, extingui-lo, dissuadi-la, segui-las, defini-los.



  • Legal a observasção do Allison. O ultimo comentário. Acerca do item E, pessoal dizendo que é DEIXASSE e é DEIXASSEM mesmo! Atentem ao erro que é de vírgula! FCC sendo a demonia escrota! 

  • Qual o erro da "C"?

     

  • Essa questão é perfeita! Porque ela tem muitos erros que nos permite fazer uma revisão ampla

  • Rafael Gonçalves

    Sobre a letra C

    A tendência de alguns jovens empresários do setor adotar regras de conduta distintas dos empresários mais antigos merece ser analisada com cautela, pois é relevante considerar a experiência já adquirida.

    Merece ser analisada com cautela a tendência de alguns jovens empresários adotarem regras de conduta distintas dos empresários mais antigos. Alterei a frase para melhor visualização da concordância.

  • Questão menos densa dessa prova. FCC ranca o couro de provas fiscais. 

  • Sobre a LETRA E, to vendo muita gente explicar ERRADO

    O ERRO está no PARALELISMO dos verbos: é quando vemos os verbos e suas correlações com os demais verbos na frase.

    e) Foi convidado à defesa e argumentou de forma contundente,  com um preciso e belo jogo de palavras que não deixassem dúvidas sobre a veracidade dos fatoscomo comprova o resultado a favor do acusado. ERRADO

    O erro está em "deixassem" ser modo do subjuntivo, dando ideia de HIPÓTESE e quebrando a LÓGICA da frase que começa com ideia de certeza (PRETÉRITO PERFEITO=CONVIDOU/ARGUMENTOU)

    CORREÇÃO:

    e) Foi convidado à defesa e argumentou de forma contundente com um preciso e belo jogo de palavras que não deixou dúvida sobre a veracidade dos fatos como comprova o resultado a favor do acusado. (JOGO....DEIXOU...DÚVIDA)

  • sobre a letra C, tenho a mesma impressão do Geison Vernochi. O erro estaria na falta de uma preposição antecedendo ADOTAR (TENDÊNCIA DE ADOTAR - C.N. -, por exemplo). E "de alguns jovens empresários do setor" seria apenas o adjunto adnominal do substantivo "tendência". Mas vejo alguns dizerem que o erro está na concordância entre "de alguns jovens empresários do setor" e o verbo "adotar" e fico na dúvida.

  • Pensei que na c o correto seria DESTE e não DESSE.