SóProvas


ID
2761099
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um grupo de colaboradores procura o psicólogo organizacional da empresa para relatar que seu gestor conta com baixa disposição para escutar o grupo e que não gosta de compartilhar informações. Além disso, é pouco atento às necessidades da equipe preferindo emitir um comportamento de liderança caracterizado basicamente pelo rígido estabelecimento de objetivos desafiadores e pela busca constante de um melhor desempenho. Durante a conversa, o psicólogo identifica que o comportamento de liderança adotado por esse líder é

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

     

    ESTILOS DE LIDERANÇA

     

     

    1- LIDERANÇA DIRETIVA

     

    O líder é autoritário e é ele quem determina o que será feito. As vantagens do comportamento diretivo é que apresenta diretrizes específicas, esclarece regras e procedimentos, assim os liderados sabem o que devem fazer por meio de planejamento e coordenação de trabalho.

     

    2- LIDERANÇA INCENTIVADORA

     

    a) Comportamento de liderança caracterizado por amabilidade e preocupação como bem estar, a prosperidade e as necessidades dos colaboradores.

    b) o -líder é acessível e se preocupa genuinamente pelos seus subordinados

     

    c) As relações são de apoio entre líder e liderado, o que aumenta a qualidade dos relacionamentos

     

    d)o comportamento do líder ajuda a compensar as condições adversas, com suporte psicológico e social, diminuindo assim as ansiedades e melhorando a autoestima dos liderados

     

     

    3- LIDERANÇA PARTICIPATIVA

     

    O líder consulta e utiliza das sugestões de seus subordinados em suas tomadas de decisão

     

     

    4- LIDERANÇA ORIENTADA PARA A REALIZAÇÃO/RESULTADOS

     

    O líder fixa metas desafiadoras e confia em seus liderados. É indicada quando a equipe possui alto grau de responsabilidade individual e controle sobre o trabalho.

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e em breve venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos! https://www.instagram.com/qciano/

  • Um líder orientado para realizações estabelece os objetivos de forma transparente e aberta com os subordinados. Se ele não está atento às necessidades e não compartilha as informações, como os liderados estarão motivados a buscar os resultados propostos? Quais resultados, se não há informações? Acertei a questão, mas achei que forçou a barra. Fui por eliminação, mas confesso q fiquei tentado a marcar contingencial ou situacional por haver situações em q é mais produtivo que as metas sejam rigorosamente estabelecidas sem muita conversa. Talvez se encaixe melhor com a liderança diretiva. Se alguém puder complementar ou trazer alguma fonte que indique o que a questão propõe agradeço.

  • Letra (e)

     

    Ulrich (2000, p.20) afirma que, na última década, “desenvolver melhores líderes consistia em identificar e aprimorar os atributos da liderança”.

     

    Entretanto, a grande maioria das organizações visa fins lucrativos ou algum tipo de resultado. Assim, ele propõe que a liderança seja orientada para resultados, não subestimando as teorias já elaboradas. O estudo da utilização desses atributos faz-se necessário então, pois, segundo ele, a liderança eficaz exige atributos aliados a resultados. Com isso, “os atributos que não induzem ou não se conectam com os resultados não são relevantes” e “os líderes que não estão conseguindo resultados almejados não estão verdadeiramente liderando” (ULRICH, 2000, p.44).

     

    Assim, “A liderança para resultados significa a consecução de algo” (ULRICH, 2000, p.45). É importante salientar que os resultados aqui referidos estão voltados para os quatro principais stakeholders, a saber: empregados, organização, clientes e investidores.

     

    Fonte: https://revistas.unicentro.br/index.php/capitalcientifico/article/download/813/924

  • Comportamentos de liderança segundo Robert House

    A principal ideia dessa teoria é a de que o líder será aceito pelos liderados como líder, quando estes o virem como fonte de satisfação, imediata ou futura.

    Líder diretivo – Deixa claro o que espera dos liderados, organiza e proporciona diretrizes claras e objetivas sobre como as tarefas deverão ser realizadas.

    Líder apoiador – é receptivo e sensível às necessidades do liderado.

    Líder participativo – antes de tomar decisões consulta os liderados.

    Líder orientado para a conquista ou voltado para a realização – estabelece desafios e espera que os liderados demonstrem desempenho máximo.

  • Além disso, na semana seguinte, esses colaboradores descobrem que o psicólogo contou para o gestor que havia sido procurado por "determinadas pessoas" , e por extrema necessidade de corte pessoal (nada pessoal), um "determinado grupo de pessoas" engrossaram o contingente de desempregados no Brasil.

     

    Só para descontrair...

  • O Líder voltado para a conquista ou voltado para realização, estabelece desafios e espera que os liderados demonstrem seus desempenhos máximos.

     

    FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016. p.261

     

    bons estudos

  •  

    GABARITO E

     

    a) co-criativo. Nunca nem vi

    b) de influência ascendente. Nunca nem vi

    c) situacional.=  d) contingencial.

    e) orientado para realizações. (House) Gabarito

     

    RESUMOS: https://goo.gl/92FN88

  • Estilos de Liderança


    Líder diretivo - este líder deixa claro o que espera dos liderados, organiza e proporciona diretrizes claras e objetivas sobre como as tarefas deverão ser realizadas.

     

    Líder apoiador - o líder é receptivo e sensível às necessidades dos liderados.

     

    Líder participativo - antes de tomar decisões, consulta os liderados.

     

    Líder orientado para conquistas - estabelece desafios e espera que os liderados demonstrem desempenho máximo.

     

  • GABARITO E.

    Líder orientado para realizações.

  • Ou orientado para as tarefas.

  • Comentário

    Pessoal, podemos, de início, excluir as alternativas c) e d), pois querem dizer a mesma coisa: a abordagem da liderança que defende que o líder deve adaptar seus estilos de liderança a depender da situação ou contingência vivenciada no momento. 

    A letra b) retrata um líder que exerce a sua influência sobre os seus superiores, de forma ascendente (que quer dizer para cima). Como a questão não retrata essa realidade, também a descartamos.

    A letra a) retrata um líder que aceita diferenças e generalidades e produz através do compartilhamento de ideias, portanto não é nosso gabarito.

    Portanto, de acordo com a Teoria do Caminho-Meta de House, temos que há 4 (quatro) diferente tipos de líderes:

    1-   Líder diretivo: deve dar direção aos trabalhos, com uma comunicação objetiva e estruturação das tarefas a serem realizadas. O líder explica exatamente o que e como se deve fazer. Indicado para tarefas ambíguas e estressantes.

    2-   Líder apoiador: desenvolve um ambiente agradável de se trabalhar, apoiando os subordinados e preocupando-se com suas necessidades. Ideal para tarefas bem estruturadas e repetitivas.

    3-   Líder participativo: incentiva a participação dos subordinados na tomada de decisões, consultando-os sempre que possível. Ideal para subordinados com centro de controle interno (capacidade e experiência consideráveis).

    4-   Líder orientado para resultados: fixa metas, controla resultados e visa o alcance de altos padrões de desempenho, buscando sempre pela excelência. Seu comportamento é de confiança nos subordinados, ajudando-os para melhorar o desempenho através da melhoria contínua. Ideal para tarefas estruturadas de maneira ambígua.

    Assim, nosso gabarito é a letra e).

    Gabarito: E

  • Gabarito: E

    A questão cobra conhecimentos sobre a Teoria Caminho-Meta da Liderança Situacional.

    De acordo com essa teoria, há 4 estilos de liderança que pode ser adoptado, a depender do contexto vivenciado:

    1) Diretiva: o líder explica aos subordinados o que e como executar as tarefas. Indicado para tarefas ambíguas;

    2) Encorajadora/apoiadora: o líder trata os subordinados de forma igual. Funciona bem para o contexto de tarefas repetitivas e estressantes.

    3) Participativa: o líder consulta a opinião da equipe de trabalho para tomar decisões. Adequado para o cenário em que os subordinados dominam a capacidade de realizar a tarefa e têm autonomia;

    4) Orientada para o resultado: o líder confia na equipe e em sua capacidade de atingir os resultados.

    @adm.semduvida