-
A teoria caminho-objetivo de House propõe quatro estilos de comportamento (HOUSE; MITCHELL, 1974):
diretivo: o líder dá a direção de como as tarefas devem ser realizadas, buscando estruturar as tarefas para os subordinados e comunicar o que se espera deles, esclarecendo políticas, regras e procedimentos. É um estilo similar ao da estrutura de iniciação do Ohio State Leadership Studies;
de apoio: esse estilo envolve demonstrar interesse pela satisfação das necessidades e preferências dos subordinados. O líder deve mostrar-se preocupado com os subordinados e deve também trabalhar em prol do desenvolvimento de um ambiente amigável de trabalho. É similar ao estilo de consideração do Ohio State Leadership Studies;
participativo: é um estilo que envolve consultar os subordinados e encorajá-los na participação das tomadas de decisões da organização;
de realização: envolve encorajar a excelência na performance, incluindo a fixação de metas desafiadoras e a busca por padrões de alto desempenho.
Fonte: https://www.adminconcursos.com.br/2014/09/teorias-de-lideranca-1-teoria-caminho.html
-
LETRA A
Notem que os liderados possuem forte necessidade de segurança, ou seja, precisam de alguém que os direcione e que reduza o incerto nas suas atividades.
A teoria caminho - Meta é dividida em 4 tipos de liderança :
1 - Líder Diretivo: É indicado para realização de tarefas ambíguas, pois o líder explica o que se deve fazer e como devem ser realizadas as tarefas pelos subordinados.
2 - Líder Apoiador: Indicado para tarefas repetitivas, estressantes e desagradáveis, pois o líder atuará de forma aberta, tratando os subordinados de forma igualitária.
3 - Líder Orientado para os Resultados: O comportamento do líder é de confiança no grupo, ou seja, confia que o grupo irá atingir o desempenho elevado. Ele enfatiza a definição de objetivos claros e desafiadores aos subordinados.
4 - Líder Participativo: O comportamento do líder é de consulta aos subordinados no processo decisório, pois esses, geralmente, têm maior crença em sua capacidade de cumprir a tarefa e costumam conhecê-la bem. Desse modo, os subordinados possuem certa autonomia diante do domínio claro de suas atividades.
Fonte: Spector(2012).
Q613527 Entre as teorias comumente mencionadas nas literaturas relativas à liderança nas organizações, existe a Teoria Caminho − Meta ou Caminho − Objetivo, que elenca entre os possíveis comportamentos do líder, o : b) diretivo, que deixa claro o que espera dos liderados, organizando e proporcionando diretrizes claras sobre como as tarefas deverão ser realizadas.
Q869070 A teoria caminho-meta ou caminho-objetivo, desenvolvida por Robert House, a partir dos estudos da Universidade de Ohio, identifica e detalha diferentes comportamentos de liderança e a sua adequação às contingências ambientais e a características dos subordinados. Entre eles, a liderança : e) diretiva, adequada quando as tarefas são ambíguas, mas que pode ser percebida como redundante por liderados experientes.
Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e em breve venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos! https://www.instagram.com/qciano/
-
Letra (a)
Líder diretivo - este lider deixa claro o que espera dos liderados, organiza e proporciona diretrizes claras e objetivas sobre como as tarefas deverão ser realizadas.
Líder apoiador - o líder é recpetivo e sensível às necessidades dos liderados.
Líder participativo - antes de tomar decisões, consulta os liderados.
Líder orientado para conquistas - estabelece desafios e espera que os liderdos demonstrem desempenho máximo.
Ribas
-
fala sério!! como podemos afirmar q os liderados vão se sentir mais seguros com determinado tipo de liderança, isso é algo mt subjetivo, n existe um estilo de liderança perfeito , isso depende q cada situação
-
Líder diretivo: faz com que os subordinados saibam o que se espera deles, organiza o trabalho a ser feito e fornece instruções precisas sobre como as tarefas devem ser realizadas.
-
Comportamentos de liderança segundo Robert House
A principal ideia dessa teoria é a de que o líder será aceito pelos liderados como líder, quando estes o virem como fonte de satisfação, imediata ou futura.
Líder diretivo – Deixa claro o que espera dos liderados, organiza e proporciona diretrizes claras e objetivas sobre como as tarefas deverão ser realizadas.
Líder apoiador – é receptivo e sensível às necessidades do liderado.
Líder participativo – antes de tomar decisões consulta os liderados.
Líder orientado para a conquista ou voltado para a realização – estabelece desafios e espera que os liderados demonstrem desempenho máximo.
-
GABARITO A
Caminho meta ou caminho objetivo de Robert House
✎ É um teoria situacional.
✎ Se baseou em Ohio (teoria de lider) e Expectância (teoria da motivação) e definiu os 4 comportamentos de um líder.
♦ DIRETIVO- objetivos claros e definidos (melhor para ambientes com tarefas estressantes ou ambíguas)
♦ APOIADOR- sensível às necessidades dos subordinados.
♦ PARTICIPATIVO- consultivo para a tomada de decisão.
♦ ORIENTADO PARA CONQUISTA E REALIZAÇÃO- estabelece desafio e espera máximo desempenho.
Fonte: Ribas
RESUMOS: https://goo.gl/92FN88
-
Algum corajoso pra sair da zona de conforto do copia e cola e falar o porquê das outras questões não caberem como resposta?!
-
Psicóloga @psicnis
que tal você dar exemplo e ser a 1
-
Galera, o cara quer ter segurança.
Se ele quer ter segurança, é por que ele é inseguro e com isso podemos com facilidade ligar à imaturidade. Não possui conhecimento ou motivação suficiente.
Na teoria situacional de Hersey Blanchard, o diretivo é recomendado pra pessoas que encaixam nesse estilo. O resto é balela
-
O líder diretivo estabelece todos os parâmetros do trabalho a ser executado. Assim, nenhum aspecto das atividades fica a ser definido pelos próprios subordinados, trazendo mais segurança e “menos risco” na execução das tarefas, já que, se algo der errado, a culpa será do líder e não dos liderados.
Gabarito: A
-
Gabarito: A
O líder diretivo estabelece todos os parâmetros do trabalho a ser executado. Assim, nenhum aspecto das atividades fica a ser definido pelos próprios subordinados, trazendo mais segurança e “menos risco” na execução das tarefas, já que, se algo der errado, a culpa será do líder e não dos liderados.
-
Diretivo = mostra o caminho = direção = vem cmg ;)
-
-
Gabarito: A
A questão cobra conhecimentos sobre a Teoria Caminho-Meta da Liderança Situacional.
Essa teoria apresenta 4 estilos de liderança que, a depender de cada contexto vivenciado, deve ser adotado:
1) Diretiva: o líder explica aos subordinados o que e como executar as tarefas;
2) Encorajadora/apoiadora: o líder trata os subordinados de forma igual. Funciona bem para o contexto de tarefas repetitivas e estressantes.
3) Participativa: o líder consulta a opinião da equipe de trabalho para tomar decisões. Adequado para o cenário em que os subordinados dominam a capacidade de realizar a tarefa e têm autonomia;
4) Orientada para o resultado: o líder confia na equipe e em sua capacidade de atingir os resultados.
@adm.semduvida
-
Teoria do Caminho-Meta de House.Também conhecida como Teoria do Caminho-Objetivo ou Teoria dos Passos Gradativos, essa teoria se baseia na ideia de que o líder deve ajudar os seus liderados/subordinados a alçarem as suas metas.
House destaca 04 tipos de liderança:
Líder apoiador / incentivador / compreensivo: É o tipo de liderança mais indicado para tarefas estruturadas, planejadas e repetitivas.
Líder diretivo: É o tipo de liderança indicado para tarefas estressantes ou ambíguas.
Líder participativo: . É o tipo de liderança indicado quando os subordinados são mais capazes e possuem uma maior experiência.
Líder orientado para resultados/realizações/objetivos / Líder realizador.