SóProvas


ID
2761453
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Texto para a questão.


    Entre os elementos conhecidos, alguns são familiares a todos e outros são bastante raros. Algumas das substâncias elementares são metais e outras, não. À temperatura ambiente, alguns são gases, alguns, líquidos e outros, sólidos. Variam eles extremamente nas propriedades químicas e na natureza dos compostos que formam. Como consequência, estudar química não é simples nem fácil. Para se adquirir conhecimento razoável de química geral, é necessário aprender um grande número de fatos. Não existe uma teoria que unifique todos esses fatos completamente. Contudo, várias teorias foram desenvolvidas suficientemente para servir de ajuda ao estudante na tarefa de aprender algo sobre as propriedades e reações das substâncias, correlacionando informações empíricas com teorias, como, por exemplo, a lei periódica.


L. Pauling. Química Geral. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico e Edusp, 1966 (com adaptações).

Com relação às características químicas do elemento enxofre (S), um dos elementos mais conhecidos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão abrange conceitos relacionados aos elementos químicos, especificamente o enxofre. O enxofre é um ametal que possui algumas formas e a mais comum é a do sólido molecular S8, que pode ser o enxofre ortorrômbico ou o enxofre monoclínico. Dessa forma, analisemos as alternativas:

    A) CORRETA - O enxofre é um sólido molecular de fórmula química S8, que pode ser o enxofre ortorrômbico ou o enxofre monoclínico. Nesse composto, os átomos de um mesmo elemento se unem por ligações covalentes, sendo, portanto, um composto apolar, já que não há diferença de eletronegatividade no mesmo elemento. Como é um composto apolar as moléculas se mantém unidas pelas interações chamadas de forças de London ou dipolo-induzido.

    B) INCORRETA - O enxofre comum é uma substância sólida e amarela, que forma cristais ortorrômbicos ou monoclínicos.

    C) INCORRETA - A oxidação do enxofre produz dióxido de enxofre (SO2) e trióxido de enxofre (SO3), que são utilizados industrialmente na produção de ácido sulfúrico (H2SO4) e não de soda cáustica (NaOH), como mostrado abaixo:
    S + O2 → SO2
    SO2 + 1/2 O2 → SO3
    SO3 + H2O → H2SO4

    D) INCORRETA - O enxofre é um sólido molecular apolar e, portanto, não se solubiliza em água, pois, de acordo com o princípio "semelhante dissolve semelhante" moléculas apolares são solúveis em moléculas apolares e a molécula de água é polar.

    E) INCORRETA - Conforme explicado na alternativa D, o enxofre é um sólido molecular apolar e, devido a isso, não se dissolve em água, uma molécula polar.

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Quando só temos uma molécula só teremos um ametal, pois é um elemento com o mesmo elemento e isso causa uma molécula apolar e consequentemente só podemos ter o dipolo induzido que é pra ametais

  • Em todos os estados, sólido, líquido e gasoso apresenta formas alotrópicas cujas relações não são completamente conhecidas. As estruturas cristalinas mais comuns são o octaedro ortorrômbico (enxofre α) e o prisma monoclínico (enxofre β) sendo a temperatura de transição de 95,5 oC; em ambos os casos o enxofre se encontra formando moléculas na forma de anel. As diferentes disposições destas moléculas é que produzem as diferentes estruturas cristalinas. À temperatura ambiente, a transformação de enxofre monoclínico em ortorrômbico, mais estável, é muito, muito, lenta.

    Os seus átomos podem ligar-se e formar duas variedades alotrópicas que são encontradas na natureza: o enxofre rômbico e o enxofre monoclínico.

    Ambos possuem oito átomos ligados formando suas moléculas (S8). A diferença reside somente no fato de que a forma geométrica (retículos cristalinos) em que esses átomos estão rearranjados no espaço é diferente.