SóProvas


ID
2762794
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder à questão considere as informações abaixo.

    Paciente com 44 anos de idade, sexo masculino, apresenta queixa principal relacionada com o aspecto da gengiva na região do dente 36, que deixa o “osso à mostra”, sem dor ou sangramento. O exame clínico mostra recessão gengival na região vestibular do dente 36 e a sondagem periodontal revela bolsa de 10 mm na região mesial e de 9 mm na região distal desse dente. A sondagem da região inter-radicular por acesso vestibular mostra perda horizontal de tecido de suporte atingindo a largura total do dente 36. A resposta aos testes térmicos aplicados no dente 36 é positiva. O exame radiográfico mostra perda óssea horizontal na altura do terço apical e defeito inter-radicular no dente 36.

O tratamento consiste em

Alternativas
Comentários
  • "O exame radiográfico mostra perda óssea horizontal na altura do terço apical e defeito inter-radicular no dente 36."

    se fizer hemisecção radicular a proporção coroa raiz vai ficar terrivel! e o dente tem polpa viva!

    do meu ponto de vista o melhor gabarito seria D.

  • Nao tem cabimento usar esse dente com suport protético.... devidona a reabsorcao radicular até o terço apical. Proporcao minima é 1:1 cora/raiz
  • A resposta considerada é absurda. Tratar endo de um dente bio, depois seccionar raízes de dente que tem defeito periodontal atingindo terço apical só se justificaria quando não existia implante dentário. 

    Llilian a letra D diz que a tunelização reduziria o risco de cárie nas superfícies radiculares, que é justamente um fator de risco para este tipo de procedimento. Por isso a D não pode ser resposta.

    A questão não tem gabarito, e deverá ser anulada.

  • No meu entendimento existem 3 tratamentos para o caso: Tunelização, ressecção radicular e exo. Como posto, a melhor saída seria exodontia. Como não existe essa alternativa, a tunelização seria uma saída, mas notem que a assertiva diz que o procedimento reduz o risco de desenvolvimento de cárie, o que não é absolutamente verdade, de fato até aumenta. Nos resta então somente a hemissecção. Odontoplastia e raspagem (alternativas 'a' e 'c') seria para o caso de lesões de envolvimento grau I, e essa é III. E apicectomia seria indicada para casos de lesão refratária de origem endodôntica, e não periodontal (dente vital). A menos pior, ou aceitável GABARITO B. Aumenta a retenção do preparo protético, pois a extensão poderá ir mais para apical do que um dente que não sofreu ressecção, com melhores chances de higienização e áreas de escape protéticos.

  • D. Tunelização

  • não tem resposta certa!

  • B

  • não tem resposta...pq todas as alternativas contem erros, mesmo as que apresentam alternativas viáveis de tratamento para furca 3 como hemissecção e tunelização.

    Hemissecção já é a remoção de uma raiz. Então, não tem como ta certa o resto da resposta com a parte "mantendo todas as raízes"

    Tunelização seria até viável, mas seu grande risco é justamente "aumentar a chance de caries radiculares" e não reduzir seu risco como diz a alternativa.

    Odontoplastia, nesse caso, não resolve nada. Apicectomia não tem sentindo nenhum por se tratar de dente vital e sem lesão.

    Raspagem e alisamento radicular somente, não resolveria lesão de furca 3 e não iram "restabelecer a anatomia normal" como diz a opção A em um dente com tamanha destruição.