SóProvas


ID
2764231
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A intervenção nos monumentos históricos gerou uma série de debates na Europa sobre doutrinas de intervenção. Violletle-Duc e Ruskin simbolizam o antagonismo dessas doutrinas. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:


1. Para Viollet-le-Duc, restaurar um edifício é restituí-lo a um estado completo, reconstituindo suas partes desaparecidas.

2. Ruskin considera que as marcas do tempo fazem parte da essência do monumento histórico.

3. Ruskin é contrário a qualquer tipo de intervenção, considerando a restauração a destruição do edifício como monumento histórico.

4. Viollet-le-Duc baseia sua concepção de conservação de monumentos na autenticidade.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Fui por eliminação... já q as opiniões são antagônicas ou estava correto a 1, 2 e 3 ou somente a 4

  • Quando as cartas usam o termo autenticidade, referem-se a autenticidade do monumento histórico e não a autenticidade da intervenção, considerei a 4 errada por isso.

  • gab. D

    Complementando...

    Conceito de Restauração segundo Viollet-le-Duc:(1814- 1879)

    “Restaurar um edifício não é mantê-lo, repará-lo ou refazê-lo, é restabelecê-lo em um estado completo que pode não ter existido nunca em um dado momento.

    Busca a pureza do estilo (faz reconstituição daquilo que teria sido feito, uma reformulação ideal do projeto).

    John Ruskin (1819-1900)

    Contemporâneo a Viollet-le-Duc, mas com idéias totalmente antagônicas,representante da teoria romântica, ou da restauração romântica, que defende a intocabilidade do monumento degradado.

    o autor considera o restauro uma "necessidade destrutiva" e acreditava que se preservássemos nossos edifícios não seria necessário essa restauração. Esse processo resultaria em uma imitação da arquitetura passada carregando em si uma réplica e um falso histórico, já que essa nova faceta pertenceria a uma nova época o tudo isso afetava sua autenticidade, seus valores evocativos e poéticos

    Para Ruskin, algumas intervenções até eram permitidas, porém, apenas para conservar a edificação. O autor aceitava pequenas obras de consolidação ("muletas"). Quando as mesmas perdiam sua utilidade, ele conformavase frente à morte certa e natural que toda edificação teria um dia. Assim, o autor defende então a "morte" dos monumentos.