SóProvas


ID
2765194
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O enunciado abaixo deverá ser considerado para a resolução da questão:


Epaminondas é servidor público efetivo de um Instituto Federal brasileiro. Ele é responsável, em seu setor funcional, pela integridade dos computadores que estão alocados no laboratório de informática do campus. De acordo com as normas de sua unidade, ele deve, todos os dias, abrir o laboratório e fechá-lo, permanecendo na sala, durante o período, a fim de dar suporte aos usuários e velar pelo patrimônio público. Não obstante, em um determinado dia, Epaminondas esqueceu-se de fechar o laboratório e, quando retornou no dia seguinte, todos os computadores haviam sido furtados.

Considerando que, dependendo das circunstâncias, Epaminondas viesse a sofrer penalidade disciplinar por sua conduta, poder-se-ia afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D CORRETA 

    LEI 8.112

      Art. 128.  Na aplicação das penalidades serão consideradas a natureza e a gravidade da infração cometida, os danos que dela provierem para o serviço público, as circunstâncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes funcionais.

  • Analisemos as assertivas:

    a) Errado:

    As responsabilidades administrativa e criminal são independentes entre si, podendo, portanto, cumular-se, de sorte que nada impede que o servidor seja apenado na órbita administrativa antes de qualquer conclusão advida da instância penal. Neste sentido, os artigos 121 e 125 da Lei 8.112/90:

    "Art. 121.  O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

    (...)

    Art. 125.  As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si."

    b) Errado:

    A uma, acaso se entenda ter havido conduta desidiosa por parte do servidor, seria aplicável, em tese, a pena de demissão (e não a advertência), na forma dos arts. 117, XV, e 132, XIII, da Lei 8.112/90.

    A duas, mesmo que se entendesse pela aplicação de advertência, esta não é acompanhada, necessariamente, de pena de multa (isto sequer é possível, muito menos obrigatório). Em rigor, a multa vem a ser uma possibilidade de substituição da pena de suspensão, consoante se extrai do art. 130, §2º, da Lei 8.112/90, que, ademais, prevê que a conversão deve ser dar à base de 50% por dia de vencimento ou remuneração, de modo que também está errado o percentual referido pela Banca (não superior 20%). No ponto, confira-se o citado dispositivo:

    "Art. 130 (...)
    § 2o  Quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão poderá ser convertida em multa, na base de 50% (cinqüenta por cento) por dia de vencimento ou remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço."

    c) Errado:

    Novamente, o desacerto deste item repousa no fato de que as responsabilidades criminal e administrativa são independentes entre si, podendo cumular-se, inclusive. Assim, mesmo que não haja cometimento de crime, é possível que o servidor seja responsabilizado na órbita administrativa, desde que se constate a prática de alguma infração disciplinar.

    d) Certo:

    Assertiva que encontra apoio expresso no art. 128 da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 128.  Na aplicação das penalidades serão consideradas a natureza e a gravidade da infração cometida, os danos que dela provierem para o serviço público, as circunstâncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes funcionais."

    e) Errado:

    Inexiste a sanção de transferência compulsória para outra unidade. Em rigor, as penalidades elencadas na Lei 8.112/90 são aquelas constantes de seu art.

    "Art. 127.  São penalidades disciplinares:

    I - advertência;

    II - suspensão;

    III - demissão;

    IV - cassação de aposentadoria ou disponibilidade;

    V - destituição de cargo em comissão;

    VI - destituição de função comissionada."


    Gabarito do professor: D