SóProvas



Prova IF-RS - 2018 - IF-RS - Engenheiro Eletricista


ID
2765176
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

João Pedro solicitou remoção a pedido, com fundamento no artigo 36 da Lei 8.112/1990, tendo seu pedido sido deferido pela Administração. Com base em tal informação, considere as assertivas a seguir:

I. Em razão do deslocamento para nova sede, João Pedro fará jus ao pagamento de indenização a título de Ajuda de Custo.

II. João Pedro terá no mínimo quinze e no máximo trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.

III. Tendo em vista a mudança do seu local de residência, João Pedro fará jus ao pagamento de Auxílio Moradia, pelo prazo máximo de 4 (quatro) anos.

IV. Na hipótese de João Pedro encontrar-se em licença ou afastado legalmente, a contagem do prazo para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do seu cargo inicia a partir do término do impedimento.

Assinale a alternativa que contém toda(s) a(s) afirmativa(s) CORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A.

     

    Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

         Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção:                  

            I - de ofício, no interesse da Administração;                 

            II - a pedido, a critério da Administração;                       

            III -  a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração:  ...

    § 3o  Não será concedida ajuda de custo nas hipóteses de remoção previstas nos incisos II e III do parágrafo único do art. 36.

     

     

     

      Art. 18.  O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.  

     

     

    Artigo que previa tempo limite para o auxílio-moradia foi revogado. Contudo, o auxílio-moradia cessará quando:

    -servidor for exonerado, destituído ou renunciar;

    -for colocado um imóvel à disposição do servidor;

    -servidor ou o cônjuge vier a adquirir um imóvel.

     

     

     

       Art. 18.  O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.                  

     

    § 1o  Na hipótese de o servidor encontrar-se em licença ou afastado legalmente, o prazo a que se refere este artigo será contado a partir do término do impedimento. 

  • I- ERRADA- Ajuda de custo somente na remoção de ofício.

    II-ERRADA- Art. 18.  O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.       

    III- ERRADA- não há informações suficientes no texto para inferir se ele se enquadra nos quesitos para pagamento de auxílio moradia e também foi uma remoção a pedido.

    IV- CORRETA

  • ALGUNS PRAZOS:

    Para o servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, quitar o débito - 60 dias

    Que se garante à família do servidor que falecer em nova sede ajuda de custo e transporte para localidade de origem - 1 ano contado do óbito

    Para o servidor restituir a ajuda de custo quando, injustificadamente, não se apresentar na nova sede - 30 dias

    Para o servidor restituir, integralmente , as diárias que receber e não se afastar da sede por qualquer motivo - 5 dias

    Para o servidor restituir o excesso de diárias percebidas no caso de o afastamento durar menos que o previsto - 5 dias

    Máximo de licença por motivo de doença em pessoa da família - 150 dias

    Para que se conceda licença para tratar de pessoa da família sem prejuízo da remuneração - 30 dias podendo ser prorrogado por mais 30

    Para a duração da licença para capacitação com a respectiva remuneração - Até 3 meses

    Para a servidora que adotar ou obtiver guarda judicial de criança até 1 ano de idade - 90 dias de licença remunerada

    Com crianças com mais de 1 ano de idade - 30 dias

    Para a prova de acidente em serviço - 10 dias podendo ser prorrogado

    Medida Cautelar a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade - 60 dias sem prejuízo da remuneração

    Quando o servidor for removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório - Mínimo 10 dias e máximo 30 dias, para retomada do exercício.

  • Julguemos cada afirmativa, uma a uma:

    I- Errado:

    Em rigor, a ajuda de custo somente é devida no caso de remoção para nova sede que se opere no interesse da Administração, como preceitua o art. 53 da Lei 8.112/90:

    "Art. 53.  A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor, vier a ter exercício na mesma sede."

    Como, na espécie, a remoção teria se dado a pedido do servidor, conclui-se não ser legítimo o pagamento de tal verba.

    II- Errado:

    Aplica-se, aqui, a regra do art. 18 da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 18.  O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede."

    Logo, incorreta a assertiva, ao sustentar que o prazo mínimo seria de 15 dias, quando o correto são 10 dias.

    III- Errado:

    Inicialmente, os elementos fornecidos pela Banca não são suficientes para se afirmar ser caso, ou não, de pagamento de auxílio moradia, tendo em vista os requisitos legais elencados no art. 60-B da Lei 8.112/90.

    De todo o modo, em caso positivo, a afirmativa revela-se equivocada, ao aduzir que a verba possui prazo máximo de pagamento por 4 anos, o que não é verdadeiro. Com efeito, cuida-se de indenização cujo pagamento é devido enquanto permanecerem presentes aos condições para seu recebimento, sem possuir, portanto, prazo determinado. Refira-se que o dispositivo legal que previa limites máximos de tempo (Art. 60-C) restou revogado pela Lei 12.998/2014.

    IV- Certo:

    Cuida-se, por fim, de assertiva plenamente de acordo à norma do art. 18, §1º, da Lei 8.112/90, litteris:

    "Art. 18 (...)
    § 1o  Na hipótese de o servidor encontrar-se em licença ou afastado legalmente, o prazo a que se refere este artigo será contado a partir do término do impedimento."

    Logo, sem equívocos.

    Do acima exposto, apenas a afirmativa IV está correta.


    Gabarito do professor: A


ID
2765179
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Caio Tácito, hipotético servidor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, ingressou no ano de 2011, no cargo de técnico-administrativo em educação, cuja carreira é regida pela Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Trabalhou com dedicação e cumpriu todas as metas estipuladas em programa de avaliação de desempenho durante o período de 18 (dezoito) meses. Com isto, ele teve mudado seu padrão de vencimento para o imediatamente subsequente. O que ocorreu na carreira de Caio Tácito é intitulado legalmente de:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Art. 10. O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento mediante, respectivamente, Progressão por Capacitação Profissional ou Progressão por Mérito Profissional.

    § 1o Progressão por Capacitação Profissional é a mudança de nível de capacitação, no mesmo cargo e nível de classificação, decorrente da obtenção pelo servidor de certificação em Programa de capacitação, compatível com o cargo ocupado, o ambiente organizacional e a carga horária mínima exigida, respeitado o interstício de 18 (dezoito) meses, nos termos da tabela constante do Anexo III desta Lei.
    § 2o Progressão por Mérito Profissional é a mudança para o padrão de vencimento imediatamente subseqüente, a cada [18 meses de efetivo exercício]*, desde que o servidor apresente resultado fixado em programa de avaliação de desempenho, observado o respectivo nível de capacitação.

     

    Fonte: Lei 11091/2015, *alterado pelo art. 10A da mesma lei.

  • Mudou o padrão de vencimento - progressão por mérito profissional.

    Mudou o nível de capacitação - Progressão por capacitação profission


  • Mudou o padrão de vencimento - progressão por mérito profissional.

    Mudou o nível de capacitação - Progressão por capacitação profissional.

  • Padrão de VenciMento >>> Progressão por rito


    Nível de Capacitação >>> Progressão por Capacitação

  • progressão por mérito profissional : mudança no padrão de vencimento.

  • mérito é $$$$$$

  • 1-Trabalhou direitinho?

    -progride por mérito. O fato de trabalhar com assiduidade, pontualidade... mérito no trabalho. Ressalto que ele não fez curso nem estudou. Apenas trabalhou direitinho e esperou os 18 meses.

    2-Fez curso, se capacitou?

    -O nome diz: progressão por capacitação profissional.

    -Basta ter as horas de estudo necessária. ( Esperar também os 18 meses para fazer outro curso e ir aumentando de padrão.)


ID
2765182
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

O Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto Presidencial nº 1.171, de 22 de junho de 1994, afirma que “é vedado ao servidor público usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material”. Em qual das alternativas abaixo esta conduta estaria mais claramente presente?

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra D.


    Escolha por ser o mais próximo do que foi solicitado na questão. Desconsiderei a letra A por ser mais ligada a falta de ética e não evidenciar que dificultou a vida de alguém.

  • X - Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.

  • Na alternativa D há dano moral

  •  X - Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.



    D O servidor público exige documentos sabidamente desnecessários para dar andamento a processo de cadastramento de dependente de um colega, fazendo com que o decorrente benefício de auxílio pré-escolar seja implementado com atraso.

  • D O servidor público exige documentos sabidamente desnecessários para dar andamento a processo de cadastramento de dependente de um colega, fazendo com que o decorrente benefício de auxílio pré-escolar seja implementado com atraso.

    Na alternativa D há dano moral



  • GABARITO: LETRA D

    Das Regras Deontológicas

    X - Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.

    FONTE: DECRETO N° 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994


ID
2765185
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

O Estatuto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul prevê:

Alternativas
Comentários
  • questão de regimento interno, portanto, não se enquadra na lei 11.892


ID
2765188
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Analise as assertivas abaixo, de acordo com o Regimento Geral do IFRS:

I. Conselho do Campus é o órgão superior normativo, consultivo e deliberativo por delegação de competência do Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

II. Os atos administrativos do IFRS são Resolução, Instrução Normativa, Portaria, Deliberação e Ordem de Serviço.

III. As atividades de extensão constituem um processo educativo para a investigação, o empreendedorismo e o cooperativismo, visando à inovação e à solução de problemas sociais, culturais, científicos e tecnológicos.

IV. O técnico-administrativo integrante do quadro permanente de pessoal terá como local de lotação e exercício a unidade para a qual foi nomeado em concurso público, salvo interesse da Instituição e em conformidade com a legislação vigente.

Assinale a alternativa que contém toda(s) a(s) afirmativa(s) CORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • Essa é uma questão de regimento interno, portanto, não se enquadra na lei 11.892.

  • Art. 49 Os atos administrativos do IFRS obedecem à forma de: I. Resolução; II. Instrução normativa; III. Portaria; IV. Ordem de serviço. https://ww1.ifrs.edu.br/site/midias/arquivos/20107615252937regimento_geral_do_ifrs_05-08-2010.pdf

ID
2765191
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O enunciado abaixo deverá ser considerado para a resolução da questão:


Epaminondas é servidor público efetivo de um Instituto Federal brasileiro. Ele é responsável, em seu setor funcional, pela integridade dos computadores que estão alocados no laboratório de informática do campus. De acordo com as normas de sua unidade, ele deve, todos os dias, abrir o laboratório e fechá-lo, permanecendo na sala, durante o período, a fim de dar suporte aos usuários e velar pelo patrimônio público. Não obstante, em um determinado dia, Epaminondas esqueceu-se de fechar o laboratório e, quando retornou no dia seguinte, todos os computadores haviam sido furtados.

A partir do enunciado, está CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • LETRA E CORRETA 

    LEI 8.112

       Art. 121.  O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

            Art. 122.  A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

  • kkk, trabalho numa biblioteca/informática de uma escola. Vou ficar atento e lembrar do Epaminondas.

  • Considerando os elementos fornecidos no enunciado da questão, vejamos cada afirmativa:

    a) Errado:

    Mesmo que houvesse segurança armada na entrada do edifício, não seria possível afirmar que a culpa seria integralmente dos agentes responsáveis pela vigilância ostensiva das instalações da entidade, uma vez que, efetivamente, o servidor Epaminondas teria contribuído para o evento, ao deixar de cumprir sua obrigação de trancar a porta do laboratório. Assim, incorreta esta opção.

    b) Errado:

    Ainda que houvesse comunicação imediata ao superior hierárquico, isto, por si só, não eliminaria o cometimento de infração disciplinar (Lei 8.112/90, art. 116, I e VII e art. 117, XV), razão pela qual persistiria a responsabilidade administrativa do servidor, na forma do art. 124 do aludido Estatuto Federal. Logo, não se pode aduzir que sua responsabilidade se resumiria ao âmbito civil.

    c) Errado:

    A uma, a responsabilidade penal encontra-se, sim, prevista na Lei 8.112/90, como se vê de seu art. 123, que ora colaciono:

    "Art. 123.  A responsabilidade penal abrange os crimes e contravenções imputadas ao servidor, nessa qualidade."

    A duas, existe, sim, responsabilidade penal baseada em conduta omissiva, a depender do crime e das circunstâncias do caso, naturalmente.

    O que afastaria a responsabilidade penal de Epaminondas, ao que se extrai do enunciado da questão, consistiria no fato de que sua conduta seria apenas culposa, ao passo que o elemento subjetivo do tipo de furto exige é o dolo.

    d) Errado:

    A devolução dos equipamentos furtados, por evidente, faz desaparecer o dano causado à Administração, de sorte que a responsabilidade civil do servidor realmente estaria afastada. No entanto, o mesmo não se pode afirmar no que tange às infrações de ordem administrativa, cuja respectiva responsabilidade poderia ser imputada, consoante já exposto anteriormente.

    e) Certo:

    De fato, a hipótese descrita pela Banca revela caso em que seria possível a imputação de responsabilidade civil ao servidor, face aos danos causados ao erário (Lei 8.112/90, art. 122: A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.), sem prejuízo, outrossim, de sua responsabilidade administrativa, pelas infrações cometidas, sendo certo que se cuida de responsabilidades que podem ser cumuladas, eis que independentes entre si.


    Gabarito do professor: E

  • Ainda responderá por peculato culposo.

    peculato culposo ocorre quando o servidor comete erros que permitem que outra pessoa roube o bem que estava em sua posse por conta do cargo


ID
2765194
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O enunciado abaixo deverá ser considerado para a resolução da questão:


Epaminondas é servidor público efetivo de um Instituto Federal brasileiro. Ele é responsável, em seu setor funcional, pela integridade dos computadores que estão alocados no laboratório de informática do campus. De acordo com as normas de sua unidade, ele deve, todos os dias, abrir o laboratório e fechá-lo, permanecendo na sala, durante o período, a fim de dar suporte aos usuários e velar pelo patrimônio público. Não obstante, em um determinado dia, Epaminondas esqueceu-se de fechar o laboratório e, quando retornou no dia seguinte, todos os computadores haviam sido furtados.

Considerando que, dependendo das circunstâncias, Epaminondas viesse a sofrer penalidade disciplinar por sua conduta, poder-se-ia afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D CORRETA 

    LEI 8.112

      Art. 128.  Na aplicação das penalidades serão consideradas a natureza e a gravidade da infração cometida, os danos que dela provierem para o serviço público, as circunstâncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes funcionais.

  • Analisemos as assertivas:

    a) Errado:

    As responsabilidades administrativa e criminal são independentes entre si, podendo, portanto, cumular-se, de sorte que nada impede que o servidor seja apenado na órbita administrativa antes de qualquer conclusão advida da instância penal. Neste sentido, os artigos 121 e 125 da Lei 8.112/90:

    "Art. 121.  O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

    (...)

    Art. 125.  As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si."

    b) Errado:

    A uma, acaso se entenda ter havido conduta desidiosa por parte do servidor, seria aplicável, em tese, a pena de demissão (e não a advertência), na forma dos arts. 117, XV, e 132, XIII, da Lei 8.112/90.

    A duas, mesmo que se entendesse pela aplicação de advertência, esta não é acompanhada, necessariamente, de pena de multa (isto sequer é possível, muito menos obrigatório). Em rigor, a multa vem a ser uma possibilidade de substituição da pena de suspensão, consoante se extrai do art. 130, §2º, da Lei 8.112/90, que, ademais, prevê que a conversão deve ser dar à base de 50% por dia de vencimento ou remuneração, de modo que também está errado o percentual referido pela Banca (não superior 20%). No ponto, confira-se o citado dispositivo:

    "Art. 130 (...)
    § 2o  Quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão poderá ser convertida em multa, na base de 50% (cinqüenta por cento) por dia de vencimento ou remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço."

    c) Errado:

    Novamente, o desacerto deste item repousa no fato de que as responsabilidades criminal e administrativa são independentes entre si, podendo cumular-se, inclusive. Assim, mesmo que não haja cometimento de crime, é possível que o servidor seja responsabilizado na órbita administrativa, desde que se constate a prática de alguma infração disciplinar.

    d) Certo:

    Assertiva que encontra apoio expresso no art. 128 da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 128.  Na aplicação das penalidades serão consideradas a natureza e a gravidade da infração cometida, os danos que dela provierem para o serviço público, as circunstâncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes funcionais."

    e) Errado:

    Inexiste a sanção de transferência compulsória para outra unidade. Em rigor, as penalidades elencadas na Lei 8.112/90 são aquelas constantes de seu art.

    "Art. 127.  São penalidades disciplinares:

    I - advertência;

    II - suspensão;

    III - demissão;

    IV - cassação de aposentadoria ou disponibilidade;

    V - destituição de cargo em comissão;

    VI - destituição de função comissionada."


    Gabarito do professor: D


ID
2765197
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base nas disposições constantes na Lei nº 8.112/1990, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • a) A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.   CORRETA

     

     

    b) Recondução é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. 

      Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

     

     

     

      

    c) O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 10 (dez) dias.

           Art. 59.  O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias.

     

     

     

    d) O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de 30 (trinta) dias para quitar o débito.

    Art. 47.  O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito.   

     

     

     

    e) O servidor terá direito a licença remunerada durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.

    Art. 86.  O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.

  • LETRA A CORRETA 

    LEI 8.112

       Art. 34.  A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.

  • A) CERTO

    B) REINTEGRAÇÃO

    C) PRAZO DE 5 DIAS

    D) 60 DIAS PARA QUITAR O DÉBITO

    E) LICENÇA SEM REMUNERAÇÃO



  • ALGUNS PRAZOS:

    Para o servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, quitar o débito - 60 dias

    Que se garante à família do servidor que falecer em nova sede ajuda de custo e transporte para localidade de origem - 1 ano contado do óbito

    Para o servidor restituir a ajuda de custo quando, injustificadamente, não se apresentar na nova sede - 30 dias

    Para o servidor restituir, integralmente , as diárias que receber e não se afastar da sede por qualquer motivo - 5 dias

    Para o servidor restituir o excesso de diárias percebidas no caso de o afastamento durar menos que o previsto - 5 dias

    Máximo de licença por motivo de doença em pessoa da família - 150 dias

    Para que se conceda licença para tratar de pessoa da família sem prejuízo da remuneração - 30 dias podendo ser prorrogado por mais 30

    Para a duração da licença para capacitação com a respectiva remuneração - Até 3 meses

    Para a servidora que adotar ou obtiver guarda judicial de criança até 1 ano de idade - 90 dias de licença remunerada

    Com crianças com mais de 1 ano de idade - 30 dias

    Para a prova de acidente em serviço - 10 dias podendo ser prorrogado

    Medida Cautelar a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade - 60 dias sem prejuízo da remuneração

  • GABARITO: LETRA A

    Art. 34.  A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.

    Parágrafo único.  A exoneração de ofício dar-se-á:

    I - quando não satisfeitas as condições do estágio probatório;

    II - quando, tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido.

    FONTE: LEI No 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990. 

  • Vejamos as opções lançadas pela Banca, à luz do disposto na Lei 8.112/90:

    a) Certo:

    Cuida-se de afirmativa perfeitamente de acordo com a norma do art. 34:

    "Art. 34.  A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício."

    Logo, sem equívocos neste item.

    b) Errado:

    Na realidade, o conceito exposto neste item vem a ser pertinente à figura da reintegração, a teor do art. 28:

    "Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens."

    c) Errado:

    Em rigor, o prazo de restituição das diárias é de cinco dias, e não de dez, na forma do art. 59:

    "Art. 59.  O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias."

    d) Errado:

    Na realidade, o prazo de quitação do débito é de sessenta dias, e não de apenas trinta dias, consoante norma do art. 47:

    "Art. 47.  O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito."  

    e) Errado:

    A licença versada neste item da questão, na realidade, opera-se sem remuneração, conforme art. 86:

    "Art. 86.  O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral."


    Gabarito do professor: A

  • A questão exigiu conhecimento acerca da Lei 8.112/90 (Estatuto do Servidor Público Federal):

    A- Correta. Assertiva em consonância com o art. 34 da lei 8.112/90: “A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.

    B- Incorreta. Art. 28 da lei 8.112/90: “A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    C- Incorreta. Art. 59 da lei 8.112/90: “O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias.

    D- Incorreta. Art. 47 da lei 8.112/90: “O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito.”           

    E- Incorreta. Art. 86 da lei 8.112/90: “O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.

    GABARITO DA MONITORA: “A”


ID
2765200
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA sobre o Plano de Carreira dos servidores Técnico-Administrativos em Educação, instituído através da Lei 11.091/2005:

Alternativas
Comentários
  • A - A liberação para Mestrado ou Doutorado é condicionada à avaliação de Desempenho.

    B - Gabarito. Art. 22

    C - Ambiente Organizacional: "área específica de atuação do servido". Art. 5, inciso VI

    D - Relacão Direta sempre maior que Indireta. rsrs

    E - Não podendo exceder a 4 anos .

  • a) Art. 10 §7°: A liberação do servidor para realização de cursos de  Mestrado e Doutorado está condicionada ao resultado favorável na avaliação de desempenho.

     

    b) Art. 22

     

    c) Art. 5: I - Plano de carreira: conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo - se em instrumento de gestão do órgão ou entidade;

     

    d) Art. 12: I - a aquisição de título em área de conhecimento com relação direta ao ambiente organizacional de atuação do servidor ensejará maior percentual na fixação do Incentivo à Qualificação do que em área de conhecimento em relação indireta;

     

    e) Art. 26-A: Além dos casos previstos na legislação vigente, o ocupante de cargo do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação poderá afastar - se de suas funções para prestar colaboração a outra instituição federal de ensino ou de pesquisa e ao Ministério da Educação, com ônus para a instituição de origem, não podendo o afastamento exceder a 4 (quatro) anos.

     

    Gab. B

  • a) A avaliação de desempenho com resultado favorável não é condicionante na liberação do servidor para a realização de cursos de Mestrado e Doutorado.

    [§ 7o A liberação do servidor para a realização de cursos de Mestrado e Doutorado está condicionada ao resultado favorável na avaliação de desempenho]

     

    b) A Comissão Nacional de Supervisão do Plano de Carreira, vinculada ao Ministério da Educação, tem como finalidade acompanhar, assessorar e avaliar a implementação do Plano de Carreira dos servidores Técnico-Administrativos em Educação. [Gabarito]

     

    c) Ambiente organizacional consiste no conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram a carreira dos cargos Técnico-Administrativos em Educação.

    [I - plano de carreira: conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade;

    VI - ambiente organizacional: área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal;]

     

    d) Para os fins de pagamento do Incentivo à Qualificação, a aquisição de título em área de conhecimento com relação indireta ao ambiente organizacional de atuação do servidor ensejará maior percentual do que em área de conhecimento com relação direta.

    [I - a aquisição de título em área de conhecimento com relação direta ao ambiente organizacional de atuação do servidor ensejará maior percentual na fixação do Incentivo à Qualificação do que em área de conhecimento com relação indireta;]

     

    e) O afastamento para prestar colaboração técnica a outra instituição federal de ensino poderá ser autorizado pela chefia imediata do servidor, não podendo exceder a 5 (cinco) anos

    [Art. 26-A. Além dos casos previstos na legislação vigente, o ocupante de cargo do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação poderá afastar-se de suas funções para prestar colaboração a outra instituição federal de ensino ou de pesquisa e ao Ministério da Educação, com ônus para a instituição de origem, não podendo o afastamento exceder a 4 (quatro) anos.]

  •  a) A avaliação de desempenho com resultado favorável não é condicionante na liberação do servidor para a realização de cursos de Mestrado e Doutorado. ERRADO. É condicionante, sim.

     

    b) A Comissão Nacional de Supervisão do Plano de Carreira, vinculada ao Ministério da Educação, tem como finalidade acompanhar, assessorar e avaliar a implementação do Plano de Carreira dos servidores Técnico-Administrativos em Educação. CORRETO. Gabarito.

     

    c) Ambiente organizacional consiste no conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram a carreira dos cargos Técnico-Administrativos em Educação. ERRADO. Esse é o conteito de plano de carreira.

     

    d) Para os fins de pagamento do Incentivo à Qualificação, a aquisição de título em área de conhecimento com relação indireta ao ambiente organizacional de atuação do servidor ensejará maior percentual do que em área de conhecimento com relação direta. ERRADO. Relação direta é que enseja maior %.

     

    e) O afastamento para prestar colaboração técnica a outra instituição federal de ensino poderá ser autorizado pela chefia imediata do servidor, não podendo exceder a 5 (cinco) anos. ERRADO. São 4 anos.

  • ERRO DO ITEM E:

    É autorizado pelo dirigente máximo da IFE e não pelo chefe imediato


ID
2765203
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com a Lei Federal nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • d) Todas as instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica possuem natureza jurídica de autarquia, sendo detentoras de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar. 
    Acredito que o erro foi em falar que são todas ao passo que na lei consta " As instituições mencionadas nos incisos I,II,III e V do caput".

  • Art 13 da referida Lei:

    Os campi serão dirigidos por Diretores-Gerais, nomeados pelo Reitor para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade do respectivo campus, atribuindo-se o peso de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo docente, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnico-administrativos e de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo discente

     

    LETRA C

  • Gab.: C

    O erro da D :

    Art. 1o  Fica instituída, no âmbito do Sistema Federal de Educação, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, vinculada ao Ministério da Educação e constituída pelas seguintes instituições:

    I - Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - Institutos Federais;

    II - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR; e

    III - Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais.

     Parágrafo único.  As instituições mencionadas nos incisos I e II possuem natureza jurídica de autarquia, detentoras de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar.

  • Relativo à letra D:

    Natureza Júridica Autarquica: (Art. 1º)

    I - Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - Institutos Federais;

    II - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR;

    III - Centros Federais de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET - RJ e de Minas Gerais - CEFET - MG;

    V - Colégio Pedro II.

     

    As execessõs são: IV - Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais.

  • O erro da "A"

    A presidência dos órgãos superiores será do Reitor

  • Gab. C

    Art. 12.  Os Reitores serão nomeados pelo Presidente da República, para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade escolar do respectivo Instituto Federal, atribuindo-se o peso de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo docente, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnico-administrativos e de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo discente.    (Regulamento)

  • A) Art. 10. A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior.

    § 1° As presidências do Colégio de Dirigentes e do Conselho Superior serão exercidas pelo Reitor do Instituto Federal.

    B) Anexo I – No RS foram criados 3 novos IFE’s:

    Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Bento Gonçalves

    Instituto Federal Farroupilha - Santa Maria

    Instituto Federal Sul-rio-grandense - Pelotas

    C) Art. 12. [Gabarito]

    D) As escolas Técnicas não tem natureza Autárquica.

    Art. 1° Fica instituída, no âmbito do sistema federal de ensino, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, vinculada ao Ministério da Educação e constituída pelas seguintes instituições:

    I - Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - Institutos Federais;

    II - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR;

    III - Centros Federais de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-RJ e de Minas Gerais - CEFET-MG;

    IV - Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais; e

    V - Colégio Pedro II.

    Parágrafo único. As instituições mencionadas nos incisos I, II, III e V do caput possuem natureza jurídica de autarquia, detentoras de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar.

     

    E) Lato Sensu e Stricto Sensu

    Art. 7° VI - ministrar em nível de educação superior:

    a) cursos superiores de tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia;

    b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

    c) cursos de bacharelado e engenharia, visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia e áreas do conhecimento;

    d) cursos de pós-graduação lato sensu de aperfeiçoamento e especialização, visando à formação de especialistas nas diferentes áreas do conhecimento; e

    e) cursos de pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado, que contribuam para promover o estabelecimento de bases sólidas em educação, ciência e tecnologia, com vistas no processo de geração e inovação tecnológica.


ID
2765206
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base na Resolução Normativa 482/2012, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), analise as seguintes afirmativas:

I. A resolução estabelece as condições de operação de inversores utilizados em sistemas fotovoltaicos.
II. A resolução estabelece o sistema de compensação de energia elétrica.
III. A resolução estabelece as condições para o acesso de micro-geração e mini-geração distribuída aos sistemas de distribuição de energia elétrica.
IV. A resolução estabelece os ensaios mínimos necessários para a homologação de painéis fotovoltaicos.
V. A resolução estabelece as condições para o acesso de parques eólicos aos sistemas de transmissão de energia elétrica.

Assinale a alternativa que contém toda(s) a(s) afirmativa(s) CORRETA(S):

Alternativas

ID
2765209
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Utilizando o AutoCAD 2010 em língua inglesa, deseja-se desenhar um quadrado com medidas 200 x 200 utilizando somente o comando line (linha). Considere que o vértice inferior esquerdo do quadrado está posicionado no ponto com coordenadas (0,0). Assinale a alternativa que contém um passo a passo CORRETO para desenhar esse quadrado utilizando somente a command window (janela de comandos). Considere que o ponto e vírgula é a tecla Enter do teclado.

Alternativas
Comentários
  • O Autocad fornece ao usuário 02 formas de acesso ao comando line, a primeira é clicando no ícone line e a segunda via command line (linha de comandos), localizada na parte inferior da tela. Digite L ou line na linha de comando e em seguida pressione enter para acionar o mesmo.
    É sem dúvida o comando mais utilizado do Autocad, com ele podemos criar inúmeros conjuntos de linhas, localizado na barra de ferramentas HOME, na categoria DRAW.
    Para a construção de um quadrado, usando o comando LINE, o usuário deverá:
    - acionar o comando LINE na linha de comando, digitando line
    - informar o ponto inicial, como 0,0
    - traçar uma linha até um ponto, como 200,0
    - traçar uma linha perpendicular até um novo ponto, como 200,200
    - a próxima linha irá 'voltar' fechando a base do quadrado, como 0,200
    - a última linha retornará ao ponto inicial 0,0
    Não será usado o comando da letra E, porque o símbolo de @ indica referência relativa, e portanto, acabará desenhando uma figura diferente de um quadrado, visto que as coordenadas relativas estarão 'soltas' no espaço de desenho, e não retornarão ao local de origem inicial.

    Gabarito: Letra D.









  • Gabarito D


ID
2765212
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo a respeito de medidas de eficiência energética e racionalização do uso energético em indústrias.

I. Dar preferência à iluminação natural.
II. Utilização de condutores elétricos conforme cálculo da seção econômica.
III. Substituição de motores de baixo rendimento por motores de alto rendimento.
IV. Substituição de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED com menor potência.
V. Retirar cargas do horário de ponta e acioná-las no horário de fora-ponta.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas são CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Acho que tem uma pegadinha aqui. "Utilização de condutores conforme cálculo da seção econômica" não quer dizer que deve ser economizado na bitola dos condutores, mas sim respeitar a norma, que estabelece seções mínimas para condutores. Acredito que o correto seria "não utilizar condutores com seções abaixo das especificadas na norma"


ID
2765215
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Com base no Regulamento de Instalações Consumidoras em Média Tensão da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), analise as seguintes afirmativas acerca do aterramento elétrico:

I. A resistência de aterramento deve ser igual ou inferior a 10 ohms em qualquer época do ano.
II. A ligação entre os para-raios e o sistema de aterramento deve ser através de condutor de cobre nu independente e seção mínima de 25 mm².
III. A distância mínima entre hastes, quando necessário utilizar mais de uma, é de 5 metros.

Assinale a alternativa que contém toda(s) a(s) afirmativa(s) CORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o REGULAMENTO DE INSTALAÇÕES CONSUMIDORAS FORNECIMENTO EM MÉDIA TENSÃO REDE DE DISTRIBUIÇÃO AÉREA - CEEE


    9 Aterramento

    9.1 Considerações gerais 


    9.1.2 A resistência de aterramento deve ser igual ou inferior a 10 Ω em qualquer época do ano. 


    9.1.12 A ligação entre os para-raios e o sistema de aterramento deve ser através de condutor de cobre

    nu independente e seção mínima de 25 mm². Este condutor deve ser tão curto quanto possível e sem

    emendas.

     

    9.1.5 A distância mínima entre hastes, quando necessário utilizar mais de uma, é de 3 metros. As mesmas

    devem ser interligadas por meio de condutores de cobre nu com secção mínima igual ao condutor de

    aterramento de maior seção.


ID
2765218
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Assinale a alternativa que contém a afirmação INCORRETA sobre medidas de proteção para reduzir danos a pessoas devido a choque elétrico.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito b)

    Em tese o disjutores só garantem a proteção dos cabos.

  • Dispositivo Diferencial Residual é o que protege pessoas contra choques elétricos.


ID
2765221
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Assinale a afirmativa INCORRETA acerca de Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas, considerando a NBR 5419/2015.

Alternativas
Comentários
  • 5.4.4 Eletrodos de aterramento naturais

    As armaduras de aço interconectadas nas fundações de concreto, ou outras estruturas metálicas

    subterrâneas disponíveis, podem ser utilizadas como eletrodos de aterramento, desde que sua continuidade

    elétrica seja garantida.

    NBR 5419 - 3


ID
2765224
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Considere o Regulamento de Instalações Consumidoras em Média Tensão, da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). Assinale a alternativa que contém a afirmação INCORRETA.

Alternativas

ID
2765227
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Com base no Regulamento de Instalações Consumidoras em Média Tensão da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) analise as seguintes afirmativas:

I. Toda unidade consumidora deve ter proteção geral contra curto-circuito e sobrecarga.
II. Toda unidade consumidora deve possuir disjuntor geral de média tensão na subestação de entrada de energia.
III. No lado secundário (baixa tensão), o transformador deve ter um disjuntor para proteção contra sobrecargas e curtos-circuitos.

Assinale a alternativa que contém toda(s) a(s) afirmativa(s) CORRETA(S):

Alternativas

ID
2765242
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Sobre a utilização de instrumentos de medição de grandezas elétricas, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Corrente se mede em série com uso do amperimetro e tensão em paralelo com uso do voltimetro.


ID
2765245
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Considere um motor de indução de 4 polos, conectado a uma rede de 60Hz, com escorregamento de 5%, sabendo que este possui na sua placa de especificações a informação de potência igual a 2.20kW e rendimento de 80%. Assinale a alternativa que contém a velocidade de rotação do eixo do motor e a potência elétrica consumida pelo motor, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Me corrijam se estiver errada, mas ate onde sei, se na placa estiver impressa a potencia em w, esta quer dizer o que o motor consome da rede. Se for para especificar a potencia que ele fornece, deve vir impresso em RPM.

  • gabarito c)

    escorregamento = 0,05 *(2/4 pólos) * (60 Hz * 60 s) = 0,05 *1/2 * 3600rpm = 1710 rpm

    Potência consumida = 2.20kW * (100/80) = 2.75kW

  • Juliana, quando se trata de motor a potência especificada nos dados de placa se refere à potência na ponta do eixo, à potência mecânica. Geralmente é dada em CV ou HP, também.


    A potência ativa elétrica do motor vc precisa multiplicar a tensão que está sendo alimentado o motor com a corrente nominal (estes variam com o tipo de ligação) com o fator de potência. esses dados estão todos na placa no motor.


    Espero ter ajudado.


    #Firmeeforte

  • Juliana, quando se trata de motor a potência especificada nos dados de placa se refere à potência na ponta do eixo, à potência mecânica. Geralmente é dada em CV ou HP, também.


    A potência ativa elétrica do motor vc precisa multiplicar a tensão que está sendo alimentado o motor com a corrente nominal (estes variam com o tipo de ligação) com o fator de potência. esses dados estão todos na placa no motor.


    Espero ter ajudado.


    #Firmeeforte


ID
2765248
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas a respeito de motores de indução:

I. No motor de indução, a corrente alternada é fornecida por meio de escovas ao rotor, e por meio da indução o estator também é energizado.
II. Motores de indução podem ter sua velocidade controlada variando a frequência da tensão aplicada a ele.
III. Motores de indução monofásicos de fase dividida possuem um enrolamento de partida que auxilia no arranque do motor. Este enrolamento é excitado com uma corrente que deve estar em fase com a corrente do enrolamento principal.

Assinale a alternativa que contém toda(s) a(s) afirmativa(s) CORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • Motores de indução monofásicos de fase dividida possuem um enrolamento de partida que auxilia no arranque do motor. Este enrolamento é excitado com uma corrente que deve estar DEFASADA em relação a corrente do enrolamente principal


ID
2765254
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Com relação a transformadores, classifique as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

( ) Em transformador ideal, as correntes são transformadas na razão inversa da relação de espiras de seus enrolamentos, enquanto que a potência do primário e do secundário são as mesmas.
( ) Em um ensaio de circuito aberto, aplica-se tensão relativamente baixa no primário, na ordem de 10 a 15% da tensão nominal, e assim pode-se obter as perdas do núcleo do transformador.
( ) O ensaio de curto-circuito de transformadores pode ser usado para encontrar a impedância equivalente série do transformador.
( ) A relação de espiras do transformador pode ser verificada através da tensão presente nos terminais abertos do secundário em um ensaio de circuito aberto.

Alternativas

ID
2765257
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Ao alimentar em 220 V duas lâmpadas incandescentes ligadas em paralelo, sendo uma de 220 V/60 W e outra 240 V/60 W, constatou-se que após uma hora:

Alternativas
Comentários
  • Nesse questão não precisa nem fazer cálculo, só ir por eliminação:

    para facilitar:

    Lâmpada 1 = L1: 220 V/60 W

    Lâmpada 2 = L2: 240 V/60 W

    Observe que só há 3 possíveis opções:

    L1 consome mais que L2

    L1 consome menos que L2

    L1 e L2 consomem o mesmo

    Com isso, só podem ser verdadeiras as alternativas A, B, C ou E. Porém,se a alternativa C fosse verdadeira, isso implicaria que a A também seria verdadeira. A potência nominal das duas é a mesma, mas a como L2 não foi conectada a tensão nominal, então o consumo de L2 vai ser diferente de L1. Isso já elimina a alternativa E.

    GABARITO: ALTERNATIVA B

  • Só completando o que o Hudson falou:

    A resistência da lâmpada 1 será:

    R1 = 220² / 60

    A resistência da lâmpada 2 será:

    R2 = 240² / 60

    Como as duas são ligadas em paralelo a tensão será 220V sobre as duas lâmpadas. Então a potência dissipada por cada lâmpada neste circuito será:

    P1 = (220² / 220²) * 60 = 60 W

    P2 = (220² / 240²) * 60 = 50,41 W

    Ou seja, no circuito no qual as duas lâmpadas estão em paralelo, a lâmpada de 240 V/60 W dissipa menos energia.

    Alternativa B


ID
2765260
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Para o projeto de luminotécnica de um ginásio com área de 400 m², exige-se o nível de iluminamento de 300 lux. Dado que o fator de utilização do local é 0,8 e que o fator de depreciação é 0,75, assinale a ÚNICA afirmativa que apresenta a melhor solução (lâmpada e luminária) em termos de custo, para atendimento a esse projeto. Considere que a eficiência energética [lúmens/watt] de todas as alternativas é idêntica.

Alternativas
Comentários
  • A área precisa de 400m² x 300 lm/m² = 120.000 lúmens

    porém, devemos considerar o fator de utilização (fu) e o fator de depreciação (fd):

    fu x fd = 0,8 x 0,75 = 0,6

    dessa forma, a área vai precisar efetivamente de:

    120.000/0,6 = 200.000 lúmens

    Diante desse valor, vamos escolher a melhor solução em termos de custo para atender o projeto:

    A) 200.000 lm / 400 lm = 500 unidades. 500 x 16 reais = 8000 reais

    B) 200.000 lm / 500 lm = 400 unidades. 400 x 18 reais = 7200 reais

    C) 200.000 lm / 700 lm = 286 unidades. 286 x 28 reais = 8008 reais

    D) 200.000 lm / 750 lm = 267 unidades. 267 x 30 reais = 8010 reais

    E) 200.000 lm / 1000 lm = 200 unidades. 200 x 40 reais = 8000 reais

    Portanto, a solução mais viável economicamente é alternativa B.

    Relembrando que 1 lux = 1 lúmen/m² = 1 lm/m²


ID
2765263
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O engenheiro eletricista foi incumbido de gerenciar a atividade de manutenção das instalações elétricas de iluminação de ginásio. Como essa atividade é realizada em altura e com o uso de plataformas, medidas de segurança devem ser adotadas, como as estabelecidas na NR-35, que orienta que cinto de segurança e sistema de ancoragem devem ser utilizados em alturas a partir de:

Alternativas
Comentários
  • 35.1.2 Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível 

    inferior, onde haja risco de queda.

  • LETRA A


    2m


ID
2765266
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

No que se refere à Proteção Geral, assinale a afirmação que está de acordo com o RIC-BT (Regulamento de Instalações Consumidoras, Fornecimento em Tensão Secundária, Rede de Distribuição Aérea).

Alternativas
Comentários
  • 10.6. Proteções adicionais
    10.6.1. Proteção de sub-tensão e falta de fase Os motores devem possuir dispositivos de proteção para sub-tensão e falta de fase, conforme estabelece a NBR 5410.


    10.6.2. Dispositivo limitador de corrente de partida Os motores trifásicos devem possuir dispositivos para redução de corrente de partida. Será exigida a instalação de dispositivo limitador de corrente de partida sempre que, devido a sua potência, forem ultrapassados os limites estabelecidos ou quando em condições de partida difícil o tornarem aconselhável (ver ANEXO L).


ID
2765269
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

De acordo com a Norma Técnica GED-13, que descreve o Fornecimento em Tensão Secundária de Distribuição, no trecho que descreve o ramal de entrada da unidade consumidora, é possível afirmar que:

I. Em regiões litorâneas somente será permitida a instalação de eletroduto aparente feito de PVC rígido.
II. A proteção geral deve ser localizada depois da medição, sendo executada pelo cliente, a partir de disjuntores termomagnéticos bipolares ou tripolares, para interrupção de fase em sistemas bifásicos e trifásicos, juntamente com a interrupção do neutro.
III. O ramal de entrada deve ser executado pelo cliente, embutido em eletroduto, feito com cabos unipolares de cobre com capacidade de isolação mínima de 750 volts, sendo que o neutro deve ter isolação na cor azul claro.

Assinale a alternativa que contém toda(s) a(s) afirmativa(s) CORRETA(S):

Alternativas

ID
2765272
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

De acordo com a Norma Técnica GED 2855, que descreve o Fornecimento em Tensão Primária 15kV, 25kV e 34,5kV, é possível afirmar que:

I. Define-se por Fator de Carga (FC) a relação entre a demanda média obtida com base no consumo, e a demanda máxima de potência durante um período de tempo.
II. Define-se por Fator de Demanda (FD) a relação entre a demanda máxima e a carga instalada, ambas tomadas na mesma unidade.
III. O fornecimento de energia elétrica deve ser feito em tensão secundária de distribuição, a partir da rede da via pública, quando a carga instalada da unidade de consumo for superior a 75kW e inferior a 2500kW.

Assinale a alternativa que contém toda(s) a(s) afirmativa(s) CORRETA(S):

Alternativas

ID
2765275
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A Norma Técnica Brasileira que trata das recomendações quanto à especificação dos sistemas de proteção de estruturas contra descargas atmosféricas é a:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D


ID
2765278
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Sobre a Norma Brasileira ABNT NBR 5410, pode-se afirmar que:

I. Aplica-se aos circuitos elétricos alimentados sob tensão nominal igual ou inferior a 1000 V em corrente alternada, com frequências inferiores a 400 Hz, ou a 1500 V em corrente contínua.
II. Aplica-se aos circuitos elétricos internos aos equipamentos, funcionando sob uma tensão superior a 1000 V e alimentados através de uma instalação de tensão igual ou inferior a 1000 V em corrente alternada (por exemplo, circuitos de lâmpadas a descarga, precipitadores eletrostáticos, etc.).
III. Aplica-se aos circuitos elétricos alimentados sob tensão nominal igual ou inferior a 1000 V em corrente alternada, com frequências inferiores a 400 Hz, ou a 2300 V em corrente contínua.

Assinale a alternativa que contém toda(s) a(s) afirmativa(s) CORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • 1.2.2 Esta Norma aplica-se:
    a) aos circuitos elétricos alimentados sob tensão nominal igual ou inferior a 1 000 V em corrente alternada,
    com freqüências inferiores a 400 Hz, ou a 1 500 V em corrente contínua;

    b) aos circuitos elétricos, que não os internos aos equipamentos, funcionando sob uma tensão superior a
    1 000 V e alimentados através de uma instalação de tensão igual ou inferior a 1 000 V em corrente
    alternada (por exemplo, circuitos de lâmpadas a descarga, precipitadores eletrostáticos etc.);

  • Letra A

    o//"\\o


ID
2765284
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas a respeito dos regimes de execução indireta previstos no Art. 6º, inciso VIII, da Lei nº 8.666/93:

I. Empreitada por preço global: quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo e total.

II. Empreitada por preço unitário: quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas.

III. Tarefa: quando se ajusta mão de obra para pequenos trabalhos por um preço indefinido com fornecimento exclusivo de mão de obra.

IV. Empreitada integral: quando se contrata um empreendimento em sua integralidade, compreendendo todas as etapas das obras, serviços e instalações necessárias.

Assinale a alternativa que contém toda(s) a(s) afirmativa(s) CORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • I. Empreitada por preço global: quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo e total.

    II. Empreitada por preço unitário: quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas.

    III. Tarefa: quando se ajusta mão de obra para pequenos trabalhos por um preço indefinido com fornecimento exclusivo de mão de obra.

    IV. Empreitada integral: quando se contrata um empreendimento em sua integralidade, compreendendo todas as etapas das obras, serviços e instalações necessárias.

  • LETRA E CORRETA 

     

    • Empreitada por preço global - quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo e total;

     

    • Empreitada por preço unitário - quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas;

     

    • Tarefa - quando se ajusta mão-de-obra para pequenos trabalhos por preço certo, com ou sem fornecimento de materiais;

     

    • Empreitada integral: quando se contrata um empreendimento em sua integralidade, compreendendo a totalidade das etapas de obras, serviços e instalações necessárias, sob inteira responsabilidade da contratada até a sua entrega ao contratante em condições deentrada em operação, atendidos os requisitos técnicos e legais para sua utilização em condições de segurança estrutural e operacional e com as características adequadas às finalidades para a qual foi contratada.

  • Dica para criar resumo através de questões:

    Jogo no filtro o assunto que eu quero, da banca desejada mais as questões dos 5 últimos anos, e vejo o que mais cai daquele assunto escolhido. Se o assunto, exemplo: Lei 8666/93, apareceram 150 questões, eu olho o comentário de cada questão copio e colo no world os mais bem elaborados, assim, com a ajuda dos concurseiros do QC, crio a minha apostila resumida dos temas mais cobrados!

  • GABARITO: LETRA E

    Seção II

    Das Definições

    Art. 6  Para os fins desta Lei, considera-se:

    VIII - Execução indireta - a que o órgão ou entidade contrata com terceiros sob qualquer dos seguintes regimes:  

    a) empreitada por preço global - quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo e total;

    b) empreitada por preço unitário - quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas;

    d) tarefa - quando se ajusta mão-de-obra para pequenos trabalhos por preço certo, com ou sem fornecimento de materiais;

    e) empreitada integral - quando se contrata um empreendimento em sua integralidade, compreendendo todas as etapas das obras, serviços e instalações necessárias, sob inteira responsabilidade da contratada até a sua entrega ao contratante em condições de entrada em operação, atendidos os requisitos técnicos e legais para sua utilização em condições de segurança estrutural e operacional e com as características adequadas às finalidades para que foi contratada;

    FONTE: LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993.

  • Quatro itens são elencados na questão, com bojo na Lei nº 8.666/93, devendo o candidato assinalar a alternativa que esteja em estrita conformidade com tal diploma legal. Vejamos:

    I. Empreitada por preço global: quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo e total.

    Correta. Empreitada por preço global é “quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo e total” (art. 6º, inciso VIII, alínea "a").

    II. Empreitada por preço unitário: quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas.

    Correta. Com a legitimação do art. 6º, inciso VIII, alínea "b" da Lei nº 8.666/93, a fisionomia do conceito de “empreitada por preço unitário” é aqui revelada.

    III. Tarefa: quando se ajusta mão de obra para pequenos trabalhos por um preço indefinido com fornecimento exclusivo de mão de obra.

    Incorreta. Na verdade, eis o conceito correto de "Tarefa": "quando se ajusta mão-de-obra para pequenos trabalhos por preço certo, com ou sem fornecimento de materiais" (art. 6º, inciso VIII, alínea "d").

    IV. Empreitada integral: quando se contrata um empreendimento em sua integralidade, compreendendo todas as etapas das obras, serviços e instalações necessárias.

    Correta. Empreitada integral é "quando se contrata um empreendimento em sua integralidade, compreendendo todas as etapas das obras, serviços e instalações necessárias, sob inteira responsabilidade da contratada até a sua entrega ao contratante em condições de entrada em operação, atendidos os requisitos técnicos e legais para sua utilização em condições de segurança estrutural e operacional e com as características adequadas às finalidades para que foi contratada" (art. 6º, inciso VIII, alínea "e").

    À luz do que se expôs linhas acima, apenas os itens I, II e IV estão corretos.

    GABARITO: E.


ID
2765287
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas a respeito dos limites de valores para licitações de obras e serviços de engenharia, considerando o valor estimado da contratação em cada modalidade prevista no Art. 23º, inciso I, da Lei nº 8.666/93:

I. Convite - até R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais).
II. Tomada de preços - até R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais).
III. Concorrência - acima de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais).

Assinale a alternativa que contém toda(s) a(s) afirmativa(s) CORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : Letra D

     

    Lei 8666

     

    Art. 23.  As modalidades de licitação a que se referem os incisos I a III do artigo anterior serão determinadas em função dos seguintes limites, tendo em vista o valor estimado da contratação:

     

    I - para obras e serviços de engenharia:  

     

    a) convite - até R$ 150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais);

     

    b) tomada de preços - até R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais);

     

    c) concorrência: acima de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais);

  • Pessoal, 

    esse ano houve uma alteração legislativa que modificou os valores da licitação nas modalidades convite, tomada de preço e concorrência.

  • LETRA D CORRETA 

     

    Para Compras e Serviços

    01) Convite até 80.000

    02) Tomada de preços  até 650.000

    03) Concorrência  mais de 650.000 ( quem pode mais também pode menos, se for do interesse da administração)

     

    Para Obras e serviços de Engenharia

    01) Convite até 150.000

    02) Tomada de preço até 1.500.000

    03) Concorrência mais de 1.500.000

  • VER Decreto nº 9412 de 18 de Junho de 2018

  • FALA GALERA! 

    Conforme o  DECRETO 9412/18 Art. 1º  Os valores  estabelecidos nos incisos I e II do caput do art. 23 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, ficam atualizados nos seguintes termos:

    I - para obras e serviços de engenharia:

    a) na modalidade convite - até R$ 330.000,00 (trezentos e trinta mil reais);

    b) na modalidade tomada de preços - até R$ 3.300.000,00 (três milhões e trezentos mil reais); e

    c) na modalidade concorrência - acima de R$ 3.300.000,00 (três milhões e trezentos mil reais); e

    II - para compras e serviços não incluídos no inciso I:

    a) na modalidade convite - até R$ 176.000,00 (cento e setenta e seis mil reais);

    b) na modalidade tomada de preços - até R$ 1.430.000,00 (um milhão, quatrocentos e trinta mil reais); e

    c) na modalidade concorrência - acima de R$ 1.430.000,00 (um milhão, quatrocentos e trinta mil reais).

    Bons Estudos!


ID
2765290
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em relação à elaboração do orçamento de referência para obras e serviços de engenharia, considerando as definições estabelecidas no Capítulo II do Decreto nº 7.983/2013, assinale a alternativa que contém a afirmação INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • a) Em caso de inviabilidade da utilização dos custos de referência das tabelas Sinapi e Sicro deve-se obrigatoriamente realizar pesquisa de mercado.

     

    Conforme Decreto nº 7.983/2013 

    Art. 6o  Em caso de inviabilidade da definição dos custos conforme o disposto nos arts. 3º, 4º e 5º, a estimativa de custo global poderá ser apurada por meio da utilização de dados contidos em tabela de referência formalmente aprovada por órgãos ou entidades da administração pública federal (1) em publicações técnicas especializadas (2), em sistema específico instituído para o setor (3) ou em pesquisa de mercado (4).


ID
2765293
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas a respeito das questões que devem ser observadas durante a fiscalização de instalações elétricas e telefônicas, de acordo com o Manual de Obras Públicas do Tribunal de Contas da União:

I. A liberação da utilização dos materiais e equipamentos entregues na obra, após comprovar que as características e qualidade satisfazem às recomendações contidas nas especificações técnicas e no projeto.
II. A obediência às instruções contidas no projeto e especicações durante a execução dos serviços.
III. A conformidade dos componentes e instalações com as exigências das respectivas normas e práticas, inspecionando-os visualmente e submetendo-os aos diversos testes antes da instalação ser efetuada. Assinale a alternativa que contém toda(s) a(s) afirmativa(s) CORRETA(S):

Alternativas