-
GABARITO: A
* Principais características do Toyotismo:
- Mão de obra multifuncional e bem qualificada. Os trabalhadores são educados, treinados e qualificados para conhecer todos os processos de produção, podendo atuar em várias áreas do sistema produtivo da empresa;
- Sistema flexível de mecanização, voltado para a produção somente do necessário, evitando ao máximo o excedente. A produção deve ser ajustada a demanda do mercado;
- Uso de controle visual em todas as etapas de produção como forma de acompanhar e controlar o processo produtivo;
- Implantação do sistema de qualidade total em todas as etapas de produção. Além da alta qualidade dos produtos, busca-se evitar ao máximo o desperdício de matérias-primas e tempo.
- Aplicação do sistema Just in Time, ou seja, produzir somente o necessário, no tempo necessário e na quantidade necessária.
- Uso de pesquisas de mercado para adaptar os produtos às exigências dos clientes.
-
Só em saber que a alternativa II está errada, já temos o gabarito.
II. Uma das formas de eliminar o desperdício é através do just-in-time que consiste em manter POUCOS estoque
-
Saber que o just-in-time consiste em um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. Just in time é um termo inglês, que significa literalmente “na hora certa” ou "momento certo", só sobraria a alternativa A.
-
C I. Para fabricar com qualidade é necessário fazer certo da primeira vez para evitar o retrabalho.
E II. Uma das formas de eliminar o desperdício é através do just-in-time que consiste em manter grandes estoque.
E III. Para evitar o desperdício de tempo, uma das recomendações do toyotismo é produzir grandes quantidades do mesmo produto.
-
Letra A
just-in-time (JIT). Os elementos básicos do JIT - manufatura paralela, simultânea, células de produção autônomas, participação do fornecedor no início do processo e no projeto de produto, minimização do estoque.