SóProvas


ID
2767450
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
CBM-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca dos serviços públicos, analise as assertivas a seguir:

I. O princípio da continuidade parte do pressuposto da exigência de que a atividade do Estado seja contínua, não podendo parar a prestação dos serviços.
II. O direito de greve dos servidores públicos configura-se como uma exceção ao princípio da continuidade, ensejando na diminuição do ritmo dos serviços executados.
III. A Constituição Federal admite a execução de serviços mediante a delegação a particulares, instrumentalizada pelos contratos de concessão e permissão de serviços públicos.
IV. O princípio da atualidade ou adaptabilidade estabelece que a prestação do serviço público seja realizada dentro das técnicas mais modernas.

Estão CORRETAS

Alternativas
Comentários
  • Todas estão corretas.

    GABARITO : A

  • Ajudou demais, Isabela!
  • I. O princípio da continuidade parte do pressuposto da exigência de que a atividade do Estado seja contínua, não podendo parar a prestação dos serviços. CORRETA

     II. O direito de greve dos servidores públicos configura-se como uma exceção ao princípio da continuidade, ensejando na diminuição do ritmo dos serviços executados. EM REGRA NÃO SE PODE PARAR, POR ISSO SERIA UMA EXCEÇÃO A GREVE.

     III. A Constituição Federal admite a execução de serviços mediante a delegação a particulares, instrumentalizada pelos contratos de concessão e permissão de serviços públicos. CORRETO, ART 175 DA CF

    IV. O princípio da atualidade ou adaptabilidade estabelece que a prestação do serviço público seja realizada dentro das técnicas mais modernas.  CORRETO , PRINCIPIO DA ATUALIDADE, MODERNIDADE DAS TÉCNICAS, EQUIPAMENTOS( ART 6º LEI 8987)

    TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS. LETRA A

  • a

  • O direito de greve dos servidores públicos configura-se como uma exceção ao princípio da continuidade, ensejando na diminuição do ritmo dos serviços executados.

    Não seria interrupção?

  • Ao meu ver essa questão cabe recurso.

    III - A Constituição Federal admite a execução de serviços mediante a delegação a particulares, instrumentalizada pelos contratos de concessão e permissão de serviços públicos.

    Permissão pode ser realizada com pessoa física ou pessoa jurídica.

    Concessão para pessoa jurídica ou consorcio de empresas.

    "delegação a particulares" é muito vago e não se encaixaria nas hipóteses de concessão.

  • Analisemos cada afirmativa, individualmente:

    I- Certo:

    Realmente, a ideia básica subjacente ao princípio da continuidade dos serviços públicos consiste, como o próprio nome revela, em que os serviços públicos não podem ser interrompidos, não podem, portanto, sofrer soluções de continuidade, ressalvadas as hipóteses admitidas em lei (Lei 8.987/95, art. 6º, §3º, I e II).

    II- Certo:

    De fato, pode-se dizer que o exercício do direito de greve, pelos servidores públicos, impacta na noção de continuidade dos serviços públicos. Afinal, embora seja necessária a manutenção de contingente mínimo de servidores, a fim de que não haja prejuízos maiores à coletividade, é inegável que a redução do quantitativo ordinário de trabalhadores resulta em diminuição do ritmo dos serviços executados.

    III- Certo:

    Cuida-se aqui de assertiva que tem apoio expresso na norma do art. 175, caput, da CRFB, in verbis:

    "Art. 175. Incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviços públicos."

    IV- Certo:

    Novamente, a hipótese é de assertiva que não merece qualquer reparo, uma vez que o princípio da atualidade, realmente, tem o sentido aqui defendido pela Banca, vale dizer, de exigir que os serviços públicos acompanhem a evolução tecnológica do respectivo segmento empresarial. Assim, as técnicas a serem empregadas devem, tanto quanto possível, ser aquelas mais atualizadas. Na linha do exposto, o art. 6º, §2º, da Lei 8.987/95:

    "Art. 6º (...)
    § 2o A atualidade compreende a modernidade das técnicas, do equipamento e das instalações e a sua conservação, bem como a melhoria e expansão do serviço."

    Do exposto, todas as proposições são corretas.


    Gabarito do professor: A

  •  II. O direito de greve dos servidores públicos configura-se como uma exceção ao princípio da continuidade, ensejando na diminuição do ritmo dos serviços executados.

    Ao meu ver, esta alternativa está incorreta, pois servidor público não tem direito a greve. Existe um previsão constitucional, mas exige lei específica que até hoje não foi editada.