SóProvas


ID
2772676
Banca
AOCP
Órgão
FUNPAPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

DESAFIOS E SOLUÇÕES PARA A SAÚDE NO FUTURO

Ganha força a ideia de investir em inovação e tecnologia para atender a exigência por qualidade


<04/10/2016 - 13H10/ ATUALIZADO 12H11 / POR AMARÍLIS LAGE>


    Do micro ao macro – assim precisa ser o olhar de quem está à frente de um grande projeto. Ao mesmo tempo em que é crucial monitorar e prever as falhas de um equipamento, não se pode perder de vista os futuros riscos que rondam um setor. E tudo depende, claro, de que esses diagnósticos sejam acompanhados por soluções efetivas.

    É com esse foco que a GE Healthcare acaba de promover, no Rio, o Innovation Summit, um evento que reuniu cerca de 50 instituições para debater os desafios do atual modelo de negócios na área de saúde. O diagnóstico é de aumento de custos no setor, devido a alguns fatores. Um deles, a transformação demográfica da sociedade. Estima-se que, em 2030, 20% da população brasileira terá mais de 60 anos. Com o envelhecimento, há uma maior incidência de doenças crônicas, cujo tratamento é até sete vezes mais caro que o de doenças infecciosas.

    Esse e outros fatores, como a maior exigência por qualidade, prometem pressionar ainda mais o setor, que já está apreensivo. Segundo dados da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), as despesas do sistema vêm subindo, em média, 16% ao ano, desde 2010, enquanto as receitas de contraprestações aumentam cerca de 14%. Além disso, a Variação de Custos Médico-Hospitalares (VCMH) tem sido superior ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

    Nesse cenário, e com tais perspectivas, como reagir? Entre os participantes do Innovation Summit, ganha força a ideia de investir em inovação e tecnologia. Plataformas digitais, assim como análises de dados, podem suprir o setor com novas estratégias de negócios que levem tanto a um ganho de produtividade como de qualidade. “É preciso que haja uma mudança de foco. Ainda que os produtos e os resultados sejam importantes, os processos e o valor agregado são ainda mais”, disse Jörgen Nordenström, professor do Instituto Karolinska, uma das maiores faculdades de medicina da Europa.

    Um bom exemplo dessa estratégia vem de Baltimore (EUA). O Hospital Johns Hopkins conseguiu diminuir o tempo de espera por atendimento ao instituir o primeiro centro de análise preditiva com foco na experiência dos pacientes. As mudanças, feitas em parceria com a GE, facilitaram tanto a visualização e compartilhamento de dados como a comunicação entre os funcionários, o que permitiu gerenciar melhor o fluxo de pessoas. A espera por um leito para internação, por exemplo, era de 6h e caiu para menos de 4h.

    Daurio Speranzini Jr., Presidente e CEO da GE Healthcare para América Latina, destacou que o papel da companhia vai muito além da oferta de equipamentos – o foco está na conexão entre as máquinas e das máquinas com as pessoas, para obter dados que façam a diferença.

    “Estamos atuando como uma consultora na área da saúde. Com soluções customizadas é possível acompanhar o crescimento dos negócios, ajudar na tomada de decisões com base em dados e estatísticas, além de auxiliar na escolha de melhores estratégias para obter um alto índice de produtividade”, destacou Speranzini Jr. “O sucesso desse processo depende muito de uma mudança cultural em todas as nossas organizações. Não se trata de um processo simples ou fácil, mas que garantirá o nosso sucesso no futuro que começa ser desenhado agora.”


Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Caminhos-para-o-futuro/Saude/ noticia/2016/10/desafios-e-solucoes-para-o-futuro-da-saude.html

Assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma a respeito das palavras em destaque em “O Hospital Johns Hopkins conseguiu diminuir o tempo de espera por atendimento ao instituir o primeiro centro de análise preditiva com foco na experiência dos pacientes.”.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D.

     

    letra C e D constituem Hiatos.

    di-mi-nu- ir

    ins-ti-tu-ir

  • digrafo 2 letra 1 som...a primeira letra é diacrítica

    exemplo de digrafo-carro 2 letra 1 som.

  • Hiato é a aproximação de duas vogais em silabas diferentes.

    Ex: MO-I-NHO.

     

  • a) hospital - 8 letras / 7 fonemas --> Nesse caso o "h" é letra diácritica, ou seja, não tem som.

    b) hospital - Não há encontro vocálico, mas sim um encontro consonantal (sp) imperfeito.

    c) diminuir - na separação silábica temos: di-mi-nu-ir --> portanto, é um hiato e não um ditongo.

    d) instituir - na separação silábica temos: ins-ti-tu-ir --> portanto, há um hiato.Resposta correta.

    e) primeiro - na separação silábica temos: pri-mei-ro --> portanto, há um encontro consonantal perfeito (pr) e um ditongo.

  •  EU ACERTEI GABARITO LETRA  D !!!!!!!!!!!!! PORÉM NA MINHA OPINIÃO A QUESTÃO DEVE SER ANULADA!!!!!!!!!! POIS NA ALTERNATIVA   ------ B )  HOSPITAL ,,,,,,,,,,,,,,,  É PERGUNTADO SE EXITE ENCONTRO VOCÁLICO!!!!!!!! E NA MINHA OPINIÃO EXISTE POIS EXISTE DITONGO FONÉTICO DECRESCENTE NESSA PALAVRA   BEM EM SEU FINAL         HOSPITAL ,,,,, FONETICAMENTE PRODUZ O SOM DE HOSPITAU ,,,,,,,,,,, A LETRA,,,,,,,,,,,,,,,,, L ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, NA FONÉTICA TEM SOM DE ,,,,,,,,, U ,,,,,,,,,,,,,,,,,, AU FORMANDO DITONGO DESCRECENTE E ASSIM UM ENCONTRO VOCÁLICO!!!!!!!!!!!!!!!!!  VALE RESALTAR QUE QUANDO SE FALA EM ENCONTRO VOCÁLICO PODEMOS TER DITONGOS , TRITONGOS E HIATOS QUE CONSTITUEM ENCONTROS ENTRE VOGAIS!!!!!!!!!!! E OS DITONGOS FONÉTICOS QUE SÃO AQUELES PRODUZIDOS PELA  FALA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Adenilson Oliveira em hospital, se considerarmos o "l" com som de "/u/", não seria um ditongo mais sim um hiato, porque o "l" seria uma vogal e não semivogal, seria assim na separação silábica --> hos-pi-ta-u e não hos-pi-tau. Porque você pronuncia o som do u, ou seja, ele não se apoia na vogal "a".

  • Não entendi porque a letra D é a certa. É hiato por causa da vogal tônica U?

  • Hiato: 

    É o encontro de duas vogais que, ao serem pronunciadas, pertencem a sílabas diferentes: Saa-ra, faís-ca, saú-de… (CEGALLA, 2012, p. 27).

  • Somando aos colegas:

    Características " básicas" do hiato:

    I) O hiato é formado por VOGAL + VOGAL.

    II)  As vogais estão juntas na mesma palavra, mas em sílabas diferentes.

    Ex: ~SA-Ú-DE, PA-RA-Í-BA, SO-AR~

    Obs:  caso  as vogais fizerem parte da mesma sílaba, trata-se de um ditongo e não de um hiato.

    exemplos das palavras “sábia” e “sabiá”:

    Sá-bia (o encontro vocálico “ia” é um ditongo, porque as duas vogais estão em sequência e fazem parte da mesma sílaba).

    Sa-bi-á (o encontro vocálico “iá" é um hiato, pois embora as duas vogais estejam juntas, elas pertencem a sílabas diferentes).

    https://www.infoescola.com/portugues/hiato/

  • d-

    hiato: duas vogais juntas na mesma palavra, mas em sílabas diferentes.

    A pegadinha é lembrar que verbo no infinitivo tambem pode constituir hiato, apesar da presença da consoante na silaba em questao.

  • quando é imperfeito ão considerado encontro consonantal.No caso da palavra hospital, não entendi.

  • Eu também não entendi o porquê da letra D esta correta.

  • Pelo que eu entendi o "UI" só é DITONGO quando a tônica é a letra U, e não a letra I

    Exemplo:

    Constitui

    Influi

    Retribui

  • A letra D é a correta, pois para ser Hiato deve haver encontro de duas vogais que na separação das sílabas elas se dividem.

    INS-TI-TU-IR

  • É hiato porque existe o encontro de duas vogais em sílabas diferentes: ins-ti-tu-ir, não se acentua, pois em hiatos, só se acentua a letra "i" ou "u" se estiverem sozinhas na sílaba, ou acompanhadas apenas do "s".

  • Só fazendo uma correção de algum comentário: quando é ditongo não são duas vogais na mesma sílaba, uma sílaba não pode ter duas vogais. É uma vogal e uma semivogal. ex: Sá-bia ( é uma semivogal e uma vogal); em Sa-bi-á (aqui são duas vogais). Só para esclarecer uma explicação anterior que por sinal foi muito boa.


  • Dígrafo = as consoantes formam um único fonema.

    Encontros consonantais = cada consoante é pronunciada

  • CONTINUAÇÃO :

    2a PARTE

    QUESTÃO

    1) HOSPITAL ; 2) DIMINUIR ; 3) INSTITUIR ; 4) PRIMEIRO :

    1) H - O - S - P - I - T - A - L = 8 LETRAS ;

    HOS - pi - tal : HOS = TERÁ o SOM ÚNICO ( OS - PI - TAL ) ou som os - pi - tau .

    Há um dígrafo consonantal imperfeito ( disjunto )= se separou na divisão silábica= s - p

    Dica : apertar o nariz e falar : hos-pi-tal ( iremos perceber o som ÚNICO do fonema ) :

    O = 1 FONEMA (= SOM ) = 1 .

    S = 2 FONEMA = 2 .

    P = 3 FONEMA = 3 .

    I = 4 FONEMA = 4 .

    T = 5 FONEMA = 5 .

    A = 6 FONEMA = 6 .

    L = 7 FONEMA = 7 .

    7 FONEMAS ;

    2 ) DI - MI - NU - IR = HIATO ( U - I = DUAS VOGAIS QUE SE SEPARARAM ao fazer a divisão silábica ) ;

    3) Ins - ti - tu - ir :

    HIATO : u - i ( duas letras que se separaram na divisão silábica ).

    4) Pri - mei - ro = DITONGO :

    "Pri"= encontro consonantal e o " ei " = ditongo .

    GABARITO:

    D ) INSTITUIR = ins - ti - tu - ir :

    HÁ UM HIATO ( u - i que se separaram ao realizar a divisão silábica ) .

    Observação :

    1o : Sempre fazer a divisão silábica para não errar .

    2o SABER OS CONCEITOS :

    HIATO : DUAS LETRAS QUE SE SEPARAM da sílaba ao realizar a divisão silábica .

    Vogais : A , E , I , O , U .

    VOGAIS E SEMIVOGAIS NA DIVISÃO SILÁBICA :

    VOGAIS (SOM FORTE ) : A , E , O.

    SEMI/VOGAIS ( APARECE no meio ou APÓS a vogal ) : (SOM FRACO) : I , U.

    DI/TONGO : DUAS LETRAS que irão permanecer juntas na mesma sílaba ao realizar a divisão silábica .

    CLASSIFICAÇÃO DOS DITONGOS :

    Oral ou nasal ;

    CRESCENTE ou DECRESCENTE .

    AO DIVIDIR A SÍLABA E ACHAR O DITONGO : TEREMOS QUE SABER ALGUNS CONCEITOS PARA PODER CLASSIFICAR OS DITONGOS EM CRESCENTE OU DECRESCENTE :

    CONCEITOS :

    Vogais = V ( SOM FORTE : A , E , O ) .

    SemiVogais = SV (SOM FRACO : I , U ).

    CLASSIFICAÇÃO :

    DITONGO CRESCENTE : ( SOM IRÁ CRESCER = SV(som fraco) +V (som forte ) .

    DITONGO DECRESCENTE : (SOM IRÁ DECRESCER/DIMINUIR = V + SV .)

    TRI/TONGO : TRÊS LETRAS que irão permanecer juntas (na mesma sílaba ) ao realizar a divisão silábica .

  • Hiato =   É  o  agrupamento  de  duas  vogais,  cada  uma  em  uma  sílaba diferente:   lu-a-na,   a-fi-a-do,  pi-a-da , ins- ti-tu-ir,   di-mi-nu-ir

  • Sobre o comentário da Lydia: "Pelo que eu entendi o "UI" só é DITONGO quando a tônica é a letra U, e não a letra I" Esse é o entedimento: quando dois sons vocálicos estiverem na mesma sílaba (v+sv)

    DITONGO: é o encontro de dois sons vocálicos na mesma sílaba (uma vogal, pronunciada com mais intensidade e uma semivogal pronunciada com menos intensidade)

    Exemplo: Diminui -> Di-mi-nui ->   U (vogal) + I (semivogal)

  • O "L" muitas vezes compõe encontro vocálico: Farol, Hospital, Terçol... A alternativa B também está certa, e a questão deveria ser anulada.

  • GAB D . INSTITUIR é HIATO

  • Eu acho que "L" no final das palavras não faz com que ela seja considerada ditongo porque a regra do ditongo diz que é o encontro de uma "vogal com uma semivogal" ou uma "semivogal com uma vogal" e, portanto, "L" é uma consoante.

  • Eu contesto o gabarito, pois a letra B também está correta.

    Dígrafo é o encontro de sons vocálicos (vogal e semivogal) na mesma sílaba ou não.

    Além das vogais e semivogais que conhecemos (a,e,i,o,u), algumas letras também apresentam sons vocálicos como por exemplo m,n e l.

    Na questão em tela a palavra hospital possui os fonemas - o /s /p /i /t /a /u como é possível perceber temos o encontro de dois sons vocálicos (Vogal + Semivogal) na mesma palavra.

    Temos então 2 gabaritos corretos na questão.

  • Na dúvida, lembre-se que a palavra HIATO é um hiato. Matei assim.

  • GABARITO ERRADO, AMBAS ALTERNATIVAS B E D ESTÃO CORRETAS, POIS INSTITUIR É UM HIATO E A PALAVRA HOSPITAL APRESENTA O SP QUE É CARACTERIZADO POR UM ENCONTRO DE CONSOANTES IMPERFEITO!

    GABARITO ERRADO ALTERNATIVAS B E D

  • Como ensinam os professores, devemos marcar a mais correta (que parece mais correta). Ninguém tem dúvida quanto ao hiato da assertiva. Então evita-se esperar por anulação marcando a alternativa que não é questionável.
  • hos-pi-tal  ----> (3 sílabas)

    Número de caracteres: 8

    Número de cartas (sem vírgulas, pontos, etc.): 8

    Número de sílabas total: 3

    ins-ti-tu-ir  ----> (4 sílabas)

    Número de caracteres: 9

    Número de cartas (sem vírgulas, pontos, etc.): 9

    Número de sílabas total: 4

    Gabarito correto letra D

  • Harlan,

    a alternativa B está incorreta, pois a banca fala em encontro vocálico e não consonantal.

    Gab. D

  • Com relação a alternativa B, na palavra Hospital, o L tem som de U, então seria um ditongo consonantal. Sendo assim não poderíamos falar que há nessa palavra um encontro vocálico?

  • Hos-pi-tal (Encontro consonantal)

    Di-mi-nu-ir (Hiato)

    Ins-ti-tu-ir (Hiato) GAB. (D)

    Pri-mei-ro (Encontro consonantal e há também um ditongo decrescente"ei")

  • Ao comentário do Wemerson Guimaraes

     

    Essa questão teria que ser anulada.

    Quando se fala em encontro consonantal, vocálico ou dígrafo é necessário que se faça a transcrição fonética da palavra.

    Ficaria assim:

    hospital ---- ospitau ----8 letras, 7 letras, 1 digrafo e 1 encontro vocálico.

    Portanto a letra B também estaria certa.

     

  • Pessoal, também tenho dúvidas em relação ao fonema /u/ representado pela letra L.

    O que complica ainda mais esse caso, é saber que em algumas situações as letras M e N representam uma semivogal, ocasionando, dessa forma, ditongos decrescentes

    Ex: também = tãbei

    Também não sei o motivo pelo qual a letra L não forma um dígrafo em palavras com "último" , acredito que ela deve ser diacrítica assim como o "H" porém não achei nada a respeito.

    Caso alguém tenha essa informação, ficaria muito feliz se pudesse compartilhá-la comigo

  • 1a PARTE :

    DÍGRAFO ( encontro consonantal ) : encontro de 2 letras que irão apresentar 1 único som :

    Ex :

    DÍGRAFO : ENCONTRO CONSONANTAL PERFEITO : QUEI -jo : (CONSOANTE : Q) + (UE 2 vogais acompanhado do I ) = um som único : KEIJO .

    ENTÃO: QUEIJO :

    1o : SEMPRE COMEÇAR FAZENDO A DIVISÃO SILÁBICA.

    2o : Sempre procurar pelo DÍGRAFO PARA Ñ ERRAR A QUESTÃO :

    EX : QUEIJO :

    1o :QUEI - JO .

    2o : DÍGRAFO ( QUE = 1 SOM ÚNICO = KE )

    3o : QUEI - JO = KEIJO .

    Obs :QUEI - JO não forma tritongo porque não há a presença de três sons vocálicos. Qu é considerado um dígrafo consonantal quando a junção das duas letras forma um único som consonantal, não sendo a vogal u pronunciada. Isso ocorre quando seguido das vogais E ou I .

    FONEMA = SOM ( VOCÁLICO/ ORAL OU NASAL ).

    PARA PERCEBER O DÍGRAFO ( FONEMA = MENOR SOM =SOM ÚNICO AO PRONUNCIAR ) : DICA : TODA VEZ QUE FOR PRONUNCIAR ALGUMA PALAVRA : APERTAR O NARIZ E FALAR : EX : QUEI - JO : IREMOS PERCEBER O SOM ÚNICO DE FORMA MAIS FÁCIL.

    QUEI -JO =

    LETRAS : 6 .

    FONEMAS = SONS : KEIJO

    K = 1o SOM .

    E = 2o SOM .

    I = 3o SOM .

    J = 4o SOM

    O = 5o SOM

    FONEMAS = SONS = 5 .

    obs : DÍGRAFO CONSONANTAL QUE SE SEPARAM : DÍGRAFO CONSONANTAL IMPERFEITO :

    CO - LAP - SO ( PS ) ....

    CA - CHOR - RO ( CH juntos e R R separados ) ...

    obs : DÍGRAFO CONSONANTAL QUE PERMANECEM UNIDOS :DÍGRAFO CONSONANTAL PERFEITO :

    CHU - VA ( consoantes CH acompanhado da vogal U ) ..

    OBSERVAÇÃO : COMENTÁRIO DAS ALTERNATIVAS :

    Questão : Hospital; diminuir ;instituir ;primeiro : 

    A ) Em “hospital”, há a mesma quantidade de letras e de fonemas ?

    DICA : APERTAR O NARIZ E PRONUNCIAR : HOS - PI - TAL (para perceber o fonema = som ) :

    HOS - PI - TAL :

    H O S P I T A L = 8 LETRAS

    O S P I T A L ou O S P I T A U = 7 FONEMAS = SONS.

    NÃO HÁ A MESMA QUANTIDADE DE LETRAS E FONEMAS.

    B )Em “hospital”, há um encontro vocálico ?

    HOS - PI - TAL : HÁ ENCONTRO ENTRE AS VOGAIS ( DITONGO OU TRITONGO) ? NÃO.

    C ) Em “diminuir”, há um ditongo ?

    Di - mi - nu - ir ( HÁ um hiato e não um DITONGO ) .

    D ) Em “instituir”, há um hiato ?

    Ins - ti - tu - ir ( SIM .HÁ UM HIATO : U - I : PERMANECEM SEPARADOS AO REALIZAR A DIVISÃO SILÁBICA) .

    Gabarito : D ) .

    E ) Em “primeiro”, há um dígrafo ?

    PRI - MEI - RO ( NÃO. NÃO HÁ UM DÍGRAFO. HÁ UM DITONGO ) .

    OBSERVAÇÃO :

    Fonema é a menor unidade sonora dos sons/da voz .

    Em muitas palavras, o fonema corresponde a uma letra. No entanto, é importante lembrar que o fonema é a representação sonora, enquanto a letra é a representação gráfica .

    Ex :

    manto (m-ã-t-o) e canto (c-ã-t-o): Devido à nasalização das vogais, cada palavra possui 5 letras e apenas 4 fonemas = sons .

    O mesmo fonema também pode ser representado por diferentes letras do alfabeto:É o caso do fonema “z” (som de z)nas palavras:azedo, asilo, exigente.

    Por outro lado, uma mesma letra pode representar um ou mais fonemas.Um desses casos é a letra “x” que é pronunciada como : (exame) = ezame : e-za-me .

    Continua 2a parte

  • CUIDADO! ATENÇÃO!

    Há encontro vocálico no final da palavra HOSPITAL ("OSPITAU"). Esta questão deveria ser anulada.

  • QUESTÃO DEVE SER ANULADA, HOSPITAL FONETICAMENTE É OSPITAU= ENCONTRO VOCALICO- DITONGO DECRESCENTE

  • Não entendi é b ao é um encontro vocalico

  • Hiato ,sempre separa.

  • Hiato: V + V em sílabas diferentes
  • GABARITO: LETRA D

    Vejamos as alternativas incorretas:

    a) Na palavra hospital, há oito letras, mas apenas sete fonemas; porque o H inicial não é pronunciado. Inclusive, em casos assim, essa letra não é considerada uma consoante.

    b) Não há um encontro de vogais na palavra hospital, mas das consoantes SP.

    c) Quando separamos as sílabas da palavra diminuir - DI-MI-NU-IR -, constatamos que o U e o I ficam separados, formando um hiato, e não um ditongo. Você já sabe que ditongo é o encontro de vogal + semivogal ou de semivogal + vogal na mesma sílaba.

    e) Na palavra primeiro, há oito letras, todas elas pronunciadas distintamente; logo, não há dígrafo.

    Dígrafos são duas letras com apenas um som.

    Assim, considerando os aspectos analisados, podemos afirmar que a resposta da questão é a alternativa D, pois, em ins-ti-tU-Ir, há o encontro de duas vogais, configurando um hiato.

    FONTE: PORTUGUÊS PARA CONCURSOS - GRAMÁTICA ESQUEMATIZADA, INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS E QUESTÕES COMENTADAS.