SóProvas


ID
2772976
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Considere o seguinte trecho

“No diálogo Mênon, Platão faz Sócrates sustentar que a virtude não pode ser ensinada, consistindo-se em algo que trazemos conosco desde o nascimento, defendendo uma concepção, segundo a qual temos em nós um conhecimento inato que se encontra obscurecido desde que a alma encarnou-se no corpo. O papel da filosofia é fazer-nos recordar deste conhecimento”

MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2000. p. 31.

Nesse trecho, o autor descreve o que ficou conhecido como

Alternativas
Comentários
  • A teoria da reminiscência é abordada de forma clara e objetiva na obra Mênon em que, Sócrates, personagem da ação dialógica platônica, objetiva responder a duas questões fundamentais: Qual é a natureza da virtude? Ela pode ou não ser ensinada a alguém?

  • Teoria da reminiscência: Uma teoria que deriva da teoria das ideias é a teoria platônica da reminiscência. Segundo Platão, o ser humano é formado de uma parte mortal, a saber, o corpo; e uma parte imortal, a saber: a alma; antes de habitarmos este mundo, nossa alma habitava o mundo das ideias.

  • Para Platão, todos nasciam com ''ideias inatas'', que são os conceitos em sua forma pura, sendo o mundo sensível uma mera cópia imperfeita delas, tais ideias estava no mundo inteligível, adormecidas, cabendo à filosofia recordá-las

    LETRA B

    APMBB