SóProvas


ID
2774185
Banca
FUNCERN
Órgão
FUNDAC - RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Protestos contra a redução da maioridade penal marcam os 25 anos do ECA
    
    Movimentos sociais e entidades ligadas à defesa dos direitos da criança e do adolescente fizeram hoje (13), em todo o país, uma série de atos contra a redução da maioridade penal. O protestos foram organizados pela Frente Nacional Contra a Redução da Maioridade Penal. A defesa do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), que completa 25 anos hoje (13), também esteve na pauta das manifestações.
    Em São Paulo, o protesto ocorreu em frente à Catedral da Sé, no centro da cidade. O ato foi marcado por discursos e apresentações culturais. “Temos que cobrar a implementação de vários artigos, que são só na teoria, para garantir os direitos totais das crianças e dos adolescentes, e ter menos violência”, disse Katerina Volcov, uma das coordenadoras do protesto em São Paulo.
    No Rio de Janeiro, a manifestação ocorreu na Candelária, no centro da capital fluminense. Além de lembrar os 25 anos do ECA, a presidenta do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro, Mônica Alkmim, disse que os protestos são para mostrar que muita gente é contra a redução da maioridade penal. “A gente quer mostrar para a população que temos argumentos para ser contra, que é preciso, primeiro, efetivar o ECA, com todos tendo acesso a direitos”, afirmou.
    Em Brasília, o protesto ocorreu na Rodoviária do Plano Piloto, onde manifestantes distribuíram panfletos com mensagens contra a redução da maioridade penal às pessoas que passavam pelo local.
    A Câmara dos Deputados aprovou, no dia 1º deste mês, proposta de emenda à Constituição (PEC) reduzindo a maioridade penal, de 18 para 16 anos, nos casos de crimes hediondos. Ela ainda precisa passar por um segundo turno de votações na Câmara para então ser analisada pelo Senado, também em dois turnos.

Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/brasil/2015/07/13/interna_brasil,586419/protestoscontra-a-reducao-da-maioridade-penal-marcam-os-25-anos-do-eca.shtm (adaptado para esta prova).

O texto faz menção a Katerina Volcov e Mônica Alkmim, citando seus respectivos cargos. Os pronomes de tratamento adequados para se dirigir a essas mulheres, considerando a função exercida por cada uma, respectivamente, são:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

     

    Katerina Volcov, uma das coordenadoras do protesto em São Paulo.  

     

    VOSSA SENHORIA, usado para particulares, pessoas graduadas, que não possuem pronomes de tratamento específicos. 

     

     

    Mônica Alkmim, presidenta do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro.

     

    VOSSA EXCELÊNCIA, usado para autoridades mais importantes. ex.: Governador, presidente, ministros...

  • V. - você - Usado em tratamentos informais, íntimos e familiares. Este pronome, em algumas regiões do Brasil, é substituído pelo pronome tu.

    Sr., Sr.ª, Srta. - senhor, senhora, senhorita - Usados em tratamentos formais e respeitosos, quando existe um distanciamento entre os locutores. Senhor é utilizado quando o tratamento se dirige a homens, senhora é utilizado quando o tratamento se dirige a mulheres casadas e senhorita é utilizado quando o tratamento se dirige a mulheres solteiras.

    V. S.ª - Vossa Senhoria - Usado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos a pessoas com grande prestígio, como vereadores, chefes, secretários e diretores de autarquias. Este pronome é também utilizado em textos escritos oficiais, como correspondência comercial, ofícios e requerimentos.

    V. Ex.ª - Vossa Excelência - Usado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos a pessoas com alta autoridade, como o Presidente da República, ministros, senadores, deputados, embaixadores, etc. No caso do Presidente da República, não deverá ser utilizada a forma abreviada do pronome de tratamento.

    V. Em.ª - Vossa Eminência - Usado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos a cardeais, que são eclesiásticos do Sacro Colégio pontifício e participam no conclave para a eleição de um novo Papa.

    V. S. - Vossa Santidade - Usado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos ao Papa. Este pronome de tratamento é também utilizado por ocidentais em tratamentos cerimoniosos e respeitosos ao Dalai Lama, embora não seja utilizado pelos tibetanos.

    V. Rev.mª - Vossa Reverendíssima - Usado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos a sacerdotes, bispos e religiosos em geral.

    V. A. - Vossa Alteza - Usado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos a príncipes, princesas, duques e duquesas.

    V. M. - Vossa Majestade - Usado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos a reis e rainhas.


    Exemplos: Vossa Excelência estará presente na cerimônia de encerramento? Vossa Eminência estará presente no conclave? Estou ansioso pela missa que Vossa Santidade rezará no Rio de Janeiro. Vossa Majestade cumpriu, na perfeição, o protocolo na missa de entronização do novo Papa. Vossa Reverendíssima irá ministrar algum sacramento da igreja hoje? Vossa Magnificência presidirá a cerimônia de encerramento do ano letivo? Senhorita, queira fazer o favor de me desculpar, suas vontades serão realizadas imediatamente.
  • GAB: D

    Vossa Alteza                     V. A.                              príncipes, duques

    Vossa Eminência               V. Ema.(s)                        cardeais

    Vossa Reverendíssima          V. Revma.(s)                      sacerdotes e bispos

    Vossa Excelência                V. Ex.ª (s)                        altas autoridades e oficiais-generais (Sua Excelência, o Senhor Presidente da República JAIR MESSIAS BOLSONARO)

    Vossa Magnificência              V. Mag.ª (s)                     reitores de universidades

    Vossa Majestade                   V. M.                           reis e rainhas

    Vossa Majestade Imperial          V. M. I.                          Imperadores

    Vossa Santidade                    V. S.                             Papa

    Vossa Senhoria                      V. S.ª (s)                      tratamento cerimonioso

    Vossa Onipotência                    V. O.                        Deus -> O todo Poderoso!!!!

  • dale glr de redação oficial

  • Mano, de onde que essa mulher é excelência?

  • para as duas, V. Senhoria, no máximo.