SóProvas


ID
2774335
Banca
FUNDATEC
Órgão
UDESC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

“Recentemente, o ministro da Saúde, defendeu uma nova proposta de contribuição, que serviria, segundo ele, para custear tanto a Previdência Social quanto a saúde. A contribuição seria permanente e cobrada duas vezes, sem aumento da alíquota. Pela proposta do governo, enviada ao Congresso Nacional, a arrecadação da contribuição seria de 0,2% e cobrada apenas uma vez em cada operação financeira. Os recursos arrecadados serão destinados para cobrir gastos com a Previdência. O ministro propõe, porém, que o tributo seja cobrado nas operações de débito e crédito”.

Texto adaptado. Fonte: noticias.terra.com.br, de 02/10/2015, disponível em:
http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/novo-ministro-da-saude-propoe-cpmf-para-operacoes-de-credito-e- debito,e94fda6b04ceda4f6c13a5e848fc7b5e3wikmoe7.html

Qual a contribuição explorada pelo texto acima?

Alternativas
Comentários

  • A) CPMF - GABARITO

    Significa Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira, um imposto cobrado por todas as movimentações financeiras feitas por pessoas jurídicas e físicas.


    B) IRPF

    Imposto de renda significa o valor anual descontado do rendimento do trabalhador ou da empresa e entregue ao governo federal, sendo que a porcentagem de desconto é fixada pelo governo de cada país onde é aplicado tal imposto.


    C) ICMS

    Significa Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação, e é um imposto brasileiro que incide sobre a movimentação de mercadorias em geral.


    D) COFINS

    Tendo a  sigla de Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social, que é uma contribuição social aplicada sobre o valor bruto apresentado por uma empresa.


    E) PIS

    Programa de Integração Social, uma contribuição tributária de caráter social, que tem como objetivo financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono e participação na receita dos órgãos e entidades, tanto para os trabalhadores de empresas públicas, como privadas.