SóProvas


ID
2775694
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O jornal O Globo, na coluna de Ancelmo Góis de 20‐02‐2014, publicou o seguinte texto:

CENA CARIOCA. Um senhorzinho entrou, dia destes, numa agência do Itaú, em Bonsucesso. Quando chegou sua vez de ser atendido, ele tirou da mochila... uma garrafa térmica. Quem estava atrás achou que ele iria tomar um cafezinho, mas... ele tirou de lá, acredite, R$ 5 mil. Pagou suas contas e foi embora.

Nesse texto, os substantivos “senhorzinho” e “agência” aparecem precedidos de artigos indefinidos, enquanto “mochila” aparece precedida de artigo definido.
Diante desses empregos, assinale a afirmativa correta. 

Alternativas
Comentários

  • Os artigos indefinidos de agência e senhorzinho mostram a falta de pertinência ou relevância desses elementos na narrativa.

    Errado, artigos indefinidos, mostram um irrevêlancia em uma primeira expectativa, de modo que os artigos definidos retomam à figura citada com o artigo indefinido.


    A primeira ocorrência do artigo indefinido – um senhorzinho – deve ser substituída pela forma correspondente do artigo definido, já que é inadequado o emprego de dois artigos indefinidos em sequência.

    ERRADO, um senhorzinho dá a ideia de indefinição.


    A segunda ocorrência do artigo indefinido – numa agência – deve ser substituída pela forma correspondente do artigo definido, pois se trata de uma realidade previamente conhecida por todos os leitores.

    ERRADO, idem letra B.


    O artigo definido diante de mochila deve ser substituído pela forma correspondente do artigo indefinido, já que se trata da primeira ocorrência desse substantivo no texto.

    ERRADO, porque a mochila era do senhorzinho, logo temos um definição de qual mochila - a do senhorzinho - , se colocassemos um termo indefinido "uma mochila", daria a ideia de qaulquer mochila.


    A forma do artigo definido deve ser mantida, porque se refere a um objeto inserido na expectativa situacional da narrativa.

    CORRETA, GABARITO.


  • da mochila - da mochila dele (substantivo específico)

  • FGV é banca lacradora

  • FGV PETISTA..VAI P CUBA

  • FGV, desgrama. 10 minutos pra responder essa questão.

    Fui por eliminação.

    Regra geral: Artigos definidos sempre retomarão as rédeas pra sintetizar e na maioria das vezes, concluir a definição que os indefinidos deixaram vago.

    GAB. E.

  • Lembrem-se sempre, a FGV, nestes casos, apresenta um elemento com o artigo indefinido, depois introduz algo que pertence ao elemento apresentado com o artigo definido, observem os exemplos:

    Um carro, o pneu

    Um tênis, o cadarço

    Uma praia, o mar

    Um estudante, o caderno

    Uma pessoa, a roupa (da pessoa)

    Lembre-se disso e nunca mais erre esse tipo de questão.

  • FGV és tu mesmo? Achei fácil! rsrs

  • a FGV gosta desse tipo de questão

  • FGV é top, alto nível

  • Cara! Eu não vi a E, estou estudando muito tempo seguido já, vou descansar e voltar aqui novamente.