SóProvas


ID
2776852
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Encontram-se respeitadas as normas de concordância em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B 

     

     a) Cada um dos que se DEPARA com os problemas produzidos pelas novas tecnologias ACABA desenvolvendo problemas de convivência.

     

     b) Caminhar a esmo é visto por muitos intelectuais como um modo de protestar contra a lógica dominante, uma vez que se distancia de fins utilitaristas.

     

     c) O excesso de ruídos nas grandes cidades TERMINA por prejudicar a capacidade de concentração das pessoas.

     

     d) CONSIDERA-se o silêncio uma das formas de protesto atuais, uma vez que se projeta contra os hábitos de consumo da sociedade.

     

     e) Voltar-se para si e para o silêncio que nos permite contemplar nossas próprias vidas CONSTITUI uma necessidade do mundo contemporâneo.

  • Errei porque achei que, na letra C, o verbo "terminar" poderia concordar tanto com a palavra "excesso", quanto com a palavra "ruídos"...

    pode não gente?

  • CO Mascarenhas, inexiste dupla possibilidade de concordância, dado que não se vê qualquer expressão partitiva (a maioria de, a maior parte de, grande parcela etc.). No entanto, se houvesse, seu comentário seria legítimo.

  •  

    a) Cada um dos que se deparam com os problemas produzidos pelas novas tecnologias acabam (acaba) desenvolvendo problemas de convivência.

     b) Caminhar a esmo é visto por muitos intelectuais como um modo de protestar contra a lógica dominante, uma vez que se distancia de fins utilitaristas. CERTO

     c) O excesso de ruídos nas grandes cidades terminam (termina) por prejudicar a capacidade de concentração das pessoas.

     d) Consideram-se (Considera-se) o silêncio uma das formas de protesto atuais, uma vez que se projeta contra os hábitos de consumo da sociedade.

     e) Voltar-se para si e para o silêncio que nos permite contemplar nossas próprias vidas constituem (constitui) uma necessidade do mundo contemporâneo.

  •  a) Cada um dos que se depara com os problemas produzidos pelas novas tecnologias acaba desenvolvendo problemas de convivência. (verbos concordando com Cada um).

     

     b) Caminhar a esmo é visto por muitos intelectuais como um modo de protestar contra a lógica dominante, uma vez que se distancia de fins utilitaristas. GABARITO!

     

     c) O excesso de ruídos nas grandes cidades termina por prejudicar a capacidade de concentração das pessoas. (excesso é o núcleo do sujeito, então o verbo TERMINA concorda com EXCESSO).

     

     d) Considera-se o silêncio uma das formas de protesto atuais, uma vez que se projeta contra os hábitos de consumo da sociedade. (SE: Partícula Apassivadora, transforma o que seria O.D em Sujeito, ou seja, CONSIDERA-SE concorda com O SILÊNCIO).

     

     e) Voltar-se para si e para o silêncio que nos permite contemplar nossas próprias vidas constitui uma necessidade do mundo contemporâneo. (Sujeito Oracional verbo fica no singular, Voltar-se para si (...) constitui).

  • Só ir no comentário da Thais T. Mto bem explicado guria!

  • Prezados, os comentários estão bacanas, o da Thais T. está bem explicado...

    Mas gostaria de fazer uma observação, assim como a Larissa Nova (pelo menos acho que ela pensou assim, pois não corrigiu) não vejo motivo para correção de DEPARAM na letra a). Pois acho que esse DEPARAM está concordando com a ideia de plural de vem da informação do DOS... a ideia seria: Cada um dos (daqueles) que se deparam... daí o verbo deparar concordaria com o daqueles.

    Ai no caso o verbo acabar concorda com 'Cada um' e por isso a assertiva estaria errada.

    O que acham? Alguém viu alguma correção dessa questão por algum professor??

    Bons estudos a todos!!

  • Gab: B

     

    a) Quem se DEPARA com os problemas produzidos!? R. Cada um se depara; Quem ACABA desenvolvendo!? R. Cada um dos que se depara;

    b) O que É VISTO por muitos!? R. Caminhar a esmo; GABARITO

    c) Quem TERMINA por prejudicar!? R. O excesso termina;

    d) O que CONSIDERA-SE!? R. O silêncio considera-se;

    e) O que CONSTITUI!? R. Voltar-se para si constitui.

  • O verbo deve flexionar de acordo com o núcleo do sujeito....

  • A expressão cada um pede concordância  com o numeral  que a acompanha. 

  • a) Cada um dos que se deparam com os problemas produzidos pelas novas tecnologias acabam desenvolvendo problemas de convivência.

     

    b) Caminhar a esmo é visto por muitos intelectuais como um modo de protestar contra a lógica dominante, uma vez que se distancia de fins utilitaristas.

     

    c) O excesso de ruídos nas grandes cidades terminam por prejudicar a capacidade de concentração das pessoas.

     

    d) Consideram-se o silêncio uma das formas de protesto atuais, uma vez que se projeta contra os hábitos de consumo da sociedade.

     

    e) Voltar-se para si e para o silêncio que nos permite contemplar nossas próprias vidas constituem uma necessidade do mundo contemporâneo.

  • No item E temos um sujeito oracional, por isso o verbo deve ficar no singular.

     

    E) Voltar-se para si e para o silêncio que nos permite contemplar nossas próprias vidas constituem uma necessidade do mundo contemporâneo.

             Isso (sujeito) constitue (verbo) uma necessidade do mundo contemporâneo (OD)

     

    Outra coisa,

     

    Voltar-se para si e para o silêncio que nos permite contemplar nossas próprias vidas

    "para si e para o silêncio" são complementos do verbo "voltar-se".

    "que nos permite contemplar nossas próprias vidas" está restrigindo o "silêncio"

    "permite contemplar" está no singular pq o "que" se refere ao nome "silêncio"

     

    Acho que é isso! Em caso de erros, por favor me avisem!

     

  • a) E. Perceba-se o termo 'cada um' - a concordância verbal deve girar em torno dele, que está no singular. Correto: Cada um ... acaba (e não acabam).
    b) C.
    c) E. Sujeito: O excesso de rúidos nas grandes cidades. Núcleo do sujeito: excesso (está no singular).
    O verbo deve concordar em NÚMERO com o sujeito, ou seja, deve estar no SINGULAR nesse caso. Correto: O excesso de ruídos ... termina (e não terminam).
    d) E. O que é considerado? O silêncio (está no singular). Logo o verbo deve estar no singular. Correto: Considera-se o silêncio.
    e) E. Perceba que o sujeito é simples (pode ser trocado por ISSO). A concordância deve girar em torno do singular. Ex: Voltar-se ... constitui uma ...

  • NÃO ENTENDI PQ TERMINARAM NÃO PODE CONCORDAR COM RUÍDOS TBM.

  • joyce costa, o núcleo do sujeito é "excesso", com o qual deve concordar o verbo "terminar". Haveria possibilidade de concordância com o termo seguinte, se se tratasse de núcleo do sujeito coletivo com especificação. Nessa hipótese, é cabível a concordância tanto com o núcleo quanto com a especificação.

    Ex.: Uma multidão de manifestantes se mantém/mantêm.

    No exemplo, o verbo poderá concordar tanto com o núcleo (multidão) quanto com a especificação (manifestantes).

    Vale ressalvar que se o núcleo coletivo e a especificação estiverem, ambos, no singular, o verbo também deverá estar conjugado no singular.

     

    Não desista antes de o milagre acontecer!

  • Joyce costa. Acredito pelo fato da expressão: "O excesso de ruídos nas grandes cidades" não ser uma expressão partitiva. Logo o verbo deverá concordar com  o núcleo " excesso".

    Cito uma outra questão da banca: (FCC- TRF3ªREGIÃO- ANALISTA JUDICIÁRIO)

    A respeito da concordância verbal, é correto afirmar: Em "A aquisição de novas obras devem trazer benefícios a todos os frequentadores", a concordância está correta por se tratar de expressão partitiva.

    R= Questão incorreta. Pois não é uma expressão partitiva. As expressões partitivas mais comuns são: grande parte de; grande número de; a menor parte de; a minoria de; a maioria de; uma porção de, um bando de.

    Espero ter ajudado. Abs

  • Gab: B

     

    a) Quem se DEPARA com os problemas produzidos!? R. Cada um se depara; Quem ACABA desenvolvendo!? R. Cada um dos que se depara;

    b) O que É VISTO por muitos!? R. Caminhar a esmo; GABARITO

    c) Quem TERMINA por prejudicar!? R. O excesso termina;

    d) O que CONSIDERA-SE!? R. O silêncio considera-se;

    e) O que CONSTITUI!? R. Voltar-se para si constitui.

  • "Caminhar a esmo é visto por muitos intelectuais....."

    Também deveria está errada a letra "B", pois a expressão em destaque é uma locução adverbial de de modo e deveria ser grafada com crase.

  • A questão deveria ser anulada.

    Na letra A em "Cada um dos que", o fato de ter "um dos que" permite a concordância no plural. Gramáticos dizem ser facultativa, porém tem-se uma tendência em usar no plural afinal o termo antecessor da conjunção "que" é uma palavra no plural, e sabemos que no caso da concordância com o "que" devemos considerar o termo antecessor!

  • A) Cada um dos que se deparam com os problemas produzidos pelas novas tecnologias acabam desenvolvendo problemas de convivência.

    Errada. O verbo fica no singular concordando com a expressão "cada um de".


    B) Caminhar a esmo é visto por muitos intelectuais como um modo de protestar contra a lógica dominante, uma vez que se distancia de fins utilitaristas.

    Alternativa correta


    C) O excesso de ruídos nas grandes cidades terminam por prejudicar a capacidade de concentração das pessoas.

    Errada. O verbo terminar deve concordar com o termo "o excesso", ficando no singular.


    D) Consideram-se o silêncio uma das formas de protesto atuais, uma vez que se projeta contra os hábitos de consumo da sociedade.

    Errada. O termo "o silêncio" é sujeito paciente do verbo transitivo direto considerar. Este deve ficar no singular concordando com o sujeito.


    E) Voltar-se para si e para o silêncio que nos permite contemplar nossas próprias vidas constituem uma necessidade do mundo contemporâneo.

    Errada. O verbo deve ficar no singular quando se tem na oração um sujeito oracional: "Voltar-se para si e para o silêncio...".


  • Caminhar a esmo é visto por muitos intelectuais como um modo de protestar contra a lógica dominante, uma vez que se distancia de fins utilitaristas.

  • a E é sujeito oracional por causa do "permite contemplar"?

    e pergunto o que permite? e Contemplar por estar no infinitivo e ser o sujeito?

    Assim como na B?

  • A - ERRADO

    Cada um dos que se deparam com os problemas produzidos pelas novas tecnologias acabam desenvolvendo problemas de convivência.

    Concordância com CADA UM DE/DOS/DAS --> VERBO NA 3 PESSOA DO SINGULAR

    _____________________________________________________________________________________

    B- CERTO

    Caminhar a esmo é visto por muitos intelectuais como um modo de protestar contra a lógica dominante, uma vez que se distancia de fins utilitaristas.

    Concordância com SUJEITO ORACIONAL --> VERBO NA 3 PESSOA DO SINGULAR

    _______________________________________________________________________________________________

    C- ERRADA

    O excesso de ruídos nas grandes cidades terminam por prejudicar a capacidade de concentração das pessoas

    NÚCLEO DO SUJEITO NO SINGULAR=VERBO NO SINGULAR

    _______________________________________________________________________________________________

    D- ERRADA

    Consideram-se o silêncio uma das formas de protesto atuais, uma vez que se projeta contra os hábitos de consumo da sociedade.

    Concordância com PARTÍCULA APASSIVADORA= O VERBO DEVE CONCORDAR COM O NÚCLEO DO SUJEITO .

    _____________________________________________________________________________________

    E- ERRADA

    Voltar-se para si e para o silêncio que nos permite contemplar nossas próprias vidas constituem uma necessidade do mundo contemporâneo.

    Concordância com SUJEITO ORACIONAL --> VERBO NA 3 PESSOA DO SINGULAR

    ______________________________________________________________________________________

    DEUS....

  • No item "d", o verbo "considerar" é transitivo direto, pois quem considera, considera alguém. Portanto, o pronome "se" que o acompanha configura um Pap (pronome apassivador). Sendo um Pap, o verbo deve concordar com o seu sujeito paciente. O sujeito paciente é "o silêncio". Logo, o verbo considerar deve concordar com esse sujeito, ficando "Considera-se".  

  • A-ERRADO: Cada um dos que se deparam(depara) com os problemas produzidos pelas novas tecnologias acabam(acaba) desenvolvendo problemas de convivência.

    A expressão "cada um" exige verbo no singular para uma correta concordância

    B-CERTO

    C-ERRADO: O excesso de ruídos nas grandes cidades terminam(termina) por prejudicar a capacidade de concentração das pessoas.

    A concordância deve ser feit com "o excesso", mantendo o verbo no singular.

    D-ERRADO: Consideram-se(considera-se) o silêncio uma das formas de protesto atuais, uma vez que se projeta contra os hábitos de consumo da sociedade.

    "O silêncio" é sujeito oracional, devendo o verbo concordar com ele.

    E-ERRADO: Voltar-se para si e para o silêncio que nos permite contemplar nossas próprias vidas constituem(constitui) uma necessidade do mundo contemporâneo.

  • Ivson Ferreira,

    Tem crase não, assim como em " a bordo, a caráter, a seco, a lápis, a lenha (...)". Tem um monte de locução em que a crase n ocorre.

     

    Gabarito: B

  • Alternativa A: pelo que entendi pode concordar com os dois, portanto não encontrei o erro.

    Segue explicação abaixo

    Veja: Martinho Lutero foi um dos que lutou para que houvesse mais paz.

    Ou

    Martinho Lutero foi um dos que lutaram para que houvesse mais paz.

    A expressão “um dos” seguido do pronome relativo “que” causa muitas dúvidas porque não se sabe se o verbo fica no singular ou plural.

    A verdade é que devemos ficar atentos, pois o verbo pode ficar tanto em um quanto em outro número, ou seja, tanto no singular, quanto no plural.

    O pronome relativo “que” retoma o antecedente e, por este motivo, alguns gramáticos não aceitam o verbo no singular, pelo motivo do precedente ser “dos” (de+os), o qual está no plural. Essa questão fica mais notória quando há um substantivo mediador: João era um dos jogadores que mais influenciaram positivamente o time. Observe que “jogadores” (substantivo) está no plural.

    No entanto, a maioria dos estudiosos da língua apoia o seguinte pensamento: o que quero realçar na minha oração? O todo ou o sujeito em si?

    Retomando como exemplo as orações iniciais, temos que:

    1. Se minha intenção é dizer que Martinho Lutero foi um dentre outros que existiram, então falarei: Martinho Lutero foi um dos que lutaram para que houvesse mais paz.

    2. Se meu objetivo é dar ênfase a Martinho Lutero, por achar que ele se destacou dentre todos, direi: Martinho Lutero foi um dos que lutou para que houvesse mais paz.

    Veja que no plural inclui-se todos os que tinham a mesma meta de Martinho Lutero e se igualavam a ele. Entretanto, no singular, a referência passa a ser meu sujeito, houve outros, mas “ele lutou”, diferentemente de qualquer um.

    Observe outros exemplos:

    a) A seda é um dos tecidos que mais vende no Brasil. (ênfase na seda)

    b) Getúlio Vargas foi um dos que lutaram pelas causas trabalhistas. (ênfase no conjunto de pessoas)

    c) Foi desfeita uma das maiores quadrilhas que lavava dinheiro. (ênfase na quadrilha que foi desfeita)

    d) O nordeste é uma das regiões que mais sofrem com a estiagem. (ênfase na problemática da seca)

    FONTE:

    Bons estudos!!!

  • gabarito: B - Caminhar a esmo é visto por muitos intelectuais como um modo de protestar contra a lógica dominante, uma vez que se distancia de fins utilitaristas.

    Ao contrário do que muitos pensam, "caminhar a esmo" é sem crase, posto que a palavra seguinte é masculina.

  • Questão nível meio hard , separa quem vem veio a passeio de quem passa.