-
Gabarito: B
Resumo rápido:
Eficácia: "A organização alcançou o que queria corretamente? Entregou o que foi pedido?"
Eficiência: "A organização alcançou o que queria de modo econômico/otimizando a utilização dos recursos?" (lembrar de custo-benefício - $)
Efetividade: "A organização causou algum impacto na vida das pessoas?"
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A partir da pesquisa junto à população local, como meta de um planejamento estratégico, uma entidade integrante da Administração pública federal se comprometeu a entregar, no prazo de 2 anos, equipamento público para prática de esportes e atividades culturais. Foram envidados todos os esforços necessários e, de fato, a entidade logrou entregar o equipamento finalizado ainda antes do prazo estimado (ou seja, foi efetiva porque impactou a vida das pessoas que poderão praticar esportes e realizar atividades culturais) . Contudo, auditoria do Tribunal de Contas constatou que, em face de falhas na gestão do contrato, com diversos aditamentos, o preço final pago pelo equipamento público foi significativamente superior ao seu custo, consumindo mais recursos orçamentários do que seria adequado. (ou seja, foi ineficiente porque gastou mais dinheiro do que o necessário)
-
Letra (b)
Eficiência: Significa fazer as coisas direito (fazer certo). É a relação entre recursos (financeiros, materiais, humanos, tecnológicos, ambientais etc.) e produtos. Se você consegue uma maior produção para um determinado recurso, você alcançou a eficiência. É a capacidade de realizar atividades ou tarefas com perdas mínimas, com o melhor aproveitamento possível de recursos.
Eficácia: Significa fazer a coisa certa. Está relacionado com o alcance das metas e objetivos estabelecidos. É o grau de coincidência dos resultados e os objetivos.
Efetividade é o resultado de um trabalho de qualidade de uma empresa. É a capacidade de produzir um efeito, que pode ser positivo ou negativo. Consequentemente, o que é efetivo não é necessariamente eficiente ou eficaz.
Giovanna Carranza
Tem uma questão muito da escrota que parece ser Adm. Geral, mas está classificada como AFO, todavia, ajuda a responder:
Q925737
Administração Financeira e Orçamentária
Ano: 2018
Banca: FCC
Órgão: TCE-RS
Prova: Auditor Público Externo - Administração Pública ou de Empresas
(+ provas)
Resolvi certo
Na avaliação do orçamento-programa de um ente estadual, um auditor obteve as informações a seguir sobre uma das ações desenvolvidas no âmbito de um programa da área da saúde:
Meta: distribuir 600.000 aparelhos de medir glicose ao custo total de R$ 102.000.000,00
Resultado: 600.000 aparelhos de medir glicose distribuídos ao custo total de R$ 106.800.000,00
Os aparelhos de medir glicose distribuídos apresentaram a qualidade especificada no planejamento da ação.
Considerando essas informações, o auditor teve base para afirmar que a ação foi:
b) eficaz e ineficiente.
-
Gabarito B
Acredito que a questão deveria ter uma esposta mais completa, ao passo que no exemplo dado a entidade também foi eficaz, pois entregou a obra como planejado. Assim, o gabarito seria Eficaz, Efetiva e Ineficiente.
-
Gab: B
Eficiência = Custo/Economia de recursos/ fazer mais com menos.
Eficácia = Resultado/ atingir meta
Efetividade = Impacto causado/ mudança de realidade
-
Resposta: B) efetiva, pelo atendimento aos anseios da população, porém ineficiente em razão do uso desarrazoado e inadequado dos recursos orçamentários alocados.
A alternativa B é a menos errada, no meu ponto de vista.
Acredito que, na verdade, ela foi eficaz e não eficiente:
- Eficaz porque cumpriu o prazo de entrega dos 2 anos ( "(...) se comprometeu a entregar, no prazo de 2 anos, equipamento público para prática de esportes e atividades culturais. Foram envidados todos os esforços necessários e, de fato, a entidade logrou entregar o equipamento finalizado ainda antes do prazo estimado." )
- Não eficiente porque utilizou mais recursos do que o inicialmente previsto ( "(...) em face de falhas na gestão do contrato, com diversos aditamentos, o preço final pago pelo equipamento público foi significativamente superior ao seu custo, consumindo mais recursos orçamentários do que seria adequado.")
- Não tem como afirmar que foi efetiva, pois a questão não deixa claro se houve uma mudança na realidade dessa população com a entrega do equipamento público, se houve redução do índice de obesos ou redução dos casos de infarto (exemplos aleatórios).
Questão semelhante, mas com a resposta mais certinha: Q930951
O que vocês acham? Obs.: respondendo com base em várias outras questões já respondidas sobre o assunto...
-
Não foi eficiente mesmo. O preço final pago foi superior ao custo.
-
A eficiência é a dimensão do desempenho expressa pela relação do processo envolvido, seu meio. Assim, possui foco interno e refere-se aos CUSTOS envolvidos.
A eficácia é a dimensão do desempenho expressa pelo alcance dos objetivos ou metas, independentemente dos custos implicados. Possui foco externo e refere-se aos RESULTADOS.
A efetividade é a dimensão do desempenho que representa a relação entre os resultados alcançados e as transformações ocorridas. Possui foco externo e refere-se aos IMPACTOS.
b) efetiva (sim, fez o que devia ser feito; atingiu o objetivo) , pelo atendimento aos anseios da população, porém ineficiente (não utilizou corretamento os recursos) em razão do uso desarrazoado e inadequado dos recursos orçamentários alocados.
Em suma, temos:
Eficiência: é quando algo é realizado da melhor maneira possível, ou seja, com menos desperdício ou em menor tempo.
Eficácia: é quando um projeto/produto/pessoa atinge o objetivo ou a meta.
Efetividade: é a capacidade de fazer uma coisa (eficácia) da melhor maneira possível (eficiência).
Fonte: https://www.tecconcursos.com.br/dicas-dos-professores/eficiencia-eficacia-e-efetividade-material-teorico
-
Eficiência: Tem correlação com os meios (Tempo, recursos e etc.., ou seja, para que se possa ser eficiente precisa-se que economize-se os meios ou que pelo menos faça com dentro do que foi planejado, ao ponto que se extrapolar já não pode ser considerado eficiente.
Eficácia: Tem correlação com o resultados( (Cumpriu o objeto? Chegou ao resultado ? ) Nesta perspectiva já não se olha para os meios, aqui olha-se para os fins'' os resultados'' se foi planejado 2x e você fez x significa que foi ineficaz, não obstante tenha conseguido os 2x considera-se eficaz.
Efetividade: Aqui mensura-se a perspectiva do impacto gerado. Ex: Vacinação contra Covid-19, podemos supor que determinado município por meio de sua Secretaria de Saúde estima que se caso ela vacine 10.000 pessoas eles consigam o impacto ''eliminação do Coivd-19''. No caso em questão mesmo que se tenha vacinado as 10.000 pessoas o vírus continua a se proliferar, significaria dizer que esta prefeitura não conseguiu ser efetiva. Hipótese 2 suponhamos que no decorrer das vacinações quando esta prefeitura atingiu o numero de 5.000 vacinados eles conseguiram eliminar a proliferação do Covid significaria dizer que houve efetividade em seu plano, ou seja, vejam que efetividade não nem haver com as duas primeiras perspectivas.
única correlação correta seria a proposta na letra B
-
Gabarito b
Efetiva (a assertiva não diz apenas efetiva, então tá certa, pq tbm foi eficaz no final das contas)
_____________________________________
Instagram de concurso: @sheyla.r2
Resumos: https://goo.gl/92FN88
-
Ela foi ineficiente pois eficiência está ligado aos meios, ou seja,melhor gestão destes. No caso em questão foi a falha, não utilizar os recursos de forma correta, gastou além da conta.
GABA: B
-
Gabarito B
Analisando o enunciando, conclui-se que foi eficaz (atingiu o resultado) e efetiva (atendeu aos anseios da população), porém não eficiente (gastou mais do que devia)
-
A banca FCC costuma elaborar questões com enunciados grandes. Porém, analisando apenas o seguinte trecho do enunciado: "o preço final pago pelo equipamento público foi significativamente superior ao seu custo, consumindo mais recursos orçamentários do que seria adequado", já podemos chegar a conclusão que tal ação mostrou-se ineficiente.
E a única alternativa que diz que tal ação foi ineficiente é a alternativa B.
Mas, na hora da prova não temos tanta calma assim para analisar uma questão!
Bons estudos!
-
Eu sabia que eficiente não tinha sido. Então sobrou a letra B.
-
PRIMEIRO TENHAMOS EM MENTE ALGUNS CONCEITOS:
EFETIVIDADE → SE HOUVE SATISFAÇÃO
EFICACIA → SE HOUVE ENTREGA NO PRAZO.
EFICIÊNCIA → SE FOI GASTADO O DINHEIRO DA MELHOR FORMA POSSÍVEL.
POSTO ISSO, VAMOS POR PARTES.
A partir da pesquisa junto à população local, como meta de um planejamento estratégico, uma entidade integrante da Administração pública federal se comprometeu a entregar, no prazo de 2 anos, equipamento público para prática de esportes e atividades culturais. Foram envidados todos os esforços necessários e, de fato, a entidade logrou entregar o equipamento finalizado ainda antes do prazo estimado. Contudo, auditoria do Tribunal de Contas constatou que, em face de falhas na gestão do contrato, com diversos aditamentos, o preço final pago pelo equipamento público foi significativamente superior ao seu custo, consumindo mais recursos orçamentários do que seria adequado. Nesse contexto, a gestão pública, na condução de tal ação, mostrou-se
→ SE HOUVE PESQUISA, CONCLUI-SE QUE HÁ EFETIVIDADE, POIS FOI BUSCADO AQUILO QUE A POPULAÇÃO QUERIA.
→ ENTREGA NO PRAZO É EFICACIA
→ FOI INEFICIENTE, POIS GASTOU MAIS QUE O DEVIDO
-
Acertei, mas a FCC forçou a barra em dizer que foi efetivo, pois efetividade é algo a longo prazo e de difícil mensuração! A questão em nenhum momento falou que a população realmente gostou ou não, se houve mesmo um impacto positivo! Mas né, é a FCC, eles fazem o que querem e não há o que fazer, marca a resposta menos errada e vida que segue!
-
Para resolução da questão, faz-se
necessário o conhecimento de Eficiência,
Eficácia e Efetividade. Eficiência é o uso racional e econômico dos insumos na produção de bens
e serviços; é uma relação entre insumos e produtos. Insumos são recursos
humanos, materiais e componentes. A eficiência também considera o custo dos
insumos e não pode comprometer a qualidade. A Eficácia é o grau de alcance das metas, é uma medida de
resultados utilizada para avaliar o desempenho da administração. Demonstra a
capacidade de entregar bens/serviços imediatos. A eficácia não considera
custos. Já a Efetividade, refere-se
à capacidade de fazer uma coisa da melhor maneira possível e no maior grau de
racionalidade possível, gerando o resultado esperado e um impacto positivo no
público alvo.
Portanto, pela questão apresentada, podemos
concluir que a entrega dos equipamentos antes do prazo previsto significa que a
Administração Pública foi eficaz na
entrega do produto. Além disso, podemos afirmar que a entrega dos produtos
desejados pela sociedade representa um impacto positivo para a Administração
Pública, ou seja, ela foi efetiva
quanto a esse quesito. Por outro lado, o preço pago pela Administração acima do
custo praticado no mercado significa que a utilização dos recursos públicos foi
ineficiente. Em face do exposto,
podemos afirmar que a alternativa correta é a letra “B".
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “B".