-
Se tiver dúvidas, leia novamente.
-
Parênteses próteses para enominizar espaço? Essa nunca vi!
-
Economizar espaço???? Cadê o comentário do professor??
-
Não concordo com esse gabarito porque, segundo a instrução do Senado, esse recurso de economizar espaço (que é a resposta do texto) é utilizado em títulos, e ainda sim, com cautela, ou seja nem em todos os casos. E na questão a sigla está no meio do texto, e não no título, por isso acredito que essa alternativa não justifique o seu uso.
Uso
1. Use apenas siglas conhecidas. As que não forem de uso amplo devem ser evitadas. É o caso de MMA para Ministério do Meio Ambiente, Mdic para Ministério do Desenvolvimento, Seppir para Secretaria da Igualdade Racial.
Dados apresentados por Mário Theodoro, secretário-executivo da Secretaria de Promoção de Políticas da Igualdade Racial (Seppir), confirmam que a violência contra negros se agrava nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, onde ocorre um aumento acentuado de homicídios de jovens negros.
O projeto (PLC 79/11) que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais.
O projeto (PLC 79/11) que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais.
2. Mesmo as siglas conhecidas devem ser usadas com cautela, sem excessos.
3. As siglas de comissões do Senado devem sempre ser usadas. Evite-as, sempre que possível, nos títulos.
Audiência na CRE discutirá tratado de cooperação amazônica
Bastaria: Audiência discutirá tratado de cooperação amazônica
CCJ vota aumento de pena por exploração sexual de crianças
Seria melhor: Comissão vota aumento de pena por exploração sexual de crianças
4. Em titulos, as siglas podem ser um bom recurso para o espaço reduzido. Cuidado, porém, com o excesso delas.
Senadores do RJ e ES vão ao Supremo defender liminar
Texto prevê farmacêutico em postos do SUS
Delinquência juvenil cai nos EUA há dez anos
Senadores discutem adoção de mecanismo idealizado pela ONU
Jucá pede à PF que resgate garimpeiros em reserva ianomâmi
Substitutivo de Aécio sobre PEC das MPs gera polêmica na CCJ
Segundo BC, déficit ficará abaixo de 2% do PIB em 2013
5. Algumas siglas podem ter mais de um significado. MP, por exemplo, pode significar medida provisória e Ministério Público. Fique atento para não causar dúvidas ou ambiguidade.
https://www12.senado.leg.br/manualdecomunicacao/redacao-e-estilo/estilo/siglas
-
Que "economiza espaço gráfico em futuras referências" disso eu não duvido, mas a questão perguntou o porquê dela estar entre parênteses. Por óbivio, estaria fazendo referência ao órgão já citado, sinalizando que, doravante, chamaria-lhe pela supracitada sigla. portanto, Não há nenhuma alternativa que justifique o gabarito.
-
Estranho...
-
O comando da questão não se refere ao parênteses em específico, ele está pedindo da SIGLA que está entre parênteses. Não é o parênteses que vai fazer economizar espaço em futurar referências, mas sim utilizar a sigla Semesp, ao invés de Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior.
-
D) Economiza espaço gráfico em futuras referências.
Notem que mais a frente no mesmo texto o autor utilizada somente a sigla: "...são as razões apontadas pelo Semesp para a diminuição de matrículas."
-
É sério?descartei logo a D por achar absurda,lasquei-me.
-
FGV e suas questões do tipo “adivinhe a resposta certa”.
-
questão horrorosa
-
A razão de ter usado o parenteses é economizar espaço... então por que pôs o nome completo anteriormente?
Falta resposta concreta.
-
Ô SILMA, o concurso é para a AL/RO, e não para o Senado.
Em tempo: o gabarito é a letra "d".
-
A letra C também responde, tanto que a sigla é utilizada novamente no decorrer do texto. Se ela não é o gab, também não está errada. Talvez tenham duas respostas corretas.
-
FGV e suas perolas!
-
Que gabarito estranho: a 'c' e 'd' são meio que uma consequência da outra. O uso posterior de uma sigla ou acrônimo se deve por questões de economia de espaço e referências futuras.
-
c d certas
fgv é doente
-
Quando fizer prova da FGV (Português) e bater a duvida, vá na alternativa ''d'' de Deus ou na menos errada caso seja ateu.
-
Lembrem-se que para a FGV é a menos errada.
-
é engraçado como a FGV pega umas questões qie deveiam ser faceis...mas se tornam dificeis.
-
é engraçado como a FGV pega umas questões qie deveiam ser faceis...mas se tornam dificeis.
-
Pessoal que questão bizarra... Eu pensei assim: ABREVIA = Economizar espaço.
-
Gente, o Qc não está mais colocando comentário de Professor nas questões, principalmente FGV.
VAMOS PEDIR, CLIQUEM LÁ!!!
-
O que aprendemos no colégio não serve muito para a FGV. Que loucura essa banca!
-
Quando fazemos uma redação pra concurso a primeira vez que escrevemos o nome de um instituto, como Supremo Tribunal Federal, colocamos a sigla STF, entre parênteses, logo após. Assim, no decorrer do texto estamos autorizados a apenas escrevermos STF nas futuras citações.
Nunca me foi explicado que isso servia para "economizar espaço gráfico", porém compreendo a lógica da questão.
Embora não tenha sentido colocar a sigla entre parênteses se não formos repetir o mesmo termo depois, o que torna a letra C correta também.
-
Ai q saudade da CESPE!
-
As alternativas C e a D se complementam, portanto ambas poderia ser tranquilamente aceitas como corretas. Veja como poderia ficar:
- A sigla do Sindicato aparece entre parênteses porque (C) é empregada novamente no desenrolar do texto PODENDO (D) economiza espaço gráfico em futuras referências.
-
E o mais engraçado é que o vídeo aula fala das possibilidades de usar o parêntese menos essa que está no caso em tela ou seja em nenhum momento ela diz a acertativa da questão doideira pedi comentário do professor que nem isso tem aff
-
Se a D tá certa por quê a C tá errada?
-
Questão estranha!
-
Cybele, a c tá errada pq não ocorreu no texto a possibilidade que a "d" traz. A questão fala do motivo de utilizar siglas entre parênteses em textos de uma forma geral, não nesse texto específico.
-
Gaba da banca: D
Raciocínio da FGV: se vc marca a letra C ela diz que é D, e se vc marcar D ela diz que é C.
#pas
-
Acho que a FGV cria questõs com duas alternativas que na concepção dela estão corretas. Daí ela pensa: "Bom, se a maioria marcar X eu gabarito como Y e vice-versa." Só pode...
-
Fazer e refazer questões como se não houvesse amanhã...
-
RIDÍCULA UMA QUESTAO DESSA!! TEM Q ADIVINHAR!
-
Questões dúbias e com mais de uma resposta possível só tem um nome: Corrupção!
-
Ridículo!
-
Isso é ridículo. Tenho é vergonha de uma questão desse tipo.
-
Para a FGV, sigla não é sigla. É apenas encurtamento de texto. Essa já é a segunda questão de mesmo caso. Só por isso acertei.
-
É a lógica da "mais certa" da FGV. Também não acho que a C esteja errada, mas penso assim: por que a sigla é empregada novamente no desenrolar do texto? Para economizar espaço gráfico em futuras referências (não precisar escrever o nome inteiro tudo de novo). A D é a finalidade principal, a C é como um meio para chegar lá, não deixa de explicar o uso dos parênteses, mas não é o objetivo final. Acredito que tenha sido essa a mentalidade do examinador. FGV fazendo FGVisse... Com a prática vai ficando mais fácil desviar das cascas de banana.
-
Aceite, você nunca saberá responder todas as questões de português de uma prova da FGV. Você pode até fechar chutando algumas, mas a dúvida sempre existirá. Não dá pra responder uma questão dessas com total certeza.
-
É sempre ridícula essa FGV.
-
Parênteses : marcam um momento intercalado no texto, onde há acréscimo de informação acessória. Sendo acessória, a informação dos parênteses pode ser retirada da frase sem alterar o sentido da mesma, sendo assim dispensável.
-
kkkkkkkkkkkkkk
-
Sinceramente, que questão ridícula. Há duas respostas corretas (C e D).
-
“O levantamento foi feito pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) com 99 instituições.”
A sigla do Sindicato aparece entre parênteses porque
1º O uso de abreviaturas ou siglas visa à diminuição do esforço e espaço no texto. Em vez de escrever Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, escreve-se IBAMA/ Ibama. Imagine digitar um relatório tendo que escrever o tempo todo isso?!
2º Seguindo os manuais de gramática, não é permitido a colocação da sigla/abreviação sem que antes diga-se ao leitor o seu significado. Por isso existem índices de siglas e por causa disso é utilizada a técnica de colocar o nome completo e ao lado a sigla entre parênteses, ou vice-versa, assim o leitor saberá qual o seu significado. (Respondendo ao comentário do Henrique. Esse é o motivo dela estar entre parênteses - poderia ser também travessão, vírgulas. Esses sinais são usados para separar um aposto, no caso, um aposto que contém uma sigla, cuja função é economizar espaço em futuras citações).
a) imprensa, não. A gramática normativa.
b) não. Não é conhecida, tampouco poderia ser citado só a sigla sem explicar. Novamente, os manuais de gramática condicionam isso.
c) não se pode afirmar isso. Há apenas um trecho. Com base no que foi dado, o candidato não pode dizer que a sigla aparece, e, ainda que apareça, esse não é o motivo para o seu uso entre parênteses.
d) Sim. Esse é o motivo, além disso, é lógico. Espaço gráfico (espaço usado no texto para escrever uma sigla, com 6 letras, ou a sua definição, com muito mas letras...
e) a indicação já é feita antes, ao citar o Sindicato, a sigla apenas permite que o autor a utilize à frente, no texto, sem precisar escrever todo o seu nome.
-
Acho que todos como eu sabia que isso é um recurso usado para evitar escrever por extenso a sigla nas próximas vezes em que for citada num mesmo texto. Errei de forma infantil porque a letra C faz uma afirmação correta, porém não explica a razão do uso desse recurso. Vacilei ! Ótima questão.
-
gabarito D
seria a C em outro contexto, pois ela afirma que é empregada novamente sendo que a sigla foi usada só uma vez no texto.
-
Entendo que são de doer as questões da FGV e que muita gente tenta explicar questão com gabarito sem sentido. Mas acredito que a solução dessa questão baseia-se em qual é o objetivo principal da sigla entre parênteses, que é economizar espaço, que também é o mesmo objetivo dela ser empregada novamente no desenrolar do texto.
-
que surpresa... parenteses para economizar espaço
-
A questão exige o conhecimento sobre Pontuação e Interpretação e Compreensão Textual.
Usam-se os parênteses para intercalar qualquer informação acessória, como uma explicação, por exemplo. Além de incluir dados informativos sobre bibliografia (autor, ano de publicação, página etc.).
Na alternativa (A), não requer uma convenção da imprensa escrita devido o autor ter esclarecido antes, por extenso, a que instituição se referia. Porém, se o autor apenas tivesse escrito a sigla, principalmente em se tratando de uma instituição desconhecida ao leitor, por convenção da escrita, ele deveria pôr entre parênteses o nome da instituição por extenso.
Na alternativa (B), não se pode afirmar em se tratar de uma instituição amplamente conhecida até porque não há como garantir que o leitor do artigo em questão seja uma pessoa que pertença ao meio educacional. Por isso, faz-se necessário pôr entre parênteses o nome da sigla a fim de que o texto possa desfazer qualquer obscuridade a quem lê. Por exemplo, Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) é uma instituição conhecida geralmente pelos habitantes do Rio de Janeiro, mas não por moradores de outros estados. Então, nesse caso, é obrigatório o uso da sigla entre parênteses; já a sigla ONU (Organização das Nações Unidas) é de conhecimento geral; logo, não se faz necessária a explicação entre parênteses.
Na alternativa (C), a resposta não poderia ser correta porque a sigla entre parênteses foi empregada pela primeira vez para esclarecimento do leitor; ao ser empregada novamente no desenrolar do texto, não é mais necessário pô-la entre parênteses.
Alternativa (D), os parênteses foram utilizados para esclarecer a sigla do Sindicato ao leitor; com isso, não se faz mais necessário elucidar em referências posteriores, haja vista o leitor já ter o conhecimento de tal informação, economizando o espaço gráfico.
Alternativa (E), conforme o próprio enunciado diz: “O levantamento foi feito pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) com 99 instituições", ou seja, não se pode afirmar que ele foi o responsável oficial por tal ato, visto que, além dele, foi feito também por 99 instituições.
GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA (D)
-
Esse gabarito foi bem específico. q coisa.
-
fgv,e eu sou mister M?
-
Duas questões corretas. Eu não consigo entender o erro da C.
-
Típica questão pra colocar o gabarito do filho do político.
-
PSICOTÉCNICO ANTECIPADO? Nunca marcaria essa alternativa na hora da prova
-
Como o colega falou jamais marcaria a alternativa na prova. Porém, é fácil demais justificar o gabarito com ele "na mão" não é mesmo? Então, parando para analisar, só temos como afirmar, com certeza, que o uso dos parente economizaria espaço no futuro, pois, dizer que a sigla apareceria outras vezes seria um "chute" de que isso realmente aconteceria, afinal, não temos todo o texto em mãos. E caso ele se limite somente a este trecho piorou, ai é que a correta segue sendo a letra D mesmo..
D de Deus me ajude, ERREI!
-
O termo Semesp é citado novamente no texto, então, ao meu ver, a alternativa C também estaria correta.
-
obrigado professora de redação, ela sempre dizia que na primeira citação precisa colocar o nome do órgão completo, juntamente com a sigla, para depois poder escrever só a sigla no texto. Ela deve ter feito essa questão kkk.
-
Meu deus véy, banca do cão!
-
Depois que errei que fui entender. A abreviação entre parenteses justifica a tradução anterior, logo da próxima vez que for citada, não precisará mais da tradução completa, ou seja, basta colocar somente a sigla entre parenteses.
-
legal pessoas querendo defeder o gabarito da banca kkk por isso ela ta ai no ritmo "diferentona"
-
Bizu pra banca ? Elimine as fáceis, irá sobrar duas, escolha a mais ABSURDA, mas não pode ter medo, tem que fazer na coragem.
-
Mas, a sigla aparece antes da futura citação. Ali foi meio que obvio o uso para nao ter que escrever tudo novamente. Nós mesmos usamos essa técnica na redação
-
GABARITO: Letra D
Quem treina muita redação, não teve dúvidas em marcar a letra D. Normalmente utilizamos esse recurso para economizar espaço em futuras citações - se forem utilizadas. Imagina você ter que fazer uma redação de 30 linhas e toda hora ter que escrever "Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior" por extenso. Só isso já é uma linha toda. Capaz até de o examinador tirar ponto por essa repetição desnecessária.
Por fim, a letra C não pode ser, pois seria perfeitamente possível escrever a sigla sem fazer referência posteriormente. O uso da sigla anteriormente não obriga a sua citação posteriormente. Um exemplo disso seria escrever uma palavra (por exemplo: Polícia Federal - PF) e nunca mais utilizá-la no texto posteriormente. Veja que nós escrevemos a sigla, mas não vinculamos seu uso posteriormente.
-
Quem nunca escreveu uma redação, monografia, artigo, vai achar a resposta absurda. Mas ela é óbvia para quem, ao menos, já teve contato com escritas de textos