SóProvas


ID
2778247
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1.

Do Casamento

O casamento foi a maneira que a humanidade encontrou de propagar a espécie sem causar falatório na vizinhança. As tradições matrimoniais se transformaram através dos tempos e variam de cultura para cultura. Em certas sociedades primitivas o tempo gasto nas preliminares do casamento – corte, namoro, noivado etc. – era abreviado. O macho escolhia uma fêmea, batia com um tacape na sua cabeça e a arrastava para a sua caverna. Com o passar do tempo este método foi sendo abandonado, por pressão dos buffets, das lojas de presente e das mulheres, que não admitiam um período pré-conjugal tão curto. O homem precisava aproximar-se dela, cheirar seus cabelos, grunhir no seu ouvido, mordiscar a sua orelha e só então, quando ela estivesse distraída, bater com o tacape na sua cabeça e arrastá-la para a caverna. (fragmento)

VERÍSSIMO, Luís Fernando, Comédias da Vida Privada. Ed. LPm. 1994.

“O casamento foi a maneira que a humanidade encontrou de propagar a espécie sem causar falatório na vizinhança.”

Assinale a opção em que a oração reduzida sublinhada está corretamente desenvolvida.

Alternativas
Comentários
  • Sem que que causasse?
  • É sério isso?

    Na frase a palavra causar está reduzida de infinito no presente do indicativo. Todas as outras alternativas, exceto a letra A e E, mudam o tempo do verbo, por isso marquei letra A:sem que cause falatório na vizinhança.” 

    A letra E também poderia ser uma opção, porém há erro na colocação do pronome oblíquo, que deveria ter sido posicionado antes do verbo, por conta da palavra de valor negativo SEM.  “sem causar-se falatório na vizinhança"

    Enfim, corrijam-me se estiver errada.  Indiquei para comentário do professor. 

     

    Gabarito da banca: C

  • Gab.: C ....não entendi.

    se alguém puder ajudar!!!

  • Acertei porque olhei o sentido da frase, como fala o casamento FOI (passado) a que achei mais coerente foi CAUSASSE. Se alguém discordar, por favor, explique!

  • A opçaõ correta é a que diz "QUE QUE causasse"?????

     

    Como assim? Que dimensão paralela da realidade é essa?

  • realmente seria a letra C se não houvesse essa repetição do "que".

    a questão tras uma harmonia de sentido na frase em que os verbos se encontram, ou seja, CORRELAÇÃO VERBAL.

     

    ACREDITO QUE ESSA QUESTÃO SERA ANULADA 

     

  • Gabarito PRELIMINAR: C. (Aguarde o definitivo até o dia 17/09)

    Eu e muitas outras pessoas entraram com recurso contra essa questão. Vejamos passo a passo:

    Questão: O casamento foi a maneira que a humanidade encontrou de propagar a espécie sem causar falatório na vizinhança.

    Os verbos FOI e ENCONTROU estão no pretérito perfeito. Assim sendo, a oração "sem causar falatório na vizinhança", quando transcrita em oração desenvolvida, o verbo deverá estar no pretérito imperfeito: sem que causasse falatório na vizinhança.

    De fato, a alternativa mais correta seria a alternativa C. Porém, em função da repetição da conjunção "que", isso torna a alternativa incorreta.

    Por causa disso, no dia da prova, eu marquei a alternativa A por ser a menos errada. A alternativa C não representa uma oração desenvolvida corretamente.

    Acredito que essa questão será anulada! Vamos esperar o dia 17 para a publicação dos recursos.

  • Oi????

  • Acho que tem um QUE a mais ali.. mas: Sem que causasse falatório. 
    Se o QUE a mais atrapalhou, e caso não haja nenhuma explicação para ele (se tiver, desconheço), anule-se!

  • Só se for corretamente desenvolvida por um gago ...kk

  • Essa porra desse "que que" atrapalhou!!!

  • Erro de digitação: Sem que se causasse...

  • concordo com thee reaad!!!

     

    faltou a banca especificar que quem disse a frase foi um gago...punk isso kkk

  • Que que isso, cara...

    É sério esse gabarito, sério mesmo, "c"?

     

    → Orações na forma reduzida não possuem pronome relativo e o verbo é expresso no gerúndio. Já na forma desenvolvida são iniciadas por pronome relativo e o verbo é flexionado.

  • Não marquei a justamente pela repetição do "que", mas seria a minha opção.

  • Ao meu ver, a explicação é a seguinte:

     

    Observem que na frase "O casamento foi a maneira que a humanidade encontrou de propagar a espécie sem causar falatório na vizinhança" todos os verbos estão flexionados no préterito perfeito do indicativo. A oração subordinada destacada ("sem causar falatório na vizinhança") está reduzida de infinitivo. Para desenvolvê-la, devemos tentar reescrevê-la utilizando a conjunção integrante "que". Ora, o "que" remete ao subjuntivo. Como toda a oração está no tempo pretérito, usemos, portanto, o pretérito do subjuntivo. Dessa forma, a reescritura desta oração subordinada seria, de fato, sem que se causasse falatório na vizinhança.

  • Sem que se causasse. Erro de digitação como disse o colega Alexandre.

  • Esta ai uma disciplina ( Portugues) que não dá para estudar só por questões (QC)... 

  • Gabarito oficial: C

    Não anularam a questão. Resposta da banca:



    ARGUMENTAÇÃO DA BANCA:


    O gabarito oficial foi mantido, pois o erro de digitação é tão evidente – inclusive reconhecido pelos candidatos autores dos recursos – que não prejudica a indicação da correta resposta.

     

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. ESSA FGV É COMÉDIA DE MAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!! MEUS OLHOS SANGRARAM AO VER ESSA RESPOSTA

  • Se é pra gaguejar... Papapalhaaçada! 

  • Gabarito definitivo saiu e a FGV manteve o gabarito C... Se vc resolveu a questão aqui no QC e está com raiva porque errou por causa do "que que" imagina eu, que errei na prova pelo mesmo motivo...

  • A FGV faz de propósito para nos induzir a marcar errado

  • Essa banca é doente mesmo.

  • Depois dessa questão, você fica com gagueira...

    Gesuis rs

  • essa banca esta de sacanagem..

  • MEL DELS!  O.O kikiéFGV? quiquié?

  • Porré é éssa??

  • Rapaz eu marquei C, pq eu não tinha visto o "que que" depois fui olhar na prova- a qual eu baixei-  achando que o QC que tinha errado na digitação.

  • Excelente questão= está de sacanagem fgv .kkk

  • Eu ia marcar a C, mas, vi o que que e fui em outra.

    Affs...errei.

  • Tenho pra min que este "que" poderia ser partícula expletiva ou de realce.

  • Gente, como é q faz p indicar a questão p comentário do prof. na nova versão do Qc?


  • Para transformar Oração reduzida em desenvolvida é importante olhar correlação. Na oração que está reduzida temos antes o verbo em preterito perfeito, então a reduzida precisava também está no passado juntamete com "que", só teve "que" demais na oração, mas por eliminação só tinha essa.

  • É você, capiroto?

     

  • Celimar Silva Rocha, voce solicita comentario do professor, no icone de um capelo e escrito professor

  • O formulador das questões de português da FGV deve tomar mé no café da manhã! Fumar orégano!!! Comer peixe com cobertura de chocolate!!!! socorroooooo!!!!!!!!!!

  • "...pois o erro de digitação é tão evidente (...) que não prejudica a indicação da correta resposta"  kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Conclusão: a assertiva correta está gramaticalmente errada.

    Detalhe: a questão é de português.

    Isso é o que eu chamo de "não dar o braço a torcer". Se tivesse como postar um facepalm seria do tamanho da tela. 

  • CONSULPLAN E FGV não tem criatividade e logica para montar uma boa prova de portugues!! POR ISSO CESPE E FCC SÃO ANOS LUZ AS MELHORES REDONDAMENTE!!

  • Eu também errei a questão, mas, de fato, a única alternativa em que há correta relação entre os tempos verbais das orações é a opção C

  • Tenho certeza que eles colocarão a culpa no pobre do estagiário! Triste isso. 

  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    AI AI......

     

     

    ORAÇAO DESENVOLVIDA = QUE + SUBJUNTIVO

  • Galera, solicitem o comentário de um professor.

  • Absurdo a banca não anular a questão por erro de digitação pois induziu ao erro sim.

     

    Afinal, há casos em que o conectivo é repetido numa frase e não está errado, veja:

     

    “Se se quer o bem, precisa-se de amor no coração”    (Primeiro SE - CONJUNÇÃO e o segundo SE - PARTÍCULA APASSIVADORA.)

    (Fonte: Livro Pestana)

     

    Já sobre a questão, segundo a aula da Flávia Rita:

     

    Para desenvolver uma oração tem que :

     

    1) Colocar o conectivo

    2) O verbo deve ser conjugado em função do verbo da oração principal.  (Observem o tempo verbal da oração = "Foi"  ; " encontrou" )

    Foi - encontrou - pretérito perfeito ;   

    Desenvolvendo a oração reduzida = Sem que causasse   (Pretérito Imperfeito do subjuntivo)

     

  • meu Deus!

  • Po, aí fica fofoda!

  • Sem palavras.

  • Palmas pra quem acertou 

  • Palhaçada com quem ESTUDA E PAGA CARO receber um argumento desses da banca. Seria muito mais justo anular a questão, já que o erro de digitação foi dela. É obvio que a repetição do QUE torna a assertiva falsa.
  • Eu achando que o erro fosse do QC pq às vzs eles cometem, aí marquei a C mesmo por me ater ao tempo do verbo e achando que o erro de digitação fosse daqui rsr. Tem certeza que a banca que repetiu o "que"?! Se sim, realmente deviam ter anulado ou pelo menos vir com uma errata no dia da prova. O que pode ter ocorrido e site aqui não mencionou

  • Mas que que que pohaaaa

  • Pa palmas para o ga ga gago que que que fez eeeeeeeessa que questão!

  • causasse é a forma verbal correta pois o pretérito imperfeito do subjuntivo é um fato passado, mas que ocorre depois de outro passado, no caso foi e encontrou.

  • a dica era seguir o tempo verbal.

  • Não entendi os dois quês !!

  • ca- ca - ca- cagalhu!

  •  Complementando o comentário dos colegas - e sem entrar na gagueira (“que que”) do examinador…

    É possível a utilização de Pretérito Imperfeito do Subjetivo sem a utilização da conjunção se?

    Sim

    Nesse caso, pode fazer referência ao passado posterior (caso da questão), Passado simples, ou passado anterior. Notem que a Frase em questão faz referência ao passado.

    O casamento foi a maneira que a humanidade encontrou de propagar a espécie sem que causasse falatório na vizinhança

    Fonte: https://seer.ufrgs.br/cadernosdoil/article/download/26025/15238 [3ª página]

  • Beira ao idiotismo não anular uma questão dessas.

  • Farei prova dessa banca muito em breve, espero não encontrar uma aberração dessa na minha prova =( 

  • Aí é sacanagem!

    Por eliminação dá pra fazer mas esses quês ferra tudo!

    Oro para que a prova da DPE-RJ venha sem polêmicas!

  • A opção correta é justamente a que possui um erro.Vai entender!

  • JOÃO GILBERTO ...MUITO BOA EXPLICAÇÃO..

  • Concordo que está redigida errada, porém olhando o verbo anterior ele está no passado. A resposta segue essa linha.

  • Obrigado, Francisco Segundo Braga

  • Que que que como???
  • Queria uma explicação pra cada alternativa errada +_+
  • Kkkk to cascudo na FGV, resolvi que nem reparei os dois "que"!

  • misericórdia

  • E a FGV agora é gaga??

  • Que que que que?

  • ABSURDAMENTE ABSURDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Vale cacofonia ??? 

  • Impossível isso estar correto! Deve ter sido anulada.

  • Apesar de achar estranho marquei "c"  ao ir fazer uma prova tem que tá preparado pra tudo  que vem contra a gente ... sol na cara, frio da p**, fiscal de toda espécie, gente que leva petisco do fofão e faz uns perguntas que parece que nunca saiu do balão mágico erro de digitação tem que ser o que menos nos espanta  kkkkkkkkkkkk

     

    Desenvolvendo orações:

     

    1) Substitui-se a forma nominal do verbo por um tempo do indicativo ou do subjuntivo;

    2) Inicia-se a oração com um conectivo adequado (conjunção ou pronome relativo), de modo que apenas a forma da frase seja alterada, e não o seu sentido.

    Ex: 

    Ao terminar a prova, todo candidato deve aguardar

    Forma Desenvolvida: quando terminar a prova, todo candidato deve aguardar.

    Análise da Oração: oração subordinada adverbial temporal reduzida de infinitivo.

    Ex:

    Ouvimos uma criança chorando na praça.

    Forma Desenvolvida: ouvimos uma criança que chorava na praça.

    Análise da Oração: oração subordinada adjetiva restritiva reduzida de gerúndio.

    Ex:

    Comprada a casa, a família mudou-se.

    Forma Desenvolvida: Assim que comprou a casa, a família mudou-se.

    Análise da Oração: oração subordinada adverbial temporal reduzida de particípio.

     

    https://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint45.php

     

    Lembrar: As formas nominais do verbo são o infinitivo, o particípio e o gerúndio. Não fazem parte de nenhum tempo ou modo verbal. São chamadas de formas nominais porque desempenham tanto função de verbo, como função de nome.

     

    https://www.conjugacao.com.br/formas-nominais-do-verbo/

     

    Avante!

  • Vá você escrever "que que" na redação de qualquer concurso da FGV para ver o que acontece.

  • Caramba... essa foi pesada...

  • ABSURDO FGV NÃO TER ANULADO ESSA QUESTÃO, OU TER MUDADO GABARITO PARA A ALTERNATIVA ''A''

  • Não tem como não ser a Alternativa (A)

    Banca maldita

    Att: Concurseiros

  • ARGUMENTAÇÃO DA BANCA:

    O gabarito oficial foi mantido, pois o erro de digitação é tão evidente – inclusive reconhecido pelos candidatos autores dos recursos – que não prejudica a indicação da correta resposta.

    kkkkkkkkkk além de estudar ainda tem que advinha se a banca errou ou não ao digitar.

  • Deve ter sido algum gago respondendo essa questão kkk

  • "Gagabarito" : C

    kkkkkkkkkkkkkkkk a justificativa da FGV é ótima! kkkkkkkkkk

  • Eu acertei, e só agora vi o erro da digitação kkk. Doideira!

  • o professor do gran concordou com o gabarito, e fogo né?  alias nunca vi eles descordarem das bancas, péssima questão 

  • A BOM, SE FOI FEITA POR UM GAGO TA TUDO CERTO!

  • QUESTÃO DEVERIA TER SIDO ANULADA, NINGUÉM VAI ADIVINHAR O ERRO, ATÉ PORQUE A LÓGICA É TER QUESTÕES ERRADAS PARA SE ENCONTRAR A QUESTÃO CORRETA.

  • Se foi um erro de digitação, deviam anular. Manter uma questão dessa causa insegurança nas próximas questões.

  • Poxa, exclui logo de cara pq tinha erro, e consideram mesmo assim o gabarito, PQP

  • Eliminei de cara a letra C devido a essa repetição, D, E. Não consigo entender como uma questão com um erro tão grotesco deste não foi anulada.
  • Essa questão foi o cúmulo da escrotisse de uma banca. Pior ainda foi a argumentação para manter a questão correta.

  • essa banca é um LIXO.

  • Entendo a revolta de muitos, pois de fato, a FGV é uma banca que várias vezes erra na construção da questão, mas temos que nos acostumar e nos adpatarmos à banca, o erro na digitação, conhecendo a banca, claramente não seria anulada a questão...

  • eu n errei a questão pq só olhei para os verbos...lendo os comentarios foi que percebi o (que-que).

  • marquei C mesmo com erro de digitação,pois já tinha errado outra questão da própria FGV que também tinha erro de digitação,aí eu fiquei ligado caso acontecesse outra vez...

  • Eu sempre acerto essa questão, e nunca reparo no erro, que parada sinistra!!

  • e de lascar, não anular pq o erro da banca e muito obvio, e um absurdo, tao grosseiro e uma afronta a quem estuda

  • Basta associar com " QUE QUE TU DISSE "... kkkkk

    Aff  : /

  • GABARITO: LETRA C.

  • GAB C

    O EXAMINADOR ESTAVA GAGO NA HORA DE FAZER A ALTERNATIVA

  • FGV esta de sacanagem.

  • Então eu tenho que adivinhar que foi um erro de digitação? Isso é uma comédia, mas deveria ser crime.

  • Sinto cheiro de corrupção com relação às provas elaboradas por essa banca.

  • “O casamento foi a maneira que a humanidade encontrou de propagar a espécie sem causar falatório na vizinhança.

    REDUZIDA

    sem que causasse falatório...

    DESENVOLVIDA

  • “sem que que causasse falatório na vizinhança.”

    Assim estava a alternativa na prova ou foi erro do QC?

  • rsrsrs!

  • Começo a sentir falta de resolver questões da FCC e do CESPE.

  • Gabarito C

    Sem que causasse falatório na vizinhança.

  • Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Kkkkkkkkkkkk

    Kkkkk kkkkk

    Kkkkk kkk

    Kkkkkk

    Kkkkk

    Kkkk

    Kkk

    Kkk

    Kk

    K

  • LEI Nº 15.266, DE 24 DE JANEIRO DE 2019.

    (publicada no DOE n.º 19, de 25 de janeiro de 2019)

    Dispõe sobre o Estatuto do Concurso Público no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul.

    Art. 46. As provas do concurso público podem ser objetivas, dissertativas, práticas ou de títulos, de esforço físico ou de avaliação psicológica, sendo vedada a realização de certames que contemplem tão somente provas de títulos.

    § 4º Serão anuladas:

    I - as questões redigidas de maneira obscura ou dúbia;

    II - as questões cuja redação admita mais de uma interpretação;

    III - as questões com erro gramatical.

    § 5º Nas provas de matéria técnica, a redação das questões poderá utilizar terminologia e redação próprias do ramo de conhecimento respectivo, sempre formuladas objetivamente.

  • KKKKKKKKKKKKK

  • A alternativa C foi a primeira que eliminei. FGV é o gordinho dono da bola.

  • que que isso, FGV????

  • Caracas, isso é um absurdo a liberdade que as bancas têm. Fazem o que querem e ninguém faz nada.

  • Oxente?

  • Uai cadê os defensores que acham que as bancas podem tudo??? Agora ficam reclamando neh, hipócritas! Ainda tem gente que defende isso

  • Pode isso, Arnaldo?

  • Tem um erro de digitação em uma prova de PORTUGUÊS, como é que ela mantém esse gabarito? Absurdo, viu? Só resta chorar.

  • Normal quando se fala de fgv

  • Que loucura..kkkkkkkk

  • Eu errei essa, mas sabendo que marquei errado porque fiquei em duvida neste que que

  • Na proxima vou colocar que que na redação só para eu ver o que essa banca vai fazer kkkkk

  • A alternativa C foi a primeira que li e já descartei achando que estava errada. AFF...

  • kkkkkkkkkkkk

  • Corrompimento!

  • AFFFFFFFFFFFF

  • Mais um "peixe" aprovado pela FGV.

  • Misericórdia!!!

  • POR QUE DESENVOLVIDA?

    RESPOSTA: PORQUE TEM A CONJUNÇÃO "QUE"

    POR QUE O USO DO VERBO "CAUSASSE"?

    RESPOSTA: PORQUE O VERBO "CAUSASSE" ESTÁ NO "PRETÉRITO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO", QUE É O ÚNICO QUE COMBINA COM O VERBO "ENCONTROU" QUE ESTÁ NO "PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO".

    OBSERVE:

    PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO COMBINA COM PRETÉRITO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO

    O casamento foi a maneira que a humanidade encontrou de propagar a espécie sem que causasse falatório na vizinhança.

    OBS: CUIDADO COM ESSA COMBINAÇÃO DE VERBO. NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE A FGV COBRA A MESMA.

    ABRAÇOS!

  • O verbo Encontrou é Pretérito Perfeito.

    Só com essa informação já dá para excluir as letras A, B e E.

    Na letra D o "tivesse" nos traz uma ideia de certeza. (Indicativo)

    Resta a letra C -- a menos pior.

  • Felicidade de acertar uma questão que a maioria errou. Quem tem peito balança tagaragatagaragatagaragataaaa

  • GANHEI MEU DIA

  • Nesse tipo de questão o judiciário deveria anular e ainda condenar o elaborador por má-fé... kkkkkkkkkk

  • Como...COMO isso NÃO FOI anulado?!?!

  • E a questão não foi anulada? Misericórdia!!!

  • Só por curiosdade, alguém que fez este concurso chegou a judicializar o caso? Coisa absurda, a própria banca reconhece o erro material grosseiro e não anula a questão!

  • Não é algo q só a FGV faz; em 2018 fiz um concurso da IBADE, em Sergipe e uma das questões de geografia do estado trazia como correta (eu acertei a questão) a opção q tinha Campo Brito, enquanto o nome da cidade sergipana é Campo do Brito; a banca manteve a questão argumentando q o erro não impedia o entendimento da alternativa; espernear contra a banca não vai nos ajudar muito, melhor tentar se esforçar mais p compensar esse tipo de acontecimento.

  • “sem que que causasse falatório na vizinhança.” essa não dá para acertar.

  • A resposta da FGV quanto aos recursos dessa questão foi de cair o queixo: "O gabarito oficial foi mantido, pois o erro de digitação é tão evidente – inclusive reconhecido pelos candidatos autores dos recursos – que não prejudica a indicação da correta resposta."

    O que fica de lição: erro que não prejudica a identificação da resposta, não anula a questão. Não adianta discordar disso, mas melhorar cada dia mais sua preparação.

  • Essa banca só vai deixar de cometer bizarrice quando for penalizada por isso. Enquanto nao acontece, veremos coisas como essas ou piores.

  • Acredito que o examinador era gago, logo, o emprego do "que que" acaba se justificando.

  • Mostrar indignação com algo totalmente abusivo e absurdo, como essa explicação da banca, vejo como positivo.

    A lição que fica dessa questão é: na dúvida, havendo erro material na alternativa, marque esta. Que absurdo! Revoltante.

    Seguimos... bons estudos!

  • Maria do Rosario que elaborou ? O que que é isso gente? hahah 

    Bom, essa alternativa era a "menos" errada, aqui acabei marcando a letra C, agora na prova nao sei se teria esse sangue frio.

    Bora seguir a luta

  • Nas questões de português da FGV, quando tiver uma estranha pode marcar que é a resposta certa.

  • Que banca bizarra.

    Toda vez que eles respondem recurso nem tentam se esforçar pra justificar o erro.

    A gente que lute mesmo

  • que banca bizarra. Uma vergonha, apesar das boas intenções com as questoes complexas, erra amadoramente (digitação e etc), provocando o erro de mtos candidatos e nao admite o erro. Triste

  • Surreal...

  • essa banca é insana.

  • VEEEEIII...FGV TÁ DE SACANAGEM!!!

  • Que que viajem é essa véi!??

  • alguém sabe me dizer o erro da "A'' ?

  •  O vocábulo “sem” é uma preposição e “causar” é um verbo no infinitivo. Portanto, “sem causar” é uma oração subordinada reduzida de infinitivo. 

    Uma oração é desenvolvida quando apresenta dois elementos: uma conjunção (conectivo) ou locução conjuntiva e verbo conjugado em modo e tempo verbal. 

    Caso seja uma oração subordinada adjetiva, é necessário haver um pronome relativo. 

    A questão pede uma transposição de uma oração reduzida em uma oração desenvolvida e, para tal, deve-se tomar cuidado com o tempo verbal. 

    Como os verbos “foi” e “encontrou” estão conjugados no pretérito perfeito do indicativo, espera-se que, na oração subordinada desenvolvida, haja um verbo também no passado. 

    Assim, eliminamos as alternativas (A) e (B), pois os verbos “cause” e “seja” estão flexionados no presente do subjuntivo.

    Eliminamos também a alternativa (E), pois a oração “sem causar-se falatório na vizinhança.” continua sendo reduzida, sem falar que a palavra de valor negativo “sem” atrai o pronome átono “se”. 

    Além disso, cabe a eliminação da alternativa (D), pois “tivesse causado” encontra-se no pretérito mais-que-perfeito do subjuntivo composto, transmitindo a noção de que o falatório da vizinhança tivesse realmente ocorrido no passado. Assim, não se preserva a ideia original do texto. 

    Assim, o verbo a ser inserido na oração subordinada deve ser “causasse”, pretérito imperfeito do subjuntivo. A alternativa (C) foi dada como a correta, porém há um erro grave de digitação, o que deveria ter levado a banca a anular a questão. Porém, isso não ocorreu. 

    Gabarito: C

  • Inadmissível! Cadê o controle público sobre a baixíssima qualidade e elevadíssimo grau de subjetividade/abstração desta banca, na seleção dos mais variados cargos públicos nacionais?! Deveria haver banimento de uma entidade dessas.

  • PQP, ESSA BANCA TEM PROBLEMA MENTAL!!! ÓDIOS!!!

  • Eu não sabia mesmo. nem adianta. Só Deus na causa.. RSRSRS

  • Nem considerei a oção "C" por causa desse "que que", questão deveria ter sido anulada.

  • examinador gago.. trazendo sua realidade para os candidatos e o povo nao entende

  • Como disse o professor Alexandre Soareeees " Pretérito perfeito combina com pretérito imperfeito...

    C. ...Foi ....sem que causasse

    Leva pra vida

    Gab C

  • Pra quem está indignado com o gabarito, saiba que até o professor confirmou que esse "que que" não existe, provavelmente a banca errou na digitação, erro que poderia custar a aprovação de alguém...

  • por@ gago!!!

  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK SO ACERTEI POR NAO PERCEBER QUE TINHA DOIS QUE , O FALTA DE OBSERVAÇÃO ME AJUDOU NESSA QUESTÃO

    AVANTE PMCE 2021

  • pra ser a letra A, a frase deveria ser escrita assim: O casamento é a maneira que a humanidade encontra de propagar a espécie sem que cause falatório na vizinhança.

    O casamento foi a maneira que a humanidade encontrou de propagar a espécie sem que que causasse falatório na vizinhança

    por conseguinte, a alternativa mais certa é a C, embora tenha dois ''que".

  • Nesse caso, de flagrante ilegalidade par parte da banca examinadora, o único meio após o resultado do recurso onde a FGV confirma que há erro de digitação, para aqueles que precisam de uma questão para se classificarem, a via judicial é a única maneira de reparar esse prejuízo que a banca causou. As questões de concurso público devem ser elaboradas com absoluta objetividade, sem dar margens para duplas interpretações ou prejudicar, de qualquer forma, o candidato. O edital é a "lei" do concurso, formando uma relação jurídica entre as partes, nesse caso, se o candidato não pode burlar as regras contidas no edital, imagina a administração pública que foi quem o redigiu. Caso isso aconteça com um de vocês, procure um advogado especialista em concurso público.
  • Quem é gago foi direto no item

  • Só acertei pq fui na mais esquisita kkkk

  • Não marquei a C por causa da gagueira do cara que digitou a prova.

  • E é um gago, é?

  • eu sei oq é presente, pretérito, futuro, subjuntivo, imperativo , indicativo, infinitivo, gerúndio, particípio etc... SO NÃO SEI RESPONDER AS QUETOES DA FGV

  • O cara que acertou essa questão não erra mais nada
  • Estranho uma questão dessa não ser anulada. Não é a primeira vez que vejo erros de digitação no gabarito dessa banca. Evidente que foi de propósito. Que fique o aprendizado: Erros de digitação não anulam o gabarito.

  • não marquei a porr2 da letra C por achar que um gago ... ah dx

  • que que é meu zovo

  • o verbo foi esta no passado e a oração desenvolvida tem de ter conjunção

    logo mantem a corelação verbal

    gab C

  • que ? que o que? que ?

  • Não é inaceitável que erro de digitação não cause anulação na prova de português não? Comprometeu completamente o gabarito.

  • Que que que isso! Parei! Cara, as pessoas pagam para fazer as avaliações. É um absurdo que a FGV continue fazendo provas de concurso. kkkk

    Vejo professores de português dizendo "essa não tem resposta" a menos errada é essa. Isso não avalia conhecimento.

    Agora me vem um "foi um erro de digitação".

    R$180 pra entregar um material com erro de digitação? Êee Brasil!! Tem coisa aí, viu!

    Bem, já chorei. Agora é aprender como a banca pensa e, agora, como ela erra.

  • Só não marquei a C porque tinha dois "que",eu lá vou saber que é erro de digitação,vindo da fgv espera-se tudo.

  • Faltou a crase no "q", FGV?

  • Que que tá acontecenu ? Misericórdia!

  • já dizia a Marina Silva, feita pelo Edu Sterblitch no pânico: QUE QUE É ISSO?

  • FOI/CAUSASSE