-
A análise SWOT é uma ferramenta de planejamento estratégico utilizada para realizar a análise de cenários de uma organização, baseada em fatores internos e externos. O termo SWOT vem do inglês Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats, ou seja, Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças (também conhecido por matriz FOFA).
A Matriz SWOT funciona montando inicialmente um inventário de todas as forças e fraquezas internas da organização. Por exemplo, um atendimento de primeira é uma força de sua empresa, uma vez que além de ser um ponto positivo, ela possibilita sua influência direta, seja em treinamento ou metodologias. Posteriormente é feita uma averiguação das ameças e oportunidades que circundam sua empresa, no mercado e no ambiente global.
O principal objetivo da matriz SWOT é permitir um olhar objetivo das forças que compõem o seu negócio, isto possibilita que você possa desenvolver e firmar bem sua estratégia empresarial.
-
Gab. B
Diagnóstico: Análise SWOT
Micro ambiente variáveis Internas Contrláveis ===> Fortalezas
Oportunidades <=== Macro ambiente variáveis Externas Incontroláveis
" ===> Fraquezas
Ameaças <=== "
Prognóstico:
Variantes Externas | Variantes Internas | Estratégias
============== | ================== | ===============
Fortes | Desenvolvimento
Oportunidades ================== | ===============
Fracos | Crescimento
====================================================
Fortes | Manutenção
Ameaças ================== | ===============
Fracos | Sobrevivência
====================================================
Bons estudos.
-
Análise SWOT : Esta análise procura avaliar os pontos fortes e pontos fracos no ambiente interno da organização e as oportunidades e as ameaças no ambiente externo.
→ Ambiente interno (variáveis controláveis):
˃ Pontos fortes (strengths) – são competências, fatores ou características internas positivas que a organização possui – Ex.: funcionários capacitados;
˃ Pontos fracos (weaknesses) – são deficiências, fatores ou características internas negativas que prejudicam o desempenho e o cumprimento da missão organizacional – Ex.: funcionários não capacitados.
→ Ambiente externo (variáveis não controláveis):
˃ Oportunidades (opportunities) – as oportunidades são as forças externas à organização que influenciam positivamente no cumprimento da missão, mas que sobre as quais não temos controle – Ex.: mercado internacional em expansão;
˃ Ameaças (threats) – são aspectos externos à organização, que impactam negativamente no desempenho e no cumprimento da missão – Ex.: governo cria um novo imposto.
-
Gabarito B
o erro da A é dizer que a ameaça pode ser controlada. fatores externos (ambiente) não podem ser controlado
-
a) A crise no país é uma ameaça que deve ser controlada pela empresa. (AMEAÇAS NÃO PODEM SER CONTROLADAS - FATORES EXTERNOS)
b)A falência de uma concorrente do setor é uma oportunidade a ser aproveitada. CORRETO
c)A redução da regulação do setor aumenta o poder de barganha dos consumidores (ISTO É CONCEITO DAS 5 FORÇAS DE PORTER E NÃO SWOT)
d)A aquisição de novos trens elétricos pela empresa deve ser enquadrada como estrela no portfólio. (CONCEITO DE MATRIZ BCG E NÃO SWOT)
e)A expansão da malha ferroviária é uma decisão não programada. (ALÉM DE NÃO ATENDER O QUE O ENUNCIADO PEDE, É UMA DECISÃO PROGRAMADA)
-
Uma vez que a concorrente fechou as portas seja lá ela os motivos que levaram a tal ação, a outra de uma certa forma, acabada ganhando vantagem ai..
-
A falência de uma concorrente do setor é uma oportunidade a ser aproveitada.
Análise SWOT
Potencialidades
Oportunidades
Fraquezas
Ameaças
-
GABARITO LETRA B: A falência de uma concorrente do setor é uma oportunidade a ser aproveitada.
O erro da letra A : A crise no país é uma ameaça que deve ser controlada( ameaças são "não controláveis") pela empresa.
As outras alternativas falam em temas diversos, como Matriz BSG, 5 FORÇAS DE POTER,etc
-
Imagine que só existam 2 padarias numa cidade...Um dia uma delas explode em função de um vazamento de gás. Quem quiser pão, terá de comprar na padaria que sobrou. Isso será uma oportunidade para essa padaria, pois irá vender e lucrar mais com a venda de pães.
-
GABARITO b)A falência de uma concorrente do setor é uma oportunidade a ser aproveitada.
Ambiente Interno = ponto forte e ponto fraco (controláveis)
Ambiente Externo = oportunidades e ameaças (não controláveis)
Fraco + Ameaças = Estratégia de Defesa (Problemas = sobrevivência)
Fraco + Oportunidades = Estratégia de Reforço (Limitações = crescimento)
Forte + Ameaças = Estratégia de Confronto (Vulnerabilidade = manutenção)
Forte + Oportunidades = Estratégia Ofensiva (Alavancagem = desenvolvimento )
Fonte: Labuta do dia-a-dia!
Não desistam!
-
Gabarito: B
Entendo que dentro da ideia da matriz SWOT (strength, weakeness, opportuinities, threat) ou FOFA, (força, oportunidade, fraqueza, ameaças), forças e oportunidades são fatores positivos pra empresa, considerando o setor da empresa em questão e as opções, a única que representa uma vantagem competitiva seria a letra B, pois a queda de uma concorrente, abre espaço no mercado que antes não era explorado pela empresa pública de ferrovias.
-
banca sanguinária
-
LETRA B
ANÁLISE SWOT: Esta análise procura avaliar os pontos fortes e pontos fracos no ambiente interno da organização e as oportunidades e as ameaças no ambiente externo.” (Andrade, et al. 2008).
S – Strenghts: Pontos fortes (Forças) – Descreve os pontos fortes da empresa que estão sob influência do próprio administrador;
W – Weaknesses: Pontos fracos (Fraquezas) – Competências que estão sob influência do administrador, mas por algum motivo atrapalham ou não geram vantagem competitiva;
O - Opportunities: Oportunidades – Forças externas à empresa, influenciando positivamente, porém não estão sob controle do administrador.
T - Threats: Ameaças – Forças externas à empresa, que tendem a pesar negativamente nos negócios da empresa.
-
Gabarito: B
Oportunidade e Ameaças: ambiente externo (incontrolável)
Força e Fraqueza: ambiente Interno (controlável)
-
Letra B
A falência de uma concorrente, seria um caso de oportunidade, pois abriria o mercado para produtos da empresa.
Rodrigo Rennó.
-
GABARITO B
A: errada. A crise econômica é uma ameaça/ambiente externo. ok Porém, os aspectos identificados no ambiente externo >> não são controlados pela organização.
B: correta. A falência de um concorrente é uma oportunidade/ambiente externo.
C: errada.Cinco Forças de Porter
D: errada. Matriz BCG
-
GABARITO: LETRA B
A matriz SWOT, também conhecida como matriz F.O.F.A. em português, foi desenvolvida como uma metodologia de análise do ambiente externo e interno da organização. É um sistema simples que visa verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A aplicação da matriz SWOT é realizada com o cruzamento do que sejam as oportunidades e as ameaças externas à intenção estratégica da organização com as forças e fraquezas dessa organização.
✎ Forças e fraquezas - São variáveis internas que a organização TEM CONTROLE como, por exemplo, recursos financeiros adequados (Força) ou instalações obsoletas (Fraquezas). Quando percebe-se um ponto forte, a organização deve ressaltá-lo e quando há um ponto fraco é necessário corrigi-lo ou pelo menos minimizar seus efeitos.
✎ Ameaças e oportunidades - são fatores externos os quais a empresa NÃO PODE CONTROLAR, mas é importante monitorá-los. Entre as ameaças e oportunidades a serem consideras estão os fatores demográficos, econômicos, históricos, políticos, sociais, tecnológicos, sindicais, legais, entre outros.
FONTE: Prof. Heron Lemos
-
SWOT é um acróstico em inglês das palavras de Força (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). O acrônico reproduz as variáveis que são avaliadas durante a análise SWOT. Em português, em vez de SWOT temos o acróstico como Matriz FOFA (Força, Oportunidade, Fraqueza e Ameaça).
Na análise SWOT fazemos a análise do ambiente interno e externo. Vamos analisar as alternativas.
Alternativa A. Errado. Ameaças são fatores externos e incontroláveis.
Alternativa B. Certo. Oportunidades são variáveis externas e não controláveis capazes de criar condições favoráveis para a organização. A falência de um concorrente representa uma oportunidade que pode ser analisada, já que a organização pode se beneficiar com isso.
Alternativa C. Errado. O aumento da barganha dos consumidores é um conceito das cinco forças competitivas de Porter. O autor propõe um modelo de cinco forças competitivas para analisar a rivalidade entre concorrentes e a ameaça representada por novos entrantes, pela possível emergência de produtos substitutos e pelo poder de barganha ou negociação de fornecedores ou de compradores.
Alternativa D. Errado. O enquadramento como estrela é um conceito de outra matriz chamada de BCG. A ideia básica por trás da matriz é a seguinte: quanto maior a participação da empresa em um mercado, melhor para a empresa já que conseguirá ter maiores níveis de produção e com isso terá seu custo unitário reduzido.
Alternativa E. Essa alternativa não se encaixa no contexto da questão. Decisões programas são decisões rotineiras organização (a empresa já solucionou esse problema antes). Expansão da malha ferroviária não é uma decisão programadas pois precisa de uma análise de cenário para ser feita.
GABARITO: B
-
Para resolução da
questão, faz-se necessário o conhecimento da matriz SWOT, que é a ferramenta
mais usual para a execução da etapa diagnóstico institucional/estratégico do
planejamento estratégico.
Diante disso, vamos a
uma breve explicação.
A finalidade do
diagnóstico é identificar os pontos fortes e fracos da organização, e analisar as oportunidades e ameaças com as quais a organização vai ter que
lidar no ambiente externo.
Uma das ferramentas
mais utilizadas na análise de diagnóstico é a matriz SWOT (acrônimo dos termos
em inglês: Strengths = forças; Weaknesses = fraquezas; Opportunities =
oportunidades; Threats = ameaças).
Essa matriz também é
conhecida como FOFA que é acrônimo dos termos em português: forças, oportunidades, fraquezas
e ameaças.
Nesta matriz, é feita uma
análise das forças e fraquezas da organização
(ambiente interno) e das ameaças e oportunidades que ela pode ter de
enfrentar (ambiente externo).
Posto
isso, vamos à análise das alternativas:
A) Errado, pois ameaça e oportunidades
constituem-se em fatores externos e estes não podem ser controlados. Por outro
lado, forças e fraquezas constituem fatores internos estes podem ser
controlados.
B) Certo, pois o concorrente
é um fator externo, portanto incontrolável, que pode resultar em oportunidades
ou ameaças. O crescimento do crescimento em termos de mercado pode resultar em
uma ameaça, mas a exclusão desse concorrente do mercado pode resultar em várias
oportunidades como o aumento do mercado e conquista de novos clientes.
C) Errado, pois o item versa sobre a teoria das 5 forças de Michael
Porter e não sobre matriz SWOT.
D) Errado,
pois a análise de portfólio de produtos é feita pela matriz BCG e não pela
matriz SWOT.
E) Errado, pois o item
versa sobre tipo de decisão que pode ser programada ou não programada e não
sobre matriz SWOT.
Gabarito do Professor: Letra B.
-
ASSERTIVA CORRETA LETRA "B"
Complementando;
Matriz SWOT: Esta ferramenta foi criada por Albert Humphrey, da Universidade de Stanford, na década de 70 e adotada majoritariamente na Administração Pública no Brasil. Sua função é permitir a análise dos ambientes externo e interno, para balizar o planejamento estratégico da organização. O anagrama “SWOT” vem das palavras STRENGTHS, WEAKNESSES, OPPORTUNITIES e THREATS, que, respectivamente, são traduzidas em FORÇAS, FRAQUEZAS, OPORTUNIDADES e AMEAÇAS
FONTE: ALFACON!
-
- A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão que avalia o grau de competitividade de uma empresa frente à concorrência. Em português, é conhecida como FOFA, um acrônimo para forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. São justamente essas as características analisadas na matriz.
- Forças (Strengthts)
- Fraquezas (Weaknesses)
- Oportunidades (Opportunities)
- Ameaças (Threats)
Força e Fraquezas
- São variáveis internas
- São variáveis controláveis
Oportunidades e Ameaças
- São variáveis externas
- São variáveis incontroláveis
-
-
A letra A indica uma ameaça, mas fatores externos não podem ser controlados. Já a letra B está perfeita e é o nosso gabarito. A letra C aborda o conceito das cinco forças competitivas de Porter e não está relacionada com a ferramenta SWOT. Já a letra D trata da matriz BCG, outra ferramenta de estratégia. Finalmente, a letra E aborda os tipos de decisão: programada e não programada. Gabarito: letra B
-
Ter conhecimento do ambiente externo à organização e identificar as oportunidades e ameaças existentes no mercado, influencia diretamente na definição do rumo (estratégia) que a organização precisa seguir para alcançar os seus objetivos.
No caso da situação descrita no item, a falência de um concorrente é uma oportunidade que a empresa pode aproveitar para ocupar o espaço no mercado e conquistar novos clientes.
a) Errada. A crise no país é uma ameaça porque representa uma dificuldade externa que possivelmente afetará a organização. A organização pode minimizar o impacto das ameaças, mas não possui ingerência para controlar essa ameaça, porque ela ocorre no ambiente externo que, no caso da questão, é a crise no país.
c) Errada. O item não descreve uma situação identificada pela aplicação da Matriz SWOT. O poder de barganha (ou negociação) dos consumidores constitui umas das 5 forças competitivas, criadas por Michael Porter. Especificamente em relação ao poder de negociação dos consumidores, trata-se da capacidade destes de forçarem a baixa de preços e de exigirem produtos e serviços com maior qualidade.
d) Errada. O item não descreve uma situação identificada pela aplicação da Matriz SWOT, mas sim pela Matriz BCG. A Matriz BCG é uma ferramenta muito utilizada na área de marketing para classificar um produto ou uma marca de acordo com a sua participação no mercado e identificar o crescimento do mercado onde atua ou que pretende atuar.
e) Errada. O item descreve um dos tipos de decisão (programada e não programada) que compõem o processo decisório nas organizações. As decisões não programadas costumam caracterizar-se pelo risco e pela incerteza, razão pela qual demandam uma maior capacidade de análise e de posicionamento do gestor, tornando a tomada de decisão mais lenta.