SóProvas


ID
2778373
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Emanuel, gerente operacional de uma fábrica de fechaduras, resolve colocar em prática os conhecimentos adquiridos em um MBA em gestão, recém-concluído. Assim, decide implementar, com os seus subordinados, um programa de motivação baseado na teoria dos dois fatores.

De acordo com essa teoria, caso Emanuel visasse aumentar a satisfação dos subordinados, deveria

Alternativas
Comentários
  • Teoria dos 2 fatores

    Higiênicos (Quando não tem, desmotiva, mas quando tem, é indiferente): Condições de trabalho, Administração da empresa, salário, relações com supervisor, etc.

    Motivacionais (Quando tem, motiva, mas quando não tem, é indiferente): Reconhecimento, trabalho em si, responsabilidade.

  • Idalberto Chiavenato
    Administração nos novos tempos
    3ª edição, págs. 465 e 466


    TEORIA DOS DOIS FATORES

     

    A teoria dos dois fatores proposta por Frederick Herzberg trata da motivação para o trabalho e é também chamada de teoria dos fatores higiênicos e motivacionais ou teoria da higiene-motivação.

     

    1. Fatores higiênicos ou insatisfacientes: estão associados ao contexto do trabalho, ou seja, com aqueles aspectos relacionados ao ambiente de trabalho. A insatisfação está ligada mais com o ambiente no qual a pessoa trabalha do que com a natureza do trabalho em si. Os fatores higiênicos envolvem: salário, políticas e diretrizes da organização, estilo de supervisão, condições ambientais de trabalho, segurança no emprego e relações com o superior, com os colegas e com os subordinados. São fatores de entorno. Estão relacionados com as fontes de insatisfação no trabalho.

     

    2. Fatores motivacionais ou satisfacientes: estão relacionados ao conteúdo do trabalho. Envolvem: o trabalho em si, responsabilidade (LETRA B: gabarito), crescimento e progresso e realização pessoal. Estão relacionados às fontes de satisfação no trabalho.

  • Item B Motivacional.

    Os outros itens são fatores higiênicos.

  • Motivação = interno

    Higiênico = externo

  • Não motiva ninguém:



    DINHEIRO


    PESSOAS


    ESTRUTURA DA EMPRESA



    GABARITO LETRA B

  • CESPE AMA DE PAIXÃO ESSA TEORIA (TEM QUE SABER)

     

    Desenvolvido por Frederick Herzberg a Teoria dos Dois Fatores que são: fatores higiênicos ou extrínsecos e fatores motivacionais ou intrínsecos.

     Fatores higiênicos: está relacionado com as necessidades básicas do individuo no ambiente de trabalho.

    Fatores higiênicos que são estímulos externos que melhoram o desempenho e a ação de indivíduos, mas que não consegue motivá-los. 

    Os principais fatores são: salário, tipos de supervisão, condições físicas e ambientais de trabalho, políticas e diretrizes da empresa, regulamento interno

     

    motivacionais quesão internos, ou seja, são sentimentos gerados dentro de cada indivíduo a partir do reconhecimento e da auto-realização gerada através de seus atos. Envolvem sentimentos de crescimento individual, reconhecimento profissional e auto-realização;

  • a) Fator higiênico

    b) Fator motivacional

    c) Fator higiênico

    d) Fator higiênico

    e) Fator higiênico

     

    _____________________________________

    Instagram de concurso: @sheyla.r2

    Resumos: https://goo.gl/92FN88

  • Adendo:

     

    Herzberg propôs uma prática para ampliar a responsabilidade, os objetivos e o desafio das tarefas do cargo. Essa prática visa a provocar efeitos desejáveis tais como o aumento da motivação, o aumento da produtividade, a redução do absenteísmo e a redução da rotatividade de pessoal.

     

    O enriquecimento consistem em substituir tarefas simples e elementares por outras mais complexas, de forma a acompanhar paulatinamente o crescimento individual dos empregados, dando-lhes oportunidades de participar de situações desafiadoras e experimentar estados de satisfação no trabalho. Por isso, esse enriquecimento leva em conta o estado de desenvolvimento de cada um no trabalho.

     

    FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016. p. 223

     

    bons estudos

  • Essa Teoria cita duas motivações :

    1 - Higiênicos ( salários, prêmios, condição de trabalho...)

    2 - Motivação ( realização pessoa, reconhecimento...)

     

    GAB B

  • Objetivamente TEORIA DE 2 FATORES:



    1) Fatores motivacionais ou satisfacientes (intrínsecos) - necessidade de auto-realização.

    Bizu: topo da pirâmide de Maslow!


    2) Fatores ambientais ou insatisfacientes (extrínsecos) - condições físicas e de segurança, relação com outros, salário e etc.



    Portanto, B.


  • Presença de fatores movitacionais (conteúdo do trabalho) => Satisfação

    Ausência de fatores movitacionais (conteúdo do trabalho) => NÃO-Satisfação


    Ausência de fatores higiênicos (ambiente de trabalho) => INSatisfação

    Presença de fatores higiênicos (ambiente de trabalho) => NÃO-INSatisfação

  • q866153

    Q866153

    O comprometimento está intimamente relacionado com a motivação. De acordo com Herzberg, importante pesquisador da escola das relações humanas e da respectiva teoria dos dois fatores, assinale a alternativa que apresenta um fator motivacional. 

    E Trabalho em si.  

  • Satisfeito → Presença de fatores motivacionais. Não-satisfeito→ Ausência de fatores motivacionais.

    Não-Insatisfeito→ Presença de fatores higiênicos. Insatisfeito→ Ausência de fatores higiênicos.

    *Análise de cada Alternativa no comentário da Sheyla.

    **Definição de Fatores motivacionais e Higiênicos, muito bem trazidas, no comentário da Dayane d Gois.

    Gabarito:Letra B

  • Fatores higiênicos: Previnem a insatisfação. São externos ao contexto do trabalho. Exemplo: salário.

    Fatores motivacionais: Promovem a satisfação (motivação). São internos ao contexto do trabalho. Exemplo: autonomia.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Na visão de Herzberg, nem todos os fatores que tirem a insatisfação geram motivação para o indivíduo. Em suma é isso. Dentre as opções. a única que diverge das demais é a alternativa B.

  • Fatores motivacionais (satisfacientes)

    Conteúdo do cargo (Como a pessoa se sente em relação ao cargo)

    ■ O trabalho em si mesmo.

    ■ Realização pessoal.

    ■ Reconhecimento do trabalho.

    ■ Progresso profissional.

    ■ Responsabilidade.

    ■ Autonomia e independência.

    ■ Valorização do que faz.

    ■ Orgulho do que faz.

    Fatores higiênicos (insatisfacientes)

    Contexto do cargo (Como a pessoa se sente em relação à empresa)

    ■ Condições físicas e psicológicas de trabalho.

    ■ Salário e prêmios de produção.

    ■ Benefícios e serviços sociais.

    ■ Cultura organizacional.

    ■ Estilo de gestão do executivo.

    ■ Políticas da empresa.

    ■ Relacionamento interpessoal.

    ■ Ambiente de trabalho.

  • Só na teoria que TRABALHO DESAFIADOR satisfaz um funcionário... São estas téorias que mantém o salário minimo no Brasil la em baixo... muitos empresários alegam que dinheiro não MOTIVA ninguem...

  • Bandura (1982) afirma que a motivação é maior quando se tem metas a serem alcançadas. Metas e objetivos devem ser desafiadores, mas não podem intimidar.

    Então, para sua prova, tenha em mente: delegar tarefas desafiadoras também é um fator motivacional (intrínseco)

    Rumo a posse, amigos!

  • Questão interessante! Muito boa para incitar o raciocínio, indo além do "decoreba".

  • Os fatores motivacionais seriam os relacionados com necessidades do mais alto nível, como o reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade. 

    gab : B

  • Aumentando meu salário, aceitarei tarefas mais desafiadoras, caso contrario farei só o previsto....algumas coisas na Adm Geral parece que foram feitas para o servidor nao contestar, apenas seguir o que eles querem.

  • Gabarito: b

  • HIGIÊNICOS

    Dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, etc. Segundo Herzberg, estes fatores são suficientes apenas para evitar que as pessoas fiquem desmotivadas. A ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador. São chamados fatores insatisfacientes, também conhecidos como extrínsecos ou ambientais.

    MOTIVACIONAIS

    Referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto-avaliação de desempenho. São chamados fatores satisfacientes. A presença produz motivação, enquanto a ausência não produz satisfação. Também chamados de intrínsecos.

  • LETRA B

    Teoria dos Dois Fatores Frederick Herzberg Os motivos externos podem ser divididos em duas categorias principais – o trabalho e as condições de trabalho – segundo uma classificação feita numa teoria proposta por Frederick Herzberg, que exerceu grande influência nos estudos sobre a motivação (MAXIMIANO,1995, p. 318 e 326). Para Herzberg, a motivação das pessoas depende de dois fatores:

    a) Fatores Higiênicos, Extrínsecos ou Insatisfacientes: referem-se às condições que rodeiam o empregado enquanto trabalha (contexto), englobando as condições físicas e ambientais do trabalho, o salário, os benefícios sociais, as políticas da empresa, o tipo de supervisão recebido, os regulamentos internos, as oportunidades etc.

    b) Fatores Motivadores, Intrínsecos ou Satisfacientes: referem-se ao conteúdo do cargo, as tarefas e aos deveres relacionados com o cargo em si. São responsáveis pela existência de satisfação dos funcionários. Incluem aspectos como chances de promoção, oportunidades de crescimento pessoal, reconhecimento, responsabilidades e realização.

    Você deve entender que, para a Teoria dos Dois Fatores, a satisfação não é o oposto da insatisfação. Na verdade, na ausência de fatores higiênicos haveria a insatisfação, enquanto na sua presença se chegaria a um “ponto neutro”, chamado de não-insatisfação. Enquanto isso, na ausência de fatores motivacionais haveria, quanto a esses fatores, um estado de não-satisfação. Se eles estiverem presentes haveria um estado de satisfação. 

  • Gab.: Alternativa B

    TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERZBERG: Basicamente diz que os fatores que levam à satisfação são diferentes dos que levam à insatisfação.

    Fatores Motivacionais > Relacionados com as necessidades do mais alto nível, como reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade. Quando esses fatores não existem as pessoas são neutras. Provocam satisfação quando são ótimos. Fatores motivadores têm relação com o trabalho em si.

    Fatores higiênicos / Manutenção/ Preventivos / Extrínsecos /Insatisfacientes > não motivamapenas evitam a insatisfação (quando retirados, o sujeito deixa de estar motivado). Não geram satisfação se forem positivos. Entre esses fatores estão relacionados: condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão. São incontroláveis pelo indivíduo. Fatores de higiene têm relação com o ambiente.

    DICA: RELAÇÃO INTERPESSOAL E SALÁRIO(DINHEIRO) NÃO SÃO FATORES MOTIVACIONAIS

  • TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERZBERG

    >Higiênicos(ou manutenção): salários, relacionamentos, segurança políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas, supervisores e subordinados, segurança no emprego, vida pessoal e status; (em caso de existirem, não aumentam a satisfação, mas se não existirem causam insatisfação)

    >Motivacionais: realização, reconhecimento, o trabalho em si, responsabilidade, progresso e crescimento crescimento profissional, reconhecimento e valorização (em caso de existirem, aumentam a satisfação, mas se não existirem, não alteram nada)

  • GAB -> B

  • Conforme vimos na parte teórica, de acordo com a Teoria Bifatorial de Herzberg, somente os fatores motivacionais proporcionam a real motivação ao trabalhador. Fatores higiênicos como salário, benefícios, socialização, condições físicas do ambiente de trabalho, entre outros, não motivam o indivíduo, apenas previnem a insatisfação. Assim, a única alternativa que traz um fator motivacional, ou seja, aquele ligado ao trabalho propriamente dito é a letra b), a qual traz como opção delegar tarefas desafiadoras.

    Gabarito: B

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de motivação, sendo mais especificamente cobrada a “teoria dos dois fatores" de Frederick Herzberg.


    Diante disso, vamos a uma breve explicação.


    Inicialmente, para facilitar o entendimento, imagine os dois fatores como duas pistas independentes, uma nomeada como fatores higiênicos e outra como fatores motivacionais.


    Contudo, imagine que cada pista possui mão dupla, com isso, percebemos que apesar da teoria se chamar dois fatores, ela é dividida em quatro partes: insatisfação, não insatisfação, não satisfação e satisfação; sendo que as duas primeiras partes são relacionadas aos fatores higiênicos e as duas últimas relacionadas aos fatores motivacionais, conforme tabela abaixo:


    Fatores Higiênicos

    Fatores Motivacionais

    Não atendidos

    Insatisfação

    Não Satisfação

    Atendidos

    Não insatisfação

    Satisfação

    Com efeito, os fatores higiênicos quando não atendidos produzem uma insatisfação, mas quando atendidos produzem uma não insatisfação. Se você pensou que quando atendidos os fatores higiênicos produziriam uma satisfação, então lembre-se que a parte da satisfação está na outra pista, chamada de fatores motivacionais. Essa pegadinha sempre cai em prova!


    Lado outro, os fatores motivacionais quando atendidos produzem satisfação, mas quando não atendidos produzem uma não satisfação. Para Herzberg, quanto maior a satisfação, maior será a motivação.


    É importante destacar que os fatores higiênicos são extrínsecos, ou seja, estão relacionados ao ambiente de trabalho. Já os fatores motivacionais são intrínsecos associados a sentimentos positivos e estão relacionados com o cargo.


    Diante disso, são exemplos de fatores higiênicos: escritório com móveis, equipamentos funcionais e iluminação adequada e são exemplos de fatores motivacionais: desenvolvimento de habilidades e reconhecimento no trabalho.


    Portanto, para criar a motivação, a organização precisa atribuir ao indivíduo trabalhos estimulantes, possibilidades de ascensão na carreira, de sentimento de desenvolvimento, de responsabilidade etc.

    Para exemplificar, temos abaixo uma tabela resumo, segundo Ribas.




    (Ribas, 2015, p. 579).

    Ante o exposto, vamos à análise de cada item.


    A) Errado, pois para Herzberg, o salário ou benefícios não motivam, dado que são exemplos extrínsecos ao indivíduo relacionados ao ambiente de trabalho e deste modo não gerariam uma motivação, mas apenas uma não insatisfação, ou seja, são fatores higiênicos.


    B) Certo, pois delegar tarefas desafiadoras vai ao encontro dos fatores motivacionais que favorecem o crescimento e desenvolvimento profissional e em consequência trazem a realização profissional, bem como é intrínseco associado a entendimentos positivos que estão relacionados com o cargo.


    C) Errado, pois reduzir a carga de horas diárias de trabalho não é um exemplo de fator motivacional, dado que são exemplos extrínsecos ao indivíduo relacionados ao ambiente de trabalho e deste modo não geraria uma motivação, mas apenas uma não insatisfação.

    D) Errado, pois aprimorar as condições físicas do local de trabalho apenas proporcionaria uma não insatisfação, mas não aumentaria a motivação, dado que são exemplos extrínsecos ao indivíduo relacionados ao ambiente de trabalho.


    E) Errado, pois promover atos de socialização entre os funcionários, ou seja, melhorar o relacionamento interpessoal, para Herzberg, é fator higiênico e o seu atendimento apenas proporcionaria uma não insatisfação.

    Gabarito do Professor: B

    Fonte:

    RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3­ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.Para exemplificar, temos abaixo uma tabela resumo, segundo Ribas.


  • Teoria dos dois fatores ou bifatorial (de Herzberg)

    Bizu: Herzberg é bissexual e higiênico.

    Teoria higiene-motivação.

    Fatores de satisfação e de insatisfação são diferentes.

    a) Fatores motivacionais/satisfacientes/intrínsecos: ligados as necessidades segundárias do indivíduo, ao individual, a autorrealização e satisfação. 

    - Se NÃO ESTÃO PRESENTES geram um efeito de NÃO-SATISFAÇÃO, neutralidade, nem motivação e nem desmotivação.

    - Se satisfeitos geral motivação

    b) Fatores higiênicos/insatisfacientes: ligados ao ambiente de trabalho (salários, ambiente de trabalho, etc). Estão relacionados às necessidades primárias do indivíduo. São fatores externos.

    - Se presentes: geram não-insatisfação.

    - Se ausentes: geram insatisfação.

    Conclusão: 

    - Os fatores higiêncios, por si só, não geram satisfação. É preciso os fatores motivacionais;

    - Salário não é um fator motivacional;

    - Relação interpessoal não é fator motivacional.

  • Fatores que promovem satisfação são aqueles extrínsecos ao trabalho como: reconhecimento dos colegas, responsabilidade, natureza da tarefa, etc.

    Fatores que promovem satisfação são aqueles intrínsecos ao trabalho como: ambiente de trabalho, salários, etc.

  • Vi um comentário de um colega aqui do QC que ajudou bastante.

    "A respeito da teoria dos DOIS fatores, lembrem-se, DINHEIRO e PESSOAS NÃO motivam ninguém"

  • GABARITO LETRA ''B''

    Desenvolvido por Frederick Herzberg a Teoria dos Dois Fatores que são: fatores higiênicos ou extrínsecos e fatores motivacionais ou intrínsecos.

     

    Fatores higiênicos: está relacionado com as necessidades básicas do individuo no ambiente de trabalho.

    Fatores higiênicos que são estímulos externos que melhoram o desempenho e a ação de indivíduos, mas que não consegue motivá-los. 

    Os principais fatores são: salário, tipos de supervisão, condições físicas e ambientais de trabalho, políticas e diretrizes da empresa, regulamento interno

     

    motivacionais quesão internos, ou seja, são sentimentos gerados dentro de cada indivíduo a partir do reconhecimento e da auto-realização gerada através de seus atos. Envolvem sentimentos de crescimento individual, reconhecimento profissional e auto-realização.

  • Satisfação -- Motivacionais -- tem a ver com o cargo.

    Insatisfação -- Higiênicos -- tem a ver com o contexto, ambiente de trabalho.

    Não há fatores motivacionais? tenho a não satisfação.

    Não há fatores higiênicos ? tenho nenhuma satisfação

  • GABARITO B