-
O Ciclo PDCA, também conhecido como Ciclo de Shewhart ou Ciclo de Deming, é uma ferramenta de gestão muito utilizada pelas empresas do mundo todo. Este sistema foi concebido por Walter A. Shewhart e amplamente divulgado por Willian E. Deming e, assim como a filosofia Kaizen, tem como foco principal a melhoria contínua.
Gabarito: E
-
GABARITO: E
→ Ciclo do PDCA: É um método gerencial utilizado para controlar o processo, com as fases básicas de planejar (PLAN), executar (DO), verificar (CHECK) e agir (ACT).
P – Planejar: as atividades deverão ser planejadas, definindo-se metas (onde se quer chegar) e os procedimentos para alcançá-las (método).
D – Executar: implementação do planejamento anterior. É imprescindível o treinamento dos envolvidos na execução do plano.
C – Verificar: fase de monitorização e avaliação, onde se verifica a adequação entre o que foi planejado e os resultados obtidos.
A – Agir: definir soluções para os problemas observados com aperfeiçoamento contínuo.
- Alves, 2009.
-
GAB E
Na evolução histórica do processo administrativo, idealizou-se o Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action), que em português compreende as etapas de planejar, executar, controlar e agir. O Ciclo PDCA foi idealizado na década de 1930; porém, ficou popular somente na década de 1950, com a disseminação dos trabalhos sobre qualidade de William Deming. Segundo Maximiano (2007), o idealizador do Ciclo PDCA foi Walter Shewhart
O denominado Ciclo PDCA, também conhecido como Ciclo da Melhoria Contínua, é um método utilizado, precipuamente, para controlar e melhorar as atividades de um processo, padronizando informações de controle e reduzindo erros.
-
O ciclo de Deming (ou de Shewart, seu criador) ou, como é mais conhecido, PDCA, é uma ferramenta na busca da melhoria contínua, do kaizen. O objetivo da ferramenta é simplicar o processo de melhoria dos processos e a correção de problemas e fazer com que qualquer funcionário da organização possa participar desse processo e melhorar a qualidade da organização.
-
O ciclo PDCA (Plan, Do, Control and Act) foi desenvolvido por Deiming e tem como base o principio da melhoria continua desenvolvida por Kaizen. A melhoria continua consiste em pequenas alterações continuas e constantes visando sempre o CLIENTE. Obviamente que ele irá melhorar a qualidade da empresa, porém o foco é no CLIENTE.
Alternativa Correta: E ("...pautando-se em uma metodologia de melhoria contínua.")
-
Melhoria contínua = Ciclo PDCA
-
"...pautando-se em uma metodologia de melhoria contínua." refere-se ao ciclo PDCA
-
O MEGP se baseia no ciclo PDCA de melhoria contínua. Excelência relaciona-se à melhoria contínua.
Fonte: Labuta nossa de cada dia.
-
GAB E.
O denominado Ciclo PDCA, também conhecido como Ciclo da Melhoria Contínua, é um método utilizado, precipuamente, para controlar e melhorar as atividades de um processo, padronizando informações de controle e reduzindo erros.
-
LETRA E
O ciclo PDCA — também chamado de Ciclo de Deming ou Ciclo de Shewhart — é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo promover a melhoria contínua dos processos por meio de um circuito de quatro ações: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act). O intuito é ajudar a entender não só como um problema surge, mas também como deve ser solucionado, focando na causa e não nas consequências. Uma vez identificada a oportunidade de melhoria, é hora de colocar em ação atitudes para promover a mudança necessária e, então, atingir os resultados desejados com mais qualidade e eficiência
-
Ciclo PDCA = Melhoria Continua
-
Para a resolução da questão em análise iremos analisar cada
uma das alternativas:
Letra “A": Matriz BCG é
uma metodologia desenvolvida por uma consultoria americana chamada Boston
Consulting Group (BCG), nos anos 60. A Matriz BCG analisa um produto em relação
ao mercado e aos seus concorrentes. Essa analise se realiza em um gráfico onde
os eixos são: crescimento de mercado e participação relativa de mercado. Seu
objetivo é verificar o potencial de desempenho presente e futuro de cada
produto. Isso auxilia na tomada de decisão e na competitividade da empresa.
Letra “B": Arvore de decisão é uma
ferramenta de suporte à tomada de decisão que
utiliza um gráfico em forma de árvore e demonstra visualmente as condições e as
probabilidades para se chegar a resultados.
Letra “C": Histograma é
uma representação gráfica, em colunas, de um conjunto de dados divididos em
classes. É uma ferramenta que permite visualizar a distribuição de freqüências de
determinados dados.
Letra “D": Diagrama causa e efeito ou Diagrama
de Ishikawa, também conhecido como Espinha de Peixe, é uma ferramenta da qualidade,
desenvolvida por Kaoru Ishikawa na década de 1960, quepossibilita entender
melhor um processo ou um problema. Nessa metodologia, todo problema tem causas
específicas, ou seja, podemos analisar determinadas causas que estão gerando
determinados efeitos.
Letra “E": O ciclo PDCA ou Ciclo
de Deming ou Ciclo de Shewart (seu criador) é uma ferramenta de
melhoria contínua do Kaizen. O objetivo dessa ferramenta é simplificar o
processo de melhoria dos processos e a correção de problemas. As letras PDCA
representam, respectivamente: Plan (planejar); Do (fazer); Check (verificar); e
Act (agir de forma corretiva). Em face do exposto, essa alternativa é o
gabarito da questão em análise.
GABARITO DO
PROFESSOR: LETRA “E".
FONTE:
RENNÓ, Rodrigo. Administração
Geral para Concursos. 2ª Ed. – Rio de Janeiro: Método, 2015.
-
GABARITO: LETRA E
O CICLO DE DEMING OU PDCA
" O ciclo de Deming (ou de Shewart, seu criador) ou, como é mais conhecido, PDCA, é uma ferramenta na busca da melhoria contínua, do Kaizen. O objetivo da ferramenta é simplificar o processo de melhoria dos processos e a correção de problemas e fazer com que qualquer funcionário da organização possa participar desse processo e melhorar a qualidade da organização.
É chamado de ciclo, pois não deve nunca terminar, sendo seu processo sempre reiniciado. Os resultados de uma passagem do ciclo são considerados no planejamento da próxima passagem. (...)"
" As etapas do PDCA são as seguintes:
Plan (planejar) – nesta etapa devem-se estabelecer os objetivos e as metas, de forma que seja estabelecido quais serão as ações e métodos para que os objetivos sejam alcançados.
Do (executar) – nesta fase o que foi planejado será executado, ou seja, entrará em ação. Além disso, nesta fase deverão ser coletados os dados para que possamos analisar os dados na próxima fase. Além desse fato, nesta fase devem-se treinar os funcionários nas atividades e tarefas específicas que devem executar.
Check (verificar) – nesta etapa existe a verificação dos resultados das ações implementadas na fase anterior. Para isso, será utilizada uma série de ferramentas para a tomada de decisão, como histogramas, diagramas de Ishikawa, cartas de controle, entre outras.
Act (agir de forma corretiva) – nesta etapa podem ocorrer duas coisas distintas. Se os resultados forem bons, deve existir um esforço de padronização das ações e dos planejamentos adotados, já que alcançaram o objetivo. Entretanto, se os resultados forem ruins, devem-se buscar as razões para as falhas, de modo a revisar o processo e evitar que os problemas voltem a acontecer.
Um dos objetivos do PDCA é, portanto, aumentar a previsibilidade nos processos organizacionais e aumentar a chance de sucesso da empresa. Essa previsibilidade ocorre pela padronização dos processos de sucesso."
FONTE: Administração Geral para Concursos – Rodrigo Rennó, 2013
-
melhoria contínua = ciclo PDCA
-
ASSERTIVA E
Ciclo PDCA — é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo promover a melhoria contínua dos processos por meio de um circuito de quatro ações: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act)
- Planejar.
- Antes de se executar o processo é preciso planejar as atividades, definir a meta e os métodos. Implementar/executar.
- Verificar.
- Agir.
-
Ferramenta da qualidade que era descrita no MEGP e que se baseia na melhoria contínua, sem dúvidas, é o ciclo PDCA. Portanto, gabarito da questão é a alternativa E. Vamos analisar as demais alternativas:
Alternativa A. Errado. A Matriz BCG é uma ferramenta de portfólio, ou seja, trata-se de uma ferramenta utilizada para avaliar os produtos que integram o portfólio da empresa e traçar estratégias para cada um deles.
Alternativa B. Errado. Árvore de decisão é uma ferramenta utilizada no processo decisório, sendo útil por ilustrar de forma mais visual os possíveis cursos de ação.
Alternativa C. Errado. Histograma é um tipo de gráfico utilizado para atividades de controle da qualidade.
Alternativa D. Errado. O Diagrama causa e efeito, também conhecido como Diagrama de Ishikawa ou Diagrama Espinha de Peixe, é uma ferramenta da qualidade que auxilia no processo de identificação de causa dos problemas.
Gabarito: A