SóProvas


ID
2778469
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1.

DESEJO DE CONHECER

“É natural no ser humano o desejo de conhecer.” Quando li pela primeira vez essa sentença inicial da Metafísica de Aristóteles, mais de quarenta anos atrás, ela me pareceu um grosso exagero. Afinal, por toda parte onde olhasse – na escola, em família, nas ruas, em clubes ou igrejas – eu me via cercado de pessoas que não queriam conhecer coisíssima alguma, que estavam perfeitamente satisfeitas com suas ideias toscas sobre todos os assuntos, e que julgavam um acinte a mera sugestão de que, se soubessem um pouco mais a respeito, suas opiniões seriam melhores.

Precisei viajar um bocado pelo mundo para me dar conta de que Aristóteles se referia à natureza humana em geral, e não à cabeça dos brasileiros. De fato, o traço mais conspícuo da mente dos nossos compatriotas era o desprezo humano pelo conhecimento, acompanhado de um neurótico temor reverencial aos seus símbolos exteriores: diplomas, cargos, espaço na mídia. (fragmento adaptado)

Olavo de Carvalho, Diário do Comércio, 10/01/2011.

Leia o fragmento a seguir.

“Afinal, por toda parte onde olhasse – na escola, em família, nas ruas, em clubes ou igrejas – eu me via cercado de pessoas que não queriam conhecer coisíssima alguma...”.

Em relação ao segmento anterior do texto, esse fragmento tem valor de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C

    c) explicação.

    O uso de travessões sinaliza o acréscimo de uma explicitação/explicação.

    “Afinal, por toda parte onde olhasse – na escola, em família, nas ruas, em clubes ou igrejas – eu me via cercado de pessoas que não queriam conhecer coisíssima alguma...”.

     

     

  • A frase em questão explica o motivo de Olavo entender a citação de Aristóteles como um "grosso exagero", a qual é "o segmento anterior do texto"

  • Afinal, explicação do trecho anterior! (e não do travessões). 

  • Somando aos queridos colegas:

    "É natural no ser humano o desejo de conhecer.” Quando li pela primeira vez essa sentença inicial da Metafísica de Aristóteles, mais de quarenta anos atrás, ela me pareceu um grosso exagero."

    ......Porque por toda parte onde olhasse.....

    I) Na maioria dos casos o porque explicativo é precedido de vírgulas..

    #tododiaeuluto.

     

  • Quando a questão diz: "esse fragmento", ela se refere ao todo e não ao trecho entre os travessões. Portanto não se pode conlcuir que é explicativa, pela parte entre tavessões, até porque ela não é uma oração. 

  • Salve galera! A questão pede a relação do trecho (FRASE COMPLETA!!) com o período anterior. Com um pouquinho de interpretação percebemos que o autor está EXPLICANDO por que ele achou a frase de Aristóteles uma falácia. Abraços

  • GABARITO C.

     

    o fragmento inteiro é introduzido por um termo explicativo:   Afinal, por toda parte onde olhasse – na escola, em família, nas ruas, em clubes ou igrejas – eu me via cercado de pessoas que não queriam conhecer coisíssima alguma.

     

    Pode também ser substituído por POIS, sempre com vírgula após.

    Pois, por toda parte...

  • Troque "Afinal" por "porque".

  • A sentença me pareceu um GROSSO EXAGERO (afirmação), afinal (porque - explicação) por toda a parte onde olhasse...

  • Se cairmos na preguiça( ou cansaço ou pressa na hora da prova) e não olharmos o "texto associado", corremos o risco de perder o sentido do contexto e/ ou analisar de forma superficial.

    Só pelos itens me pareceu que aquele " Afinal" era conclusivo = "Pois bem,". Mas fui no

    texto pra conferir com o seguimento anterior e o sentido do "Afinal"

    mudou pra mim. Pareceu-me explicativo.

    Gilvan, sempre olhe a porcaria do texto, embora possa parecer uma questão fácil!

    Tu já errou várias assim, amigo! Abra do olho!

    Gilvan, sempre olhe a porcaria do texto, embora possa parecer uma questão fácil!

    Tu já errou várias assim, amigo! Abra do olho!

    Gilvan, sempre olhe a porcaria do texto, embora possa parecer uma questão fácil!

    Tu já errou várias assim, amigo! Abra do olho!

  • exemplificação é uma explicação

  • Por onde ele fosse,ele era cercado por pessoas que não queriam saber de aprender nada,pois as mesmas já estavam satisfeitas com suas próprias ideias toscas.

    Letra C.

  • Gabarito: C!

    Conjunções Explicativas e locuções.

    Exprimem razão, motivo: que, porque, assim, pois (quando vem antes do verbo), porquanto, por conseguinte, já que, dado que, visto que, uma vez que.

    É natural no ser humano o desejo de conhecer.” Quando li pela primeira vez essa sentença inicial da Metafísica de Aristóteles, mais de quarenta anos atrás, ela me pareceu um grosso exagero. Afinal (uma vez que; dado que; visto que, porque), por toda parte onde olhasse – na escola, em família, nas ruas, em clubes ou igrejas – eu me via cercado de pessoas que não queriam conhecer coisíssima alguma [...]

  • Complementando:

    Quando li pela primeira vez essa sentença inicial da Metafísica de Aristóteles, mais de quarenta anos atrás, ela me pareceu um grosso exagero. Afinal, por toda parte onde olhasse

    Faça uma substituição ligeira:

    Pois, Por exemplo, isto é..

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Nesse sentido, o emprego dos travessões está em conformidade com a norma-padrão, podendo, inclusive, ser substituídos pelos parênteses: Afinal, por toda parte onde olhasse (na escola, em família, nas ruas, em clubes ou igrejas) eu me via cercado (...).

  • Pedro Henrique, por favor, faça isso, e que muitos outros entreguem a prova também...menos um ( uns) pra querer ocupar um cargo público ahahahahahah

  • Ninguem liga pra sua Opniao, Pedro Carmona, faça o que voce quiser. Ninguem, alem da sua familia, é obrigado a aturar esse choro de criança mimada. 

     

  • OLAVO TEM RAZÃO!!!! Mitooooooooooooo

  • OLAVO TEM RAZÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Vamos empurrar o palito na banca meu povo!!!

  • Quem diria que esse cara se tornaria a piada que é hoje, virou mais um brasileiro "perfeitamente satisfeito com suas ideias toscas sobre todos os assuntos". Triste.

    Com relação à questão: Afinal = uma vez que, visto que... Sugere explicação.

  • Quando li essa sentença, ela me pareceu um grosso exagero. Afinal, por onde olhasse eu me via cercado de pessoas que não queriam conhecer [...]