SóProvas


ID
2783635
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sorocaba - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Com base no Código Tributário Nacional, é correto afirmar que a natureza jurídica específica do tributo é determinada

Alternativas
Comentários
  • CTN, Art. 4º A natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo irrelevantes para qualificá-la:

    I - a denominação e demais características formais adotadas pela lei;

    II - a destinação legal do produto da sua arrecadação.

  • IMPORTANTE: 
     

    O CTN definiu que, para identificarmos a natureza jurídica específica do tributo, isto é, a espécie tributária (impostos, taxas, etc.), deve- se levar em conta apenas o fato gerador. Assim, para o legislador, a denominação e as demais características formais adotadas pela lei bem como a destinação legal do produto da arrecadação do tributo são irrelevantes para definir a sua natureza jurídica... não obstante seja possível a cobrança literal do dispositivo em provas de concursos, tal regra não se aplica aos empréstimos compulsórios e às contribuições especiais, tributos finalísticos, sendo a destinação da arrecadação critério de validação constitucional dessas duas espécies tributárias.

    Dessa forma, teham em mente a regra geral, lei seca, e a doutrina. Fonte: Ciclos R3

  • Penso eu que SE o enunciado não tivesse cobrado a interpretação TRIPARTITE do CTN, mas sim a visão PENTAPARTITE da CF, ENTÃO a resposta correta seria a letra E, vez que na CF tanto o FG quanto a Destinação Legal da arrecadação tornam-se critérios para classificar a natureza jurídica,

    Quanto à Destinação Legal essa se aplica como critério para os Empréstimos Compulsórios e Contribuições Especiais(todas as 4)

  • GABARITO: C

    Art. 4º A natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo irrelevantes para qualificá-la:

    I - a denominação e demais características formais adotadas pela lei;

    II - a destinação legal do produto da sua arrecadação.

  • Sobre a importância de se resolver questões - provas aplicadas no mesmo ano e para o mesmo cargo:


    Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: PauliPrev - SP Prova: VUNESP - 2018 - PauliPrev - SP - Procurador Autárquico


    Segundo o Código Tributário Nacional, a natureza jurídica específica do tributo é determinada


    A) pela destinação dos recursos arrecadados, sendo relevantes para qualificá-la a denominação e as demais características formais adotadas pela lei.


    B) pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo irrelevante para qualificá-la a destinação do produto da sua arrecadação.


    C) pela destinação dos recursos arrecadados, sendo irrelevantes para qualificá-la a denominação e as demais características formais adotadas pela lei.


    D) pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo relevantes a denominação e as demais características formais adotadas pela lei.


    E) pela denominação e pelas demais características formais adotadas pela lei de criação do tributo, sendo relevante para qualificá-la a destinação do produto da sua arrecadação.


  • Pessoal, se liguem no fato já exposto pelos colegas: o CTN é anterior a CF e trazia apenas 03 espécies de tributo: imposto, taxa e contribuição de melhoria.

    A CF aumentou o rol de tributos e as CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS tem um destinação vinculada, em tese, de sua arrecadação.

    Vida à cultura democrática, Monge.

  • "Com base no CTN" - tripartite

  • GABARITO: LETRA "C"

    Art. 4º, CTN A natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo irrelevantes para qualificá-la:

    I - a denominação e demais características formais adotadas pela lei;

    II - a destinação legal do produto da sua arrecadação.

  • CTN. Art. 4º A natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo irrelevantes para qualificá-la:

    I - a denominação e demais características formais adotadas pela lei;

    II - a destinação legal do produto da sua arrecadação.

    a)   pela denominação adotada pela lei, sendo irrelevantes para qualificá-la o fato gerador da respectiva obrigação e as demais características formais. INCORRETO.

    Trocou os termos denominação e fato gerador: “pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo irrelevantes para qualificá-la a denominação e demais características formais adotadas pela lei”

    b)   pela destinação legal do produto da sua arrecadação, sendo irrelevantes para qualificá-la o fato gerador da respectiva obrigação e as demais características formais. INCORRETO.

    Novamente trocou os termos destinação do produto da arrecadação e fato gerador: “pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo irrelevantes para qualificá-la a destinação legal do produto da sua arrecadação”

    c)    pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo irrelevantes para qualificá-la a destinação legal do produto da sua arrecadação e a denominação adotada pela lei. CORRETO.

    Exatamente o que disciplina o CTN.

    d)   pelo fato gerador da respectiva obrigação e pela denominação adotada pela lei, sendo irrelevante para qualificá-la a destinação legal do produto da sua arrecadação. INCORRETO.

    A denominação adotada pela lei, assim como o destino do produto da arrecadação, são irrelevantes na determinação da natureza jurídica do tributo.

    e)   pelo fato gerador da respectiva obrigação e pela destinação legal do produto da sua arrecadação, sendo irrelevante para qualificá-la a denominação adotada pela lei. INCORRETO.

    O destino do produto da arrecadação, assim como a denominação adotada pela lei, são irrelevantes na determinação da natureza jurídica do tributo.

    Resposta:  C

  • A questão demanda conhecimentos sobre o tema: Conceito de tributo.

     

    Para respondermos a essa questão, temos que conhecer alguns trechos do CTN, mais especificamente o art. 4º e seus incisos:

    Art. 4º A natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo irrelevantes para qualificá-la:

    I - a denominação e demais características formais adotadas pela lei;

    II - a destinação legal do produto da sua arrecadação.

     

    Logo, o texto do enunciado é corretamente completado pela letra C:

    Com base no Código Tributário Nacional, é correto afirmar que a natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo irrelevantes para qualificá-la a destinação legal do produto da sua arrecadação e a denominação adotada pela lei. 

     

    Gabarito do professor: Letra C.