SóProvas


ID
2784409
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere à comunicação organizacional, julgue o item que segue.


Os públicos de uma instituição caracterizam-se, cada qual em sua especificidade, por fazerem parte de um agrupamento espontâneo de pessoas à procura de um posicionamento comum para solucionar uma controvérsia, em meio a uma abundância de informações para sua resolução.

Alternativas
Comentários
  • Conceito de Andrade, Cândido. (1989) “Psicossociologia das relações públicas”. 2a. ed. São Paulo: Loyola. 41-80.

    O agrupamento espontâneo de pessoas adultas e/ou grupos sociais organizados, com ou sem contiguidade física, com abundância de informações, analisando uma controvérsia, com atitudes e opiniões múltiplas quanto à solução ou medidas a serem tomadas perante ela, com ampla oportunidade de discussão, e acompanhamento ou participando do debate geral por meio da integração pessoal ou dos veículos de comunicação, à procura de uma atitude comum, expressa em uma decisão ou opinião coletiva, que permitirá a ação conjugada (Andrade, 1989:41).

    Fonte: https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream/10316/33192/1/Rela%C3%A7%C3%B5es%20P%C3%BAblicas%20de%20uma%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20-%20Jo%C3%A3o%20Franco%202009128564.pdf

     

  • Vamos analisar a questão:

    Para o planejamento da comunicação organizacional ter êxito, é necessário dentre as etapas, identificar os públicos envolvidos. Muitos autores, nacionais e estrangeiros, classificam os públicos de maneiras diferentes, mas a conceituação do termo basicamente é a mesma.

    O enunciado da questão está baseado na definição de Waldyr Fortes: “o agrupamento espontâneo de pessoas adultas e/o grupos sociais organizados, com ou sem contigüidade física, com abundância de informações, analisando uma controvérsia, com atitudes e opiniões múltiplas quanto à solução ou medidas a serem tomadas perante ela; com ampla oportunidade de discussão, e acompanhando ou participando do debate geral por meio da interação social ou dos veículos de comunicação, à procura de uma atividade comum, expressa em decisão ou opinião coletivas, que permitirá a ação conjugada".


    RESPOSTA: CERTO


    Fonte:

    - Fortes, Waldyr G. Pesquisa institucional: diagnóstico organizacional para relações públicas. Loyola. 1990.
  • Seria outros indícios, e como sabemos, indícios não é prova!

  • Acredito que nesta questão o termo "elementos indiciários" foi trazido como sinônimo de prova não plena, e não de prova indireta (indício como meio de prova - CPP).