SóProvas


ID
2785015
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de gestão da qualidade em organizações, julgue o próximo item.


A liderança transformadora é o elemento central do modelo de excelência gerencial, uma vez que enfatiza o papel dos líderes na gestão de processos de mudança organizacional e de inovação em produtos e serviços.

Alternativas
Comentários
  • A liderança transformadora é o elemento central do modelo de excelência gerencial, uma vez que enfatiza o papel dos líderes na gestão de processos de mudança organizacional e de inovação em produtos e serviços.

     

    Creio que o erro está nessa parte final, pois o que aprendi desse tipo de liderança, é que o líder, além de ser um agente de mudanças, desempenha um papel inspirador para a equipe, constrindo relações fortes e de confiança.

  • A liderança transformadora é o elemento central do modelo de excelência gerencial, uma vez que enfatiza o papel dos líderes na gestão de processos de mudança organizacional e de inovação em produtos e serviços

     

    Inovação em produtos e serviços: é liderança transacional.

     

    Força Guerreiros!!

  • Liderança transformadora: atuação dos líderes de forma ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência, compreendendo os cenários e tendências prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a organização e suas partes interessadas, no curto e longo prazos - mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização; explorando as potencialidades das culturas presentes; preparando líderes e pessoas; e interagindo com as partes interessadas.

    FONTE: http://fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao/fundamentos

  • A liderança transformadora é o elemento central do modelo de excelência gerencial, (ERRO) uma vez que enfatiza o papel dos líderes na gestão de processos de mudança organizacional e de inovação em produtos e serviços.

    A liderança transformadora trabalha com o empowerment. Não há que se falar em ênfase no papel do líder.
     

  • O erro esta em "enfatiza o papel dos lideres" e nao em "inovacao em produtos e servicos"

    na lideranca transformadora o lider da autonomia e responsabilidades aos colaboradores
    entao o foco esta nos colaboradores e nao nos lideres

  • A liderança transformadora é o elemento central do modelo de excelência gerencial, uma vez que enfatiza o papel dos líderes na gestão de processos de mudança organizacional e de inovação em produtos e serviços. Resposta: Errado.

     

    Comentário: a liderança transformadora inspira os liderados a transcenderem suas limitações, não havendo qualquer relação com produtos e serviços. Na liderança visionária há inovação, mudança e criatividade.

  • Transacional: é aquela em que existe uma relação de troca entre líder e subordinado. O líder define as metas que devem ser alcançadas e promete os "prêmios" caso os objetivos sejam atingidos. O líder transacional é o líder tradicional, que busca motivar por meio de incentivos materiais.

     

    Transformacional: o líder é um inspirador de seus subordinados. Não se apoia somente nas recompensas materiais para motivar os seus liderados. Esse líder busca que seus liderados transcendam seus objetivos pessoais em benefício da organização.

     

    fonte: Rodrigo Rennó - Administração geral para concursos (3ª edição)

  • Liderança Transformacional X Liderança Transacional

    A Liderança Transacional “envolve a atribuição de recompensas em troca de sua obediência”. Já a Liderança Transformacional “É definida em termos dos efeitos sobre os seguidores” e age inspirando, estimulando, considerando etc...

  • Mano, 64% de erro. \o/

  • Errei no Concurso e errei Aqui! Ave Maria!
  • Liderança TRANSFORMACIONAL

    - oferece uma visão e o sentido da missão, estimula o orgulho, ganha respeito e confiança.

    - comunica suas altas expectativas, expressa propósitos importantes de maneira simples.

    - promove a inteligência, a racionalidade e a cuidadosa resolução de problemas.

    - dá atenção personalizada, trata cada funcionário individualmente, aconselha, orienta.

    CARLOS XAVIER

  • Gabarito Errado.

     

    * Liderança Transformacional/transformadora

     

    *Trata-se de um modelo de liderança que busca complementar uma visão de liderança transacional.

     

    *liderança transformacionalos liderados são inspirados a transcenderem os próprios papéis, causando efeito profundo e impacto maior na organização. Nesse tipo de liderança, os líderes proporcionam atendimento personalizado e estímulo intelectual aos liderados, além de possuírem carisma.

     

    *características  da liderança transformacional.

    > Influência idealizada: oferece uma visão e o sentido da missão, estimula o orgulho, ganha respeito e confiança.

    >Motivação inspiracional: comunica suas altas expectativas, utiliza símbolos para focas os esforços, expressa propósitos importantes de maneira simples.

    >Estímulo intelectual: promove a inteligência, a racionalidade e a cuidadosa resolução de problemas.

    > Consideração individualizada: dá atenção personalizada, trata cada funcionário individualmente, aconselha, orienta.

  • (Segundo Maximiano, 2005) "o lider transacional é aquele que apela aos interesses, especialmente as necessidades primarias, dos seguidores. Ele promete recompensas ou ameacas para conseguir que os seguidores trabalhem para realizar metas"


    Ja a lideranca trasformacional cria um vinculo bastante forte em termos de influencia mutua, que se propoe como uma ligacao muito mais estavel, em que lideres e liderados aprendem juntos em situacoes diarias, elevando um ao outro oa maior nivel de motivacao e moralidade.


    (Gestao de pessoas ara concurso, Andera ribas e Cassiano Salim)

  • Acertei a resposta por identificar que o enunciado menciona o gerencialismo que tem significado diverso quando comparado com a liderança.

     

     

  • Errado, o CESPE já cobrou em outros certames, trocando os conceitos:

     

    CESPE/2015 Q561790 São características que evidenciam a liderança transacional; trocas entre líderes e liderados com vistas ao alcance das metas organizacionais; monitoramento frequente para correção de desvios; e programas de recompensas que permitam, por exemplo, que liderados exerçam outras atividades no horário de trabalho. [CERTO] adaptado.

     

    CESPE/2015 Q561791 São ações e características de um líder alinhado à liderança transformacional: ser carismático, estimular a criatividade, inspirar confiança e propor desafios, além de estimular e motivar seus liderados para superação e desenvolvimento pessoal e no trabalho. [CERTO].

     

    bons estudos

  • Na liderança transformadora (transformacional) não há ênfase no papel do líder. Estimula-se a participação dos liderados.

  • Líder transformacional

    • Carisma (em menor nível): oferece visão e sentido da missão e estimula o orgulho, respeito e confiança;

    • Inspiração;

    • Estimulo intelectual;

    • Consideração individualizada.

    - QUASE UM COACH.

    - TEM CARISMA, MAS EM MENOR ESCALA.

     

     

    O único comentário que realmente responde a questão é o da 'Kássia Santos'.

  • Inversão de conceitos!

     

    Liderança transacional: negociação, tarefas,laisse-faire...

     

    Liderança transformacional: foco nas pessoas,educador, atendimento personalizado...

  • ERRADO

     

    A liderança transformadora não tem nada a ver com a transformação de processos, produtos e serviços !

     

    Características da liderança transformadora / transformacional:

     

    - Base: poder de referência

    - o líder é carismático e apoiador

    - tem visão de futuro

    - estimula a criatividade dos liderados

    - inspira confiança

     

     

    FONTE: Aulas do profº Cassiano Salim.

     

  • Liderança transacional

    Neste tipo de liderança, o gestor se comporta como chefe e não como líder. Suas táticas são pautadas principalmente pela obediência às regras e cumprimento das metas estabelecidas, além de seguir a ideia de recompensa proporcional ao desempenho. Este é um gestor que não se preocupa em compreender as motivações de sua equipe ou em antecipar-se aos problemas, ele apenas segue o fluxo e cumpre demandas.

    Liderança transformacional

    Este conceito de liderança define o comportamento do líder ideal: um gestor que estimula a alta performance de seu time, pautando-se em influência, inspiração, exemplo e motivação. Neste caso, os pilares de liderança são fundamentados na confiança, respeito, colaboração e comprometimento.

    O líder transformacional conhece as motivações individuais de seus liderados, compreendendo o perfil de cada um e desenvolvendo suas estratégias de acordo com isso. Ele sabe desfrutar o potencial de sua equipe de maneira plena e manter a sincronia de contratante e contratados, garantindo o alcance de resultados satisfatórios para todos.

  • http://fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao/fundamentos

     

    São 8 fundamentos, mas nenhum é central; todos são importantes.

     

    3. Liderança transformadora: atuação dos líderes de forma ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência, compreendendo os cenários e tendências prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a organização e suas partes interessadas, no curto e longo prazos - mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização; explorando as potencialidades das culturas presentes; preparando líderes e pessoas; e interagindo com as partes interessadas.

     

    Como se vê, Liderança Transformadora não enfatiza o papel dos líderes, e sim mobiliza pessoas em torno de valores.

     

    Bons estudos!

  • transformadora: foco em pessoas

    transacional: foco tarefas

  • PARA TUDO!!! Para nunca errar!!! 

    Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Obo2tvrzTao 

  • Gabarito Errado.

     

    A liderança transformadora é o elemento central do modelo de excelência gerencial, (ERRO) uma vez que enfatiza o papel dos líderes na gestão de processos de mudança organizacional e de inovação em produtos e serviços.

     

    A liderança transformadora trabalha com o empowerment. Não há que se falar em ênfase no papel do líder.

     

    O QUE É LIDERANÇA TRANSFORMADORA?

     

    Este conceito foi inicialmente introduzido por um especialista em liderança, James McGregor em seu livro de 1978, “Leadership”. Neste livro ele definiu que “Liderança Transformadora é um processo no qual os líderes e seguidores ajudam uns aos outros a avançar para um nível mais elevado de moral e motivação.”

     

    Mais tarde em 1985, Bernard M. Bass ampliou o conceito de Liderança Transformadora. De acordo com seu livro“Leadership and Performance Beyond Expectations”, o líder transformador:

     

    É um modelo de integridade e justiça.

    Define metas claras.

    Tem grandes expectativas para a equipe e para si.

    Incentiva os outros.

    Dá apoio e reconhecimento.

    Agita as emoções das pessoas.

    Inspira pessoas a olhar objetivos além dos próprios interesses.

    Inspira pessoas a ultrapassar seus limites.

     

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/lideranca-transformadora-a-verdadeira-lideranca/99341/

  • Gabarito Errado.

     

    A liderança transformadora não enfatiza o papel dos líderes.

    E para complementar, segue os fundamentos do MEG:

    1. Pensamento sistêmico; 

    2. Aprendizado organizacional e inovação; 

    3. Liderança transformadora; 

    4. Compromisso com as partes interessadas;

    5. Adaptabilidade;

    6. Desenvolvimento sustentável;

    7. Orientação por processos;

    8. Geração de valor.

  • esse Neto JQN é muito chato, pelo amor de Deus , toda questão esse cara ou tá se gabando o quanto ele é bonzão ou tá reclamando, cara , se as respotas não te agradam fica calado e pergunta pra alguém que saiba responder. as pessoas estão aqui pra aprender compartilhar e tirar dúvidas, não é pra satisfazer as vontades de vossa alteza.

  • Líder transformacional é o líder "hebalife": "transformando a vida das pessoas!" Rsrsrs!

     

    Lider transformacional consegue estimular as pessoas a transformar seus sonhos em realidade, é aquele líder que faz uma "lavagem cerebral". Ele faz as pessoas acreditarem que a melhoria nos resultados da organização é a realização de um sonho.

  • GAB. ERRADO

     

    É muito comum confundirmos os conceitos entre liderança transformacional e transacional. Tais modelos de liderança não se confundem, vejam as definições.


    Liderança Transformacional: é o processo de construção do comprometimento organizacional através do empowerment dos seguidores para acompanhar esses objetivos. Ocorre quando os líderes elevam os interesses de seus empregados garantindo a aceitação dos propósitos e da missão do grupo e estimulam seus empregados a pensar além de seus interesses em prol dos interesses da organização.
    Os lideres transformacionais preocupam-se com o progresso e o desenvolvimento de seus seguidores. Eles se preocupam em transformar os valores dos seguidores para suportar a visão e os objetivos da organização. Alguns autores definem líderes transformacionais basicamente em termos do efeito dos líderes sobre os seguidores. 

     

    NO QUE SE REFERE À QUESTÃO, PERCEBE-SE QUE O MODELO DE LIDERANÇA TRANFORMACIONAL NÃO TEM RELAÇÃO COM A GESTÃO DE INOVAÇÃO EM PRODUTOS E SERVIÇOS.

     

    Liderança Transacional: está baseada em um processo de troca na qual o líder provê recompensas em troca do esforço de seguidores e desempenho (Bass & Avolio, 1993). Bass (1995) claramente identifica liderança transacional como sendo baseado em troca material ou econômica.

    Segundo Bass (1997), esse tipo de liderança ocorre quando o líder utiliza autoridade burocrática, foco na realização da tarefa, recompensas ou punições.

     

    FONTE: Giovana Carranza, CURSO PRIME.

  • Os professores demoram muito para responder as questões! Aff..


  • Vou dar meu iguinorante parecer acerca da questão. Maneira esta que me fez acertá-la com base em interpretação de texto e pouco conhecimento da matéria rsrsrs.

    Veja:

    A liderança transformadora é o elemento central do modelo de excelência gerencial, uma vez que...

    Sei que uma vez que é uma locução conjuntiva, porém eu substituí pelo pronome ela, o qual retoma o sujeito liderança transformadora. Com isso, eu simplifiquei a questão e li da seguinte forma: A liderança transformadora (ela) enfatiza o papel dos líderes na gestão de processos de mudança organizacional e de inovação em produtos e serviços?? Resposta: Não, pois quem faz isso é a reengenharia e não a lideraça. 

    Qulquer erro, favor apontar.

    Vamos com tudo, mesmo após a ressaca pós prova dos TRTs!!! rsrsrs

     

     

     

     

  • Senhor Neto JQN,um pouco de humildade não lhe faria mal....Não costumo comentar,mas tenho observado seus comentários prepotentes e desnecessários,se vc é um gênio, oque  faz aqui?????Como não passou ainda????Já que acerta todas...E acha tudo fácil ...nos poupe de seus comentários, que em nada contribuiem para nosso estudo.

  • Olá amigos, o erro é bem mais simples: o elemento central do modelo de excelência gerencial não é a liderança transformadora, mas o atendimento às necessidades dos clientes, o elemento central é o cliente. A liderança transformadora é apenas um dos "critérios/elementos" do MEG.
  • No meu ponto de vista o ERRO da questão está exatamente no conceito de Liderança Transformadora ou Transformacional que é uma postura do líder dirigida a seus liderados e não a processos, produtos ou serviços da organização.

  • Gab. Errado


    Só um desabafo... Como diz o nosso prof. Arenildo, esse Neto JQN é podre, podre, podre... Aff.

  • DICAAAA::: (que serve p mim tamb)

    Leia com muita calma as questões dessa matéria!!!!

     


  • A liderança transformadora é o elemento central do modelo de excelência gerencial, uma vez que enfatiza o papel dos líderes na gestão de processos de mudança organizacional e de inovação em produtos e serviços.


    liderança transformadora é um dos critérios para se alcançar a excelência em gestão.


    Abaixo comentário do Tecconcursos, Prof Adriel Sá, sobre o assunto:

    O MEG (Modelo de Excelência Gerencial) está alicerçado sobre um conjunto de conceitos fundamentais e estruturado em critérios e requisitos que expressam a compreensão sobre a Excelência em Gestão.

     

    Os Fundamentos da Excelência expressam esses conceitos reconhecidos internacionalmente e que se traduzem em práticas, processos ou fatores de desempenho encontrados em organizações classe mundial, que buscam constantemente se aperfeiçoar e se adaptar às mudanças globais.

     

    1. Pensamento sistêmico

     2. Atuação em rede

    3. Aprendizado organizacional

     4. Inovação

    5. Agilidade 


     

    6. Liderança transformadora

    Atuação dos líderes de forma inspiradora, exemplar, realizadora e com constância de propósito, estimulando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização, explorando as potencialidades das culturas presentes, preparando líderes e interagindo com as partes interessadas.

     

    7. Olhar para o futuro 

    8. Conhecimento sobre clientes e mercados 

    9. Responsabilidade social 

    10. Valorização das pessoas e da cultura

    11. Decisões fundamentadas 

    12. Orientação por processos 

    13. Geração de valor

  • O foco da liderança transformadora não é o processo e sim a valorização das pessoas

  • A liderança transformacional (ou transformadora) possui líderes que inspiram seus seguidores a transcenderem os próprios interesses e que são capazes de causar um impacto profundo e extraordinário em seus liderados.

  • Gab: Errado

     

    A questão trata do Modelo de Excelência em Gestão (MEG).

    Nele temos 8 fundamentos, dentro os quais está a Liderança Transformadora... Portanto ela é só um dos 8 fundamentos, e não o elemento central como diz a questão.

     

    Além disso a liderança transformadora em nada tem a ver com a inovação em produtos e serviços.

    Ela está relacionada com a atuação do líder de forma ética e inspiradora, mobilizando as pessoas em torno dos valores e objetivos da organização.

  • Vamos a uma resposta objetiva!

    Liderança transacional[TRANSA...TROCA]: É aquela em que existe uma relação de troca entre lider e subordinado. O lider define as metas que devem ser alcançadas e promete os "prêmios" caso os objetivos sejam atingidos. O lider deve também motivar seus funcionários para que eles atinjam suas metas.

    Liderança transformacional: Esse líder busca que seus liderados transcendam seus objetivos pessoais em benefício da organização. Ele não se apoia somente nas recompensas materiais para motivar os seus liderados, mas usa também outros aspectos, como visão, os valores compartilhadores e as ideias para que seus subordinados se superem.

    No meu ver a Liderança transformacional é uma evolução da transacional.

  •  A questão pediu o conceito de um dos fundamentos do MEG. Tanto na parte de Liderança transformacional, quanto nos fundamentos do MEG, dava pra acertar essa questão e ver o erro.  Transcrevi os fundamentos para enriquecer os estudos.

    Esses são os Fundamentos do Modelo de Excelência em Gestão (MEG)

    1. Pensamento sistêmico: compreensão e tratamento das
    relações de interdependência e seus efeitos entre os diversos
    componentes que formam a organização, bem como entre
    estes e o ambiente com o qual interagem.


    2. Aprendizado organizacional e inovação: busca e alcance
    de novos patamares de competência para a organização e sua
    força de trabalho, por meio da percepção, reflexão, avaliação
    e compartilhamento de conhecimentos, promovendo um
    ambiente favorável a criatividade, experimentação e
    implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos
    sustentáveis para as partes interessadas.


    3. Liderança transformadora: atuação dos líderes de forma
    ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a
    excelência, compreendendo os cenários e tendências
    prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a
    organização e suas partes interessadas, no curto e longo
    prazos; mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização; explorando as
    potencialidades das culturas presentes; preparando líderes e
    pessoas; e interagindo com as partes interessadas.


    4. Compromisso com as partes interessadas: estabelecimento de pactos com as partes interessadas e suas inter-relações com as estratégias e processos, numa perspectiva de curto e longo prazos.


    5. Adaptabilidade: flexibilidade e capacidade de mudança em
    tempo hábil, frente a novas demandas das partes
    interessadas e alterações no contexto.


    6. Desenvolvimento sustentável: compromisso da
    organização em responder pelos impactos de suas decisões e
    atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir
    para a melhoria das condições de vida, tanto atuais quanto
    para as gerações futuras, por meio de um comportamento
    ético e transparente.


    7. Orientação por processos: reconhecimento de que a
    organização é um conjunto de processos, que precisam ser
    entendidos de ponta a ponta e considerados na definição das
    estruturas: organizacional, de trabalho e de gestão.
    Os processos devem ser gerenciados visando - a busca
    da eficiência e da eficácia nas atividades, de forma a
    agregar valor para a organização e as partes interessadas.


    8. Geração de valor: alcance de resultados econômicos, sociais
    e ambientais, bem como de resultados dos processos que os
    potencializam, em níveis de excelência e que atendam às
    necessidades e expectativas das partes interessadas.

  • Katia Cella deu uma enquadrada tão forte no mala que meus olhos até encheram d"água aqui...

     

  • Acerca de GESTÃO DE QUALIDADE em organizações, julgue o próximo item.


    A liderança transformadora é o elemento central do modelo de excelência gerencial, uma vez que enfatiza o papel dos líderes na gestão de processos de mudança organizacional e de inovação em produtos e serviços.


    Sou assinante Premium - Segundo o professor o erro está no fato da gestão de qualidade não ocorre quando fundada apenas em um líder transformador. A gestão de qualidade ocorre quando toda a equipe colabora para o modelo de gestão gerencial

  • Acerca de GESTÃO DE QUALIDADE em organizações, julgue o próximo item.


    A liderança transformadora é o elemento central do modelo de excelência gerencial, uma vez que enfatiza o papel dos líderes na gestão de processos de mudança organizacional e de inovação em produtos e serviços.


    Sou assinante Premium - Segundo o professor o erro está no fato da gestão de qualidade não ocorre quando fundada apenas em um líder transformador. A gestão de qualidade ocorre quando toda a equipe colabora para o modelo de gestão gerencial

  • QUESTÃO QUE 60% DAS PESSOAS ERRAM


    Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: IPHAN Prova: CESPE - 2018 - IPHAN - Analista I - Área 5


    Acerca de gestão da qualidade em organizações, julgue o próximo item.

    A liderança transformadora é o elemento central do modelo de excelência gerencial, uma vez que enfatiza o papel dos líderes na gestão de processos de mudança organizacional e de inovação em produtos e serviços.


    >> ERRADO


     Liderança Transformacional VERSOS transformadora

     

    **Trata-se de um modelo de liderança que busca complementar uma visão de liderança transacional.

    Transacional: é aquela em que existe uma relação

    de troca entre líder e subordinado. O líder define as metas que

    devem ser alcançadas e promete os "prêmios" caso os objetivos sejam

    atingidos. O líder transacional é o líder tradicional, que busca motivar por

    meio de incentivos materiais.


     TRANsacional >> vou TRANsar com a mulher de dele será minha RECOMPESA ( transacionada toma toma )


    Transformacional: o líder é um inspirador de

    seus subordinados. Não se apoia somente nas recompensas

    materiais para motivar os seus liderados. Esse líder busca

    que seus liderados transcendam seus objetivos pessoais em benefício da

    organização.


    TransFORMAcional >> LIDER FORMidavel

    GENTE BOA, VOU TRABALHAR CERTINHO!!


    É SÓ UM BIZU PARA EU NÃO ERRAR MAIS!!

  • ❌A liderança transformadora é o elemento central do modelo de excelência gerencial, uma vez que enfatiza o papel dos líderes na gestão de processos de mudança organizacional e de inovação em produtos e serviços.



    A liderança transformacional se propõe como uma ligação muito mais estável, em que líder e liderados aprendem juntos nas situações diárias, elevando um ao outro ao maior nível de motivação e moralidade. Esse líder busca que seus liderados transcendam seus objetivos pessoais em benefício da organização.

    Existe uma via de mão dupla nesse tipo de liderança. Há um estímulo mútuo, em que ambas as partes se incentivam para que façam um esforço extra, a fim de que o mais alto nível de motivação seja atingido.

  • Acredito que o alto índice de erros é consequência da ambiguidade da assertiva: "...uma vez que enfatiza o papel dos líderes na gestão de processos de mudança organizacional e de inovação em produtos e serviços."

    Não sei vocês, mas eu interpretei como liderança transformacional o simples fato do líder estimular as mudanças e inovações em seus liderados (novas perspectivas no ambiente organizacional). Não achei que a questão restringiu o líder como único responsável pela gestão da qualidade.

    Enfatizar é ressaltar!

  • Vão ao comentário da Duty Dog! 
    Tô com ela e não abro!

  • Gab: E

    Liderança Transformacional:

    -> o papel do líder é inspirar seus subordinados;

    -> não se apoia somente nas recompensas materiais para motivar os liderados.

    Liderança Transacional;

    -> relação de troca entre líder e subordinados; (por isso o nome transacional, que deriva de transação)

    -> o líder define metas que devem ser alcançadas e promete os "prêmios" caso os objetivos sejam atingidos.

    Persevere!

  • acertei, na prova, passei nesse cargo e errei aqui, é mole.

  • Na real, único comentário correto e que vocês precisam ler é o do Duty DOG, o resto equivoca-se.

  • Comentário do Duty Dog

    Olá amigos, o erro é bem mais simples: o elemento central do modelo de excelência gerencial não é a liderança transformadora, mas o atendimento às necessidades dos clientes, o elemento central é o cliente. A liderança transformadora é apenas um dos "critérios/elementos" do MEG.

  • A liderança transformadora é o elemento central do modelo de excelência gerencial, uma vez que enfatiza o papel dos líderes na gestão de processos de mudança organizacional e de inovação em produtos e serviços.

    O foco do líder é na gestão de pessoas e não de processos, produtos e serviços. Esses são consequência daquela.

    a liderança transformadora busca inspirar, transcender, causar efeito profundo e maior impacto na organização. Cria um vínculo forte e mútua influência, líder e liderados aprendem juntos e elevam um ao outro ao maior nível de motivação

  • Gab: E

    Seria Liderados!!

  • Gab: E

    Seria Liderados!!

  • Assitam a aula do professor. Primeiramente é papel da gestão da qualidade e deve contar com todos os membros da organização.

  • liderança transformadora não é o elemento central do modelo de excelência gerencial, mas um dos Fundamentos da Gestão para Excelência da FNQ.

    Liderança Transformadora: Atuação dos líderes de forma ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência, compreendendo os cenários e tendências prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a organização e sua partes interessadas, no longo e curto prazos; mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização; explorando as potencialidades das culturas presentes; preparando líderes e pessoas; e interagindo com as partes interessadas.

    OS OITO FUNDAMENTOS DA EXCELÊNCIA (21ª edição do MEG)

    1. Pensamento sistêmico;

    2. Aprendizado organizacional e inovação;

    3. Liderança transformadora;

    4. Compromisso com as partes interessadas;

    5. Adaptabilidade;

    6. Desenvolvimento sustentável;

    7. Orientação por processos;

    8. Geração de valor.

  • ERRADO!

    A liderança transformadora não é o elemento central do modelo de excelência gerencial, ela é apenas uma variável que pode contribuir para a conquista da excelência; o modelo de excelência gerencial depende de TODOS os recursos envolvidos (ou seja, de todos as pessoas da organização) para se chegar à excelência no serviço prestado ou na produção de algum produto. 

  • A liderança transformadora é o elemento central do modelo de excelência gerencial, uma vez que enfatiza o papel dos líderes na gestão de processos de mudança organizacional e de inovação em produtos e serviços.

    1- O elemento central do modelo de excelência gerencial é o foco no cliente;

    2- A liderança transformadora (transformacional) enfatiza o estímulo à participação dos integrantes da equipe;

    3- A liderança transformacional não tem foco em processos, e sim em pessoas;

    4- O foco no produto ou serviço é a liderança tradicional (transacional).

  • Questão pesada!!! Demorei muito aqui para achar a lógica dela.

    GABA errado

  • Questão pesada!!! Demorei muito aqui para achar a lógica dela.

    GABA errado

  • Líder não inova produtos, líder muda pessoas.

  • Constituição do Concurseiro Padrão!

    Art. 1º. Questões sobre liderança merecem ser deixadas em branco!!!

  • Resumindo o comentário em vídeo do professor Fred Alvim:

    O erro da questão está em atribuir a excelência unicamente a um líder (por meio da liderança transformacional = o exercício desta se dá através de uma pessoa), quando na verdade é um trabalho de todos da organização.