-
Gabarito ERRADO (inverteu os conceitos)
DIFERENÇA - Um GED trata os documentos de maneira compartimentada (=não preserva a organicidade/contexto dos documentos), enquanto o SIGAD parte de uma concepção ligada a ciência da informação, ou seja, respeita os princípios e a organicidade documental (=sentido advindo da preservação do contexto documental e da relação entre os documentos);
-
Resuminho:
GED --> maneira compartimentada
SIGAD --> concepção orgânica
-
GABARITO: ERRADO
GED X SIGAD
Um GED trata os documentos de maneira compartimentada, enquanto o SIGAD o faz a partir de uma concepção orgânica, ou seja, os documentos possuem uma inter-relação que reflete as atividades da instituição que os criou. Além disso, diferentemente do SIGAD, o GED nem sempre incorpora o conceito arquivístico de ciclo de vida dos documentos;
RESUMO DA AULA DO GRAN CURSOS - PROF ÉLVIS MIRANDA.
-
Resolução: este último faz referência ao SIGAD e você sabe que quem trata os documentos de forma compartimentada, sem levar em consideração a organicidade, é a GED.
Resposta: errada
-
SIGAD → Relação Orgânica
GED → Maneira Compartimentada
-
GED x SIGAD
SIGAD: maneira orgânica
GED: maneira compartimentada
-
Segundo o Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos,
SIGAD (Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos) é:
"um conjunto de procedimentos e operações técnicas, característico do
sistema de gestão arquivística de documentos, processado por computador."
GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos) é o:
"Conjunto de tecnologias utilizadas para organização da informação não estruturada de um órgão ou
entidade, que pode ser dividido nas seguintes funcionalidades: captura, gerenciamento, armazenamento
e distribuição;
A diferença entre SIGAD e GED é que o SIGAD leva em consideração a organicidade, o contexto de produção, a relação entre os documentos e as funções institucionais para fazer a gestão. Já o GED, gere os documentos de forma individualizada/compartimentada/isolada. Além disso, o GED nem sempre leva em consideração a teoria das três idades - arquivos corrente, intermediário e permanente -, ao contrário do SIGAD. É como se o GED pudesse ser um sistema de gerenciamento que não necessariamente é arquivístico.
A questão afirma que o SIGAD trata os documentos de forma compartimentada, quando na verdade essa é uma característica aplicada ao GED.
Fonte: e-ARQ Brasil: Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos / Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos. 1.1. versão. - Rio de Janeiro : Arquivo Nacional, 2011.
nbsp;
Gabarito do Professor: ERRADO.