SóProvas


ID
2785855
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos instrumentos de descrição de documentos de arquivo, julgue o item subsequente. Considere que as siglas NOBRADE, ISAD (G), ISAAR (CPF), ISDF, ISDIAH, sempre que empregadas, se referem, respectivamente, à

Norma Brasileira de Descrição Arquivística
Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística
Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias
Norma Internacional para Descrição de Funções
Norma Internacional para Descrição de Instituições com Acervo Arquivístico

A NOBRADE é uma reprodução, em língua portuguesa, das disposições da ISAD (G) e da ISAAR (CPF), cujo principal objetivo é a padronização da descrição de documentos por meio da repetição de informação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

     

    A NOBRADE não é uma mera tradução das normas ISAD(G) e ISAAR(CPF), que já existem e estão publicadas. Seu objetivo, ao contrário, consiste na adaptação das normas internacionais à realidade brasileira, incorporando preocupações que o Comitê de Normas de Descrição do Conselho Internacional de Arquivos (CDS/CIA) considerava importantes, porém, de foro nacional. Esta norma deve ser intensamente divulgada no âmbito das instituições arquivísticas e nos eventos ligados aos profissionais da área, de modo a possibilitar o seu aperfeiçoamento (página 5 da NOBRADE);

  • Acredito que o maior erro da questão esteja, de acordo com a pág. 12 da própria NOBRADE, a parte final da assertiva. Que fala acerca da repetição. Afinal, segundo a NOBRADE, um dos objetivos da descrição é a:

    "Não repetição da informação – com o objetivo de evitar redundância de informação em descrições hierarquicamente relacionadas."

  • ERRADO

    Não é uma reprodução mas antes uma adaptação das normas internacionais à realidade brasileira.

  • GAB. ERRADO

    A NOBRADE não é uma mera traduç ão s normas ISAD(G) e ISAAR(CPF), que já existem e estão publicadas. Seu 

    objetivo, ao contrário, consiste na adaptação das normas internacionais à realidade brasileira.

  • Complementando sobre a NOBRADE:

    "Esta norma estabelece diretivas para a descrição no Brasil de documentos arquivísticos, compatíveis com as normas internacionais em vigor ISAD(G) e ISAAR(CPF), e tem em vista facilitar o acesso e o intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional."

  • A NOBRADE não é uma tradução da ISAD(G) e da ISAAR(CPF). O objetivo de sua criação é adaptar as normas internacionais à realidade brasileira e uma das frentes é buscar a padronização da descrição.

    Além disso, a não repetição da informação, com o objetivo de evitar redundâncias, é um dos pressupostos básicos da NOBRADE.

    Brasil. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.

    Gabarito do Professor: Errado.
  • Resolução:

    A NOBRADE não é uma tradução da ISAD(G) e da ISAAR(CPF). O objetivo de sua criação é adaptar as normas internacionais à realidade brasileira e uma das frentes é buscar a padronização da descrição.

    Além disso, a não repetição da informação, com o objetivo de evitar redundâncias, é um dos pressupostos básicos da NOBRADE.

    Brasil. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.

    Resposta: errada