SóProvas


ID
2785864
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito dos instrumentos de pesquisa e da indexação de documentos, julgue o item que segue.

Mesmo após disponibilizar os instrumentos de pesquisa, o profissional arquivista ainda se faz necessário para orientar os usuários com relação ao uso dos instrumentos de busca.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o gabarito da banca. Vá lá CESPE, o que que o Arquivista faz?

    Entre váriASSSSSSS funções está a de orientar o consulente sobre o que de fato HÁ no acervo. 

    Tem usuário que pega um catálogo/inventário na mão e pergunta se é de comer. 
     

    Blz, tá anotado aqui no meu caderno que a gte só tem que ver os consulentes desfilarem pela Área de Recepção de Usuários. 
    #consulentesfashionweekshow

  • ABSURDO!

  • essa quem não estudou, acertou

  • só acertou quem comprou o gabarito, pq ate quem não estuda vai pela logica e erra.

  • Por excelência, a função básica e primordial de uma Arquivo é SERVIR ao cidadão. A construção de instrumentos de pesquisa realmente devem ser de tal forma que qualquer usuário possa utiliza-lo com facilidade, porém, sem orientações de um Profissional Arquivista, estes usuários não vão nem saber da existência desse instrumento, quanto mais do uso correto. No mínimo estranho essa abordagem da Banca.

  • Em 22/04/19 às 13:10, você respondeu a opção E.

    Você acertou!Em 04/02/19 às 17:43, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!Em 04/02/19 às 17:30, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!Em 14/01/19 às 21:31, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!Em 19/12/18 às 15:15, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!Em 12/12/18 às 09:55, você respondeu a opção C.

    !

  • Sendo assim vamos digitalizar tudo e acabar com a profissão do Arquivologista... AFF

  • Eu tiro por mim, sempre vou ficar na dúvida para pesquisar ! Me ajuda aquiii pô.

  • depois demite? joga fora?

  • Mesmo após disponibilizar os instrumentos de pesquisa

    gente, o papel do arquivista é produzir os instrumentos de pesquisa e dispor de forma correta o arquivo e nao informar como pesquisar

    kkkkkkkkkkk

  • Se mesmo com o instrumento de pesquisa em mãos o usuário não consegue achar o que precisa então não precisa instrumento de pesquisa pois ele não está funcionando. Vá e pergunte direto para o arquivista.

    O objetivo do instrumento de pesquisa é que o usuário consiga a partir dele achar sozinho o que procura. Claro que isso não acontece 100% das vezes.

  • Mesmo após disponibilizar os instrumentos de pesquisa, o profissional arquivista ainda se faz necessário para orientar os usuários com relação ao uso dos instrumentos de busca.

    Os instrumentos de busca são feitos para auxiliar o usuário por si só. o arquivista - enquanto o usuário tiver os instrumentos necessários - não precisa entrar em cena, porem nada impede de auxiliar caso seja necessário

  • Se o arquivista fosse necessário para auxiliar no uso de ferramentas de buscas, então ele não criou boas ferramentas de buscas ...

    Gaba: ERRADO.

  • Questão divergente. Afinal os métodos de busca necessitam ser precisos. Do contrário não são bons. Porém, o profissional é necessário para orientar. Inclusive a lei que regulamenta a profissão estabelece que é dever do profissional orientar.
  • ahhh cespe, te orienta meu anjo

  • Como dizem: treino é treino, jogo é jogo.....

  • Os instrumentos de pesquisa são ferramentas criadas para guiar a busca pelo documento desejado. Há vários tipos de instrumentos. Exemplos: guia, inventário, catálogo e índice. Cada tipo de instrumento de pesquisa possui um objetivo e um nível de abrangência.

    O guia, por exemplo, é um instrumento de pesquisa mais geral existente. Nele só constarão informações superficiais sobre o acervo, tais como: formas de acesso, dados de contato, conjuntos documentais e responsáveis.

    Os instrumentos de pesquisa devem ser elaborados para que o interessado possa identificar claramente se o conjunto documental descrito o interessa, sem ajuda adicional. Entretanto, diante de um dos papeis do arquivista, que é facultar o acesso, o ideal é que esse profissional auxilie, em caso de necessidade. Outro ponto de vista a ser considerado é que não necessariamente um arquivista deve auxiliar, mas qualquer pessoa que trabalhe no setor. A ideia é que alguém auxilie, caso o usuário necessite. 

    A questão não concorda com esse auxílio adicional do arquivista e não abre a possibilidade de outro profissional fornecê-lo, afirmando que não há necessidade dessa intervenção, como se o instrumento de pesquisa bastasse. 

    É necessário analisar possíveis cobranças sobre esse assunto, de modo que o posicionamento da banca se consolide nesse sentido ou não. 


    Gabarito da banca: ERRADO.

    Gabarito do Professor: CERTO.

  • O gabarito é realmente errado; e a leitura que foi feita tbm.

    A interpretação correta é de que para CADA APLICAÇÃO ele destinou metade do que tinha + 2.000; ex.: se tinha 10.000 destinou 7.000 (5.000 + 2.000) e restou 3.000 para a próxima aplicação.

    Assim, resolvendo a questão de forma recursiva partindo dos 160.000 ainda restará 250,00 e não somente 6.000.