SóProvas


ID
2786392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando a possibilidade de intervenção de restauro em um edifício tombado em processo de arruinamento, julgue o item que se segue, com base nas teorias da restauração.


No restauro crítico, são consideradas tanto a dimensão formal quanto a dimensão documental do edifício, o que está em concordância com a teoria de Gustavo Giovannoni.

Alternativas
Comentários
  • Para Giovannoni o restauro não pode ser decidido visando apenas sanar problemas estéticos, mas solucionar questões mais complexas e profundas. Para tanto, torna-se necessário um estudo documental e arquivístico que possibilite o conhecimento histórico das modificações às quais o monumento foi submetido ao longo de sua vida, criando-se assim um equilíbrio entre a verdade histórica e os problemas de natureza estética que a obra exige.

    Embora sua teoria tenha sido amplamente utilizada e aplicada entre as duas grandes guerras, após a Segunda Guerra, perante o tamanho das destruições provocadas pelo conflito bélico, chegou-se à conclusão de que entre a teoria e a prática, o que deve imperar é o bom senso. Neste caso em especial, a restauração foi decidida de forma racional utilizando métodos que tinha muito pouco a ver com a restauração histórica, científica ou filológica

    Após a Segunda Guerra, as teorias de Giovannoni entram em crise e posições, como as de Roberto Pane e Renato Bonelli, sobre a teoria da restauração a partir de uma ótica idealista, começam a realizar as primeiras formulações verdadeiramente coerentes para nossa realidade atual. Roberto Pane foi o primeiro a formular os fundamentos da restauração crítica, fruto da duplicidade entre os aspectos históricos e estéticos de uma mesma obra, que foram, depois, aprofundados por Renato Bonelli, Pietro Gazzola e Cesare Brandi.

    http://www.arquiamigos.org.br/info/info14/i-restauro.htm

    Giovannoni manifesta-se contra os acrescentos a que chama de restauro de inovação. Caso os acrescentos sejam absolutamente necessários, estes deverão ser identificados e datados, através da utilização de novos materiais que se adaptem harmoniosamente aos originais. No entanto os complementos que se sobrepuseram no edifício devem ser respeitados e identificados, podendo ser removidas as partes sem valor que com a sua remoção não afectem o edifício. 

    www.civil.uminho.pt/revista/artigos/Num20/Pag%2031-44.pdf

    Acho, então, que o conceito de restauração crítica é posterior a Giavannoni e não é atribuído a ele.

    Se alguém poder contribuir, essas questões estão bem difíceis!

    GAB E

  • Giavannonni está ligado ao restauro científico.

  •  Em 1939 É institucionalizada a figura do restaurador. Até 1944 o restauro científico revela a sua inadequação quando se tem que enfrentar as consequências das destruições provocadas pela guerra; acaba por ser substituído pelo restauro crítico, que sublinha como a primeira preocupação do restaurador deve ser necessariamente a que se dirige para a revelação no monumento da plena presença da sua qualidade artística. Assim, o trabalho começa por uma ação estritamente crítica, que se exprime por um juízo baseado no critério de atribuição da prevalência absoluta ao valor artístico, em confronto com outros aspectos e características do edifício, os quais lhe ficam subordinados e em plano secundário. 

  • Complementando...

    Eugène Viollet-le-Duc => restauração estilística

    John Ruskin => restauração romântica

    Camillo Boito => restauro “científico” ou “filológico”, 

    Giavannonni => restauro científico.

    Cesare Brandi => restauro crítico