-
Modelos de desenho de cargos, segundo Chiavenato (1999):
Modelo clássico: as pessoas eram vistas como apêndices da máquina; demonstrava a fragmentação do trabalho, dividido na linha de produção. Enfase na eficiência e no conservadorismo dos cargos, sendo projetado para alcançar a redução de custos, a padronização das atividades e o apoio à tecnologia. Como desvantagem o fato de descrever cargos simples e repetitivos e de propiciar a desmotivação por causa do trabalho individualizado, monótono e monopolizado pela chefia.
Modelo humanístico: é também denominado modelo de relações humanas, pelo fato de ter surgido com a experiência de Hawthorne. Foi a partir dela que surgiu a Escola de Relações Humanas, na década de 1930. O movimento humanista foi uma reação pendular ao mecanicismo da administração tradicional da época e tentou substituir a engenharia industrial pelas ciências sociais, a organização formal pela organização informal, a chefia pela liderança, o incentivo salarial pelas recompensas sociais e simbólicas, o comportamento individual pelo comportamento em grupo e o organograma pelo sociograma.
Modelo contingencial: representa a abordagem mais ampla e complexa, pelo fato de considerar três variáveis simultaneamente: as pessoas, a tarefa e a estrutura da organização. No modelo contingencial, o desenho do cargo não se baseia na presunção de estabilidade e permanência dos objetivos e dos processos organizacionais, mas, ao contrário, é dinâmico e baseia-se na contínua mudança e revisão do cargo, como uma responsabilidade básica colocada nas mãos do gerente ou de sua equipe de trabalho.
ENRIQUECIMENTO DE CARGO
O enriquecimento de cargo representa uma forma de elevar a responsabilidade, os objetivos e os desafios das tarefas do cargo, podendo ser vertical (adição de responsabilidades de níveis de complexidade mais elevados)ou horizontal (adição de responsabilidade no mesmo nível de complexidade).
Segundo Chiavenato (1999), o enriquecimento do cargo pode proporcionar:
• elevada motivação intrínseca do trabalho;
• desempenho de alta qualidade;
• elevada satisfação com o trabalho;
• redução de rotatividade e absenteísmo.
Fonte: Ribas
-
I. O modelo clássico desenha cargos com o objetivo de eliminar tudo o que possa provocar fadiga física do trabalhador, de modo que minimize o esforço e a perda de tempo para a execução das tarefas.
II. O modelo contingencial leva em consideração, no desenho de cargos, as diferenças individuais das pessoas e as tarefas envolvidas.
Resposta: D
-
MODELOS DE DESENHO DE CARGOS
Modelo Clássico ou Tradicional - aspectos principais:
* A pessoa como apêndice da máquina
* Fragmentação do trabalho
* Ênfase na eficiência
* Conservantismo
Este modelo foi projetado para alcançar as seguintes vantagens: Redução de custos / Padronização das atividades / Apoio à tecnologia
Modelo Humanístico - ênfase nas pessoas e nos grupos sociais.
Modelo Contingencial - representa a abordagem mais ampla e complexa pelo fato de considerar 3 variáveis simultaneamente: as pessoas, a tarefa e a estrutura da organização. Esse modelo se baseia em 5 dimensões essenciais:
* Variedade
* Autonomia
* Significado das tarefas
* Identidade com a tarefa
* Retroação
Fonte: Livro "Gestão de Pessoas" de Idalberto Chiavenato, 4ª edição, pgs 178 a 182
-
Enriquecimento de cargo: é, basicamente, mais trabalho e mais responsabilidade. O funcionário se sente mais motivado, devido à maior confiança dada a ele, e, em contrapartida, tende a aumentar o desempenho. Pode ser:
Vertical: quando assume atribuições e responsabilidades de um superior hierárquico.
Horizontal: quando assume atribuições e responsabilidades de alguém do mesmo nível.
-
Fui por eliminação. A princípio eu só sabia o que era Enriquecimento do Cargo e o conceito está errado.
-
Enriquecimento horizontal: Aumenta a amplitude do cargo. Mais tarefas com mesma autoridade.
Enriquecimento vertical: Aumenta a profundidade do cargo. Mais autoridade nas tarefas.
-
Como o modelo clássico pode desenhar cargos com o objetivo de eliminar tudo o que possa provocar fadiga física do trabalhador, se tarefas repetitivas causa fadiga física?
-