SóProvas


ID
2786836
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

NÃO se refere ao planejamento tático:

Alternativas
Comentários
  • Planejamento Tático. Estes são planos com foco no médio prazo e com um pouco mais detalhes que o Planejamento Estratégico, mais ainda se mantendo enxutos e com certa visão holística.

    Uma das principais diferenças do Planejamento Estratégico para o Planejamento Tático é que o primeiro é voltado para a organização com um todo, já o segundo é orientado as áreas e departamentos da empresa, sendo o detalhamento com os meios para atingir os objetivos e metas da organização. Ou seja, podemos dizer que o Planejamento Tático é a decomposição do Planejamento Estratégico para cada setor, para cada área da empresa.

    No Planejamento tático as projeções também são feitas para um período um pouco menor, geralmente de 1 a 3 anos. E nesta etapa que vamos ter os planos de marketing, os planos de produção, planejamento de pessoal e tudo isto resultando no planejamento financeiro empresarial, com a visão geral de entradas e saídas da companhia para o período que está sendo planejado.

    A partir do Planejamento Tático temos como saída os Objetivos Táticos para cada unidade específica da organização (produção, finanças, marketing e de recursos humanos, etc.). Estes objetivos devem ser criados de forma a garantir que os Objetivos Estratégicos sejam alcançados.

    Alguns exemplos de Objetivos Táticos:

    Garantir que os pedidos de clientes sejam atendidos em no máximo 01 dia;

    Garantir que nenhum produto com defeito seja comercializado;

    Garantir que 100% dos funcionários possuam graduação;

  • Planejamento de Pesquisa e Desenvolvimento = NÍVEL ESTRATÉGICO/INSTITUCIONAL

  • caramba, essa questão minuscula matou 73% dos que responderam kkkkk. O pior é que eu faço parte dessa porcentagem :(

  • A letra E poderia ser entendida como fazendo parte do Planejamento Operacional, não? E, dessa forma, a questão seria anulada por ter duas respostas. O que acham?


  • É cada questão que, olha, sinceramente...

  • Aparentemente, pra FCC, o planejamento operacional faz parte do planejamento tático (o que fica evidente na presente questão, mas sei que tendemos a achar que a banca se equivocou no gabarito).



    Vejam a Q930954...



    A literatura define planejamento como “a determinação da direção a ser seguida para alcançar um resultado desejado”. (LACOMBE, Francisco. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Saraiva, 2012, p. 71). 

    Nesse sentido, tem-se que o planejamento


    D. operacional é relacionado à função gerencial e se desdobra em programas e projetos, com os respectivos orçamentos e cronogramas.

  • Ainda sobre a letra e)


    "Embora os planos operacionais sejam mais característicos da base da pirâmide organizacional, sempre há um conteúdo operacional em qualquer tipo de plano."

    (MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Administração para concursos. Rio de Janeiro: Método, 2016, p.165)

  • A alternativa E faz referência à Gestão da Produção e Operações.

    Segundo Chiavenato: "Os planos táticos geralmente são desenvolvidos para as áreas de produção, marketing, pessoal, finanças e contabilidade."

    Então, não confundir:

    Planejamento das Operações (empresas que prestam serviços) - área / departamento da empresa

    Planejamento operacional - nível dentro da estrutura organizacional em que ocorre o planejamento

  • Plano operacional é diferente de Plano de produção.

  • Considerei que caberia a letra E tbm, por se tratar de planejamento operacional

  • Só eu achei subjetiva demais a questão?

  • Vou lá saber

  • A questão em análise nos introduz um conceito relacionado ao Planejamento Organizacional. Infelizmente mais uma questão bem subjetiva da FCC e que requer uma paciente reflexão para respondê-la.  

    Planejamento corresponde a uma das quatro funções do administrador (planejar, organizar, dirigir e controlar). Segundo Paludo (2013), “planejamento é um processo racional para a tomada de decisão, com vistas a selecionar e executar um conjunto de ações, necessárias e suficientes, que possibilitarão partir de uma situação atual existente e alcançar um objetivo ou uma situação futura desejada".

    O planejamento pode ser dividido em Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional. O Planejamento Estratégico está voltado para o longo prazo e para o macroambiente (cenários políticos, econômicos, sociais, ambientais, legais) em que a empresa está inserida. O Planejamento Tático está voltado para o médio prazo e aborda questões ligada a cada área da empresa, como logística, gestão de pessoas, finanças e TI. O Planejamento Operacional está voltado para o curto prazo e para o microambiente, para as rotinas diárias, ou seja, para a operação da empresa, como ela opera determinado maquinário, como os empregados atendem ao público etc.

    Em face do exposto, podemos afirmar que Planejamento e Desenvolvimento de Produto/Mercado; Planejamento e Desenvolvimento de Recursos; e Planejamento de Novos Processos, são característicos do planejamento tático. Na oportunidade, cabe observar que planejamento operacional é diferente de planejamento das operações. Este representa a elaboração de um planejamento mais macro e, portanto, não está focado no curto prazo. Sendo assim, é considerado um planejamento tático. Ademais, Planejamento de Pesquisa e Desenvolvimento está mais voltado para o longo prazo (planejamento estratégico), pois o desenvolvimento organizacional e a pesquisa são ações que requerem um longo tempo de maturação para serem adotadas como estratégias empresariais. Sendo assim, a alternativa correta é a letra “B".

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “B".

    FONTE:
    PALUDO, Augustinho. Administração Pública. 3ª Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
  • Fui pelo mesmo raciocínio

  • Fui pelo mesmo raciocínio