SóProvas


ID
2792488
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  [Literatura e sociedade]


      Um dos maiores intelectuais brasileiros foi Antonio Candido. De formação sociológica, mas desde jovem também crítico literário, soube tirar grande proveito de sua abertura para ambas as instâncias, promovendo um diálogo permanente entre os domínios da livre imaginação artística e os das formações sociais, como ele próprio explicita nesta abertura de seu ensaio “Literatura de dois gumes”:

      “Traçar um paralelo puro e simples entre o desenvolvimento da literatura brasileira e a história social do Brasil seria não apenas enfadonho mas perigoso, porque poderia parecer um convite para olhar a realidade de maneira meio mecânica, como se os fatos históricos fossem determinantes dos fatos literários, ou como se o significado e a razão-de-ser da literatura fossem devidos à sua correspondência aos fatos históricos. A condição literária traz como condição necessária uma carga de liberdade que a torna independente sob muitos aspectos, de tal maneira que a explicação dos seus produtos é encontrada sobretudo neles mesmos. Como conjunto de obras de arte a literatura se caracteriza por essa liberdade extraordinária que transcende as nossas servidões. Mas na medida em que é um sistema de produtos que são também instrumentos de comunicação entre os homens, possui tantas ligações com a vida social que vale a pena estudar a correspondência e a interação entre ambas. A atitude adotada em tal estudo pode ser definida como sentimento dos contrários, isto é: procura ver em cada tendência a componente oposta, de modo a apreender a realidade da maneira mais dinâmica, que é sempre dialética.”

      Antonio Candido notabilizou-se, de fato, pelo exercício dessa compreensão dialética da relação entre literatura e sociedade, buscando reconhecer em cada uma o que há de específico, e avaliando ao mesmo tempo, na interação entre elas, o modo pelo qual cada uma se esclarece melhor na presença da outra.

                                                                                 (Cícero Agostinho, inédito

Está plenamente adequada a correlação entre os tempos e modos verbais na frase:

Alternativas
Comentários
  • Somando:

    É importante decorar!!!

     

    VERBOS                                                        CORRELAÇÃO                                         EXEMPLO

     

    Presente do subjuntivo                           Futuro do presente do indicativo             Caso eu estude, passarei no concurso.

     

    Pretérito imperfeito do subjuntivo           Futuro do pretérito do indicativo              Se eu estudasse, passaria no concurso.

     

    Futuro do subjuntivo                               Futuro do presente do indicativo             Quando eu estudar, passarei no concurso

    #Força!


     

  • NESSE TIPO DE QUESTÃO NÃO LEVA EM CONSIDERAÇÃO O MODO VERBAL, OU SEJA, INDICATIVO OU SUBJUNTIVO, MAS SIM O TEMPO EM QUE ELE SE ENCONTRA.

    PASSADO....COMBINA COM O PRÓPRIO PASSADO OU FUTURO DO PRETÉRITO.

    PRESENTE....COMBINA COM PRESENTE E FUTURO DO PRESENTE.

    VAMOS PARA QUESTÕES.

    A Não houvesse sido ele um crítico dialético, a relação estabelecida entre a arte e a sociedade não haverá -HAVERIA de ter alcançado o prestígio de uma fórmula lúcida. 

    PASSADO COMBINA COM PASSADO OU FUTURO DO PRETÉRITO.


    B Conquanto não seja imprescindível recorrer à História, o bom leitor logo entenderia-ENTENDERÁ que esta trará ganhos para a compreensão de um texto literário.

    MISTUROU PRESENTE COM PASSADO E ISSO NÃO PODE OCORRER. PRESENTE COMBINA COM PRESENTE OU FUTURO.

     

    C O que houver de específico num texto literário pode ajudar, e muito, na compreensão do que também se busque de específico na ordem dos fatos sociais. GABARITO


    D Talvez seja por aversão aos nossos limites que nos esqueceríamos de considerar a realidade assim que nos vejamos capturados por um romance. 

    COMEÇOU COM PRESENTE E DEPOIS VEIO FUTURO DO PRETÉRITO ISSO NÃO PODE OCORRER.

    E Caso o crítico deixe predominar em seu método de interpretação os valores da sociologia, não teria discernido o que é próprio da literatura. 

    COMEÇOU COM PRESENTE E DEPOIS VEIO FUTURO DO PRETÉRITO ISSO NÃO PODE OCORRER.

     

    PESSOAL SOU CONCURSEIRA NOVA.

    ALGUM ERRO ME AVISE.

    OBG.

  • Beleza, e em qual regra a letra c) se encaixa ?

  • A alternativa C se enquadra na correlação presente do indicativo (pode ajudar) + presente do subjuntivo (se busque).

    Ex.: Eu peço que você fale com fulano antes de qualquer coisa.

  • Eu acertei pela eliminação, porque fez mais sentido que as outras questões. Mas essa correlação eu não tinha visto antes. Errei outras, mas essa eu percebi a pegadinha, pois não é uma questão habitual de correlação ou equivalência verbal. E também é importante prestar atenção nos verbos, a questão é de linguagem rebuscada e isso pode confundir o candidato. Para que isso não ocorra é interessante prestar mais atenção nos verbos ou nas locuções verbais.

  • Fui forçado a marcar a "C".  Essa correlação não constava em minhas anotações. Acho que é nova. Talvez seja um novo padrão de cobrança. É bom anotar. Outra coisa : a correlação pretérito I do I + pretérito I do S também está sendo muito explorada. Veja Q933684/933683/933535