Trata-se de questão que exige do candidato conhecimentos acerca dos dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2016.
O Vigitel faz parte das ações do Ministério da Saúde para monitorar a frequência e a distribuição de fatores de risco e de proteção para doenças crônicas não transmissíveis nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.
Segundo o Vigitel, considera-se que houve substituição do almoço ou do jantar por lanches quando refeições completas baseadas em preparações culinárias são substituídas por sanduíches, salgados, pizza ou outros lanches. Os dados de 2016 mostraram que a maior frequência de substituição da refeição do almoço ou do jantar por lanches ao menos sete vezes por semana foi encontrada em Porto Alegre, onde 21,6% dos adultos maiores de 18 anos de ambos os sexos relataram esse comportamento.
Destaca-se que o Vigitel aponta esse e demais comportamentos de consumo alimentar em adultos acima de 18 anos, e não necessariamente em adultos obesos.
Portanto, a opção que corresponde a alternativa correta é a LETRA E.
Gabarito do Professor: Letra E.