SóProvas


ID
2792713
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na contemporaneidade, a gestão e o trabalho em saúde hospitalar devem considerar a concepção ampliada sobre o processo saúde-doença envolvendo as seguintes finalidades:

I. trabalho voltado a criar valor de uso para clientes ou usuários.
II. trabalho para atender às necessidades subjetivas dos trabalhadores no que diz respeito à construção de significado pessoal e à noção de pertencimento e autoria ao trabalho.
III. trabalho para contribuir para a reprodução social da organização (ex: profissionalização da gestão e projetos terapêuticos necessários ao bem-estar dos pacientes).
IV. trabalho orientado para a individualidade e deseconomia dos projetos a serem desenvolvidos.
V. trabalho voltado ao esforço individual eficiente e à adoção de uma antiga cultura institucional.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. trabalho voltado a criar valor de uso para clientes ou usuários. Certo

     

    II. trabalho para atender às necessidades subjetivas dos trabalhadores no que diz respeito à construção de significado pessoal e à noção de pertencimento e autoria ao trabalho. Certo

     

    III. trabalho para contribuir para a reprodução social da organização (ex: profissionalização da gestão e projetos terapêuticos necessários ao bem-estar dos pacientes). Certo

     

    IV. trabalho orientado para a individualidade e deseconomia dos projetos a serem desenvolvidos. Errado.

     

    Trabalho é orientado para a economia e para a coletividade.

     

    V. trabalho voltado ao esforço individual eficiente e à adoção de uma antiga cultura institucional. Errado.

     

    Trabalho é orientado para o esforço coletivo e adoção de novas culturas institucionais.

  • GABARITO D 

    QUESTÃO ESPECÍFICA DE GESTÃO HOSPITALAR/ ADMINISTRAÇÃO DE HOSPITAIS (NOTIFIQUEM PARA CLASSIFICAREM CORRETAMENTE)

     

  • As assertivas IV e V estão obviamente erradas. Sobra só a letra D.

  • Vamos analisar as alternativas:


    I - No trabalho em saúde, trabalha-se para o outro, para o cidadão, para o usuário do sistema ou do serviço de saúde, para o paciente e seus familiares etc. Trabalha-se para o outro, para a produção de algo que tenha valor de uso para este outro: curar sua doença, controlar algum agravo, prevenir alguma sequela, minimizar algum risco de adoecimento etc. 
    Portanto está correto quando se fala que o trabalho no processo saúde doença é voltado a criar valor de uso para clientes ou usuários. 


    II - Na gestão em saúde é preciso o reconhecimento do profissional, mas esse ponto conta muito a subjetividade, trata-se de colocar em questão os afetos que estão envolvidos nas relações de trabalho, incentivar que as questões subjetivas sejam valorizadas, colocar em análise as questões que surgem nos grupos, as resistências, as transferências, as tensões nas relações intersubjetivas etc. 
    Portanto a segunda afirmativa é verdadeira. 


    III - No trabalho em saúde, trabalha-se para a instituição, para sua permanência, sua estabilidade, sua viabilidade, mas também para suas mudanças, seu crescimento e suas inovações. Para isso é necessário várias ações como a profissionalização da gestão e projetos terapêuticos necessários ao bem-estar dos pacientes. 
    Terceira afirmativa está correta. 


    IV - No trabalho em saúde, trabalha-se para o cumprimento de metas das organizações, sua viabilidade financeira, sua competitividade no mundo das organizações. Portanto, deve-se visar na economia dos projetos apresentados. 
    Afirmativa quatro é falsa. 


    V - A nova gestão em saúde procura novas possibilidades que se relacionam com a maior participação dos trabalhadores na definição da organização dos processos de trabalho, não trabalha somente com o individual, mas, principalmente, com o coletivo, levando a uma nova cultura institucional. 
    Logo, a última afirmativa é falsa. 


    Gabarito do professor: Letra D. 

    Bibliografia 

    Brasil. Ministério da Saúde. Acolhimento na Gestão e o Trabalho em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde, 1° edição, Brasília, 2016.