SóProvas


ID
2795665
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sobre o Código de Ética do profissional de Relações Públicas, analise as afirmativas a seguir.

I. É vedado ao profissional de Relações Públicas atender clientes concorrentes, sem prévia autorização das partes atendidas, bem como pleitear para si emprego, cargo ou função que esteja a cargo de outro profissional de Relações Públicas, sem o pedido deste.
II. Não existe lobby legal, portanto é vedado ao profissional de Relações Públicas exercer a função, visto que há normas que o impedem, emanadas pelo Congresso Nacional, pelas Assembleias Legislativas Estaduais e pelas Câmaras Municipais.
III. É vedada ao profissional de Relações Públicas a divulgação de informações falsas, mas é permitida a difusão de notícias que não possam ser comprovadas por meio de fatos conhecidos e demonstráveis, desde que sejam favoráveis à organização representada.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • O CONFERP AGOSTO / 2001

    Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas diz:

    I - Artigo 6º – É vedado ao profissional de Relações Públicas atender clientes concorrentes, sem prévia autorização das partes atendidas.

    Artigo 13 – O profissional de Relações Públicas não pleiteará para si emprego, cargo ou função que esteja sendo exercido por outro profissional de Relações Públicas.

    II - Artigo 29 – No exercício de Lobby o profissional de Relações Públicas deve se ater às áreas de sua competência, obedecendo às normas que regem as matérias emanadas pelo Congresso Nacional, pelas Assembléias Legislativas Estaduais e pelas Câmaras Municipais.

    Ou seja, existe SIM lobby legal, sendo permitido ao profissional de Relações Públicas exercer a função, visto que há normas que o permite, emanadas pelo Congresso Nacional, pelas Assembleias Legislativas Estaduais e pelas Câmaras Municipais.

    III - Artigo 2º – Ao profissional de Relações Públicas é vedado:

    d) Disseminar informações falsas ou enganosas ou permitir a difusão de notícias que não possam ser comprovadas por meio de fatos conhecidos e demonstráveis.

    Logo, NÃO é permitida a difusão de notícias que não possam ser comprovadas por meio de fatos conhecidos e demonstráveis, mesmo que sejam favoráveis à organização representada

    Gab: Letra A - I, apenas.