Vemos no Código de ética Do Jornalista exemplos dessa Responsabilidade para com seu público:
Art. 3º O exercício da profissão de jornalista é uma atividade de natureza social, estando sempre subordinado ao presente Código de Ética.
Art. 6º É dever do jornalista:
I - opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão, bem como defender os princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos;
II - divulgar os fatos e as informações de interesse público;
III - lutar pela liberdade de pensamento e de expressão;
VII - combater e denunciar todas as formas de corrupção, em especial quando exercidas com o objetivo de controlar a informação;
X - defender os princípios constitucionais e legais, base do estado democrático de direito;
XI - defender os direitos do cidadão, contribuindo para a promoção das garantias individuais e coletivas, em especial as das crianças, dos adolescentes, das mulheres, dos idosos, dos negros e das minorias;
XIII - denunciar as práticas de assédio moral no trabalho às autoridades e, quando for o caso, à comissão de ética competente;
XIV - combater a prática de perseguição ou discriminação por motivos sociais, econômicos, políticos, religiosos, de gênero, raciais, de orientação sexual, condição física ou mental, ou de qualquer outra natureza.
Gabarito: CERTO
Meios de Assegurar a Responsabilidade Social da Mídia (MARS)
Os mecanismos de promoção da responsabilidade social da mídia se diferenciam da censura e da autocensura jornalística. Há três formas de promover ética e qualidade na atuação da mídia:
a "livre" atuação da imprensa;
a interferência estatal;
a busca de construção de espaços compartilhados.
Dentre os MARS ou System of Media Accountability, pode-se citar: colunas de correção de erros, seções de cartas dos leitores, colunas de Ombudsman/provedor dos leitores nos jornais, revistas de jornalismo, observatórios de imprensa e códigos de ética dos veículos.
Bertrand tipifica e classifica as experiências de MARS de três maneiras: meios externos, meios internos e formas cooperativas.
A partir do relatório da Comissão McBride, da Teoria Libertária e da Teoria da Responsabilidade Social da Imprensa, a hipótese é que os Conselhos de Comunicação, Conselhos de Imprensa, Ombudsmans e Conselho de Leitores constituem como alternativas de prestação de contas (accountability), de mediação e de arbitragem, buscando adquirir visibilidade, confiança e o apoio do público em favor de uma mídia mais equânime.
Fonte: http://www.comuniqueiro.com/dicionario/meios-de-assegurar-a-responsabilidade-social-da-midia-mars