SóProvas


ID
2797792
Banca
CS-UFG
Órgão
Câmara de Goiânia - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

David Garvin (2002) classifica a evolução da qualidade em quatro eras, a saber:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Sobre a evolução histórica dos estudos da qualidade, Garvin (2002) destaca quatro etapas: Inspeção; Controle Estatístico da Qualidade; Garantia da Qualidade; e Gerenciamento Estratégico da Qualidade


    fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/gestao-da-qualidade/25638/

  • David A. Garvin, um dos mais recentes gurus da Qualidade, ajuda a esclarecer a evolução da qualidade por meio de uma divisão em quatro eras, ou fases - Inspeção; Controle Estatístico da Qualidade; Garantia da Qualidade; e Gestão Estratégica da Qualidade - porém, o início de uma nova fase não exclui as precedentes.


    Professor Rafael Ravazolo - Casa do Concurseiro (Apostila MPU 2018)

  • Complementando:

    Eras da gestão da qualidade:

    1. Era da inspeção: Não se preocupa com a prevenção. Descarte. Produtos verificados um a um. Cliente participa da inspeção. Esta encontra defeitos, mas não produz qualidade.

    2 Era do controle estatístico: Produtos verificados por amostragem, métodos estatísticos. Departamento especializado faz a análise. Ênfase na localização dos defeitos. Descobre e corrige.

    3 Era da garantia/qualidade: Previne defeitos e desperdícios. Defeito zero. Holístico.

    4 Gestão da qualidade total: Engloba todos os membros e setores da organização. Processo produtivo controlado, estratégico. Longo prazo. Ênfase na prevenção de defeitos. Foco no cliente. Qualidade assegurada, sistema de administração da qualidade.

    Fonte: aulas prof. Carlos Xavier e resumo de adm. geral Sheyla.

  • Há pouco tempo li aqui nos comentários INES GATO que auxília a memorizar as eras da qualidade.

    IN - Inspeção

    ES - Estatística

    GA - Garantia da Qualidade

    TO - Qualidade Total

  • Faltou escrever Gestão Estratégica da Qualidade.
  • A banca utilizou um autor específico para trazer a evolução em eras da qualidade. Contudo, temos basicamente a mesma evolução que vimos com Maximiano: inspeção, controle estatístico e qualidade total.

    David Garvin propõe ainda uma fase de transição entre o controle estatístico e a qualidade total, a qual ele denomina de garantia.

    Gabarito: B

  • Prezados, gabarito letra B. Vejamos alguns conceitos:

    De acordo com Ribeiro (2008), a evolução da qualidade pode ser analisada sob várias etapas, tais como:

    a) 1ª etapa (1900) - Controle da Qualidade pelo Operador;

    b) 2ª etapa (1918) - Controle da Qualidade pelo Supervisor;

    c) 3ª etapa (1937) - Controle da Qualidade por Inspeção;

    d) 4ª etapa (1960) - Controle Estatístico da Qualidade; e

    e) 5ª etapa (1980) - Controle da Qualidade Total.

    A qualidade nos momentos atuais, passa para uma nova etapa, a Visão Estratégica Global.

    Conforme Garvin (2002), o desenvolvimento da qualidade caracterizase nas seguintes eras:

    1) Era da inspeção formal;

    2) Era do controle estatístico do processo;

    3) Era da garantia da qualidade; e

    4) Era da gestão estratégica da qualidade.

    Já para Maximiano, as eras da qualidades são dividas em: Era da inspeção, Era do controle estatístico do processo (CEP), Era da qualidade total.

    Bons estudos.

  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos sobre a gestão da qualidade. Para responder corretamente à questão, precisamos apontar a alternativa que traz as eras da qualidade segundo Garvin.

    David Garvin classifica a evolução da qualidade em quatro eras, que são:

    1. Inspeção: até parte do século XIX praticamente tudo era fabricado por artesãos e a inspeção era, por isso, uma atividade natural e corriqueira, realizada em conjunto com a fabricação. No período da era da inspeção, o que importava era o produto, não o processo.
    2. Controle Estatístico da Qualidade: em 1931, com a publicação de "Economic control od quality of manufactured product", obteve-se uma o caráter científico na busca pela qualidade por meio de controles estatísticos, através do controle de processos e da amostragem . Nesta fase surgiram os primeiros círculos de controle, gráficos de controles e propositura do ciclo PDCA.
    3. Garantia da Qualidade: surge após a II guerra mundial, com a American Society for Quality nos Estados Unidos. Nesta era, Juran lança um modelo que envolvia planejamento e apuração dos custos de qualidade. Feingenbaum pioneiro em tratar a qualidade de forma sistêmica, formulando o sistema de Controle da Qualidade Total. Crosby lançou o os elementos que deram origem ao programa Zero Defeito. No mesmo período, no Japão, Deming foi responsável por alavancar o processo de qualidade, junto com ele, Juran, em 1954, introduziu a era da garantia da qualidade, em que o controle da qualidade deixa de ser um processo tecnológico e passa a envolver todos os aspectos organizacionais.
    4. Qualidade Total/Gestão estratégica da qualidade: Tendo o consumidor como foco, consolida-se o entendimento de que a qualidade é uma uma disciplina estratégica. Nessa era, entende-se que não importa fazer os melhores produtos com os melhores processos se o produto não atende às necessidades do cliente. Segundo Paladini (2009) a gestão estratégica da qualidade requer que os objetivos e metas sejam orientados para os objetivos estratégicos do negócio. Requer também uma abordagem sistêmica, com valores e princípios, liderança inovadora, satisfação dos clientes e desenvolvimento organizacional, além da melhoria contínua de seus processos, produtos, serviços e relacionamentos.

    Após analisar o assunto, concluímos que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fontes:

    MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.

    PALADINI, E. P. Avaliação estratégia da qualidade. São Paulo: Editora Atlas, 2002.