SóProvas


ID
2797819
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.


    A sistematização dos fatos, feita pelos cientistas ou estudiosos, não passa, por mais complicada que pareça, disto mesmo − de sistematização dos fatos. Com o tempo, um estudo muito aplicado fica inacessível para aqueles que não se dedicaram muito a ele. Por isso não entendemos de medicina, direito ou matemática − a não ser que sejamos médicos, juristas ou matemáticos. Cada nova geração herda esse patrimônio de conceitos e palavras e tenta aperfeiçoá-lo, modificá-lo, revê-lo e assim por diante. Então, por mais que pareça um termo complicado, não existe nada de intrinsecamente difícil em “ideologia”. Ela é simplesmente a palavra usada para descrever um conjunto de fatos que é parte integrante de nossas vidas, sendo mesmo difícil conceber um ser humano que não abrigue alguma forma de pensamento ideológico. A ideologia é uma maneira de pensar, uma espécie de “forma” em que moldamos o mundo.

    Uma determinada maneira de ver o mundo não pode deixar de procurar uma lógica para todos os fatos observáveis, sob o risco de tornar-se incoerente e insatisfatória. A ideologia incorpora sempre uma teoria sobre o mundo, uma explicação totalizante. Por conseguinte, está relacionada com a existência de classes sociais.

    As classes sociais e o número de denominadores comuns que, nas sociedades de hoje, podem unir as pessoas não são tão simples ou esquemáticos. É claro que, entre assalariados, existe uma enorme diferença quando um deles ganha cem salários mínimos e o outro apenas um. Da mesma forma, existem divergências inconciliáveis entre um industrial e um proprietário de terras.

    A assunção de uma ideologia não deve ser encarada como algo mecânico. Não se pode esperar que pertencer a uma classe social definida determine, por si só, nossa maneira de pensar e agir, pois há inúmeros fatores que podem, de certa forma, bloquear a consciência de nossa própria situação e induzir a que vejamos como nossos os interesses da classe oposta. O ser humano, além disso, não é uma máquina que reage mecanicamente da mesma forma ao mesmo comando, nem um animal que funcione à base de reflexos condicionados (embora haja quem pense o contrário), de maneira que a formação do pensamento ideológico não é um processo singelo.

    As ideologias e as posições políticas são, ainda hoje, muito vistas em termos de Esquerda e Direita. Ao contrário do que seu uso indiscriminado pode sugerir, não são conceitos claros e a maioria das pessoas teriam dificuldade para defini-los com alguma precisão. As palavras estão sujeitas a empregos arbitrários e abusivos, de tal forma que acabam por ter seu sentido diluído ou tornado imprestável para uma comunicação adequada.


(Adaptado de: RIBEIRO, João Ubaldo. Política: Quem manda, por que manda, como manda. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011, edição digital)

... uma espécie de “forma” em que moldamos o mundo. (1o parágrafo)

O segmento sublinhado acima pode ser corretamente substituído por:

Alternativas
Comentários
  • " A ideologia é uma maneira de pensar, uma espécie de “forma” em que moldamos o mundo. "

     

    O mundo é moldado na (Letra E) ideologia e não com a (Letra A) ideologia.

  • Gabarito - E

     

     

    "... uma espécie de “forma” em que moldamos o mundo."

     

     

    O mundo é moldado NA ( em + a ) forma.

     

     

     

    PRONOMES RELATIVOS

     

     

    Quando se tratar de lugar:

     

     

    Onde / Em que / No qual / Na qual

     

     

    Quando se tratar de restrição ou explicação:

     

     

    Que / O qual / A qual / Os quais / As quais

     

     

     

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • Lendo como Sérgio Farias comentou fica muito tranquilo de interpretar. Parabéns pelo comentário. 

  • Resolvi na base da técnica.

    EM +A = NA

  • Esse sérgio é um anjo! Obrigada pela explicação. Português eu tiro minhas dúvidas com seus comentários! show!

  • quem é sergio farias?


  • Fica difícil resolver pelo celular, pois pelo menos para mim não aparece nenhum termo sublinhado
  • Ao responder questões de pronomes relativos com regência, DEVEMOS SEMPRE OLHAR PARA O TERMO SEGUINTE.

    1° Devemos ver se o VERBO seguinte ao relativo pede uma preposição.

    Nesse questão já colocaram todos os relativos com preposição, mas têm questões que vem alternativas com preposição e alternativas sem preposição. Nessa situação devemos fazer esse passo. (O verbo seguinte pede preposição?)

    2° Ao verificar se o verbo pede ou não preposição, verificar qual é o relativo usar.


  • Excelente o comentário do colega Sérgio Farias.

  • Errei mas, fico feliz de ver comentários que nos ajudam a refletir e corrigir !

    Valeu Sérgio e os demais !

  • Pronome relativo: concorda com o nome anterior.

    Neste caso:

     uma espécie de “forma” em que moldamos o mundo.

    Forma, nome anterior que o pronome relativo concorda.

    Desta forma, já eliminaríamos as alternativa A, D. (masculino não concorda com a forma que é feminino)

    Eliminaríamos a alternativa B, pois o AONDE, somente pede a preposição A. (verbos ir, voltar, chegar, dirigir: ideia de movimento)

    EM QUE = NO QUE

  • EM + A = NA

  • O verbo moldar é transitivo direto: Não deveria ter preposição antes do pronome relativo (que), mas admitindo que essa preposição (em) esteja certa(em do verbo moldar+a qual por causa do substantivo feminino forma>>>>fica em+a qual=na qual.

    Resposta certa= letra E.

  • Para ter certeza que a expressão cabe na oração, substitua o termo pela preposição em mais o pronome relativo que, pois os dois possuem a mesma função. 

    Uso correto do qual

    Esta é a casa na qual morei. Esta é a casa em que morei.
    Quem mora, mora EM algum lugar. Portanto, o uso está correto.

    Fonte: Google 

  • Na frase original, o pronome relativo “que” retoma o termo antecedente “forma” (pronuncie “fôrma”), que também pode ser retomado pelo relativo “a qual”. Por sua vez, o verbo “moldar” exige a preposição “em” para se ligar ao termo antecedente “forma”. Da união da preposição EM com o relativo A QUAL nasce a forma NA QUAL.

    Resposta: E 

  • Letra E

    A expressão "em que", caracteriza por retornar palavra antecedente.

    A palavra "que" deve ser substituída por "o qual" e "na qual"

  • na qual

  • José Maria | Direção Concursos

    06/11/2019 às 19:00

    Na frase original, o pronome relativo “que” retoma o termo antecedente “forma” (pronuncie “fôrma”), que também pode ser retomado pelo relativo “a qual”. Por sua vez, o verbo “moldar” exige a preposição “em” para se ligar ao termo antecedente “forma”. Da união da preposição EM com o relativo A QUAL nasce a forma NA QUAL.

    Resposta: E 

  • Equivalência em pronomes relativos:

    QUE ---> A QUAL, O QUAL (+variações)