SóProvas


ID
2798365
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Se o orçamento público for elaborado com base na concepção do orçamento-programa, terá como um dos principais critérios de classificação da despesa orçamentária aquele por

Alternativas
Comentários
  • Considera aspectos econômicos e SOCIAIS.
  • A finalidade essencial da classificação programática é demonstrar as realizações do Governo e a efetividade de seu trabalho em prol da população, visando permitir a representação do programa de trabalho.

     

    função pode ser traduzida como o maior nível de agregação das diversas áreas de atuação do setor público. Está relacionada com a missão institucional do órgão, por exemplo, educação, que guarda relação com os respectivos Ministérios e a se tivermos que fazer um estudo sobre as despesas da União com Ensino, devemos consultar a respectiva subfunção.

     

    Fonte: Estratégia Concursos.

  • O orçamento-programa tem como ênfase o que o governo faz (eficácia nas ações), contrário à concepção do orçamento tradicional, que tem como escopo o que se gasta (objeto do gasto). O principal critério de classificação das despesas na metodologia do orçamento-programa é o funcional-programático.

     

    "Na estrutura atual do orçamento público, as programações orçamentárias estão organizadas em programas de trabalho, que contêm informações qualitativas e quantitativas, sejam físicas ou financeiras" (Pg.32, MTO 2018). 

     

    Nas informações qualitativas, encontram-se a classificação funcional (função e subfunção - em que áreas de despesa a ação governamental será realizada) e estrutura programática, que está inserido o programa (Qual o tema da política pública). 

     

    Como já dito, no orçamento-programa o foco é nas ações do governo, no que ele realiza e se as ações foram eficazes (guarde isso: ações eficazes). Ou seja, se os objetivos foram realmente atingidos. 

     

    Por esse motivo a alternativa correta é a letra c: estrutura programática e o objetivo de um programa vinculado à função educação poderá ser a redução do analfabetismo. Se esse objetivo for atingido, tem-se portanto uma ação eficaz. 


    A alternativa b está errada porque aumentar o número de livros adquiridos, vinculado a uma ação da área de educação, está mais relacionado a uma INICIATIVA (o que será entregue pela política pública) e não a um OBJETIVO (o que se pretende alcançar com a implementação da política pública). Além do mais é um aspecto quantitativo, que possui duas dimensões: física e financeira. Quantidade de livros a serem adquiridos é uma meta física, O QUE SERÁ ENTREGUE. 

    Lembre-se de que, num programa de governo as informações principais constam: o OBJETIVO e a INICIATIVA

     

    Questão difícil!!  

     

     

     

  • Nunca entendi essa questão.

  • Comentário 1: questão difícil do inferno!

    Comentário 2: Orçamento-Programa; Instrumento de  planejamento da ação do governo, por meio da identificação dos seus programas de trabalho, projetos e atividades, com estabelecimento de objetivos e metas a serem implementados e previsão dos custos relacionados. Privilegia aspectos gerenciais e o alcance de resultados.
     

     

    Respondi a questão comparando o orçamento programa com o orçamento classico, no qual baseava-se apenas no contábil, financeiro, daí talvez coubesse a alternativa B, mas como o pedido foi o orçamento-programa baseei-me na qualidade de obtenção de objetivos e metas.

  • A organização dos programas compreende a definição dos problemas a serem solucionados e necessidades a serem atendidas. A partir daí são definidos OBJETIVOS E INICIATIVAS para concretizar esses objetivos ( para solucionar os problemas e atender as necessidades). Problemas são demandas não satisfeitas, carências ou oportunidades identificadas, que, ao serem reconhecidas e declaradas pelo governo, passam a integrar a sua agenda de compromissos. A identificação precisa das causas dos problemas são fatores indispensáveis para a definição das Iniciativas que irão combatê-las.

    Fonte: Augustinho Paludo Administração pública 3° .edição

    GABA "c"

  • Retirado do comentário de algum colega aqui do QC.

    Orçamento Programa: expressa o compromisso e as ações do governo para a sociedade, pois indica com clareza os objetivos. A sua ênfase é nas realizações, e a avaliação de resultados abrange a eficácia (alcance das metas) e a efetividade (análise do impacto final das ações). O foco é no que se realiza, e não nos gastos.

  • Na LOA as AÇÕES são identificadas em termos de : Função, subfunção, programa, projeto, atividade, operação especial.

    orçamento-programa----> classificação programática---> fim: produtos finais  da ação governamental.

  • INDIQUEM PARA COMENTÁRIO!!!!! Alguém pode comentar a alternativa E por favor?

  • O Orçamento Participativo tem estrutura PROGRAMÁTICA, que é a aplicação de recursos em despesas relacionadas a implementação de PROGRAMAS DE GOVERNO atrelados a uma meta que satisfaz uma necessidade.

    Leu ESTRUTURA PROGRAMÁTICA é ORÇAMENTO PROGRAMA

    o foco não é na despesa, é no CUSTO-BENEFÍCIO, então não podia ser a E

    e aumentar numero de médicos, numero de livros, numero de vacinas não são metas tão fundamentais quanto "Reduzir o Analfabetismo"

  • O Orçamento- Programa tem como ênfase não os meios, mas SIM OS FINS, priorizando a classificação funcional e a ESTRUTURA PROGRAMÁTICA.

    (entende-se por fim: redução do analfabetismo.)

    Cada programa em regra tem um OBJETIVO e um indicador que o programa visa quantificar, além disso no programa fica claro os bens a serem entregues e o objetivo que deseja atingir

    (objetivo de um programa vinculado à função educação)

    Portanto, concluo que a alternativa que mais se encaixa no Orçamento -Programa é a "C".

    O restante das alternativas me pareceu mais um MEIO para se atingir um objetivo, como por exemplo:

    b) estrutura programática e o objetivo de um programa vinculado à função educação poderá ser aumentar o número de livros adquiridos.

    (VC PREFERE QUE O GOVERNO SÓ AUMENTE O NÚMERO DE LIVROS OU REDUZA O ANALFABETISMO?) ( em questão assim...para encontrar o objetivo basta vc se perguntar o que acha mais importante).

    Dica de livro: Administração Financeira e Orçamentária - Marcelo Adriano Ferreira - Editora Juspodvim.

    Aula Online: Anderson Ferreira.

    Espero ter ajudado!!!

  • Pessoal, entendo que essa questão tem mais haver com entendimento do que com decoreba..

    Para facilitar, vamos pensar nos Programas de Governo atuais. Entrem no site da Transparência e lá aparecem todos os programas de governo, por ano.

    http://www.portaltransparencia.gov.br/programas-de-governo

    Entrei em um deles, o Mais Médicos, e reescrevo o objetivo do programa:

    Além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, o programa prevê, ainda, mais investimentos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de novas vagas de graduação, e residência médica para qualificar a formação desses profissionais.

    Assim, o programa busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, mas também cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS. Além de estender o acesso, o programa provoca melhorias na qualidade e humaniza o atendimento, com médicos que criam vínculos com seus pacientes e com a comunidade.

    Então trata-se mais do que contratar médicos, o Programa tenta sanar uma questão mais profunda, como vemos descrito acima.

    Por isso entendo que a resposta C de fato é a mais adequada, vejam

    C - estrutura programática e o objetivo de um programa vinculado à função educação poderá ser a redução do analfabetismo.

    1o - só poderia ser estrutura programática.

    2o - a tentativa de redução do analfabetismo alinha-se com os objetivos de um programa

    Vejam a D

    D - estrutura programática e o objetivo de um programa vinculado à função educação poderá ser aumentar o número de livros adquiridos.

    1o - Estrutura programática - ok

    2o - aumentar número de livros adquiridos.... => é algo muito pontual, não reflete a intenção de um Programa. Aquisição de livros é uma parte de um todo maior...

    Espero que tenha conseguido transmitir a ideia.

    Pelo menos foi assim que interpretei.

    Sorte a todos!

  • Objetivo → O que se pretende alcançar com a implementação da Política Pública? Redução do analfabetismo (c)

  • gab: C

  • Não considero uma questão dessa difícil, considero uma questão troncha, de redação mal elaborada, que só atrapalha quem realmente estuda.

  • LETRA C: único qualitativo (qualidade), o resto é quantitativo.

  • LETRA C: único qualitativo (qualidade), o resto é quantitativo.

  • RESUMINDO, GABARITO LETRA C!

  • A questão tenta confundir os objetivos principais com os meios para alcançá-los. Se souber fazer isso, praticamente mata a questão!

  • Questão de alto nível!

    Basicamente, a questão quer saber qual é o critério de classificação utilizado no orçamento-

    programa.

    O principal critério de classificação do orçamento-programa é o funcional-programático, isto é,

    utiliza-se a classificação funcional (em que áreas de despesa a ação governamental será

    realizada?) e a classificação programática (qual o tema da Política Pública?).

    Já o orçamento tradicional (ou clássico) utiliza as classificações por unidades

    administrativas (classificação institucional: quem é o responsável por fazer?) e por elementos de

    despesa (objeto do gasto). Só lembrando disso, você já eliminaria as alternativas A e E.

    É interessante saber também que, na estrutura atual do orçamento público, as programações

    orçamentárias estão organizadas em programas de trabalho, que contêm informações

    qualitativas e quantitativas, sejam físicas ou financeiras.

    O objetivo faz parte da programação qualitativa e busca responder à pergunta: o que se

    pretende alcançar com a implementação da Política Pública? A iniciativa também faz parte da

    programação qualitativa e busca responder à pergunta: o que será entregue pela Política Pública?

    Já a meta é quantificada, faz parte da programação quantitativa e busca responder à pergunta:

    quanto se pretende entregar no exercício?

    Então, vamos às alternativas:

    a) Errada. É o orçamento tradicional que tem como um dos principais critérios de classificação

    da despesa orçamentária aquele por natureza (ou elemento da despesa ou objeto do gasto).

    b) Errada. De fato, o orçamento-programa tem como um dos principais critérios de classificação

    da despesa orçamentária aquele por estrutura programática. No entanto, objetivo busca responder

    à pergunta “o que se pretende alcançar com a implementação da Política Pública?”, e a questão

    trouxe algo que mais se assemelha a uma iniciativa (“o que será entregue pela Política Pública?”):

    livros!

    c) Correta. A classificação programática é utilizada no orçamento-programa. O objetivo

    vinculado à função educação (veja aqui a classificação funcional: em que área? Educação!)

    realmente responde à pergunta “o que se pretende alcançar com a implementação da Política

    Pública?”: redução do analfabetismo.

    d) Errada. O orçamento-programa utiliza a classificação programática, que organiza as

    programações orçamentárias em programas de trabalho. A partir dos programas de trabalho é que

    são relacionadas as ações. Perceba que as ações estão abaixo dos programas. Se as

    programações orçamentárias estão organizadas em programas, e a partir dos programas estão

    relacionadas ações, você pode argumentar que o orçamento também organiza as programações

    orçamentárias em ações. Só que esse não é critério de classificação. O critério de classificação é o

    funcional-programático!

    e) Errada. Elemento da despesa? Orçamento tradicional.

    Gabarito: C

  • Resposta: alternativa c

     

    O orçamento-programa vincula os gastos públicos à objetivos e metas. Os objetivos e metas não pode ser "aumentar o número de vacinas (alternativa a)", por exemplo, desvinculados de um objetivo ou meta, a qual poderia ser "reduzir os casos de sarampo nacionais" ou algo parecido.

     

    Alternativa a, b, d -> orçamento tradicional ou clássico

    Alternativa e -> orçamento de desempenho

  • Vamos analisar a questão.


    A questão trata do assunto ESPÉCIES DE ORÇAMENTO, especificamente sobre o Orçamento Programa.


    A questão aborda a espécie Orçamento-Programa, utilizando um dos principais critérios de classificação da despesa orçamentária, que é a estrutura programática, vinculando um objetivo de um programa. Dentre as principais características desse modelo, encontra-se a classificação Funcional-Programática, conforme a Portaria 42/99.


    De acordo com o item 4.1 do Manual Técnico do Orçamento Federal (MTO):


    4.1 ESTRUTURA DA PROGRAMAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

    A compreensão do orçamento exige o conhecimento de sua estrutura e sua organização, implementadas por meio de um sistema de classificação estruturado. Esse sistema tem o propósito de atender às exigências de informação demandadas por todos os interessados nas questões de finanças públicas, como os poderes públicos, as organizações públicas e privadas e a sociedade em geral.

    Na estrutura atual do orçamento público, as programações orçamentárias estão organizadas em programas de trabalho, que contêm informações qualitativas e quantitativas, sejam físicas ou financeiras.


    4.1.1 PROGRAMAÇÃO QUALITATIVA

    O programa de trabalho, que define qualitativamente a programação orçamentária, deve responder, de maneira clara e objetiva, às perguntas clássicas que caracterizam o ato de orçar, sendo, do ponto de vista operacional, composto dos seguintes blocos de informação: classificação por esfera, classificação institucional, classificação funcional, estrutura programática e principais informações do Programa e da Ação, conforme detalhado a seguir:

    Blocos da Estrutura:

    Classificação por Esfera

    Classificação Institucional

    Classificação Funcional

    Estrutura Programática

    Informações Principais da Ação


    4.1.2 PROGRAMAÇÃO QUANTITATIVA

    A programação orçamentária quantitativa tem duas dimensões: a física e a financeira.

    A dimensão física define a quantidade de bens e serviços a serem entregues.

    ITEM DA ESTRUTURA

    Meta Física

    A dimensão financeira estima o montante necessário para o desenvolvimento da ação orçamentária de acordo com os seguintes classificadores:

    ITEM DA ESTRUTURA

    Natureza da Despesa

    Identificador de Uso (IDUSO)

    Fonte de Recursos

    Identificador de Doação e de Operação de Crédito

    (IDOC)

    Identificador de Resultado Primário

    Dotação


    Como pode se observar, existem as programações orçamentárias organizadas em programas de trabalho, que contêm dois tipos de informações: qualitativas e quantitativas. A programação qualitativa é composta dos seguintes blocos de informação: classificação por esfera, classificação institucional, classificação funcional, estrutura programática e principais informações do Programa e da Ação.


    Já a programação quantitativa é composta pelos classificadores: Natureza da Despesa, Identificador de Uso (IDUSO), Fonte de Recursos, Identificador de Doação e de Operação de Crédito (IDOC), Identificador de Resultado Primário e Dotação".


    Observe o item 4.2.3 – CLASSIFICAÇÃO POR ESTRUTURA PROGRAMÁTICA, pág. 70 do Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP):

    “4.2.3. Classificação por Estrutura Programática

    Toda ação do Governo está estruturada em programas orientados para a realização dos objetivos estratégicos definidos no Plano Plurianual (PPA) para o período de quatro anos. Conforme estabelecido no art. 3º da Portaria MOG nº 42/1999, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios estabelecerão, em atos próprios, suas estruturas de programas, códigos e identificação, respeitados os conceitos e determinações nela contidos. Ou seja, todos os entes devem ter seus trabalhos organizados por programas e ações, mas cada um estabelecerá seus próprios programas e ações de acordo com a referida Portaria.


    4.2.3.1. Programa

    Programa é o instrumento de organização da atuação governamental que articula um conjunto de ações que concorrem para a concretização de um objetivo comum preestabelecido, visando à solução de um problema ou ao atendimento de determinada necessidade ou demanda da sociedade.

    O orçamento Federal está organizado em programas, a partir dos quais são relacionadas às ações sob a forma de atividades, projetos ou operações especiais, especificando os respectivos valores e metas e as unidades orçamentárias responsáveis pela realização da ação. A cada projeto ou atividade só poderá estar associado um produto, que, quantificado por sua unidade de medida, dará origem à meta. As informações mais detalhadas sobre os programas da União constam no Plano Plurianual".


    Segue o item 4.4, MTO:


    4.4 CLASSIFICAÇÃO FUNCIONAL DA DESPESA

    A classificação funcional é formada por funções e subfunções e busca responder basicamente à indagação “em que áreas de despesa a ação governamental será realizada?". Cada atividade, projeto e operação especial identificará a função e a subfunção às quais se vinculam.

    A atual classificação funcional foi instituída pela Portaria nº 42, de 14 de abril de 1999, do então Ministério do Orçamento e Gestão (MOG), e é composta de um rol de funções e subfunções prefixadas, que servem como agregador dos gastos públicos por área de ação governamental nos três níveis de Governo. Trata-se de uma classificação independente dos programas e de aplicação comum e obrigatória, no âmbito dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União, o que permite a consolidação nacional dos gastos do setor público.


    4.4.1 FUNÇÃO

    A função pode ser traduzida como o maior nível de agregação das diversas áreas de atuação do setor público. Reflete a competência institucional do órgão, como, por exemplo, cultura, educação, saúde, defesa, que guarda relação com os respectivos Ministérios. Há situações em que o órgão pode ter mais de uma função típica, considerando-se que suas competências institucionais podem envolver mais de uma área de despesa. Nesses casos, deve ser selecionada, entre as competências institucionais, aquela que está mais relacionada com a ação".


    Dentro da Programação Qualitativa do MTO, há o bloco de estrutura da ESTRUTURA PROGRAMÁTICA, sendo item da estrutura o PROGRAMA, e a pergunta a ser respondida é “O que se pretende alcançar com a implementação da Política Pública?".


    O Orçamento-Programa é um sistema de planejamento em que o gasto público está vinculado a uma finalidade pública, identificado nos programas de trabalho, visando atender as necessidades da população.


    Portanto, o critério que a banca utilizou na questão é a ESTRUTURA PROGRAMÁTICA. Com isso, as alternativas A, D e E estão incorretas. A alternativa correta é a letra C. Conforme o MTO, a resposta da pergunta poderá ser a redução do analfabetismo, ao invés de aumentar o número de livros adquiridos, pois esse objetivo é vinculado à função EDUCAÇÃO. O que se pretende alcançar é reduzir o analfabetismo e não distribuir mais livros. Até pelo motivo de que distribuir mais livros não significa que as crianças saibam ler. Podem receber os livros e não lerem, por não terem sido alfabetizadas.



    Gabarito do Professor: Letra C.